EUA X Venezuela. Quanto tempo leva a Guerra ?

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Quanto tempo levaria para o primeiro soldado Americano entrar em Caracas ?

1 ( Uma ) Semana
12
38%
2 ( duas ) Semanas
9
28%
1 ( Um ) Mês
4
13%
2 ( Dois ) Meses
2
6%
6 ( Seis ) Meses
5
16%

Total de votos: 32

Mensagem
Autor
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#46 Mensagem por VICTOR » Qui Abr 21, 2005 4:00 pm

Marechal-do-ar escreveu:Na verdade os dois candidatos foram plantados pelos empresários americanos apenas para dizer que existe eleição :wink:

Achamos a versão anti-matéria do Talharim! Menos, Marechal, menos... :lol:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#47 Mensagem por Morcego » Sex Abr 22, 2005 10:54 am

Vinicius Pimenta escreveu:morcego, a exemplo do que eu falei num outro tópico, mantenha esse tipo de expressão com você. Esse tipo de declaração não contribui nem um pouco para o andamento das discussões. Mesmo que você não concorde com a ideologia, não a ridicularize, pois certamente você não gostaria que falassem da mesma forma da sua ideologia/crença. Estou avisando assim como avisei no outro tópico. Se atitudes como essa se repetirem, passarei a fazer a edição das mensagens para evitar discussões desnecessárias.

VEJAMOS chamei o chaves de comunistinha de M., não que todos comunistas sejam de M. estou especificando no CHAVES logo não estou ofendendo ninguém, se quiser posso até botar apenas o "M." ao invés da palavra inteira, mas a minha opinião se trata a chavez, não estou a ofender ninguém aqui.

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#48 Mensagem por Morcego » Sex Abr 22, 2005 11:20 am

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:faça sua aposta. :wink: uma coisa é certa não Jhon kerry não foi plantado la por bush apenas para dizer que existe eleição.

Na verdade os dois candidatos foram plantados pelos empresários americanos apenas para dizer que existe eleição :wink:

Ei pera la aquilo é uma economia de mercado existem prévias e qualquer um pode se eleger meu caro, não queira dar ares de ditadura onde uma não existe, fato é KERRY, não representa a parte que apoia BUSH e vice-versa.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:Bom pelo que sei trabalhar para americanos e ganhar dinheiro não significa que vc é um criminoso, e mais qual o problema com a classe média??? ahh deixe advinhar sempre que aquelas merdas de coministinhas usam seu discurso idiota e mentiroso a classe media sempre tem cerebro suficiente para diferenciar os fatos :wink: ; foi lindo o que MARTAXA entrou por causa da classe média e saiu por causa dela, e o maximo que ela conseguiu dizer é que foi disriminação.

Trabalhar para americano não, mas tentar depor um presidente eleito é crime em quase todos os países do mundo...

quer dizer então que o que fizeram na argentina foi criminoso, afinal o tal de la rua foi deposto tb, cara a verdade é vc tem que governar com o minimo de aceitação ou pelo menos tolerância uma parte do povo não pode empurrar pela guela do outro suas posições e assim chega-se ao POSSIVEL, mas seu amigo chavez não esta interessado nisso esta interessado em pernacer por la e construir o seu camboja embaixo do nosso nariz.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ahh pera la quer dizer então que o Csar em 1917 deveria ter chacinado todo o povo que quiz depor ele. a qual é um lider não é alguém escraviza um povo por causa de outro é alguém que media para que se alcançe um denominador comum.

O Czar (e não Csar) tentou eliminar os que tentavam depô-lo (por isso que existiu o exército branco), ams o azar dele era que a maioria da população apoiava o comunismo e exterminaram o exército branco...

bem ja vi em livros escrito TZAR, Czar, Tsar, SEI LA DIABOS EU NAUM SOU RUSSO :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

bem mas voltando, que seja, se uma grande massa chega ao ponto de parar de trabalhar e ir na rua fazer manifestação e talz e parar o pais, significa que alguma mudança tem que ocorrer, e apartir desse ponto temos duas chances ou o governo muda para poder entender a nova ordem, ou ele continua e o clima so esquenta até que uma ou ele da o golpe (que é o que ja aconteceu) ou tiram ele de la na marra (como no equador) .

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:e sinceramente acredito muito mais que foram os partidarios de chavez que praticaram saques do que a classe média, afinal pelo que sei ele é que tentou dar um golep, e ESSE COMUNISTINHA DE MERDA até mandou o exercito tomar uma fabrica da coca-cola e distribuir refrigerante para a população sobre o pretexto de que estavam com sede, ISSO É DEMOCRATICO??? ONDE ESTA O ESTADO DE DIREITO???

Realemente ONDE ESTA O ESTADO DE DIREITO? agora é preferivel que a população passe fome do que diminuir um pouco o lucro de uma multinacional...

ei não sabia que coca-cola mata a fome; outra coisa pelo que sei esse lucro é da PDVSA.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ha essa foi brilhante, ele AINDA não mata ninguém (talvez até ja esteja conseguindo fazer) mas pode ter certeza quando aqueles 100 mil fuzis chegarem e forem parar na mão de sua GUARDA REVOLUCIONARIA, quem levantar a boca vai comer formiga.

Sempre teve armas na Venezuela, não serão 100mil fuzis que farão a diferença.

ahh qual é 100 MIL FUZIS FAZEM UMA CONSIDERAVEL DIFERENÇA.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:outra coisa antes era uma minoria da população que dominava o mercado petrolifero, qual é, a PDVSA é estatal, quem compra o petroleo são os americanos, e agora a minoria que manda no petroleo a minoria de um APENAS O DO HUGO CHAVES.

O Hugo aumentou o imposto sobre o petróleo para ter dinheiro para suas obras sociais, ah é esqueci que é mais importante ter petróleo barato para os EUA...

ta me fala apenas uma obra social, até o metro deles quem vai fazer é o Brasil; outra coisa, acredita mesmo piamente que o motivo de 3 meses de greve geral e um plebicito seja o aumento do imposto sobre o petroleo, meu deus alguém ai no forum para entrar na discução e me dizer se realmente acreditam que toda aquela celeuma foi por causa do aumento do imposto sobre o petroleo.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:A apropósito ja que acha prender quem quer tirar ele do poder talvez vc concorde com os metodos de ADOLF HITLER ou mesmo de STALIN né, ou seja vai achar super normal termos campos de concentração como em cuba.

