Submarino Tikuna

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#106 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 03, 2005 5:30 pm

Enquanto não se tem SSNs, se matém a capacidade com os SSKs.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#107 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Mai 04, 2005 12:29 am

Vinicius Pimenta escreveu:Enquanto não se tem SSNs, se matém a capacidade com os SSKs.

A questão é: do jeito que estão os recursos, é melhor a MB encurtar o caminho até o SNB, porque senão irá demorar uma centena de anos para ter o seu SSN.

O que eu quis dizer não é que não precisamos de SSK's AIP, mas sim que nossos Tupi cumprem muito bem a missão, e que entre dotá-los de AIP ou ir de encontro ao SNB.

É óbvio, para mim, que não teremos recursos para fazer ambos, portanto, já sabem a minha posição.

Agora, no momento que tivermos recursos para fazer ambos, creio que seria uma ótima notícia.

Ademais, penso que talvez o SMB-10 talvez possa ser preparado do começo para AIP!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#108 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mai 04, 2005 12:41 am

Com os recursos atuais, talvez a única forma de manter a capacitação é com um novo Tikuna. Talvez se tenha dinheiro para um Tikuna, mas não para um SMB-10. Portanto, melhor um do que nenhum.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#109 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Mai 04, 2005 1:08 am

Vinicius Pimenta escreveu:Com os recursos atuais, talvez a única forma de manter a capacitação é com um novo Tikuna. Talvez se tenha dinheiro para um Tikuna, mas não para um SMB-10. Portanto, melhor um do que nenhum.

Negativo!


Para manter a capacitação, ambos servem. Mas eu prefiro o SMB-10, porque ele dá mais um passo rumo ao SNB. Com o Tapuia, ficamos estacionados.

Prefiro, então, um SMB-10 que leve 12 anos, do que um Tapuia que demore 9!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#110 Mensagem por VICTOR » Qua Mai 04, 2005 9:06 am

Submarino de ataque pode convencional ou nuclear. Sua função é atacar submarinos e embarcações com torpedos e mísseis anti-navio. A capacidade para mísseis de cruzeiro é opcional. Tabto Tikuna como Los Angeles são submarinos de ataque, por exemplo, um convencional (SSK) e outro nuclear (SSN).

Isso diferencia dos submarinos de mísseis balísticos, SSBN, que são por natureza submarinos "de defesa", ou seja, nunca vão atrás de ninguém. Pelo contrário, sua função é ficar perambulando escondidos nas águas boreais. Pura dissuasão.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#111 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 04, 2005 11:48 am

Mas eu prefiro o SMB-10, porque ele dá mais um passo rumo ao SNB. Com o Tapuia, ficamos estacionados.


FinkenHeinle, o SMB-10 pode ser melhor que o Tapuia, mas dizer que ficamos estacionados não está correto.

Com o desenvolvimento de um segundo Tupi nós melhoraremos e muito as nossas capacidades, muita coisa pode ser melhorada e aprendida, sem falar no sistema AIP que poderão ser empregados.

Acho que se o brasil mergulhar no AIP e continuar produzindo SSK já está bom demais, acho que o SNB é excelente, porém o custo de construção e manutenção talvez não seje o melhor para a MB que ainda tem recursos limitados. Acho que no futuro tudo bem, porque talvez no futuro tenhamos mais recursos para as forças armadas, mas por enquanto SSK´s com AIP está excelente...




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#112 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 04, 2005 11:55 am

Supondo que fosse colocada à disposição uma quantia considerável de dinheiro (muitos bilhões de reais) e instalações e pessoal de primeiríssima linha, um submarino como o Tikuna poderia ser feito em 2 anos por exemplo, ou até menos tempo?


Sim Guilherme,

Tem um filme muito bom chamado U-Boat e lá fala alguma coisa de produção de submarinos na Alemanha. É na 2ª guerra mundial e diz que no ano X a Alemanha aumentou em Y porcento a produção de submarinos e passou a produzir mais de 100 submarinos por ano. Eu não lembro bem os dados, mas é mais ou menos isto.

