FAB Escolhe Mirage 2000-5 ? Será ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#46 Mensagem por nemesis » Qua Abr 27, 2005 2:04 am

Heita, baixo o nivel ake
:lol: :lol: :lol:

brincaderinha




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#47 Mensagem por ZeRo4 » Qua Abr 27, 2005 3:30 am

Mas uma vez eu bato na mesma tecla, preconceito contra equipamentos militares de origem Russa, o que mais me impressiona (e por outro lado me deixa abismado...) é o imenso GAP no tratamento das questões simplesmente pelo que vem escrito depois de "Made In"

Não quero ser o chato, muito menos criar confusão, mas na época em que somente Gripen, Su-35 e Mirage2000BR estavam no páreo a principal "desculpa" para não se adquirir os Su-35 era pq esses seriam caros de se operar.

Após o cancelamento oficial do programa FX, muitos ficaram maravilhados com a possibilidade da FAB operar os delta-canards Europeus... similarmente caros de se operar como era a desculpa dada para o Su-35! nesse caso em particular ainda temos mais um revés... que é o alto preço por célula dessas aeronaves Européias! Mas como elas não vem estampadas com "Made in Russia" é algo que podemos superar correto ?! Pq não continuaram defendendo o Gripen ?!

Após algum tempo sem nada de apetitoso para se discutir no que se refere ao programa "FX", "FX-B" ou "Caça Tampão" seja lá como preferem chamarr, aparece essa proposta dos Mirage2000C (ou -5F). A desculpa para não aquisição dos Su-35 no parágrafo que eu escrevi a cima seria a tão temida logística mas o que eu gostaria de saber pq é:

Pq é problemático para FAB operar ao mesmo tempo:

MAA-1/Python/Derby e R-73/R-77

Pq não é problemático para a FAB operar ao mesmo tempo?

MAA-1/Python/Derby e Mica-IR/Mica-RF

Pq é problemático para FAB operar ao mesmo tempo:

F-5BR/AMX/ALX e Su-??

Pq não é problemático para a FAB operar ao mesmo tempo?

F-5BR/AMX/ALX e Mirage2000

Pq é problemático para FAB:

Operar turbina de procedência Russa, mesmo com centros de manutenção em solo Brasileiro, tocado por pessoas de cidadania Brasileira!

Pq não é problemático para a FAB ?!

Mandar as turbinas dos nossos aviões para França para revisões e manutenção, tocado por pessoas obviamente de cidadania Francesa.

Eu gostaria apenas de obter algumas respostas, pois como disse acima... venho perguntando isso desde a época do Gripen e até hj ninguém soube me responder... é problema de logística operar os Su-27SKM, mas não é problema de logística operar os Mirage2000C "M"!

Gostaria de lembrar que nem é desculpa a familiaridade possuída com os Mirage III, visto que os Mirage2000 são aviões completamente diferentes dos nossos Mirage III... logo seria necessário o mesmo aparato e o mesmo período de treinamento que qualquer Su, F-16, F-18 ou qualquer "novo" avião que venha a operar por aqui...

É como eu digo! se é pra "ficar na merda" durante um tempo (i.e atrapalhados com a logística...) não é melhor ficarmos durante um curto período do que ficar nessa lenga-lenga toda vez que for necessário adquirirmos novos caças ?!




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#48 Mensagem por helio » Qua Abr 27, 2005 7:36 am