Hitler não matava o próprio povo (até porque foi eleito com 90% dos votos), entre Stalin e Chaves existe uma diferença, os opositores de Stalin queriam tirar ele através do voto (ou seja de forma passífica), os opositores de Chaves querem tirar ele através da força (nada passífico).

Ei não fuja da questão HITLER MATAVA qualquer um que se opunha a ele diga-em então onde foram parar os membros do PARTIDO COMUNISTA alemão depois do incendio do REICHSTAG.

outra coisa

TIRAR STALIN PELO VOTO, meu deus, tu ja ouviu falar em CORTINA DE FERRO?? e GULAG, tem até um topico sobre ele aqui.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ps: pois é só esqueçeu de dizer que os meios de comunicação la são estatais que o maior anunciante meios de comunicação particular é a PDVSA, e que esse candidato não teve nem 1/10 do tempo de propaganda que teve o CHAVEZ. numa disputa totalmente INJUSTA.

E aqui no Brasil em que o Color foi eleito graças ao apoio da rede Globo? Aqui onde um candidato do governo tem 20 minutos na TV e um candidato como o Enéas (nacionalista) ou José Maria (comunista) tem apenas 30 segundos? Ah claro, como aqui vence semrpe o candidato que VOCÊ quer então a disputa é justa, quando vencer um candidato que VOCÊ não quer a disputa sera injusta...

Eu não falei que aqui no Brasil existe justiça eleitoral, para começar se o cara pode votar com 16 anos acho que ele tb pode ser preso, então por ai vc vai vendo que eu naum concordo com nossa lei, AGORA, dai a dizer que a VENEZUELA tem um sistema melhor e mais justo que o nosso, ahh qual é.

no Brasil o problema é mais facil, por que é só criar meios para que todos os candidatos não fiquem na mão da globo, afinal em 89 a globo queria o collor, depois queria manter o FHC, e depois botou o LULA, E AGORA QUE ELE DEU AQUELA GRANA AHH vão beijar o pé dele até dizer chega mesmo.

agora heheheeh dizer que o sistema venezuelano é mais justo que o nosso, ei k entre nós vc é membro do partido comunista???

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#49 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Abr 22, 2005 2:17 pm

morcego escreveu:Ei pera la aquilo é uma economia de mercado existem prévias e qualquer um pode se eleger meu caro, não queira dar ares de ditadura onde uma não existe, fato é KERRY, não representa a parte que apoia BUSH e vice-versa.

Qualquer um pode se candidatar né? Só não sei como é que ele vai se promover sem o apoio dos empresários (sem dinheiro)...
quer dizer então que o que fizeram na argentina foi criminoso, afinal o tal de la rua foi deposto tb, cara a verdade é vc tem que governar com o minimo de aceitação ou pelo menos tolerância uma parte do povo não pode empurrar pela guela do outro suas posições e assim chega-se ao POSSIVEL, mas seu amigo chavez não esta interessado nisso esta interessado em pernacer por la e construir o seu camboja embaixo do nosso nariz.

A maioria votou nele e uma minoria quer tira-lo do poder a força e você quer que a minoria consiga, em responde uma coisa, você apoia o sistema democrático?
ei não sabia que coca-cola mata a fome; outra coisa pelo que sei esse lucro é da PDVSA.

Mas os funcionários da PDVSA estavam em greve, não havia lucro...
ahh qual é 100 MIL FUZIS FAZEM UMA CONSIDERAVEL DIFERENÇA.

Só em São Paulo existem 900 mil armas ilegais, vendo esse número me diz, o que são 100 mil armas para um país???
ta me fala apenas uma obra social, até o metro deles quem vai fazer é o Brasil; outra coisa, acredita mesmo piamente que o motivo de 3 meses de greve geral e um plebicito seja o aumento do imposto sobre o petroleo, meu deus alguém ai no forum para entrar na discução e me dizer se realmente acreditam que toda aquela celeuma foi por causa do aumento do imposto sobre o petroleo.

Você mesmo citou... As obras do metro serão realizadas por brasileiros porque la eles não tem tecnologia para fazer um metro, mas essas obras serão pagas com o dinheiro vindo do aumento dos impostos...
Ei não fuja da questão HITLER MATAVA qualquer um que se opunha a ele diga-em então onde foram parar os membros do PARTIDO COMUNISTA alemão depois do incendio do REICHSTAG.

Realmente houve mortes entre membros do partido comunista, mas não foi tanto assim, até nos EUA postaram uma notícia de que mais de 100 pessoas desapareceram na guerra ao terror.
TIRAR STALIN PELO VOTO, meu deus, tu ja ouviu falar em CORTINA DE FERRO?? e GULAG, tem até um topico sobre ele aqui.

Você não entendeu, leia de novo o que eu escrevi.
Eu não falei que aqui no Brasil existe justiça eleitoral, para começar se o cara pode votar com 16 anos acho que ele tb pode ser preso, então por ai vc vai vendo que eu naum concordo com nossa lei, AGORA, dai a dizer que a VENEZUELA tem um sistema melhor e mais justo que o nosso, ahh qual é.

no Brasil o problema é mais facil, por que é só criar meios para que todos os candidatos não fiquem na mão da globo, afinal em 89 a globo queria o collor, depois queria manter o FHC, e depois botou o LULA, E AGORA QUE ELE DEU AQUELA GRANA AHH vão beijar o pé dele até dizer chega mesmo.

agora heheheeh dizer que o sistema venezuelano é mais justo que o nosso, ei k entre nós vc é membro do partido comunista???

Não sou comunista, mas o sistema aqui no Brasil não é nada facil de mudar, quem ta no poder quer que mude? O Povo tem consciência do que deve fazer para mudar?

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#50 Mensagem por Morcego » Sex Abr 29, 2005 11:45 am

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:Ei pera la aquilo é uma economia de mercado existem prévias e qualquer um pode se eleger meu caro, não queira dar ares de ditadura onde uma não existe, fato é KERRY, não representa a parte que apoia BUSH e vice-versa.

