Radares de Vigilância Terrestre
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Radares de Vigilância Terrestre
E aew galera, Blz ?!
Recentemente estive visitando o site da IAI/Elta, buscando informações sobre o radar Elta EL/M-2106 para o meu artigo sobre Artilharia Antiaérea (AAAé), quando me deparei com um outro tipo de radar que nunca tinha me chamado atenção, os radares de vigilância terrestre.
Foi então que 2 produtos similares ao EL/M-2106 me chamaram atenção, respectivamente o Elta EL/M-2129 MDSR (Movement Detection and Security Radar) e o Elta EL/M-2140.
Os dois tem capacidade para rastrear possíveis infantes, helicóteros e veículos pesados em movimento, além de poderem ajustar e corrigir também possíveis tiros de artilharia, já que consegue detectar o local de impacto dos projéteis.
Dados Básicos...
-------------------------------------------------------------------------------------
EL/M-2129:
Alcance de Detecção...
- Pessoa em Movimento: 8km
- Helicótero: 12km
- Veículos: 24km
Outros...
- Suporte para Artilharia: 10km
- Peso: 30kgs
- Número de Alvos Rastreados: 100
EL/M-2140:
Alcance de Detecção...
- Pessoa em Movimento: 14km
- Helicótero: 25km
- Veículos: 60km
Outros...
- Suporte para Artilharia: 15km
- Peso: 65kgs
-------------------------------------------------------------------------------------
Pelo que eu me lembre, a única vez que pude presenciar um sistema parecido, foi em um filme estrelado pelo Bruce Willis em que ele deveria resgatar uma Doutura Americana no meio de uma selva Angolana e acabou sendo perseguido por um grupo de guerrilheiros angolanos, Um SD Americano, então, monitorava a todo instante a distância entre um grupo Americano e os Guerrilheiros Angolanos... mas creio que o sistema demonstrado no filme era relativamente diferente, parecia que envolvia o uso de GPS e Satélites ou algo do tipo.
O Brasil opera algum sistema parecido ?! Se não, creio que estipo de sistema é de grande valia e traria uma excepcional consciência operacional ao EB! o que vocês acham ?! Alguém tem mais informações sobre esse tipo de radar ?! postarei imagens mais tarde!
Recentemente estive visitando o site da IAI/Elta, buscando informações sobre o radar Elta EL/M-2106 para o meu artigo sobre Artilharia Antiaérea (AAAé), quando me deparei com um outro tipo de radar que nunca tinha me chamado atenção, os radares de vigilância terrestre.
Foi então que 2 produtos similares ao EL/M-2106 me chamaram atenção, respectivamente o Elta EL/M-2129 MDSR (Movement Detection and Security Radar) e o Elta EL/M-2140.
Os dois tem capacidade para rastrear possíveis infantes, helicóteros e veículos pesados em movimento, além de poderem ajustar e corrigir também possíveis tiros de artilharia, já que consegue detectar o local de impacto dos projéteis.
Dados Básicos...
EL/M-2129:
Alcance de Detecção...
- Pessoa em Movimento: 8km
- Helicótero: 12km
- Veículos: 24km
Outros...
- Suporte para Artilharia: 10km
- Peso: 30kgs
EL/M-2140:
Alcance de Detecção...
- Pessoa em Movimento: 14km
- Helicótero: 25km
- Veículos: 60km
Outros...
- Suporte para Artilharia: 15km
- Peso: 65kgs
Pelo que eu me lembre, a única vez que pude presenciar um sistema parecido, foi em um filme estrelado pelo Bruce Willis em que ele deveria resgatar uma Doutura Americana no meio de uma selva Angolana e acabou sendo perseguido por um grupo de guerrilheiros angolanos, Um SD Americano, então, monitorava a todo instante a distância entre um grupo Americano e os Guerrilheiros Angolanos... mas creio que o sistema demonstrado no filme era relativamente diferente, parecia que envolvia o uso de GPS e Satélites ou algo do tipo.
O Brasil opera algum sistema parecido ?! Se não, creio que estipo de sistema é de grande valia e traria uma excepcional consciência operacional ao EB! o que vocês acham ?! Alguém tem mais informações sobre esse tipo de radar ?! postarei imagens mais tarde!
