Brasil vs Portugal

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
nestor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1499
Registrado em: Sáb Jan 22, 2005 10:26 pm
Localização: GRANADA (España)

#46 Mensagem por nestor » Seg Mar 28, 2005 11:26 pm

talharim escreveu:Num cenário como o de hoje realmente ficaria difícil nós ajudarmos Portugal em alguma coisa,nossas Niterói ainda nao terminaram o ModFrag,o Sao Paulo está parado assim como os Skyhawks....

Só a nossa força de subs está em plenas condiçoes de combate..........

Mas analisando um cenário de 2010,nossa MB teria no inventário:

6 Niterói ModFrag

4 Type 22 Modfrag

5 Corvetas modernizadas

5 Subs Tupi modernizados

Provavelmente 1 SMB operacional

O Sao Paulo completamente operacional com todos os Skyhawks em condiçoes de voo.

+4 Fragatas com certeza,provavelmente 4 Type 23 ou entao 2 Type 42.

Teríamos 19 escoltas mais o PA Sao Paulo e + 6 Subs......+ 3 VDG,2 OHP e 2 Subs da Marinha Portuguesa que se esperam que nao enfrentem a marinha espanhola em desvantagem e se refugiem para o Brasil.....


JNSA escreveu:
A Marinha Espanhola é suficiente para meter todos os navios brasileiros no fundo,


Agora qual lado estará em desvantagem?



Pero no tienes en cuenta los medios de la Armada Española en el 2010 en ese analisis. Para entonces como minimo tendriamos ya 6 F-100, 4 submarinos S-80, el PdA con sus Harrier II capacitados para disparar Harpoon al igual que los F-18 desde sus bases en tierra que tambien pueden lanzarlos contra los posibles navios enemigos. Satelites capaces de detectar los movimientos de esos navios para dirigir los ataques...

En realidad nuestra Armada no tendria que salir al mar para impedir que algun buque se aproxime a las costas ibericas.

Saludos.




Carlos Mathias

#47 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mar 28, 2005 11:47 pm

Submarinos e uns navios espanhóis no fundo, isso ia doer neles. Digo isso porque em manobras anteriores nossos subs atiraram em todos, inclusive no tal porta-aviões. Em termos aéreos fica ruim com estas merdas de F-5M, mas se este fosse um país sério teríamos uns 20 Su-35 e uns Kh-41 e Kh-55, perfeitos para afundar fragatas e PAs e juntos derrubar uns Harriers, mas isso agora é sonho.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#48 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 29, 2005 12:26 am

nestor escreveu:¿Que aviones desplazaria Brasil a las Azores para hacer frente a los F-18 y EF-2000 españoles? Y eso sin contar con la capacidad antiaerea de las F-100 con AEGIS y SM2


Hoje? A-29 Super Tucanos? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Se for em 2010 eu espero uns Rafales ou EF-2000.

Pero no tienes en cuenta los medios de la Armada Española en el 2010 en ese analisis. Para entonces como minimo tendriamos ya 6 F-100, 4 submarinos S-80, el PdA con sus Harrier II capacitados para disparar Harpoon al igual que los F-18 desde sus bases en tierra que tambien pueden lanzarlos contra los posibles navios enemigos. Satelites capaces de detectar los movimientos de esos navios para dirigir los ataques...

En realidad nuestra Armada no tendria que salir al mar para impedir que algun buque se aproxime a las costas ibericas.


A briga ia ser boa.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
nestor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1499
Registrado em: Sáb Jan 22, 2005 10:26 pm
Localização: GRANADA (España)

#49 Mensagem por nestor » Ter Mar 29, 2005 4:58 am

Un F-18 sobre el Teide (Canarias) armado con 4 misiles Harpoon.

Imagem


:wink:

Saludos




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#50 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 29, 2005 7:55 am

Para terem uma ideia, quando o meu pai esteve na Escola Prática de Cavalaria, no início dos anos 80, dizia-se que quando se conseguisse fazer sair os blindados do quartel, já os espanhóis estavam em Lisboa...


Infelizmente o JNSA tem toda a razão.

Há um professor universítário conhecido, que é militar da Marinha que diz que em Portugal só se começa a planear as suas aquisições quando o inimigo já trepa pelas colinas de Lisboa.

E é mesmo assim.

No passado e mais ainda no presente.

Não é teoria, mas a realidade.

Hoje, se um conflito houvesse, a Espanha teria os meios para em menos de 24 horas tomar todo o território continental.

O melhor mesmo era declarar Lisboa, Porto e outras regiões como locais abertos, para evitar confrontos.