Qualquer um pode se candidatar né? Só não sei como é que ele vai se promover sem o apoio dos empresários (sem dinheiro)...

ora isso é assim em qualquer lugar do mundo mas se o zé das candongas conseguir apoio no PSOL por exemplo para se candidatar ele vai poder, agora ele vai ter que ganhar politicamente o direito dentro do partido assim como nos EUA, se os empresários ajudam ou não não é a questão a questão é que se o cara quiser ele pode se candidatar tranquilamente e POLITICAMENTE conseguir o apoio politico e financeiro e de MIDIA.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:quer dizer então que o que fizeram na argentina foi criminoso, afinal o tal de la rua foi deposto tb, cara a verdade é vc tem que governar com o minimo de aceitação ou pelo menos tolerância uma parte do povo não pode empurrar pela guela do outro suas posições e assim chega-se ao POSSIVEL, mas seu amigo chavez não esta interessado nisso esta interessado em pernacer por la e construir o seu camboja embaixo do nosso nariz.

A maioria votou nele e uma minoria quer tira-lo do poder a força e você quer que a minoria consiga, em responde uma coisa, você apoia o sistema democrático?

Sim e do mesmo jeito que o sistema democratico garante a vitoria da maioria GARANTE O DIREITO DE OPINAR E DE DECIDIR DA MINORIA TB (no caso uma minoria que beira os 40%)

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ei não sabia que coca-cola mata a fome; outra coisa pelo que sei esse lucro é da PDVSA.

Mas os funcionários da PDVSA estavam em greve, não havia lucro...

ei chavez esta la desde 1998 a greve durou 2 meses e foi em 2003.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ahh qual é 100 MIL FUZIS FAZEM UMA CONSIDERAVEL DIFERENÇA.

Só em São Paulo existem 900 mil armas ilegais, vendo esse número me diz, o que são 100 mil armas para um país???

só sampa tem muitos mais habitantes do que la. não serve de comparação sabemos que essas armas vão direto para os partidarios de chavez e as FARC, qualquer criança encherga isso.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ta me fala apenas uma obra social, até o metro deles quem vai fazer é o Brasil; outra coisa, acredita mesmo piamente que o motivo de 3 meses de greve geral e um plebicito seja o aumento do imposto sobre o petroleo, meu deus alguém ai no forum para entrar na discução e me dizer se realmente acreditam que toda aquela celeuma foi por causa do aumento do imposto sobre o petroleo.

Você mesmo citou... As obras do metro serão realizadas por brasileiros porque la eles não tem tecnologia para fazer um metro, mas essas obras serão pagas com o dinheiro vindo do aumento dos impostos...

não meu caro as obras serão PAGAS PELO BNDES, e assim como na greve que o MULA mandou a petrobras salvar o chavito, e agora que a petrobras esta em cuba construindo uma INDUSTRIA enquanto chavez e o demagogo-mor comemoram no ESCRITÓRIO da PDVSA;

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:Ei não fuja da questão HITLER MATAVA qualquer um que se opunha a ele diga-em então onde foram parar os membros do PARTIDO COMUNISTA alemão depois do incendio do REICHSTAG.

Realmente houve mortes entre membros do partido comunista, mas não foi tanto assim, até nos EUA postaram uma notícia de que mais de 100 pessoas desapareceram na guerra ao terror.

pois é a diferença é que alguém pode dizer isso la, mas na alemanhã nazista ou nos paises comunistas ninguém pode dizer nada além de amém STALIN, salve HITLER.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:TIRAR STALIN PELO VOTO, meu deus, tu ja ouviu falar em CORTINA DE FERRO?? e GULAG, tem até um topico sobre ele aqui.

Você não entendeu, leia de novo o que eu escrevi.

vc escreveu: ""os opositores de Stalin queriam tirar ele através do voto (ou seja de forma passífica)""

os opositores de Stalin nunca existiram, aqueles que beijavam os pés dele esperaram ele morrer para poder fazer alguma coisa, e sabe pq?? pq era impossivel tirar ele pelo VOTO.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:Eu não falei que aqui no Brasil existe justiça eleitoral, para começar se o cara pode votar com 16 anos acho que ele tb pode ser preso, então por ai vc vai vendo que eu naum concordo com nossa lei, AGORA, dai a dizer que a VENEZUELA tem um sistema melhor e mais justo que o nosso, ahh qual é.

Não sou comunista, mas o sistema aqui no Brasil não é nada facil de mudar, quem ta no poder quer que mude? O Povo tem consciência do que deve fazer para mudar?

ora o MULA não esta lá??? a menos de 3 anos o que se ouvia era que jamais a elite imperialista brasileira PRÓ-DEMONIOS-AMERICANOS deixaria ele chegar la,

e agora que chegou até ele que é burro feito porta entendeu que as coisas nãoi mudam na canetada.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Abr 29, 2005 12:32 pm

morcego escreveu:ora isso é assim em qualquer lugar do mundo mas se o zé das candongas conseguir apoio no PSOL por exemplo para se candidatar ele vai poder, agora ele vai ter que ganhar politicamente o direito dentro do partido assim como nos EUA, se os empresários ajudam ou não não é a questão a questão é que se o cara quiser ele pode se candidatar tranquilamente e POLITICAMENTE conseguir o apoio politico e financeiro e de MIDIA.

Interessante, você pode se candidatar, mas se não seguir as ordens dos poderosos não vai ganhar... Grnade democracia...
morcego escreveu:Sim e do mesmo jeito que o sistema democratico garante a vitoria da maioria GARANTE O DIREITO DE OPINAR E DE DECIDIR DA MINORIA TB (no caso uma minoria que beira os 40%)

Me diz um lugar do mundo onde a minoria violenta não é repelida pela força? Se eles não tentassem dar um golpe a cada 5 minutos Chaves não precisaria usar a força contra eles.
morcego escreveu:ei chavez esta la desde 1998 a greve durou 2 meses e foi em 2003.

No começo os parlamentares não deixavam o Chaves fazer o que ele tinha prometido, tentaram um golpe, pederam, foi realizado um plebscito, Chaves ganhou mais poder, insatisfeitos a minoria entrou em greve.
morcego escreveu:só sampa tem muitos mais habitantes do que la. não serve de comparação sabemos que essas armas vão direto para os partidarios de chavez e as FARC, qualquer criança encherga isso.