ZeRo4

Não tenho preconceito quanto a aviões made in Russia, o SU-27 como já afirmei é superior ao M2000
Porém em logistica, seria muito mais simples e barato operarmos com o M2000:
- o ferramental básico para manutenção são práticamente os mesmos do MIII.
- o tempo necesssário para treinamento do pessoal de terra consequentemente é bem menor e mais barato
A mudança de fornecedor implica em uma logistica totalmente diferente, e posso exemplificar isto em 2 ocasiões:
- quando a FAB adquiriu os MIII, tivemos que mudar toda a logistica, pois nem mesmo as chaves de parafuso tinham medidas semelhantes com o que estavamos acostumados.Tudo isto teve um custo altissimo, e só encaramos pois estavamos convencidos que era fundamental termos um caça bissonico, fosse qual fosse o custo. Engolimos até armamento que não era eficaz e pior era um pesadelo para manutenção(Matra 530)
- quando a frota comercial brasileira mudou de fornecedor (de Boeing para Airbus), se não fosse a decisão da TAM em contar com uma imensa frota de Airbus, teriamos somente Boeing nos céus brasileiros. Por que? o Being é melhor? não... logistica! esta é a questão, padronizar ferramental e pessoal de manutenção custa muito caro.
Se fosse para escolher o FX , o SU-35 era um candidato muito forte, mas em sendo um caça tampão pois estamos com pouca verba, naturalmente o M2000 seria muito mais barato de manter que os SU-27.


Abraço

Hélio




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#49 Mensagem por Alitson » Qua Abr 27, 2005 8:38 am

talharim escreveu:Esses Mirages nao tem condiçoes de lançar o MICA.............a modernizaçao para o padrao BR seria para permitir o lançamento do Derby pelos Mirage.................isso vai ter um custo razoável fora a manutençao pois de tratam de caças já com meia vida.............


O F-5BR está sim habilitado a lançar o MICA EM, segundo as ultimas edições das Revistas ASAS e RFA...


talharim escreveu:Eu espero sinceramente que mele esse negócio........é muitíssimo melhor a FAB ficar somente com os F-5BR,compra umas dezenas de Derby e Phyton 4 e espera uns 4 ou 5 anos para compra de um caça NOVO!!!

Que situaçao que chegamos,isso é vergonhoso principalmente o rumo que a FAB está adotando...........


Menos talharim, por favor menos...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Ronaldo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Mai 27, 2003 9:39 pm

#50 Mensagem por Ronaldo » Qua Abr 27, 2005 9:53 am

Essa questao logistica tem que ser melhor discutida. O que existe ainda e uma total ignorancia a respeito de equipamento russo. Foi oferecido a AVIBRAS a montagem de um centro de manutencao de turbinas bem como pecas de reposicao pelo periodo de 10 anos. Nao e possivel que deixemos de adquirir um caca moderno de grande raio de acao por que o parafuso da bomba injetora de combustivel e diferente ou pq os Hangares da FAB necessitem de ampliacao. Isso e pensar pequeno e relegar o futuro do Brasil a um eterno terceiro mundismo de contexto regional e de outras desculpas esfarrapadas




Avatar do usuário
Guilten
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 188
Registrado em: Qui Abr 29, 2004 3:51 pm
Localização: Rio de Janeiro

#51 Mensagem por Guilten » Qua Abr 27, 2005 10:54 am

O F-5BR está sim habilitado a lançar o MICA EM, segundo as ultimas edições das Revistas ASAS e RFA...


Allison,

Não me entenda mal, não quero parecer o dono da verdade... Mas acreditar em tudo o que a RFA publica não dá!!!!!!!!!! É público e notório e todos nós sabemos disto que a imprensa especializada brasileira ainda caminha a passos devagar em relação à imparcialidade ( coisa que sinceramente eu acho não existir!! ). O nível de nossas publicações é irrisório, não dá comparar com as congêneres de outros países. Só te falo uma coisa: Posso enumerar alguns "chutes" da RFA aqui ( não tô falando da ASAS, que gosto muito ), você quer saber?????
Pô, o programa do F-5Br não está sendo conduzido de forma sigilosa?? então como é que uma simples publicação já sabe as capacidades deste vetor de antemão??? Se a coisa está assim, imagino o que os serviços de inteligência de outros países já sabem então sobre o avião modernizado !!!!!
Quer um conselho??? PARE DE COMPRAR A RFA!!!!! você vai economizar e COM CERTEZA vai elevar a sua cultura aeronaútica, pesquise, você se informa melhor, E DE GRAÇA na internet, é só ser safo!!!!

Sinceramente.....




