Enflechamento Negativo

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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zorrilho
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Enflechamento Negativo

#1 Mensagem por zorrilho » Sex Abr 01, 2005 12:24 pm

O que vocês sabem de um projeto americano ,acho que se chamava X-25 ou X-29, que era basicamente um F-5 com asas de enflechamento negativo(igual aquele avião russo).Por quê não foi adiante?Dizem que essa característica faz o avião ficar extremamente manobravel(ótimo para dogfigth),mas e o piloto aguenta a carga G? O enflechamento negativo faz o avião ficar mais furtivo?




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Guilherme
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#2 Mensagem por Guilherme » Sex Abr 01, 2005 12:35 pm





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#3 Mensagem por fredom » Sex Abr 01, 2005 2:49 pm

no jogo Ace combat 5 depois de voce adquirir experiencia no F-5, voce pode comprar o F-5 tiger III e depois de conseguir uma determinada expericia no tigerIII vc pode comprar o X-29. eu Ja tenho quase todas as aeronaves, tá faltando conseguir todas versoes do F-14 (eu so consegui o F-14A), Mig-21, F-4, F-22, e no S-47 Berkut.




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Re: Enflechamento Negativo

#4 Mensagem por Slip Junior » Sáb Abr 02, 2005 9:28 pm

zorrilho escreveu:O que vocês sabem de um projeto americano ,acho que se chamava X-25 ou X-29, que era basicamente um F-5 com asas de enflechamento negativo(igual aquele avião russo)

zorrilho, falar que o X-29 era basicamente um F-5 com asas de enflechamento negativo é meio forçação de barra; para começar, um é monomotor e o outro bimotor. :wink:

Por quê não foi adiante?

Porque tanto russos quanto americanos e alemães descubriram que o conceito trazia mais problemas que benefícios.

Dizem que essa característica faz o avião ficar extremamente manobravel(ótimo para dogfigth),mas e o piloto aguenta a carga G?

O X-31 se provou muito mais ágil que o X-29. A maior vantagem dessa configuração é que a aeronave é melhor à baixas velocidades pois produz mais "lifting" (força que faz o avião subir).

O enflechamento negativo faz o avião ficar mais furtivo?

Já ouvi falar isso também, mas não colocaria minha mão nem em um fósforo por tal informação.

Abraços




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Re: Enflechamento Negativo

#5 Mensagem por VICTOR » Dom Abr 03, 2005 7:38 am

Slip Junior escreveu:"lifting" (força que faz o avião subir)

"sustentação" :wink:

Outro problema das asas com enflechamento negativo (as "FSWs") parece ser estrutural: mesmo com materiais modernos, ainda assim elas têm uma tendência a fadiga precoce e danos estruturais




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#6 Mensagem por Everson Garcia » Dom Abr 03, 2005 2:46 pm

:wink: Olá amigos!!!
N a verdade a asa de enflechamento negativo foi invenção germanica.
Os russos notaram que ela possui muitas vantagens pois diminue a assinatura radar do caça pela metade, o BERKUT com suas asas possue otima sustentação e mesmmo sem TVC é muito mais manobravel que o SU-37 super flanker!!!!
na verdade nào era um F-5 e sim um F-20 TIGERSHARK da Nasa, possuia otima manobrabilidade e foi usado para estudo do fluxo laminar aerodinâmico.
Houve um F-16 com asas de enflechamento negativo, com desempenho espetacular, que causou sensação na USAF.
O problema foi que a Ala politica* da Usaf, cancelou os dois projetos dizendo que era diperdicio de dinheiro afirmando que o F-16 já atendia plenamente seus requerimentos.


Abraços.

*: Politica sempre ela para estragar tudo!!!




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#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Abr 03, 2005 3:59 pm

Olha, Everson, acho bem difícil que a assinatura radar de um caça seja reduzida tão drásticamente (à metade) apenas com a adoção de asas com enfechamento negativo.

E, como dito, a adoção de asas nesse formato mostrou-se mais problemática do que benéfica.