1) 100 mil armas não equipam nem 1/10 das FARC;
2) Esses fuzis foram comprados para substituir os FAL que estão no final de suas vidas util.
Ah é claro, mas como você não gosta dele ele não pode comprar armas para ficar mais facil para seus amiguinhos tirarem ele através da força.
morcego escreveu:não meu caro as obras serão PAGAS PELO BNDES, e assim como na greve que o MULA mandou a petrobras salvar o chavito, e agora que a petrobras esta em cuba construindo uma INDUSTRIA enquanto chavez e o demagogo-mor comemoram no ESCRITÓRIO da PDVSA;

O BNDS não pagou nada, financiou, vê a diferença? O Chaves tera que pagar isso no futuro, e ele precisa dos aumentos dos impostos para para pagar esse finaciamento.
morcego escreveu:pois é a diferença é que alguém pode dizer isso la, mas na alemanhã nazista ou nos paises comunistas ninguém pode dizer nada além de amém STALIN, salve HITLER.

Stalin realmente matava quem se opunha a ele, agora me diz quem se opunha a Hittler? Os judeus que viviam na Alemanha, mas perai, eles não são alemães!!! Eu disse que Hittler não massacrava alemães (matou alguns realmente, mas do mesmo jeito que o Bush matou os árabes, não dava para classificar como massacre), se você ler os livros da época tinha quem se opunha a Hittler, mas eram poucos e esses simplesmente não tinham força para tira-lo do poder, os mais esquentadinhos eram mortos (da mesma forma que os comunistas eram mortos durante nossa ditadura), mas a maioria dos opositores eram calmos e não perderam suas cabeças.
ps: Hittler usou meios terriveis para obter seus objetivos, mas a questão aqui é que ele NÃO massacrava alemães.
morcego escreveu:vc escreveu: ""os opositores de Stalin queriam tirar ele através do voto (ou seja de forma passífica)""

os opositores de Stalin nunca existiram, aqueles que beijavam os pés dele esperaram ele morrer para poder fazer alguma coisa, e sabe pq?? pq era impossivel tirar ele pelo VOTO.

Os opositores dele organizavam milícias para tentar derruba-lo através da força ou esperavam uma oportunidade pacífica para tira-lo do poder?
morcego escreveu:ora o MULA não esta lá??? a menos de 3 anos o que se ouvia era que jamais a elite imperialista brasileira PRÓ-DEMONIOS-AMERICANOS deixaria ele chegar la,

e agora que chegou até ele que é burro feito porta entendeu que as coisas nãoi mudam na canetada.

E sabe por que ele esta la? Porque ele acalmou o discurso, abriu as pernas para a elite, que deu apoio (e dinheiro) a ele para que ele vencesse.

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#52 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Abr 29, 2005 1:07 pm

Bem... :roll:

Grande discussão por causa do Chavez.

O homem dá que falar, não há dúvida, e nem deixa ninguém indiferente.

Essa discussão já leva mais tempo que o que a maioria vaticinou prara a invasão da Venezuela pelos EUA.

Coisa que de resto nunca acontecerá.

O Iraque já lhes deu a lição necessária.

Imagem
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#53 Mensagem por talharim » Sex Abr 29, 2005 4:15 pm

SE o Chavito comprar 50 Migs 29,SE o chavito comprar 5 F-310,SE o Chavito comprar os tucanos e amx,SE o chavito comprar algumas Taepodong 2................................

Aí dá para começar a levar a sério uma guerra entre VenezuelaXEUA......

Sem isso os EUA nao precisam começar uma guerra,um vigoroso embargo economico a estilo Cuba e a CIA começar a tumultuar a situaçao bastam..........

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#54 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Abr 29, 2005 6:58 pm

(...)SE o chavito comprar 5 F-310

:shock: :shock: :shock:

Como diria o nosso Comandante Vinícius:

Menos, Talharim... menos [082]

Imagem
VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#55 Mensagem por VICTOR » Sáb Abr 30, 2005 12:04 am

Rui Elias Maltez escreveu:(...)SE o chavito comprar 5 F-310

:shock: :shock: :shock:

Como diria o nosso Comandante Vinícius:

Menos, Talharim... menos [082]

[082] OPA! Peralá! Já falei mil vezes que fui EU que criei o jargão mais famoso do DB, tenho inclusive registro em cartório e direito a copyright, royalties e tudo mais... [082]

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#56 Mensagem por Morcego » Sáb Abr 30, 2005 1:53 pm

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ora isso é assim em qualquer lugar do mundo mas se o zé das candongas conseguir apoio no PSOL por exemplo para se candidatar ele vai poder, agora ele vai ter que ganhar politicamente o direito dentro do partido assim como nos EUA, se os empresários ajudam ou não não é a questão a questão é que se o cara quiser ele pode se candidatar tranquilamente e POLITICAMENTE conseguir o apoio politico e financeiro e de MIDIA.

Interessante, você pode se candidatar, mas se não seguir as ordens dos poderosos não vai ganhar... Grnade democracia...

ora vc espera o que??? que todos sigam todas as suas posições irremediavelmente e sem discução, ora vejamos o caso do LULA, quando chegou la viu que ou ele fazia a ALCA, ou ele transformava o pais em um pais integrado ao mundo ou continuava a M. do FHC, o pior do capitalismo e o pior do socialismo, estamos no meio de uma corrupção assistencialista, agora dirigir um pais não é mais um devaneio pessoal é um conjunto de idéias (que vc chama ORDENS DOS PODEROSOS), uma politica para o estado, e não golpistas canalhas oportunistas usando o manto de revolução popular.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:Sim e do mesmo jeito que o sistema democratico garante a vitoria da maioria GARANTE O DIREITO DE OPINAR E DE DECIDIR DA MINORIA TB (no caso uma minoria que beira os 40%)

Me diz um lugar do mundo onde a minoria violenta não é repelida pela força? Se eles não tentassem dar um golpe a cada 5 minutos Chaves não precisaria usar a força contra eles.

MINORIA VIOLENTA, não sabia que direito de GREVE É CRIME, interessante pq antes greve era direito alienavel das classes para os socialistas e esquerdistas, agora que eles estão no poder é crime e tentativa de golpe.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ei chavez esta la desde 1998 a greve durou 2 meses e foi em 2003.

No começo os parlamentares não deixavam o Chaves fazer o que ele tinha prometido, tentaram um golpe, pederam, foi realizado um plebscito, Chaves ganhou mais poder, insatisfeitos a minoria entrou em greve.

