FAB compra Litening e Reccelite
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Naval
- Sênior
- Mensagens: 1506
- Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
FAB compra Litening e Reccelite
Recentemente foi divulgado que a FAB assinou um contrato de encomenda com a empresa israelense Rafael Ltda., o mesmo sendo avaliado em US$50milhões. O contrato compreende o fornecimento de 10 pods do sistema infravermelho de designação de alvos e navegação Litening e 6 pods do sistema de reconhecimento tático Reccelite. Este material se destina às aeronaves A-1 da FAB, a rafael superando as propostas apresentadas pela empresa francesa Thales e pela israelense Elbit. O Litening ganhou considerável destaque durante o recente conflito no Iraque ao ser empregado por aviões F-15E e B-52h, o sistema oferecendo capacidade diuturna para ataques de precição. por sua vez, o Reccelite é um sistema de eletroótico de reconhecimento com capacidade diuturna, permitindo a coleta multidirecional de imagens e transmissão em tempo real através de datalink.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Fonte: Revista Força Aérea
Até que enfim! Agora faltam as bombas mais já é um salto tecnológico enorme para a FAB. Ainda bem.
Aproveitando o tópico, a mesma RFA, traz fotos do primeiro A-1 da FAB com o novo padrão de camuflagem verde e cinza-chumbo, semelhante ao que será usado pelo ALX. A partir de agora todo A-1 que passar por revisão no PAMA-GL já receberá a nova roupagem. Eu achei que ficou muito bonito! Quem já viu, o que achou?
Até que enfim! Agora faltam as bombas mais já é um salto tecnológico enorme para a FAB. Ainda bem.
Aproveitando o tópico, a mesma RFA, traz fotos do primeiro A-1 da FAB com o novo padrão de camuflagem verde e cinza-chumbo, semelhante ao que será usado pelo ALX. A partir de agora todo A-1 que passar por revisão no PAMA-GL já receberá a nova roupagem. Eu achei que ficou muito bonito! Quem já viu, o que achou?
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- VICTOR
- Sênior
- Mensagens: 4238
- Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
- Localização: Curitiba
- Agradeceu: 3 vezes
Que notícia excelente! Finalmente nossa capacidade de ataque ao solo vai sair da época da 2.a Guera Mundial (bombas burras + foguetes, de dia).
Esse pod é muito bom, tanto que própria USAF abandonou o norte-americano LANTIRN, em prol do Litening, para os F-15E etc.
Alguma foto? Pelo que vi no ALX, deve ter ficado um espetáculo...
abraço
Esse pod é muito bom, tanto que própria USAF abandonou o norte-americano LANTIRN, em prol do Litening, para os F-15E etc.
nova roupagem. Eu achei que ficou muito bonito! Quem já viu, o que achou?
Alguma foto? Pelo que vi no ALX, deve ter ficado um espetáculo...
abraço
- Slip Junior
- Sênior
- Mensagens: 3291
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
- Agradeceram: 1 vez
VICTOR escreveu:Alguma foto? Pelo que vi no ALX, deve ter ficado um espetáculo...
Se nós adquirirmos capacidade com munições guiadas, como estaremos em relação ao resto da América Latina? Quem já tem isso? Argentina? Venezuela? Acho que ninguém (talvez o Chile? Peru?)
Pelo que eu saiba apenas a Venezuela que utiliza o mesmo Litening para a iluminação de alvos para as armas guiadas a laser e o Peru que utiliza mísseis AS-30L nos seus Mirage 2000P's apresentam essa capacidade na América Latina.
Abraços
- Allysson Vieira
- Intermediário
- Mensagens: 148
- Registrado em: Qua Abr 02, 2003 5:52 pm
- Localização: São Francisco do Sul - SC
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9411
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 543 vezes
Blz Pessoal,
Armamento ar-superfície (bombas e míssil).
Argentina = AS-30 e AM-39.
Venezuela = GBU-10, GBU-12, AM-39 Exocet, AS-30
Peru = AM-39, AS-30, Kit de Bombas guiadas (provavelmente Opher / Lizard), Kh-29T, Kh-31.
Chile = AS-30 e AM-39.
Sobre a nova pintura do A-1, eu gostei!
Pelo menos esta melhor que antes.
Nessa foto que o Slip colocou, o AMX ficou muito bonito.
Ai vai mais duas fotos.
Ate mais....................................................................
Fox
Armamento ar-superfície (bombas e míssil).
Argentina = AS-30 e AM-39.