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."![Wink ;)](./images/smilies/icon_wink.gif)
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
![Wink ;)](./images/smilies/icon_wink.gif)
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Existem diversos tipos de sensores com capacidade de detecção terrestre:
1) Radar terrestre: é esse mostrado pelo zero, que detecta movimento e deslocamento de pessoas e veículos. Não possuem grande precisão. Também são muito usados para detecção de posição da artilharia inimiga, quando usado em conjunto com os sitemas de detecção acústica, podem determinar com precisão a distância e a direção dos disparos. Esse sistema foi usado pelos ingleses nas Malvinas, e praticamente inutilizou a artilharia argentina. Seu alcance vem sendo aumentado consideravelmente nos últimos anos.
2) Sensores sísmicos: também usados para detecção de deslocamento terrestres, são precisos apenas contra veículos, e contra infantaria somente é capaz contra grande quantidade de soldados. Esse sistema é o mais vulnerável a contramedidas simples, como despistes com a moviementação de veículos. A tendência é de se substituir esse tipo de snsor nos próximos anos.
3) Sensores térmicos: são os sistemas que tem dominado o cenário da guerra moderna. Tem aplicações em manobras de ataque e como sensor passivo de defesa e guarda de instalações. Seu desenvolvimento é rápido e contínuo, com novas tecnologias e usos aparecendo a cada ano. As últimas versões são praticamente imunes à contramedidas. Existem projetos em alguns exércitos da OTAN de entregar a guarda e a vigilância de bases militares aos sensores térmicos, inclusive com o acionamento remoto de armas automáticas.
4) Rede eletrônica: é um complexo sistema de captação de ondas eletromagnéticas e de raio laser. Tem como finalidade proteger instalações de alta segurança. Quando em uso, permite a detecção instantânea do uso de rádios ou aparelhos eletrônicos em seu perímetro de cobertura. Também capta a emissão de raio laser, que pode ser uma guiagem de bomba ou um aparelho rangefinder de um sniper.
1) Radar terrestre: é esse mostrado pelo zero, que detecta movimento e deslocamento de pessoas e veículos. Não possuem grande precisão. Também são muito usados para detecção de posição da artilharia inimiga, quando usado em conjunto com os sitemas de detecção acústica, podem determinar com precisão a distância e a direção dos disparos. Esse sistema foi usado pelos ingleses nas Malvinas, e praticamente inutilizou a artilharia argentina. Seu alcance vem sendo aumentado consideravelmente nos últimos anos.
2) Sensores sísmicos: também usados para detecção de deslocamento terrestres, são precisos apenas contra veículos, e contra infantaria somente é capaz contra grande quantidade de soldados. Esse sistema é o mais vulnerável a contramedidas simples, como despistes com a moviementação de veículos. A tendência é de se substituir esse tipo de snsor nos próximos anos.
3) Sensores térmicos: são os sistemas que tem dominado o cenário da guerra moderna. Tem aplicações em manobras de ataque e como sensor passivo de defesa e guarda de instalações. Seu desenvolvimento é rápido e contínuo, com novas tecnologias e usos aparecendo a cada ano. As últimas versões são praticamente imunes à contramedidas. Existem projetos em alguns exércitos da OTAN de entregar a guarda e a vigilância de bases militares aos sensores térmicos, inclusive com o acionamento remoto de armas automáticas.
4) Rede eletrônica: é um complexo sistema de captação de ondas eletromagnéticas e de raio laser. Tem como finalidade proteger instalações de alta segurança. Quando em uso, permite a detecção instantânea do uso de rádios ou aparelhos eletrônicos em seu perímetro de cobertura. Também capta a emissão de raio laser, que pode ser uma guiagem de bomba ou um aparelho rangefinder de um sniper.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Zero,o nome do filme é Lágrimas do Sol mesmo
Agora no filme forçaram a barra,o cara tinha um notebook que via satélite militar mostrava na sua tela a movimentaçao das tropas em todo o perímetro.
Isso pode até ser possível,mas deve ser extremamento dispendioso colocarem na órbita certa um satélite para apoiar um comando em um tempo muito prolongado.Ainda mais em selva fechada.
Falows,
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
Agora no filme forçaram a barra,o cara tinha um notebook que via satélite militar mostrava na sua tela a movimentaçao das tropas em todo o perímetro.
Isso pode até ser possível,mas deve ser extremamento dispendioso colocarem na órbita certa um satélite para apoiar um comando em um tempo muito prolongado.Ainda mais em selva fechada.