Outra coisa, entre 1934 e 1945 a Alemanha produziu 4.712 submarinos. Isto da aproximadamente 392 submarinos por ano.

Ai vai depender do dinheiro, das instalações e do pessoal de primeiríssima linha que você colocou...Mas um tikuna poderia ser produzido em um ano com certeza.




Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#113 Mensagem por pt » Qua Mai 04, 2005 1:00 pm

http://www.uboat.net/technical/shipyards/

Neste site, podemos ver a producção do 18 estaleiros navais que fabricaram submarinos na Alemanha, nos dez anos anteriores ao fim da guerra.

O tempo de fabrico de um navio, tem a ver com o conhecimento técnico do que se está a fazer (importante nos primeiros navios de uma class) e com os meios financeiros disponibilizados, de forma a ter os equipamentos disponíveis, quando chegar a altura de os incorporar no navio.

Portanto, a construção de mais um Tikuna (se for igual) dependerá apenas da existência de dinheiro para adquirir todos os sistemas, e do tempo para os fabricar. A construção de um Tikuna, portanto podería, teoricamente, ser feita em 1 ano, ainda mais que, se trata de um navio construido em módulos.

Já se o próximo Tikuna, for um U-209-1500/AIP, então seguramente demorará mais tempo. O U-209, terá que ser aumentado por forma a colocar o sistema de propulsão AIP, e isso implica toda uma nova tecnología.
Porém, se o Brasil quiser construir o seu próprio sistema AIP, aí, sim, poderá demorar uma eternidade.

O estudo do AIP, é, do meu ponto de vista estratégicamente muito importante, porque ele pode ser adaptado aos TUPI, que precisam ser cortados ao meio, acrecentando uma secção inteira atrás da vela, que incorporará o AIP, junto som as células de combustivel e o tanque ou tanques de Hidrogénio. Trata-se não só de construir mais um submarino, mas, acima de tudo, de adquirir teconologia, para extender a vida útil dos actuais TUPI.

Isto, claro, partindo do principio de que falamos do sistema alemão, porque outro sistema não faz sentido, em submarinos de concepção alemã, como são os Tupi/Tikuna.

Cumprimentos




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#114 Mensagem por Guilherme » Qua Mai 04, 2005 1:03 pm

Muito obrigado, Luís Henrique e pt.

8-]




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#115 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 04, 2005 2:00 pm

Na minha opinião seria melhor construir o Tapuia exatamente igual ao Tikuna, para manter a capacidade técna-industrial de se construir submarinos, avançar no projeto do SMB-10 e, posteriormente, efetuar um up-grade dos Tupi / Tapuia depois para um padrão AIP, o que seguramente é possível. Agora, imaginem a capacidade que a marinha teria com seis submarinos modernos (ou modernizados) com tecnologia AIP, mais alguns submarinos médios (SMB-10) e o tão almejado SSN!!! :lol: :lol: :lol:




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#116 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mai 04, 2005 2:21 pm

Ai se nosso inimigo fosse a Argentina por exemplo eles simplesmente deixariam seus navios no porto nos invadiriam por terra e nós não poderiamos abrir uma nova frente ao Sul da Argentina por não termos um NAE (ja que gastamos tudo com subs) para apoiar um desembarque naval...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Carpoa
Júnior
Júnior
Mensagens: 43
Registrado em: Sex Abr 01, 2005 9:54 am
Localização: Porto Alegre - RS - Brasil

#117 Mensagem por Carpoa » Qua Mai 04, 2005 2:30 pm

Marechal-do-ar escreveu:Ai se nosso inimigo fosse a Argentina por exemplo eles simplesmente deixariam seus navios no porto nos invadiriam por terra e nós não poderiamos abrir uma nova frente ao Sul da Argentina por não termos um NAE (ja que gastamos tudo com subs) para apoiar um desembarque naval...


"Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come."