Venezuela = GBU-10, GBU-12, AM-39 Exocet, AS-30
Peru = AM-39, AS-30, Kit de Bombas guiadas (provavelmente Opher / Lizard), Kh-29T, Kh-31.
Chile = AS-30 e AM-39.
Sobre a nova pintura do A-1, eu gostei!
Pelo menos esta melhor que antes.
Nessa foto que o Slip colocou, o AMX ficou muito bonito.
Ai vai mais duas fotos.
Ate mais....................................................................
Fox
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- Slip Junior
- Sênior
- Mensagens: 3291
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
- Agradeceram: 1 vez
Brasileiro escreveu:Por falar nisso, quando vai começar efetivamente a modernização do A-1? qual é a velocidade da modernização dos A-1 e F-5br, por exemplo: 1 aeronave por mês.
Atualmente a Embraer está trabalhando ainda no primeira protótipo do F-5BR o qual deve voar no final de outubro ou começo de novembro.
Depois disso acredito que a velocidade do serviço deve ser entre 3 a 5 aeronaves/mês.
Quanto a modernização do A-1, pelo que eu saiba ainda nem sequer começou.
Fox escreveu:Armamento ar-superfície (bombas e míssil).
Argentina = AS-30 e AM-39.
Venezuela = GBU-10, GBU-12, AM-39 Exocet, AS-30
Peru = AM-39, AS-30, Kit de Bombas guiadas (provavelmente Opher / Lizard), Kh-29T, Kh-31.
Chile = AS-30 e AM-39.
Argentina e Chile com AS-30?! Tem certeza, Fox?! No caso do Chile, até que tudo bem, uma vez que os Mirage 50's da FACh foram modernizados recentemente, mas Argentina?!
Abraços
Blz Slip,
Cara, você tem razão em parte!
A Argentina um dia já uso o AS-30. Parece que hoje eles são mantidos em estoque, porem essa informação eu não afirmo.
O meu erro foi afirma que a Argentina tinha hoje o AS-30. Agora por favor, releve esse meu erro, pois estava escrevendo utilizando as informações contidas em minha cabeça!
Esse AS-30 Argentino eram guiados a radio, e eram lançados a partir do Dagger.
O Chile possui o AS-30 lançado a partir do Mirage 50.
Ate mais............................................................................
Fox
Argentina e Chile com AS-30?! Tem certeza, Fox?! No caso do Chile, até que tudo bem, uma vez que os Mirage 50's da FACh foram modernizados recentemente, mas Argentina?!
Cara, você tem razão em parte!
A Argentina um dia já uso o AS-30. Parece que hoje eles são mantidos em estoque, porem essa informação eu não afirmo.
O meu erro foi afirma que a Argentina tinha hoje o AS-30. Agora por favor, releve esse meu erro, pois estava escrevendo utilizando as informações contidas em minha cabeça!
Esse AS-30 Argentino eram guiados a radio, e eram lançados a partir do Dagger.
O Chile possui o AS-30 lançado a partir do Mirage 50.
Ate mais............................................................................
Fox
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Mensagens: 12007
- Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
- Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Fox,
Aquelas duas fotos que você colocou, na verdade, são do A-1B que estava testando o novo padrão, no caso o de matrícula 5654. Porém, o esquema final é um pouco diferente, igual ao do ALX, como pode ser visto na foto que o Slip postou. Apenas dois A-1 receberam o novo esquema até agora, o 5504 e o 5530, do 1º/16º GAV e do 3º/10º GAV, respectivamente. Mas as fotos que você postou são bem parecidas e também dá pra ter uma noção.
A modernização dos A-1 teve recursos aprovados no orçamento de 2004, portanto sua modernização começará já no ano que vem. Como o Slip falou, o primeiro F-5BR (protótipo) deverá fazer seu primeiro vôo teste agora em outubro. A velocidade da modernização vai depender dos recursos destinados, se forem poucos, será lenta, se suficientes, rápida. Acredito que no mínimo 1 avião por mês dê para ser feito, mas suponho que sejam mais (2 ou 3) por mês.
Aproveitando o gancho, o primeiro AT-29 Super Tucano (ALX) será entregue à FAB em dezembro.
Voltando ao assunto do tópico, acho que essa compra foi fenomenal! Não sei se vocês já perceberam mas, apesar dos problemas de falta de verbas, o PFCEAB vai saindo aos poucos. Temos aviação de AEW, RS, estamos atualizando e aumentando a aviação de transporte, modernizando a de caça e ataque, voltaremos a ter a capacidade de ASW com os P-3, agora esses Pod's. Está ficando bom, só falta terminar a novela do F-X que finalmente deve acabar em janeiro. Espero que o final seja feliz.