Falows,
E aew galera! Blz ?!
Rodrigo,
Obrigado pelas informações véio... Sobre a precisão do radar eu realmente não posso dizer nada, já que não entendo nada do assunto, porém... no site da IAI-Elta, menciona uma precisão de supostos 50 metros... ou seja, a margem de erro sendo 50 metros não parece ser um contra para um sistema que consegue rastrear pessoas a até 14km
Esses outros sistemas que você postou também permitem rastrear e saber a localização "exata" de Helis, Infantes e Veículos ?!
Desde já agradeço!
Brasileiro,
Obrigado pelas informações também irmão, mas tenho algumas considerações...
Esse suposto radar já em utilização pelo EB tem capacidades semelhantes aos os dois radares Israelenses postados por mim ou eles só servem como suporte para tiros de artilharia ?! Ou seja... eles também são capazes de rastrear Helis, Infantes e Veículos ?!
Você saberia me dizer o nome do radar em questão ?!
Talharim,
É... no segundo post eu lembrei o nome do filme! também achei meio viajandão aquele sistema proposto no filme, tanto que nem postei nada por aqui, justamente por achar que era um "devaneio tecnológico" (assim como muitos...) dos produtores Hollywoodianos.
A todos,
Achei os radares realmente interessantes, como disse acima, não sei se o Brasil opera um sistema parecido, mas a vantagem que esse tipo de sistema daria ao EB, seria no mesmo nível que os R-99A deram a FAB... ou seja um salto qualitativo muito grande, já que teóricamente o EB, de posse da consciência operacional, saberia que tipo de ameaça estaria enfrentando.
Rodrigo,
Obrigado pelas informações véio... Sobre a precisão do radar eu realmente não posso dizer nada, já que não entendo nada do assunto, porém... no site da IAI-Elta, menciona uma precisão de supostos 50 metros... ou seja, a margem de erro sendo 50 metros não parece ser um contra para um sistema que consegue rastrear pessoas a até 14km
Esses outros sistemas que você postou também permitem rastrear e saber a localização "exata" de Helis, Infantes e Veículos ?!
Desde já agradeço!
Brasileiro,
Obrigado pelas informações também irmão, mas tenho algumas considerações...
Esse suposto radar já em utilização pelo EB tem capacidades semelhantes aos os dois radares Israelenses postados por mim ou eles só servem como suporte para tiros de artilharia ?! Ou seja... eles também são capazes de rastrear Helis, Infantes e Veículos ?!
Você saberia me dizer o nome do radar em questão ?!
Talharim,
É... no segundo post eu lembrei o nome do filme! também achei meio viajandão aquele sistema proposto no filme, tanto que nem postei nada por aqui, justamente por achar que era um "devaneio tecnológico" (assim como muitos...) dos produtores Hollywoodianos.
A todos,
Achei os radares realmente interessantes, como disse acima, não sei se o Brasil opera um sistema parecido, mas a vantagem que esse tipo de sistema daria ao EB, seria no mesmo nível que os R-99A deram a FAB... ou seja um salto qualitativo muito grande, já que teóricamente o EB, de posse da consciência operacional, saberia que tipo de ameaça estaria enfrentando.
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."![Wink ;)](./images/smilies/icon_wink.gif)
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
![Wink ;)](./images/smilies/icon_wink.gif)
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
talharim escreveu:Zero,o nome do filme é Lágrimas do Sol mesmo![]()
Falows,
Aproveitando o assunto sobre esse filme que o Talharin e o Zero abordou. O que vocês fariam no caso daquele comandante? Ele foi resgatar alguém que não queria ser resgatado. Vocês acham que ele fez certo? Estou perguntando porque esse lance de desviar do objetivo da missão é motivo de muita discussão por ai. Outro filme polemico é o resgate do soldado Ryan, quando o capitão resolve atacar aquela posição
de metralhadora que não era o objetivo da patrulha.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Esses radares mostrados pelo brasileiro são apenas para acompanhamento de testes de projéteis, e não possuem capacidade de detecção em terra.