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#52 Mensagem por talharim » Qua Abr 27, 2005 11:06 am

Antes de tudo é inadmissível que o governo ou a FAB adquira uma caça usado por Leasing.Entao nao vou nem mais comentar essa possibilidade de tao absurda..................

Agora se o Brasil comprar esses caças sao outros quinhentos.

60 milhoes de dólares por 12 caças Mirage 2000C realmente é atrativo,deve ser a proposta mais barata de caças já oferecida a FAB.

Se bem que esses caças viriam sem nenhuma eletronica avançada.Entao esses custos de aquisiçao seriam relativos porque a FAB seria obrigada a fazer um upgrade "BR" nos caças.......

Se vierem esses caças no máximo até o ano que vem,até fazerem um upgrade e se tornarem operacionais já vai ser pra lá de 2008..............................nao entendo essa decisao..................mas se pelo menos serve de consolo a FAB consiga algum repasse tecnológico com o upgrade das células com os israelenses ou seja quem for.........


Agora algumas consideraçoes sobre esses caças:

Nao sao os Mirage 2000-5F que estao sendo oferecidos para o Brasil.

Os caças Mirage 2000C já foram retirados de serviço,os que estao atualmente em serviço na Força Aérea Francesa sofreram upgrade para o padrao 2000-5F.

Os caças 2000C possuem radar RDM,que nao é nada mais do que uma versao melhorada do Cyrano IV dos Mirage F-1 (Mirages F-1 Iraque e Iran) radar datado do fim da década de 80 e que nao traria nada de novo para a FAB,podem apenas lançar mísseis R.500,R.530,R.550 da família Magic e mísseis antinavio AM-39.

Mesmo assim tirando a aparencia é um caça completamente diferente dos Mirage IIIE em uso na FAB.

Viniciús discordo de vc,mas a FAB vai ser obrigada a fazer um upgrade na eletronica desses caças caso venha a adquiri-los.Senao a FAB se veria obrigada a adquirir mísseis franceses de geraçao anterior somente para utilizaçao nesses caças............................pura burrice...............................fora que o radar Grifo-F dos F-5BR seria superior aos Mirage C..........................burrice maior ainda!




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#53 Mensagem por Lauro Melo » Qua Abr 27, 2005 11:11 am

Jornal do Brasil

Caças: França faz proposta ao Brasil

Virgínia Silveira

O governo da França vai apresentar ao governo brasileiro uma proposta de venda de 12 caças Mirage 2000 usados a um custo total de US$ 60 milhões. A proposta, que será encaminhada oficialmente ao presidente Lula nos próximos 15 dias pelo presidente da França, Jacques Chirrac, está sendo avaliada com interesse pela Aeronáutica. Segundo fonte ligada ao Alto Comando da Aeronáutica, os Mirage seriam entregues revitalizados e o pagamento poderá ser feito de forma facilitada, dentro das possibilidades do governo brasileiro.

- Os aviões estão em ótimo estado e pertencem à Força Aérea francesa. Um avião novo desse modelo não custa menos de US$ 50 milhões. A proposta é extremamente atrativa para a Aeronáutica - disse a fonte.

A compra de caças usados vem sendo estudada pelo Ministério da Defesa em conjunto com a Aeronáutica como uma solução temporária para substituir os velhos Mirage III, que já superaram seus limites operacionais e serão desativados até o fim deste ano.

A Aeronáutica vem recebendo propostas de compra e leasing de caças novos e usados desde que o governo decidiu encerrar o processo de escolha de um novo caça. O programa, batizado de F-X, chegou a envolver cinco fabricantes internacionais e previa a compra de 12 aviões novos por cerca de US$ 700 milhões. A concorrência, aberta em julho de 2001, pelo Comando da Aeronáutica, foi cancelada em 31 de dezembro do ano passado.

O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, disse ontem, na abertura da Latin América Aero& Defence (LAAD), que os Mirage III serão substituídos, mas que a compra de novos aviões não será feita de imediato.

