Luís Henrique escreveu:A Venezuela tem um PIB de aproximadamente U$ 150 bi. O seu PIB está crescendo mais que o da China. Está com um crescimento próximo dos 15% ao ano, segundo estimativa da CIA.
O preço do petróleo não vai diminuir, ele vai aumentar cada vez mais.
A Venezuela é o terceiro maior exportador de petróleo do mundo.
Tem uma exportação aproximada de U$ 35 bi e uma importação de U$ 15 bi, ou seja um saldo na balança comercial de U$ 20 bi.
Eles exportam mais de 2 milhões de barris por dia. Ou seja, com o preço de U$ 50,00 o barril, daria: U$ 100 milhões por dia. Que daria U$ 35 bi por ano. Ou seja, a exportação é quase toda de petróleo. Ou seja, é dinheiro do governo.
Se ele realmente quer ter forças armadas modernas ele conseguirá com certeza.
Afinal estes gastos que foram muito bem enumerados pelo Lauro poderiam ser pagos em 10, 20 ou 30 anos. Depende do financiamento que o Chavito vai conseguir.
A Venezuela gasta U$ 1,68 bi por ano com as forças armadas. Com certeza o Chavito conseguiria aumentar isto para U$ 3 bi por ano. O que daria um acréscimo de U$ 1,32 bi ou seja, este dinheiro em 10 anos já passaria dos U$ 10 bi.
E acho muito bom ele fazer estas aquisições, porque talvez isto force os nossos políticos a darem mais valor para as forças armadas e colocarem um pouco mais de dinherio para as necessárias modernizações.
Em uma futura Cruzex quando apanharemos dos Rafale franceses e apanharemos dos F-16 chilenos, e apanharemos dos Su-27 venezuelanos e apanharemos de um possível F-16 argentino, ai nós veremos que os nossos Mirage 2000-BR não dão conta e compraremos os Rafales ou alguma coisa melhor...
Ueh?... A venezuela esta com esta bola toda eh?