Eu sou partidario da estrategia em lugar do material.
Uma boa estrategia vale mais do que varios aparelhos de guerra. As vezes se ganha guerra sem ter uma grande força armada. Lembra-sedas tropas alemas na Russia ? Os alemaes avancaram.. avancaram..achando que estavam com a 'bola' toda pois não viam as tropas russas vindo de encontro a eles...depois veio o inverno e acabou com os alemaes...eheheheheh Os Russos nao precisaram fazer muito esforco.




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#118 Mensagem por fredom » Qua Mai 04, 2005 2:33 pm

o tapuia e' diferente do tikuna, talves ele seja (no projeto) tao bom quanto os scorpene(sem aip) ou o u-212(sem aip). O tapuia tem um projeto competitivo com os subs convencionais de outras nacoes, a grande questao seria a instalacao do aip, que se de fato fosse acrecentada daria uma outra capacidade a ele.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#119 Mensagem por Luís Henrique » Qua Mai 04, 2005 5:28 pm

avancaram..achando que estavam com a 'bola' toda pois não viam as tropas russas vindo de encontro a eles...depois veio o inverno e acabou com os alemaes...eheheheheh Os Russos nao precisaram fazer muito esforco.


Carpoa, concordo que a estratégia russa foi excelente, agora dizer que os russos nem precisaram fazer muito esforço é uma piada.

Só para lembrar durante toda a guerra calcula-se que morreram 5 milhões de alemães e 20 milhões de russos.

E outra coisa, eles venceram porque os EUA, Inglaterra e cia estavam atacando a Alemanha do outro lado. Se fosse Alemanha X Rússia a Rússia teria perdido...

Na minha opinião seria melhor construir o Tapuia exatamente igual ao Tikuna, para manter a capacidade técna-industrial de se construir submarinos, avançar no projeto do SMB-10 e,


Alcantara, a forma de se avançar no SMB-10 construidno um outro Tikuna, seria melhorando, modernizando, investindo em novas tecnologias, e não simplesmente construindo do mesmo jeito do primeiro. É claro que as vezes não se consegue avançar muito, mas o objetivo é sempre tentar melhorar, ainda mais porque demoramos anos para produzir um sub.

Se fosse uma construção rápida que demorasse 1 ano, ai tudo bem, mas como vamos demorar 6 anos ou mais, então é necessário melhorar a tecnologia.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#120 Mensagem por Alcantara » Qua Mai 04, 2005 9:23 pm

Marechal-do-ar escreveu:Ai se nosso inimigo fosse a Argentina por exemplo eles simplesmente deixariam seus navios no porto nos invadiriam por terra e nós não poderiamos abrir uma nova frente ao Sul da Argentina por não termos um NAE (ja que gastamos tudo com subs) para apoiar um desembarque naval...


Luís Henrique escreveu:Alcantara, a forma de se avançar no SMB-10 construidno um outro Tikuna, seria melhorando, modernizando, investindo em novas tecnologias, e não simplesmente construindo do mesmo jeito do primeiro.


Espere aí, gente!!! Eu disse que era para se construir outro Tikuna para que possamos manter a capacidade industrial adquirida. Um novo projeto (o SMB-10) não sairá do papel tão cedo. Em quanto não se constrói o SMB-10 ou o SSN, não se constrói nada? Deixa-se escapar a capacidade técnica construída ao longo de 26 anos? Não acho que seja uma boa idéia e acho que este não é o modo pelo qual a Marinha age. Além do mais, o que propus não é para ser executado todo de uma vez. Acho que não me expressei bem, então. O que imaginei foi construir outro Tikuna (o Tapuia) e, em quanto se construía este, terminava-se o projeto do SMB-10. Após a conclusão do Tapuia iniciaríamos a construção dos SMB-10. Após a conclusão destes, e em quanto não terminamos o SSN, atualizaríamos os Tupi / Tikunas para manter a industria ocupada. Enfim, ao se terminar esta atualização de meia vida das classes Tupi / Tikuna, o projeto do SSN já estaria pronto para ser executado. Então, gente, o que expus foi um plano de longo prazo :!: Tudo bem encadeado. :lol:


Abraços!!!




Editado pela última vez por Alcantara em Sex Mai 06, 2005 12:02 am, em um total de 1 vez.
Responder