Imaginem um confronto entre os nossos M-60 e os Leopard de Espanha ou os novos blidados de rodas de Espanha contra os nossos Cahimite :shock:

Os nos ares os nossos 40 F-16 contra os F-18 e EF de Espanha. :shock:

Um massacre sem sentido.

A única forma de resistência seria uma guerra de guerrilha, desgastante, e essa só poderia ser alimentada pelo exterior, através de desembarques clandestinos na costa, que Espanha se esforçaria por dificultar.

E uma resistência passiva, movida por um grande movimento social de patriotas.

Se houvesse aviso prévio teriamos que retirar toda a frota da Armada e Força Aérea para os Açores e para Cabo Verde.

Quanto a uma ajuda brasileira, e apesar de ter uma Armada interessante, de pouco poderiam fazer para furar o bloqueio na rota imposta pelos submarinos de Espanha, mais as 3 F-100.

As 6 fragatas Santa Maria (OHP) faria o serviço em relação aos aviões do Brasil e de Portugal que tentassem atacar os navios de Madrid.

O S. Paulo de pouco serviria, senão para transportar algumas tropas e aviões para um assalto ao continente, a partir dos Açores (caso Espanha não os tomasse).

Os LPD's do Brasil só seriam úteis para transporte de tropas e materiais até aos Açores, porque para o Portugal continental, só serviriam após o estabelecimento de uma testa de ponte, muito improvavel.

Os 23 C-130 brasileiros para transporte de homens e equipamento teriam que fazer escala em Cabo Verde até chegarem aos Açores (a eterna falta de meios estratégicos de projecção aérea)

Poderiamos ainda contar com algumas tropas de outros países amigos, como Angola, mas apenas ao nível de infantaria, de que nada serviriam num cenário de Portugal ocupado militarmente.

_____


Perante um ataque surpresa, Espanha numa noite poderia fechar a barra do Tejo e toda a nossa Marinha ficaria bloqueada e inoperacional.

As poucas bases poderiam ser bombardeadas e as pistas inutilizadas em 1 hora.

Portanto, não é pessimismo, mas realismo.

Depois desse golpe de força, em menos de 48 horas, por terra o exército espanhol poderia por estrada tomar os centros urbanos e controlar as comunicações, aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

Fechar o trânsito em 3 pontos, cortando o país em 3.

Não teriamos qualquer hipótese, a menos que houvesse um grande movimento internacional que forçasse a Espanha a recuar (como aconteceu com a 1ª guerra do Golfo, em relação ao Koweit ocupado pelo Iraque).

_____________

Daí que como tenho escrito, e apesar de um conflito que degenerasse numa guerra seja uma hipótese extremamente remota, Portugal, tal como a Espanha o está a fazer nos dias de hoje (sem que de igual modo ameaças reais e credíveis estejam no seu horizonte, mas que não abdica de vir a ter 6 F-100, com Tomahawks para lá das Santa Maria, de um PA e de dois LPD's), se deveria armar positivamente, não numa perspectiva belicista, mas para atinguir um patamar suficientemente dissuasor para qualquer ameaça à sua integridade territorial.



Nestor:

Se prefere as mulatas, parabéns pelo vosso bom gosto.

Até se costuma dizer, em relação à descoberta do "novo mundo" que Espanha ficou com a Prata dos incas e os portugueses com as mulatas e a caipirinha.

Quem ficou a ganhar? :wink:




Imagem
JNSA
Sênior
Sênior
Mensagens: 720
Registrado em: Dom Dez 12, 2004 9:28 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#51 Mensagem por JNSA » Ter Mar 29, 2005 8:43 am

A sua exposição está correctíssima, Rui.

A grande questão aqui é a disposição geográfica de Portugal, e o facto de ser um país pequeno. Com este quadro operacional, as únicas hipóteses que teríamos eram:
- ter um exército pequeno, mas rapidamente mobilizável, e com armas suficientemente sofisticadas para contrabalançar a superioridade espanhola, impondo-lhes perdas elevadas :arrow: não existe actualmente
- ter uma marinha e força aérea tecnologicamente muito evoluídas, mais uma vez para contrabalançar a superioridade espanhola, e garantir uma protecção adequada das forças terrestres e das linhas de comunicação marítimas :arrow: não existe actualmente

Sendo assim, como já foi dito, a única alternativa que resta é a guerrilha.