AH ENTÃO PQ NÃO FECHAM O PARLAMENTO LOGO, ahh para que eleições o chavez é o novo fidel ou ainda o novo STALIN que advinha os planos do inimigo antes mesmo que esses o executem, ou melhor ELE PODE SER O GRANDE IRMÃO do livro 1984.

(ENGRAÇADO QUE SEJA APENAS A MONORIA QUE TRABALHA.)

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:só sampa tem muitos mais habitantes do que la. não serve de comparação sabemos que essas armas vão direto para os partidarios de chavez e as FARC, qualquer criança encherga isso.

1) 100 mil armas não equipam nem 1/10 das FARC;
2) Esses fuzis foram comprados para substituir os FAL que estão no final de suas vidas util.

ei as farc não tem mais de 40 mil combatentes, engraçado, pq o nenhum outro pais esta substituindo seus FAL.

Marechal-do-ar escreveu:Ah é claro, mas como você não gosta dele ele não pode comprar armas para ficar mais facil para seus amiguinhos tirarem ele através da força.

primeiro se for necessário tirar ele pela força, não serão 10 helicopteros e 100.000 fuzis que vão salva-lo, como falei antes essas armas são para ele se manter no poder e calar a boca da oposição.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:não meu caro as obras serão PAGAS PELO BNDES, e assim como na greve que o MULA mandou a petrobras salvar o chavito, e agora que a petrobras esta em cuba construindo uma INDUSTRIA enquanto chavez e o demagogo-mor comemoram no ESCRITÓRIO da PDVSA;

O BNDS não pagou nada, financiou, vê a diferença? O Chaves tera que pagar isso no futuro, e ele precisa dos aumentos dos impostos para para pagar esse finaciamento.

hehaehaheaheahe tu acha mesmo qeu ele vai pagar???? do mesmo jeito que /fidel pretende pagar a fabrica que a petrobras montou em CUBA,, desculpe achei graça de mais nessa .HAHAHHAHAHAAHHAHAAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHHAHAHHA. QUER saber a embraer ta gagando de medo de vender esses aviões e ficar sem receber.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:pois é a diferença é que alguém pode dizer isso la, mas na alemanhã nazista ou nos paises comunistas ninguém pode dizer nada além de amém STALIN, salve HITLER.

Stalin realmente matava quem se opunha a ele, agora me diz quem se opunha a Hittler? Os judeus que viviam na Alemanha, mas perai, eles não são alemães!!! Eu disse que Hittler não massacrava alemães (matou alguns realmente, mas do mesmo jeito que o Bush matou os árabes, não dava para classificar como massacre), se você ler os livros da época tinha quem se opunha a Hittler, mas eram poucos e esses simplesmente não tinham força para tira-lo do poder, os mais esquentadinhos eram mortos (da mesma forma que os comunistas eram mortos durante nossa ditadura), mas a maioria dos opositores eram calmos e não perderam suas cabeças.
ps: Hittler usou meios terriveis para obter seus objetivos, mas a questão aqui é que ele NÃO massacrava alemães.

ele e stalin massacravam qualquer um que fosse contra eles (irmão de sangue ou não) ESSA É A QUESTÃO DESDE O INICIO.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:vc escreveu: ""os opositores de Stalin queriam tirar ele através do voto (ou seja de forma passífica)""

Os opositores dele organizavam milícias para tentar derruba-lo através da força ou esperavam uma oportunidade pacífica para tira-lo do poder?

que eu saiba qualquer um que pensou (eu estou dizendo apenas pensar) em alguma coisa foi parar sem os dentes na siberia.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ora o MULA não esta lá??? a menos de 3 anos o que se ouvia era que jamais a elite imperialista brasileira PRÓ-DEMONIOS-AMERICANOS deixaria ele chegar la,e agora que chegou até ele que é burro feito porta entendeu que as coisas nãoi mudam na canetada.

E sabe por que ele esta la? Porque ele acalmou o discurso, abriu as pernas para a elite, que deu apoio (e dinheiro) a ele para que ele vencesse.

Ele acalmou o discurso pq entendeu que ele como presidente tem que governar PARA TODOS, coisa que chavez esta a anos luz de sequer entender.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Abr 30, 2005 3:26 pm

morcego escreveu:ora vc espera o que??? que todos sigam todas as suas posições irremediavelmente e sem discução, ora vejamos o caso do LULA, quando chegou la viu que ou ele fazia a ALCA, ou ele transformava o pais em um pais integrado ao mundo ou continuava a M. do FHC, o pior do capitalismo e o pior do socialismo, estamos no meio de uma corrupção assistencialista, agora dirigir um pais não é mais um devaneio pessoal é um conjunto de idéias (que vc chama ORDENS DOS PODEROSOS), uma politica para o estado, e não golpistas canalhas oportunistas usando o manto de revolução popular.

1) Então esta certo? Se você não tem o apoio de quem tem dinheiro vocÊ não pode vencer?

2) O Lula esta fazendo o mesmo que o FHC, não da pra elogiar um sem elogiar o outro e vice-versa (alias, da pra criticar o Lula por inchar o governo com militantes do PT que devem pagar parte dos seus salários ao partido).
morcego escreveu:MINORIA VIOLENTA, não sabia que direito de GREVE É CRIME, interessante pq antes greve era direito alienavel das classes para os socialistas e esquerdistas, agora que eles estão no poder é crime e tentativa de golpe.

Não reclamei deles terem feito greve, reclamei deles terem tentado invadir o palácio (e só não conseguiram por causa do exército) e de terem dado um golpe (ou você vai negar um fato?).
morcego escreveu:AH ENTÃO PQ NÃO FECHAM O PARLAMENTO LOGO, ahh para que eleições o chavez é o novo fidel ou ainda o novo STALIN que advinha os planos do inimigo antes mesmo que esses o executem, ou melhor ELE PODE SER O GRANDE IRMÃO do livro 1984.

Ele teve que fechar o parlamento (na verdade congresso) para poder governar.
morcego escreveu:(ENGRAÇADO QUE SEJA APENAS A MONORIA QUE TRABALHA.)

Quase todos trabalham la, mas mais de 50% dos empregos são informais por isso a maioria não tem direito a greve (se um informal faz greve perde seu sustento...).
morcego escreveu:ei as farc não tem mais de 40 mil combatentes, engraçado, pq o nenhum outro pais esta substituindo seus FAL.

