Derby na FAB?!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#16 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 12, 2005 11:00 pm

E o que eu achava uma falha imperdoável já foi corrigido. Agora ele tem datalink. Mas 50Km ainda é pouco...




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#17 Mensagem por César » Ter Abr 12, 2005 11:18 pm

Olha, eu ficaria muito feliz se a FAB realmente comprasse o Derby agora. Mas ela(ela não, o governo) já perdeu muita credibilidade comigo(como se afetasse muita coisa :P ).

Ou seja, só acredito vendo! :shock: :wink:

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Carlos Mathias

#18 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 12, 2005 11:23 pm

Mas isso é obvio, também só acredito vendo.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#19 Mensagem por Pablo Maica » Ter Abr 12, 2005 11:48 pm

Apesar da maneira que a materia foi escrita no site da FAB indicar que a mesma ja tenha adquirido esta arma eu tbm só acredito vendo!! :roll:


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#20 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Abr 13, 2005 8:57 am

realmente está tudo muito quieto, ninguem fala sobre os F-5BR nem como foram os testes em Natal, nem sobre a entrega, eu sempre me decepciono com a FAB mas acho que vamos ter uma surpresa boa por ai!!! :wink:




_______________________________________________.
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#21 Mensagem por VICTOR » Qua Abr 13, 2005 10:17 am

Carlos Mathias escreveu:E o que eu achava uma falha imperdoável já foi corrigido. Agora ele tem datalink. Mas 50Km ainda é pouco...

Não consegui achar onde fala que ele tem datalink. Para mim, o Derby não tinha e não tem datalink.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#22 Mensagem por Alitson » Qua Abr 13, 2005 11:09 am

Talvez a FAB tenha aprendido uma lição:

EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Carlos Mathias

#23 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 13, 2005 11:33 am

Sobre a introdução do datalink, eu li num anúnciode revista da RAFAEL , foi na T&D ou na RFA, sei lá, mas que eu li, li.
É verdade, é melhor ficar quieto fazendo tudo na moita e anunciar a compra do que ficar debatendo por anos e anos e sujeitar-se a todo tipo de opinião esdrúxula, que no final não dá em nada, vide FX, a novela.




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#24 Mensagem por fredom » Qua Abr 13, 2005 12:50 pm

se realmente se efetivar a compra do Derby, ficaria faltando um Python 5 e deixar o piranha como um recurso extra e nao como arma pricipal.Bom ja nos ja estamos nesse clima de otimismo que tal se governo anunciar logo o substituto dos mirrages 8-] (e' provavel que seja o proprio f-5) mas como sonhar nao custa nda poderiam estar pintando alguns f-16 mlu.




Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#25 Mensagem por nemesis » Qua Abr 13, 2005 10:47 pm

eu to a tanto tempo acompanhandu essa por** que se um milico subi no palanque no dia 22 e dize o resultado do f-x eu morro do coração

:lol: :lol:




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#26 Mensagem por nemesis » Qua Abr 13, 2005 11:16 pm

A partir de amanhã, dia 14, até o próximo dia 22, a Base Aérea brasileira de Santa Cruz (BASC), situada no Estado do Rio de Janeiro e que é atualmente a sede do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) da Força Aérea Brasileira (FAB), equipado com os aviões Northrop F-5E "Tiger II" e Embraer EMB-312 "Tucano", além do 7º e 16º Grupo de Aviação também da FAB, equipados, respectivamente com os aviões de patrulhamento marítimo Embraer EMB-111 "Bandeirante Patrulha" e com os caça-bombardeiros Embraer/Aermacchi/Aeritalia "AMX" e "AMX-T", hospedará a "Reunião de Aviação de Caça 2005" (RAC 2005).
Durante o evento, que terá a participação dos militares e de 60 aeronaves dos onze esquadrões de caça da FAB, será realizado o "Torneio Mangueirão, um torneio de reabastecimento em vôo efetuado entre as unidades aéreas que utilizam os "AMX" e "AMX-T", competição aérea de tiro terrestre, emprego de armamento real e haverá também a apresentação dos mísseis ar-ar de médio alcance israelenses BVR "Derby" que serão futuramente instalados nos jatos F-5EM/FM-BR "Tiger II" da FAB.

Fonte: Marco Zappatori's Agency / FAB


tirado do site http://www.aeroworldnews.com.br/ naum sei se é verdade




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#27 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Abr 14, 2005 12:08 am

Essa notícia foi feita com base na nota da FAB. O trecho:
"apresentação dos mísseis ar-ar de médio alcance israelenses BVR "Derby" que serão futuramente instalados nos jatos F-5EM/FM-BR "Tiger II" da FAB."


Essa certeza é especulação do autor, embora se saiba que o Derby está praticamente certo na Força. O que foi dito é que oficialmente será apenas uma demonstração do produto.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#28 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Abr 14, 2005 8:39 am

ssó uma pergunta, esse alcance de 50Km do Derby, é com o alvo em fulga ou vindo em direção ao caça??
Pois se for em fulga tudo bem mas se for ao contrario, aí o alcance é muito pouco para um BVR.
Do q adianta termos um radar com alcance de mais de 100Km se só vams atirar quando tiver a 50Km??? :roll:




_______________________________________________.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#29 Mensagem por Luís Henrique » Qui Abr 14, 2005 9:29 am

O radar do F-5 tem mais de 100 km de alcance apenas para destruir baleias brancas. Porque com 100 km de distância ele não enxerga nem um elefante branco.