O problema não é a falta de qualidade ou coragem dos nossos militares, mas sim o facto de que o tempo que demora, por exemplo, a mobilizar a BMI, abastecer e municiar os veículos, aquecer motores e sair do quartel em ordem de combate, é suficiente para que Santa Margarida já tenha sido arrasada por bombardeamentos espanhóis, e para que as suas unidades mecanizadas já estejam às portas de Lisboa.

Em caso de ataque surpresa, a maior parte das unidades, sobretudo as mais próximas da fronteira, são irrelevantes.

Já agora, mais uma coisa - mesmo com a tal "fuga para os Açores", à excepção das Lajes, não há lá nenhuma base aérea com infraestruturas suficientes para apoiar convenientemente a Força Aérea Portuguesa, quanto mais a Brasileira. A situação em relação aos portos marítimos é ainda pior, pois não há lá depósitos de armamento, nem estaleiros para reparações.

E sobra ainda outra "pequena" dificuldade, que é a necessidade de ter que atravessar metade do Atlântico para poder atacar os espanhóis...




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55308
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2445 vezes

#52 Mensagem por P44 » Ter Mar 29, 2005 9:18 am

Ó Brites!!!! Ó Brites!!!!!!

Esta GUERRA era entre Portugas e Brasilêros e os MALVADOS CASTELHANOS já se tão a meter ao Barulho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

======================

Desde já proponho uma aliança Luso-Espanhola pra a conquista de ANDORRA...




Triste sina ter nascido português 👎
JNSA
Sênior
Sênior
Mensagens: 720
Registrado em: Dom Dez 12, 2004 9:28 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#53 Mensagem por JNSA » Ter Mar 29, 2005 9:29 am

P44 escreveu:Desde já proponho uma aliança Luso-Espanhola pra a conquista de ANDORRA...


P44, se é por causa do tabaco barato, então mais vale ir aí ao porto de Setúbal e arranjar algum de contrabando... (não fui eu que lhe disse isto :mrgreen: ) Sempre é mais fácil, e evita um conflito internacional, que trás sempre ressentimentos e confusões. Já viu o problema que era negociar os direitos de acesso à nossa parte de Andorra?... E negociar quem é que ficava com as Andorrenhas como espólio de guerra? Ainda por cima toda a gente sabe que os espanhóis são lambões, e depois de verem a Merche, deviam querê-las todas para eles... Nah, dava muita chatice...

:lol: :lol:




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#54 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 29, 2005 9:47 am

E quem é a Merche? :? :? :? :? :?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55308
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2445 vezes

#55 Mensagem por P44 » Ter Mar 29, 2005 10:02 am

Rui Elias Maltez escreveu:E quem é a Merche? :? :? :? :? :?


A MERCHE ROMERO, aquela BOAZONA/GANDA MULA que apresenta aquele programa prós parolos, é de Andorra? Pensava que era Castelhana :mrgreen:

COM QUE ENTÃO O JNSA ANDA A TRAFICAR SG GIGANTE EM SETUBAL!!!!!!!!!!!!!!!!
AI QUE TENHO CONCORRÊNCIA E NÃO SABIA!!!!!!!!!!!

(upssss...esta parte depois é pra apagar...)




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#56 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 29, 2005 10:07 am

P-44:

Coloque, se tiver um foto dessa "boazona, g'anda mula" no tópico das mulheres, para o Paisano (e eu :oops: ) saber de quem está a falar, por favor.
_____________

Em Setúbal o tabaco é mais barato?

E o PT não nos dizia nada?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55308
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2765 vezes
Agradeceram: 2445 vezes

#57 Mensagem por P44 » Ter Mar 29, 2005 10:12 am

Rui Elias Maltez escreveu:P-44:

Coloque, se tiver um foto dessa "boazona, g'anda mula" no tópico das mulheres, para o Paisano (e eu :oops: ) saber de quem está a falar, por favor.
_____________

Em Setúbal o tabaco é mais barato?

E o PT não nos dizia nada?


Quanto é que o Mullah me paga, pra pôr a foto da gaija???? :mrgreen:






























Imagem




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#58 Mensagem por Paisano » Ter Mar 29, 2005 11:14 am

P44 escreveu:Imagem


:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#59 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 29, 2005 11:16 am

E qual é o canal de TV e programa em que ela aparece?




Imagem
JNSA
Sênior
Sênior
Mensagens: 720
Registrado em: Dom Dez 12, 2004 9:28 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#60 Mensagem por JNSA » Ter Mar 29, 2005 11:22 am

Paisano escreveu:
P44 escreveu:Imagem


:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


Pelos vistos a "nossa" Merche causou boa impressão do outro lado do Atlântico... 8-] :lol: :wink:




Responder