Aquelas duas fotos que você colocou, na verdade, são do A-1B que estava testando o novo padrão, no caso o de matrícula 5654. Porém, o esquema final é um pouco diferente, igual ao do ALX, como pode ser visto na foto que o Slip postou. Apenas dois A-1 receberam o novo esquema até agora, o 5504 e o 5530, do 1º/16º GAV e do 3º/10º GAV, respectivamente. Mas as fotos que você postou são bem parecidas e também dá pra ter uma noção.
Brasileiro escreveu:Por falar nisso, quando vai começar efetivamente a modernização do A-1? qual é a velocidade da modernização dos A-1 e F-5br, por exemplo: 1 aeronave por mês.
A modernização dos A-1 teve recursos aprovados no orçamento de 2004, portanto sua modernização começará já no ano que vem. Como o Slip falou, o primeiro F-5BR (protótipo) deverá fazer seu primeiro vôo teste agora em outubro. A velocidade da modernização vai depender dos recursos destinados, se forem poucos, será lenta, se suficientes, rápida. Acredito que no mínimo 1 avião por mês dê para ser feito, mas suponho que sejam mais (2 ou 3) por mês.
Aproveitando o gancho, o primeiro AT-29 Super Tucano (ALX) será entregue à FAB em dezembro.
Voltando ao assunto do tópico, acho que essa compra foi fenomenal! Não sei se vocês já perceberam mas, apesar dos problemas de falta de verbas, o PFCEAB vai saindo aos poucos. Temos aviação de AEW, RS, estamos atualizando e aumentando a aviação de transporte, modernizando a de caça e ataque, voltaremos a ter a capacidade de ASW com os P-3, agora esses Pod's. Está ficando bom, só falta terminar a novela do F-X que finalmente deve acabar em janeiro. Espero que o final seja feliz.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Paulo Bastos
- Sênior
- Mensagens: 1067
- Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
- Localização: Belo Horizonte/MG
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 262 vezes
- Contato:
Saudações a todos.
Atualmente os unicos paises da America do Sul dotados de armas de guiagem a laser que tenho conhecimento são o Peru, que utiliza kits Opher ou Lizard (veja http://defesanet.web.terra.com.br/noticia/fap62anos/) e a Colômbia, que utiliza os Griffin em seus Mirage 5COD e COA (veja: http://www.defesa.ufjf.br/arq/RB%201.htm). A Venezuela tambem utiliza o Pod Litening, mas desconheço o emprego de armas guiadas.
F16B venezuelano com o pod Litening
Abraços,
Paulo Bastos
AsasNet
Atualmente os unicos paises da America do Sul dotados de armas de guiagem a laser que tenho conhecimento são o Peru, que utiliza kits Opher ou Lizard (veja http://defesanet.web.terra.com.br/noticia/fap62anos/) e a Colômbia, que utiliza os Griffin em seus Mirage 5COD e COA (veja: http://www.defesa.ufjf.br/arq/RB%201.htm). A Venezuela tambem utiliza o Pod Litening, mas desconheço o emprego de armas guiadas.
F16B venezuelano com o pod Litening
Abraços,
Paulo Bastos
AsasNet
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
-
- Sênior
- Mensagens: 4297
- Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
- Localização: Florianópolis
- Contato:
Maravilha!
Acho essa uma excelente compra, e com a recente liberação de verbas para a modernização dos F-5BR, acho que finalmente o PFCEAB voltou a se mover.
Abraços.
César
Acho essa uma excelente compra, e com a recente liberação de verbas para a modernização dos F-5BR, acho que finalmente o PFCEAB voltou a se mover.
Abraços.
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
Armamento
Venezuela.
http://www.fav-club.com/
Argentina.
http://www.saorbats.com.ar/FAA_orbat.htm
http://www.saorbats.com.ar/ARA_orbat.htm
Venezuela.
http://www.fav-club.com/
Argentina.
http://www.saorbats.com.ar/FAA_orbat.htm
http://www.saorbats.com.ar/ARA_orbat.htm
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Quantidade
Bom antes de mais nada gostaria de dizer oi a todos , essa é minha primeira mensagem neste forum!!!! Mas voltando a questao , acho que a FAB deveria ter comprado pelo menos uns 60 desse LItening e uns 40 do outro . Assim todo AMX da FAB teria um !! SO espero que essa quantidade infima signifique um periodo de teste e avaliacao