- Vamos aguardar a consolidação das novas tecnologias que estão sendo incorporadas aos caças de nova geração para depois tomarmos uma decisão - afirmou.

Enquanto Alencar participava do evento, cerca de 80 mulheres de militares protestavam em Brasília, cobrando a nova parcela do reajuste salarial prometido ano passado. Alencar saiu em defesa da categoria e afirmou que as perdas salariais sofridas pelos militares são superiores a 35%. Segundo Alencar, os militares devem ficar tranqüilos porque Lula se mostrou favorável às reivindicações.

- Não há pedido de aumento de soldo, o que se pleiteia é correção de perdas.

Alencar destacou a necessidade de reaparelhar as Forças Armadas. Segundo ele, a maior parte dos equipamentos está ficando velha e há também uma grande indisponibilidade de materiais nas três Forças, especialmente na Aeronáutica. Segundo Alencar, o governo precisa destinar recursos para a compra desses equipamentos.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#54 Mensagem por Lauro Melo » Qua Abr 27, 2005 11:26 am

Valor Econômico
Curta
Caças para a FAB
O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, deu sinais, ontem, de indefinição sobre o processo de substituição de 12 caças da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele disse que até dezembro deste ano os Mirage que equipam a FAB serão aposentados e substituídos. Mas a incógnita é como se dará essa substituição. Alencar não deu maiores pistas sobre o assunto: "Há dois caminhos - buscar a troca por aviões novos ou não", desconversou. Ele fez a declaração em resposta a uma pergunta se o governo poderá comprar caças usados no mercado, em coletiva de imprensa na abertura da Latin America Aero & Defense, no Rio.

O ESTADO DE SÃO PAULO
SUBSTITUIÇÃO DOS MIRAGE
O vice-presidente da República, José Alencar, disse ontem na LAAD que os caça Mirage da FAB estão no último ano útil de vida e serão substituídos, mas ainda não há decisão se a troca poderá ser por caças usados ou novos. "Queremos que a mudança tecnológica ocorra com segurança absoluta para o País", disse. Romualdo Barros afirmou que, apesar do compromisso da Embraer com as Forças Armadas, o crescimento da empresa, inclusive no segmento de defesa, "será fundamentalmente no mercado de exportação".




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Carlos Mathias

#55 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 27, 2005 11:32 am

Pô, mas com essa grana dá para comprar o mesmo número de Su-27SKM e talvez ainda reste algum, fora o fato de ser um avião muito melhor e bimotor, portanto mais seguro e menos sujeitos a perdas.
Como muito bem disse o Zero4, dois pesos, duas medidas. Não sei se vocês repararam, mas na página da defesanet que fala da LAAD quando se clica no Su-27SKM, ao invéz de aparecer o caça e outras coisas relacionadas aparece uma sala cheia de militares, uma foto que nada tem a ver com a anterior, isso só acontece nesta janela. Pode ser uma coincidência, mas putz, haja coincidência hein?




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#56 Mensagem por Luís Henrique » Qua Abr 27, 2005 11:38 am

Nossa como este tópico evolui...agora tem tanta coisa que não da para falar de tudo.

Em relação a Mirage 2000-5F X Su-27 SK eu digo que sempre fui a favor do Su-35 como opção do FX, mas agora é diferente.

Como caça tampão acho que temos que analisar qual será o futuro caça.

Se nos entendessemos com o governo russo para entrar no Pak-Fa, ai sim deveriamos comprar Su-27SK e mudar o nosso padrão e logística. Isto custa dinheiro, mas valeria a pena, afinal teremos que trocar os F-5 e AMX em alguns anos. Ou seja, mudariamos a logística, manutenção, etc mas em 10-15 anos poderíamos ter 120 aviões novos, todos com a mesma logística, e ainda poderíamos ter uns 20 para a MB. :lol:

Agora, se o governo está se entendendo com a França para uma futura aquisição do Rafale, o que também mudaria muita coisa e em 10 ou 15 anos poderia melhorar e muito a nossa logística. Ai então a opção de compra de M2000-5F é muito interessante.