:lol: :lol:

Piadas a parte, mas o radar é bonzinho sim.

Aqui tem um texto do Alitson que explica bem o potencial do radar.

"O radar Grifo-FBR, é produzido pela FIAR italiana, a mesma que desenvolveu e produziu o PIRATE IRST/FLIR do Eurofighter e hoje conta com pelo menos 400 unidades produzidas e sendo utilizado nos upgrades de caças como F-5(Cingapura), F-7(Paquistão), Mirage III(Paquistão), L159, entre vários outros.
Tem capacidade Look-up/look-down, 60º de azimute e 60º de levação como capacidades de varredura e possui a capacidade de ataque ar-ar multi-alvo, podendo atacar até 2 alvos simultaneamente. Possui 10 modos ar-ar, 14 ar-solo/superfície, muitos desses modos são de configuração própria para a FAB e secretas. Contando com um alcance da ordem de 110 km no modo ar-ar em look-up e 70 km em look-down, o radar pode detectar um pequeno alvo com 5m² de área alar a uma distancia de 75 km no modo look-up e 50 km se este estiver a 300m de altitude, look-down.
Podendo utilizar todos os modernos armamentos disponíveis no mercado, radar tem sua maior capacidade no emprego de mísseis BVR com capacidade ativa e semi-ativa. Bombas guiadas ou inteligentes e “burras”, mísseis ar-mar, mísseis anti-radar, mísseis ar-solo, mísseis all-aspect de curto alcance entre outros.
Entre os itens "secretos" no radar produzido para a FAB esta a varredura SAR e sistema de acompanhamento de terreno."

espero que o Alitson não se incomode.

Então da para perceber que os 110 km de alcance não detectam muita coisa. Um Su-35 seria detectado a 75 km e se estivesse a 300 m de altitude seria detectado a 50 km.

O derby é um excelente míssil. Aqui tem alguns dados do site:
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/aam/derby.html
----------
O alcance cinemático é de 63 Km num cenário de dois aviões em rota de colisão a 7.500m de altitude e Mach 0,9 cada um.

O míssil não é otimizado para longo alcance e sim para NEZ (No Escape Zone) de 15km (contra 5km do Python 4 ). O Derby consegue sustentar 50g's, comparado aos 70g's do Python 4. Esta capacidade é similar ao Python-3 de terceira geração em engajamentos a curta distância e é superior ao AIM-9M e ao AMRAAM a curta distância.

Israel confirmou que está desenvolvendo um novo míssil ar-ar de médio alcance, chamado de BVRAAM, da classe do AMRAAM e R-77. O radar seria o mesmo do Derby. O míssil terá um motor extra usado na fase terminal contra alvos ágeis. O alcance é de cerca de 80km.
----------

50 km não é muita coisa, mas são os mísseis mais utilizados. Um míssil BVR pode ser MRAAM ou LRAAM o primeiro é de médio alcance, e o segundo de longo alcance. Os mísseis de médio alcance tem um alcance de até 70 km. Então o Derby não está tão mal. Pra mim ta bom demais.

O único problema é se o derby não tiver datalink. Isto é fundamental e aumenta muito a letalidade do míssil. Espero que o míssil tenha datalink, e espero mais ainda que haja alguma transferência de tecnologia, apesar de duvidar muito. Mas que seria bom seria.

Talvez o Brasil pudesse pressionar Israel para transferir tecnologia do míssil e autorizar produção sob licença, poderiamos ameaçar utilizar o R-Darter e futuramente o T-Darter.

Aliás, ta mais na cara do que na testa que o Derby será escolhido. Os testes serão apenas para comprovar que o míssil é bom, só não será escolhido se o míssil falhar feio. :wink:




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#30 Mensagem por fredom » Qui Abr 14, 2005 11:37 am

O Derby opera em dois modos:

- LOAL (lock-on after launch) para engajamentos a longa distância (BVR). O alvo é adquirida pelo radar e os dados necessários são passados para o míssil. Após o lançamento o míssil voa por INS e ativa o sensor numa distância pré-determinada. O Derby não tem data-link com o avião lançador não podendo ter a rota atualizada contra alvos que mudaram de direção. A trajetória pode ser configurada previamente.

- LOBL (lock-on before launch) para engajamento a curta distância. A sequência de lançamento inicia com o alinhamento da unidade de navegação inercial e a cabeça do míssil é apontada pelo radar ou DASH (visor no capacete) com grande ângulo de disparo (off-boresigth). O sensor é ativado e disparado após trancar no alvo. No modo LOBL o míssil tem grande capacidade de discriminar alvos próximos. Em 2003 foi revelado que o Derby está equipado com um datalink.






quem entende??? foi retirado desse link do site sistemas de armas




Responder