Os FAL são da década de 50, quase todos os países que usavam o FAL ja os substituiram, o Brasil só não o substituiu porque o fabrica e pode repor os fuzis que estão no final da vida util.
morcego escreveu:primeiro se for necessário tirar ele pela força, não serão 10 helicopteros e 100.000 fuzis que vão salva-lo, como falei antes essas armas são para ele se manter no poder e calar a boca da oposição.

Se pensarmos dessa forma podemos jogar toda as nossas FAs fora porque não teremos condições de vencer uma guerra contra os EUA...
Todos os países te um exército para se defender, muitas vezes não é suficiente, mas é o que esses países podem manter.
morcego escreveu:hehaehaheaheahe tu acha mesmo qeu ele vai pagar???? do mesmo jeito que /fidel pretende pagar a fabrica que a petrobras montou em CUBA,, desculpe achei graça de mais nessa .HAHAHHAHAHAAHHAHAAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHHAHAHHA. QUER saber a embraer ta gagando de medo de vender esses aviões e ficar sem receber.

Acho que o risco-país (indice que mede as chances de um calote) do Brasil é maior que o da Venezuela, sendo assim seus amiguinhos do norte confiam mais no Chaves do que no Lula...
morcego escreveu:ele e stalin massacravam qualquer um que fosse contra eles (irmão de sangue ou não) ESSA É A QUESTÃO DESDE O INICIO.

Não é só porque você não gosta de um governo que ele massacra seu próprio povo, não tem apoio popular, é ruim, etc. Stalin realmente massacrava os Russos, mas Hittler NÃO massacrava alemães, mesmo dentro do exército nazista tinha generais que eram contra Hittler que nem sequer foram demitidos quanto maism mortos.
morcego escreveu:que eu saiba qualquer um que pensou (eu estou dizendo apenas pensar) em alguma coisa foi parar sem os dentes na siberia.

Eles tinham uma maquina que lia pensamentos? Claro que existia quem não gostasse de Stalin da mesma forma que durante nossa ditadura existiu o Lula, não tem como (pelo menos por enquanto) saber se alguem que não fala nada ou se só fala em grupos fechados é contra ou a favor de um governo.
morcego escreveu:Ele acalmou o discurso pq entendeu que ele como presidente tem que governar PARA TODOS, coisa que chavez esta a anos luz de sequer entender.

Acontece que ele só esta governando para o PT e para os banqueiros alem de algumas medidas populistas que nem o fome-zero, os empresários e trabalhadores estão putos com ele porque ele não esta cumprindo as promessas de campanha, é claro que é preciso governar para trazer benefícios a todos (os brasileiros), mas ele só esta trazendo benefícios a uns poucos grupos e se ele se reeleger não sera porque o povo gosta dele, sera apenas porque os outros candidatos farão (pelo mesmo é o que o povo pensa) o mesmo que ele, e quando é de graça qualquer um prefere o original :lol:

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#58 Mensagem por Morcego » Dom Mai 01, 2005 8:57 pm

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ora vc espera o que??? que todos sigam todas as suas posições irremediavelmente e sem discução, ora vejamos o caso do LULA, quando chegou la viu que ou ele fazia a ALCA, ou ele transformava o pais em um pais integrado ao mundo ou continuava a M. do FHC, o pior do capitalismo e o pior do socialismo, estamos no meio de uma corrupção assistencialista, agora dirigir um pais não é mais um devaneio pessoal é um conjunto de idéias (que vc chama ORDENS DOS PODEROSOS), uma politica para o estado, e não golpistas canalhas oportunistas usando o manto de revolução popular.

1) Então esta certo? Se você não tem o apoio de quem tem dinheiro vocÊ não pode vencer?

2) O Lula esta fazendo o mesmo que o FHC, não da pra elogiar um sem elogiar o outro e vice-versa (alias, da pra criticar o Lula por inchar o governo com militantes do PT que devem pagar parte dos seus salários ao partido).

UOPS negativo vc conquista seu direito no PARTIDO E O PARTIDO ARRUMA OS RECURSOS FINANCEIROS E TALZ, se vende quem quer ex. o PT e a embraer, a embraer jogou uma grana boa acreditando que ia botar la o mirrage, o PT não podia dar os mirrages pq sabem que é a pior opção, tb não pode ganhar outro que não seja da embraer, então cancelaram o FX.

para mim tanto lula como fhc são incompetentes e idotas populistas.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:MINORIA VIOLENTA, não sabia que direito de GREVE É CRIME, interessante pq antes greve era direito alienavel das classes para os socialistas e esquerdistas, agora que eles estão no poder é crime e tentativa de golpe.

Não reclamei deles terem feito greve, reclamei deles terem tentado invadir o palácio (e só não conseguiram por causa do exército) e de terem dado um golpe (ou você vai negar um fato?).

ué a esquerda internacional adorou e achou lindo quando entraram na casa rosada e tiraram o dela rua de la na força tb, agora como isso aconteçeu com o chavez ai não é manifestação justa do povo, é GOLPE a para com isso.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:AH ENTÃO PQ NÃO FECHAM O PARLAMENTO LOGO, ahh para que eleições o chavez é o novo fidel ou ainda o novo STALIN que advinha os planos do inimigo antes mesmo que esses o executem, ou melhor ELE PODE SER O GRANDE IRMÃO do livro 1984.

Ele teve que fechar o parlamento (na verdade congresso) para poder governar

pois é, se fosse o dela rua a fechar o congresso na argentina ai estariam a dizer que ele é um nazista fugitivo da alemanhã e aquelas idiotiçes dos partidos comunistas.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:(ENGRAÇADO QUE SEJA APENAS A MONORIA QUE TRABALHA.)

Quase todos trabalham la, mas mais de 50% dos empregos são informais por isso a maioria não tem direito a greve (se um informal faz greve perde seu sustento...).

e dai, quer dizer que então ninguém pode reclamar nem nada, ei qual é cara. eu trabalho ralo PAGO IMPOSTO - EMUITO - e exijo o meu direito de meter uma bala na cabeça do primeiro comuna que inventar de fechar o congresso ou transformar esse pais num novo camboja.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ei as farc não tem mais de 40 mil combatentes, engraçado, pq o nenhum outro pais esta substituindo seus FAL.