No mais, gostaria de mostrar a minha felicidade :lol:
já que estamos melhorando. Se é Su-27 ou M2000 pelo menos é melhor do que nada.

Vale lembrar que os M2000 tiveram facilidade na Crusex. Pelo que me lembro eles utilizaram mísseis BVR. E com certeza teremos estes mísseis, a FAB não abrirá mão de mísseis BVR, com modernização ou sem modernização, utilizando Derby, Mica ou qualquer outro, nós TEREMOS os mísseis BVR.

Veja, se os F-5BR terão mísseis BVR (derby ou mica) os mirage com certeza também terão. E na minha opinião tanto faz se é Derby ou Mica, os dois são excelentes e colocariam a FAB em uma posição muito melhor.

Acho que estamos avançando pouquíssimo (poderiamos estar bem melhor) mas estamos avançando.

Na próxima Cruzex poderemos dar show com 12 Mirage-BR. :wink:

Eu penso no Brasil daqui a alguns anos. Poderemos estar com 53 AMX modernizados, 46 F-5BR sendo um dos melhores caças da América Latina e 12 Mirage-BR sendo também um dos melhores caças da América Latina. E quem sabe já teremos decidido o futuro avião brasileiro. Poderia ser o Rafale ou quem sabe um caça nacional em parceria com os israelenses. O Irã está construindo seu caça, quem sabe Israel não entre nessa com a gente.

Em um futuro mais distante vejo o Brasil com 150 ALX, 70 AMX-T e 210 A-2 (caça nacional em parceria com Israel - 180 para a FAB e 30 para a MB). Será que estou sonhando muito? :roll:




Carlos Mathias

#57 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 27, 2005 11:54 am

Mas a própria França já está se chegando para o lado dos russos, é uma aliança óbvia devido ao relativo antagonismo França X EUA/UK. Na parte de motores por exemplo a SNECMA e a Saturn já trabalham juntas num motor comercial.
O avião que está sendo oferecida para a FAB é o Su-27SKM e não o Su-27SK, são muitíssimo diferentes. O SKM é verdadeiramente multi-função e pode usar o R-77 ou armas ocidentais, além de todas as armas do vasto arsenal russo. Uma aeronave muito mais capaz que o M-2000C eu acho.




Carlos Mathias

#58 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 27, 2005 11:55 am

Mas a própria França já está se chegando para o lado dos russos, é uma aliança óbvia devido ao relativo antagonismo França X EUA/UK. Na parte de motores por exemplo a SNECMA e a Saturn já trabalham juntas num motor comercial.
O avião que está sendo oferecida para a FAB é o Su-27SKM e não o Su-27SK, são muitíssimo diferentes. O SKM é verdadeiramente multi-função e pode usar o R-77 ou armas ocidentais, além de todas as armas do vasto arsenal russo. Uma aeronave muito mais capaz que o M-2000C eu acho.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#59 Mensagem por rodrigo » Qua Abr 27, 2005 12:20 pm

Só para pensar:
O míssel BVR terá de ser padronizado para o caça tampão(vai ser tampão por mais 20 anos) e o F-5 BR. Então fica a dúvida: a integração MICA e F-5BR é viável economicamente? E a integração DERBY e MIRAGE 2000 será viável também?

Pelo preço da suposta compra, creio que não estão incluídos mísseis nem peças de reposição.

E a integração com os Erieye?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#60 Mensagem por talharim » Qua Abr 27, 2005 2:09 pm

Pelo preço da suposta compra, creio que não estão incluídos mísseis nem peças de reposição.



Nao deve estar incluído absolutamente nada,só vai vir a carcaça......................que nem com os P-3 adquiridos.

Depois a FAB pensa nisso,coloca os motores Atar dos Mirage III,instala um radar israelense,vai ser um Cheetah brasileiro......................................poderíamos chamá-lo de TATU :cry:

Agora esses Mirage 2000-5F versao Plus Improved Service Pack 2 Fininvest sao caros demais..................




Responder