Esses sistemas são muito genéricos, podendo ter utilizações secundárias, mas sem grande precisão. A capatação de veículos aéreos é a mais deficiente. Os veículos terrestres são os mais fáceis de serem captados, porque possuem estrutura metálica e geram calor. Imagine o deslocamento de um carro de combate em um sensor sísmico. Já em relação à captação de humanos, é um tanto complicado, os radares por exemplo não conseguem captar pessoas rastejando, já os sistemas térmicos podiam ser enganados por pessoas usando roupa de mergulho, mas acho que atualmente não dá mais.Esses outros sistemas que você postou também permitem rastrear e saber a localização "exata" de Helis, Infantes e Veículos ?!
"O correr da vida embrulha tudo,
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
SGT Guerra escreveu:Aproveitando o assunto sobre esse filme que o Talharin e o Zero abordou. O que vocês fariam no caso daquele comandante? Ele foi resgatar alguém que não queria ser resgatado. Vocês acham que ele fez certo? Estou perguntando porque esse lance de desviar do objetivo da missão é motivo de muita discussão por ai. Outro filme polemico é o resgate do soldado Ryan, quando o capitão resolve atacar aquela posição
O lágrimas do Sol eu não vi, por isso vou falar do Soldado Ryan. Eu acho que naquele caso da matralhadora eles não deviam ter atacado. Ele tinha ordens claras e arriscou perder homens (como perdeu) e até mesmo serem todos mortos e fracassar a missão principal. Acho que o oficial pode pensar em alvos secundários se isso for de sua competência. No caso de uma missão importante muito específica, só deve entrar em confronto se não tiver alternativa.
Editado pela última vez por Vinicius Pimenta em Ter Abr 12, 2005 5:05 pm, em um total de 1 vez.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Guerra
- Sênior
Vinicius Pimenta escreveu:SGT Guerra escreveu:Aproveitando o assunto sobre esse filme que o Talharin e o Zero abordou. O que vocês fariam no caso daquele comandante? Ele foi resgatar alguém que não queria ser resgatado. Vocês acham que ele fez certo? Estou perguntando porque esse lance de desviar do objetivo da missão é motivo de muita discussão por ai. Outro filme polemico é o resgate do soldado Ryan, quando o capitão resolve atacar aquela posição
O lágrimas do Sol eu não vi, por isso vou falar do Soldado Ryan. Eu acho que naquele caso da matralhadora eles não deviam ter atacado. Ele tinha ordens claras e arriscou perder homens (como perdeu) e até mesmo serem todos mortos e fracassar a missão principal. Acho que o oficial pode pensar em alvos secundários se isso for de sua competência. No caso de uma missão importante muito específica, só deve entrar em confronto se não tiver alternativa.
Estou de acordo com voce Vinicius. Ele perdeu o medico da patrulha, preço muito alto, mesmo se fosse no retraimento da patrulha, não valeria a pena. Alvos de oportunidade no objetivo é uma coisa, no deslocamento é complicado. Acho que o correto seria ele ter mandado um mensageiro avisar o escalão superior sobre a existencia da posição inimiga. Com certeza mandariam uma patrulha para esse fim.
- Guerra
- Sênior
Re: Radares de Vigilância Terrestre
ZeRo4 escreveu:O Brasil opera algum sistema parecido ?! Se não, creio que estipo de sistema é de grande valia e traria uma excepcional consciência operacional ao EB! o que vocês acham ?! Alguém tem mais informações sobre esse tipo de radar ?! postarei imagens mais tarde!
Eu já sabia que as cias de inteligência dos comandos militares não tem esse material, nem pessoal especializado para operar, estava em duvida se na EsIMEx já tem esses sensores por ser uma escola, mas me disseram que não. Na minha opinião a área mais defasada do EB é justamente essa da inteligência. Na época do governo militar, enquanto outros exércitos desenvolviam sistemas de imagens e sinais para apoio em operações, aqui a inteligência era direcionada para a defesa interna, num contexto de guerra irregular. Depois do governo militar veio essa época das vacas magras e deixou a inteligência militar no EB estagnada. Dizem que dentro daquela mentalidade de "ilha de modernidade", a inteligência é a bola da vez. As DEs teriam uma cia de inteligência compostas por pelotão de inteligência (que operariam esses sensores), pelotão de contra-inteligência ( interrogatórios, intérpretes, tradutores) e pelotão de apoio técnico (operar veículos não tripulados etc). As brigadas teriam um pelotão de inteligência. Por enquanto a inteligência do EB esta voltada para operações GLO (como quase todo o EB).