Os FAL são da década de 50, quase todos os países que usavam o FAL ja os substituiram, o Brasil só não o substituiu porque o fabrica e pode repor os fuzis que estão no final da vida util.

nossa só por isso. ta então me fala que outro pais esta comprando 100 mil fuzis.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:primeiro se for necessário tirar ele pela força, não serão 10 helicopteros e 100.000 fuzis que vão salva-lo, como falei antes essas armas são para ele se manter no poder e calar a boca da oposição.

Se pensarmos dessa forma podemos jogar toda as nossas FAs fora porque não teremos condições de vencer uma guerra contra os EUA...
Todos os países te um exército para se defender, muitas vezes não é suficiente, mas é o que esses países podem manter.

ora vc acha mesmo que nossas FA tem alguma chance contra os americanos??? nossa unica chance é a guerra de guerrilhas e olhe lá, pq nosso pais é enorme agora a venezuela aquele paisinho pequeno, ta bom, sequer a população la tem o fanatismo que existe no iraque. alias metade da população la ia adorar os americanos por la.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:hehaehaheaheahe tu acha mesmo qeu ele vai pagar???? do mesmo jeito que /fidel pretende pagar a fabrica que a petrobras montou em CUBA,, desculpe achei graça de mais nessa .HAHAHHAHAHAAHHAHAAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHHAHAHHA. QUER saber a embraer ta gagando de medo de vender esses aviões e ficar sem receber.

Acho que o risco-país (indice que mede as chances de um calote) do Brasil é maior que o da Venezuela, sendo assim seus amiguinhos do norte confiam mais no Chaves do que no Lula...

ora claro que o mercado internacional acreidita mais na capacidade da venezuela pagar sua divida, ora aquela porra tem petroleo para burro.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:ele e stalin massacravam qualquer um que fosse contra eles (irmão de sangue ou não) ESSA É A QUESTÃO DESDE O INICIO.

Não é só porque você não gosta de um governo que ele massacra seu próprio povo, não tem apoio popular, é ruim, etc. Stalin realmente massacrava os Russos, mas Hittler NÃO massacrava alemães, mesmo dentro do exército nazista tinha generais que eram contra Hittler que nem sequer foram demitidos quanto maism mortos.
morcego escreveu:que eu saiba qualquer um que pensou (eu estou dizendo apenas pensar) em alguma coisa foi parar sem os dentes na siberia.

Eles tinham uma maquina que lia pensamentos? Claro que existia quem não gostasse de Stalin da mesma forma que durante nossa ditadura existiu o Lula, não tem como (pelo menos por enquanto) saber se alguem que não fala nada ou se só fala em grupos fechados é contra ou a favor de um governo.

evidente que eles não liam pensamentos quiz dizer que quando eles queriam arrumavam o que fosse coisas do tipo HUMANISMO BURGUES E TALZ AQUELAS idiotiçes plantadas contra quem se upunha a eles.

Marechal-do-ar escreveu:
morcego escreveu:Ele acalmou o discurso pq entendeu que ele como presidente tem que governar PARA TODOS, coisa que chavez esta a anos luz de sequer entender.

Acontece que ele só esta governando para o PT e para os banqueiros alem de algumas medidas populistas que nem o fome-zero, os empresários e trabalhadores estão putos com ele porque ele não esta cumprindo as promessas de campanha, é claro que é preciso governar para trazer benefícios a todos (os brasileiros), mas ele só esta trazendo benefícios a uns poucos grupos e se ele se reeleger não sera porque o povo gosta dele, sera apenas porque os outros candidatos farão (pelo mesmo é o que o povo pensa) o mesmo que ele, e quando é de graça qualquer um prefere o original :lol:

ora se vc entra como presidente não manja nada que seja diferente de conversa de botequim vai fazer o que inventar, ainda mais depois de tentar 4 vezes ser presidente, que nada vou jogar que nem o FHC fazer meu nome na historia pegar meu bone e sair, e claro se a merda piorar por que naum fechar o congresso.

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mai 01, 2005 9:34 pm

morcego escreveu:UOPS negativo vc conquista seu direito no PARTIDO E O PARTIDO ARRUMA OS RECURSOS FINANCEIROS E TALZ, se vende quem quer ex. o PT e a embraer, a embraer jogou uma grana boa acreditando que ia botar la o mirrage, o PT não podia dar os mirrages pq sabem que é a pior opção, tb não pode ganhar outro que não seja da embraer, então cancelaram o FX.

E onde o partido consegue dinheiro?
para mim tanto lula como fhc são incompetentes e idotas populistas.

Concordo
morcego escreveu:ué a esquerda internacional adorou e achou lindo quando entraram na casa rosada e tiraram o dela rua de la na força tb, agora como isso aconteçeu com o chavez ai não é manifestação justa do povo, é GOLPE a para com isso.

Se a esquerda adorou ou não eu não sei, nem sei quem ta na Argentina hoje, e como é um debate sobre a MINHA opinião posso dizer que não fiquei aplaudindo quando tiraram o dela rua (não posso opinar aqui porque na época estava meio desligado da mídia e não acompanhei os acontecimentos na Argentina), da mesma forma que não aplaudi quando tiraram o Arístede la no Haiti e tambem não aplaudi quando tiraram o Saddam do Iraque.
morcego escreveu:pois é, se fosse o dela rua a fechar o congresso na argentina ai estariam a dizer que ele é um nazista fugitivo da alemanhã e aquelas idiotiçes dos partidos comunistas.

Se o dela rua fechasse o congresso eu só opinaria depois de saber o motivo.
morcego escreveu:e dai, quer dizer que então ninguém pode reclamar nem nada, ei qual é cara. eu trabalho ralo PAGO IMPOSTO - EMUITO - e exijo o meu direito de meter uma bala na cabeça do primeiro comuna que inventar de fechar o congresso ou transformar esse pais num novo camboja.

Se você exige esse direito acho que os que votaram no presidente tambem exigem o direito de enfiar uma bala na sua cabeça e evitar que você faça isso...
morcego escreveu:nossa só por isso. ta então me fala que outro pais esta comprando 100 mil fuzis.

Acho que Portugal esta querendo trocar seus fuzis, os portugas do forum podem esclarecer melhor isso.
morcego escreveu:ora vc acha mesmo que nossas FA tem alguma chance contra os americanos??? nossa unica chance é a guerra de guerrilhas e olhe lá, pq nosso pais é enorme agora a venezuela aquele paisinho pequeno, ta bom, sequer a população la tem o fanatismo que existe no iraque. alias metade da população la ia adorar os americanos por la.