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#8 Mensagem por Everson Garcia » Dom Abr 03, 2005 5:13 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Olha, Everson, acho bem difícil que a assinatura radar de um caça seja reduzida tão drásticamente (à metade) apenas com a adoção de asas com enfechamento negativo.

E, como dito, a adoção de asas nesse formato mostrou-se mais problemática do que benéfica.



Sobre as asas serem problematicas ou não, isso pode ser verdade, mas como é também verdade que o Berkut em voô demonstrou otima performance e estabilidade.

Sobre a assinatura radar o BERKUT é 9 vezes menor nas telas de radar que o SU-27 basico, em parte porque as asas refletem a energia para a fuselagem , esta por sua vez reflete para os lados em vez de retornar para o radar inimigo.


Abraços




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#9 Mensagem por Spectral » Dom Abr 03, 2005 8:19 pm

Everson, não estará a fazer confusão com o F-16XL, que possuía uma asa em delta ?

Tanto quanto sei nunca houve um F-16 com asa de enflechamento negativo.

A principal vantagem dessas asas é permitir ângulos de ataque bastante elevados, mas exigem uma grande rigidez estrutural da asa, obrigando a um aumento sustancial do peso da aeronave.

Quanto às tais características stealth, eu diria mais que essa redução de 9x deve-se à aplicação de uma camada de RAM e ao reposicionamento/realinhamento de algumas componentes do Flanker. Não é dificíl atingir reduções dessa ordem de grandeza (diz-se que os MKI também as têm, e o Rafale e o Typhoon têm-nas bastante avançadas).

Já agora, não é por acaso que o T-50 / PAK-FA tem sido descrito como um S-37 com asas convencionais :wink:




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#10 Mensagem por Everson Garcia » Qua Abr 06, 2005 3:58 am

Spectral escreveu:Everson, não estará a fazer confusão com o F-16XL, que possuía uma asa em delta ?

Tanto quanto sei nunca houve um F-16 com asa de enflechamento negativo.

A principal vantagem dessas asas é permitir ângulos de ataque bastante elevados, mas exigem uma grande rigidez estrutural da asa, obrigando a um aumento sustancial do peso da aeronave.

Quanto às tais características stealth, eu diria mais que essa redução de 9x deve-se à aplicação de uma camada de RAM e ao reposicionamento/realinhamento de algumas componentes do Flanker. Não é dificíl atingir reduções dessa ordem de grandeza (diz-se que os MKI também as têm, e o Rafale e o Typhoon têm-nas bastante avançadas).

Já agora, não é por acaso que o T-50 / PAK-FA tem sido descrito como um S-37 com asas convencionais :wink:





OK, OK vocês me convenceram!!!
Agora só por curiosidade alguem tem fotos ou desenhos do PAK-FA???

Spectral, achei a revista, e sim havia um prototipo do F-16 com enflechamento negativo.
SFW/F-16 DARPA(na foto suas asas estão pintadas na cor laranja).
Tambem houve um F-16 triplano igual ao SU-35, se chamava:
F-16/ATFI.
Houve um F-16 com asas de enflechamento variavel, igual ao do Mig-23:
F-16 XL/SCAMP- MACH 2,5 (alias esse prototipo atingiu supercruiser bem antes da gente sonhar com o F-22A), comprimento de 16,59 , envergadura de 9.88, area alar de 60 m, turbina F-101DFE com cerca de 12.245kg.
Além do F-16 de asa em delta que vc citou.


Abraços.




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#11 Mensagem por Spectral » Qua Abr 06, 2005 3:32 pm

A única imagem fiável do PAK-FA ( nome interno da Sukhoi : T-50) que conheço :

Imagem

O resto é fan-art.

Quanto ao SW/F-16 parece que realmente existiu esse projecto, mas não saiu da fase de desenho:

http://www.f-16.net/f-16_versions_article26.html

[ e obrigado pela informação, que eu adoro este tipo de projectos obscuros :P]

o AFTI:

http://www.f-16.net/f-16_versions_article13.html

Quanto ao XL /program SCAMP, tanto quanto sei era efectivamente o de asa delta:

http://www.f-16.net/f-16_versions_article1.html

Imagem

Vou ver se encontro algo sobre esse F-16 de geometria varíavel




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