Luis, se não me engano as Niteroi são fruto de transferência de tecnologia da Inglaterra para nós, não sei se a Inglaterra se oporia a transferir tecnologia de construção de navios stealt para nós, acredito que o grande problema seria sim a transferência dos sistemas de informação. Por este último ponto acho que uma cooperação mais próxima entre Índia e Brasil seria muito bom para nós, já que eles estão bem mais avançados que nós neste quesito, aliás estão mais avançados em todos os quesitos militares!!!
Concordo. As duas últimas fragatas da classe Niterói, a F-44 Independência e F-45 União foram construídas no Brasil mediante a transferência de tecnologias.
Mas tem alguns porém: As fragatas desde o início foram criticadas em relação ao armamento anti-aéreo e os sistemas não eram tão bons, aliás já eram considerados obsoletos para a época.
Aliás, não tivemos transferência de tecnologia nestas áreas sensíveis apesar da transferência ter sido considerada boa.
Os sensores, o radar de busca principal de busca, o radar de navegação, os dois radares de tiro, etc eram de origem inglesa, holandesa e italiana.
O que eu quis dizer é que se pagássemos poderiamos ter as Type 45, talvez pudessemos até ter transferência de tecnologia, mas temos que analisar como seria está transferência.
Por exemplo, os indianos já produzem 85% dos Su-30. O interessante é alcançarmos estes níveis de transferência, ou até mesmo 100%. Isto é que eu acho difícil com os ingleses.
Transferência de armamentos, mísseis, sonares, radares. isto acho que pode ser alcançado com a Rússia, mas com a Inglaterra acho mais difícil.