FAs existem para defender um país de ameaças externas, se elas serão suficientes ou não ai é outra estória...
morcego escreveu:ora claro que o mercado internacional acreidita mais na capacidade da venezuela pagar sua divida, ora aquela porra tem petroleo para burro.

Um bom motivo para ele pagar o que deve ao Brasil.
morcego escreveu:evidente que eles não liam pensamentos quiz dizer que quando eles queriam arrumavam o que fosse coisas do tipo HUMANISMO BURGUES E TALZ AQUELAS idiotiçes plantadas contra quem se upunha a eles.

Mas só faziam isso quando alguem realmente estava atrapalhando (da mesma forma que nossa ditadira fazia), se alguem só criticava eles perto da família eles não faziam nada (até porque não tinham como saber).
morcego escreveu:ora se vc entra como presidente não manja nada que seja diferente de conversa de botequim vai fazer o que inventar, ainda mais depois de tentar 4 vezes ser presidente, que nada vou jogar que nem o FHC fazer meu nome na historia pegar meu bone e sair, e claro se a merda piorar por que naum fechar o congresso.

O que você quis dizer com isso?
Outra coisa, o Lula não tem competência nem para fechar o congresso pode se acalmar...

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#60 Mensagem por talharim » Qui Mai 05, 2005 9:44 am

Os EUA atacariam a Venezuela por uma invasao a partir do Mar do Caribe e pela fronteira vindo da Colombia?

O MUNDO PELO AVESSO

EMIR SADER

5/5/2005

EUA: a mau tempo, boa cara

Os três bilhões de dólares investidos pelos EUA no Plano Colômbia não conseguiram reduzir a oferta de drogas em território estadunidense. Será que a Casa Branca não percebeu isso? Ou será que tem outros interesses ao manter o governo colombiano fiel a seu dinheiro?

Depois de investir 3 bilhões de dólares na maior operação já realizada contra as drogas na Colômbia, os EUA não conseguiram diminuir a oferta desse produto em seu país. Apesar das estratégias de erradicação da folha de coca, a área de colheita se mantém constante nos últimos anos. E a Colômbia continua a abastecer 90% do mercado estadunidense.
“Os indicadores de disponibilidade de cocaína estão estáveis ou ligeiramente maiores no mercado de drogas no país” – confessou a agência de política contra drogas na Casa Branca. Os preços permaneciam estáveis e a pureza da droga teria aumentado, segundo as mesmas fontes. Em suma, fracassou totalmente a operação de combate às drogas.

Ou não? Se imaginarmos que o objetivo é o combate às drogas, evidentemente a operação – chamada de Plano Colômbia – fracassou. O uso de 82 aviões para lançar herbicidas em plantações – em princípio de coca, mas atingindo de forma indiscriminada à agricultura em geral –, a militarização do país, o massacre de populações civis, nada teve efeito sobre o abastecimento de cocaína para os EUA.

Apesar disso, o governo colombiano pediu à secretária de Estado, Condoleezza Rice, na sua passagem pelo país, no mês passado, recursos para construir uma base aérea supostamente para avançar na luta contra as drogas, valendo-se da disposição do novo governo do Equador de desativar a base de Manta e de sua decisão de não conceder imunidade às tropas estadunidense presentes no país. O presidente colombiano, Alvaro Uribe, por sua vez, solicitou mais 734 milhões de dólares para o Plano Colômbia ao Congresso dos EUA.

As razões do fracasso são claras: se desloca para o exterior o combate às drogas, sem combatê-la dentro do país. Seguindo o mesmo procedimento que historicamente adotou, exorciza seus problemas, buscando bodes expiatórios no exterior. Neste caso, nos camponeses andinos, nos governos e nos movimentos sociais da região. Basta que nos perguntemos quantos chefões do narcotráfico estão presos nos EUA, para nos darmos conta de como não são combatidos dentro do país, o que provavelmente implicaria no enfrentamento das enormes máfias – que cruzam o sistema financeiro – que traficam no país que, de longe, é o maior mercado consumidor de drogas no mundo. Enquanto não combatem seus traficantes, exigem que os outros governos extraditem os seus para os EUA, para que tenham acusados a ser julgados pela Justiça desse país, no lugar dos seus chefões, dentro de suas fronteiras.

Sem nenhum efeito no combate às drogas, a Operação Colômbia segue, porque seu objetivo real é o combate às guerrilhas do país. É essa a finalidade real dos investimentos milionários realizados por Washington nesse país, intensificando o foco de enfrentamentos violentos e fazendo da Colômbia o país mais violento e conturbado do continente. E, no entanto, o diagnóstico do governo Bush – e dos seus porta-vozes locais – é o de que a Venezuela seria o fator maior de instabilidade na América Latina.

Pesquisa de opinião feito pelo Instituto Datanálisis indica que o presidente venezuelano tem o apoio de mais de 70% da população de seu país. E não porque intensifique os conflitos armados no país – como faz seu vizinho Álvaro Uribe –, mas pelas políticas sociais que leva a cabo e pela derrota institucional e pacífica que impôs à oposição no referendo e nas eleições do ano passado. Com isso, os EUA viram enfraquecer-se definitivamente as forças golpistas que promoveram e apoiaram nos últimos anos, infrutiferamente.

Instável é a Colômbia, com a operação levada a cabo pelos governos estadunidense e colombiano, instáveis são as situações internas no Equador, na Bolívia, na Nicarágua, pelas políticas levadas a cabo por seus governos, conforme os organismos internacionais apoiados por Washington.

Mas as péssimas notícias dos últimos dias para o governo Bush – derrota na eleição do secretário-geral da OEA, queda do governo aliado no Equador e substituição por um governo que se distancia dos EUA, e derrota da operação para impedir a candidatura favorita de López Obrador à presidência do México – fazem com que o governo Bush tenha de se consolar com a Colômbia e Álvaro Uribe, como seu principal aliado no continente.

Isolados e enfraquecidos, tenderão a intensificar as hostilidades na Colômbia, contra a Venezuela e contra Cuba. E mandar representantes fingir que tudo anda bem para eles no continente. A mau tempo, boa cara – como a da sua secretária de Estado, que partiu de mãos abanando de sua fracassada viagem ao continente.

Emir Sader, professor da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é coordenador do Laboratório de Políticas Públicas da Uerj e autor, entre outros, de “A vingança da História".

Responder