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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#76 Mensagem por VICTOR » Sáb Mar 12, 2005 11:05 pm

Carlos Mathias escreveu:Para mim esse negócio de assento na ONU é uma palhaçada do cacete, no máximo um assento no banheiro da ONU. É igual àquela história de olimpíadas aqui no Rio. A baía está podre, o trânsito uma merda, os rios são esgotos a céu aberto, segurança nem preciso falar. Aí vem um corno da vida dizer que podemos sediar uma olimpíada. Só se for olimpíada do cagalhão descendo o rio ou olimpíada de tiroteio e bala pedida. Vão todos prá puta que pariu, cambada de cagões. :x :x :x
Afinal, governo de merda ou merda de governo? :x :x :x

HUAHUAHUAuahauauhauuaheuiaehiauhhhae
:lol:
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#77 Mensagem por Jet Crash® » Qui Mar 17, 2005 10:37 pm

Jet Crash® escreveu:
talharim escreveu:Agora discordo de vc que a China ainda nao tem naipe para produzir um caça de respeito.Já tem em operaçao o J-10 que é considerado por especialistas inclusive ocidentais superior ao F-16 e eqivalente ao F-18.



Como você mesmo citou, há pesado suporte russo e israelense neste projeto. Se não fosse estes dois países estaríamos vendo mais uma re-engenharia do MiG-21, o que este programa era de fato até israelenses e russos serem contratados para tocar o projeto.


Veja que o J-10 não seria nada se não fosse a AL-31F que o motoriza. A China tem falhado miseravelmente ao tentar produzir um turbofan, ela só consegue produzir mais turbojatos cópias da R-13 originária do MiG-21.

O J-10 também não seria nada espetacular se não fosse o know-how israelense adquirido no desenvolvimento do Lavi.

Ainda há muito caminho pela frente, até que a China possa independentemente produzir um caça de boa qualidade sem auxílio externo.


Para endossar minha declaração anterior, aqui vai mais uma dos chineses.

March 17, 2005: China’s track record of technology theft is breathtaking, but frequently these efforts are much less successful than were hoped. One such case was the Chinese copy of the French Super Frelon (SA-321) helicopter. China bought some SA-321s in the early 1970s, and by 1976 were working on reverse engineering them and producing their own, illegal, version. The first flight of the SA-321 clone (the Z-8) took place in 1985. But only about twenty of the Z-8 have been built since then. Too many technical problems, plus the French were none too happy about this and made their displeasure known to the Chinese. But China has persisted, as the Z-8B is now in production. But only about half a dozen have entered service. A more powerful engine, and hundreds of technical improvements, have still not produced a chopper the Chinese army is willing to pay for. The navy was happy with the original SA-321s, and the Z-8 clones, but these operated at sea level.




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#78 Mensagem por talharim » Sáb Mar 19, 2005 5:42 pm

Índia prestes a assinar acordo para modernizaçao de Harriers

A Índia pretende assinar até o dia 31 de março com empresas israelenses contrato de modernizaçao de 15 caças Sea Harrier,atualmente utilizados no porta avioes INS VIRAAT...

O Upgrade incluí modificaçoes nos avionicos e troca do radar por outro fornecido pela Elta Systems.Com a modernizaçao os Harriers Indianos poderao lançar mísseis BVR.

Inclusive a Índia já adquiriu de antemao 20 mísseis Derby e planeja adquirir + logo após a modernizaçao,que deverá ser concuída em 30 meses depois da assinatura do contrato.

A modernizaçao dos Sea Harriers se faz necessária,visto que está prevista a operaçao desses caças até 2010 quando serao desativados juntamente com o INS VIRAAT,sendo substituídos pelo Admiral Gorshkov adquirido de 2° mao da Rússia e novíssimos caças MIG-29K.




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#79 Mensagem por talharim » Sáb Mar 19, 2005 6:05 pm

Emirados Árabes Unidos abrindo a carteira cheia de petrodólares:

Nesse ano de 2005,a United Arab Emirates Air Force (UAEAF) estará recebendo a primeiro lote de 10 caças do total de 80 caças F-16 Block 60 adquiridos recentemente.

Eles irao se somar aos já em operaçao Mirage 2000-9..........e formarao a linha de frente da defesa aérea desse minúsculo país.

Fora isso ainda esse ano serao decididos 3 importantes concorrencias para aquisiçao de armas:

1- A compra de treinadores avançados

2- A compra de avioes tankers

3- A compra de aeronaves AEWC

Com relaçao a aquisiçao de treinadores avançados provavelmente o escolhido será o T-50 Golden Eagle.A escolha se deve ao fato de oficiais da UAEAF estarem procurando um treinador supersonico com capacidade secundária real de ataque ao solo e defesa de ponto.Só faltam acertar detalhes de U$$ valores para aconclusao do negócio.O T-50 Golden Eagle parece ter um preço salgado demais até para os padroes árabes.

A aquisiçao de aeronaves AEWC está parada no momento.A aeronave escolhida foi o E-2C HAWKEYE 2000 mas o departamento de estado americano está relutante em aprovar a venda por causa de alguns sistemas críticos utilizados na aeronave.

Fora isso a UAEAF planeja adquirir fechar contrato para aquisiçao de 3 aeronaves tankers,com 2 concorrentes no páreo:
Boeing 767 tanker transport e Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT).

Vamos morrer de inveja mesmo :cry: infelizmente é o que podemos fazer




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#80 Mensagem por talharim » Sáb Mar 19, 2005 6:20 pm

Turquia prestes a assinar contrato de modernizaçao de aeronaves F-16.

Os governos Turco e Americano estao negociando a modernizaçao de 80 aeronaves F-16 da Força Aérea Turca,o contrato deverá ser assinado até 31 de março.

Numa primeira fase serao modernizados 80 caças,mas o contrato engloba a modernizaçao de toda a frota de F-16 da Força Aérea Turca.
A Força Aérea Turca possui atualmente 218 caças F-16,mas planeja modernizar apenas 180,o restante deverá ser posto em venda.Mais um lote de F-16 disponível para venda no mercado! :)

A Força Aérea Turca perdeu até hoje 22 caças F-16 em vários acidentes.




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#81 Mensagem por VICTOR » Sáb Mar 26, 2005 11:59 am

7 March, 2005
Russian TV: Air Force To Get First Su-34 Fighter by Year End
(Russia TV RTR)
[Presenter Marat Kashin] Novosibirsk aircraft builders are carrying out a new state order: they are assembling a fourth-generation super-aircraft for the Russian Air Force. The aircraft combines the qualities of a fighter jet and a bomber and has no rival in the world. The army will get the first Su-34 by the end of the year. Specialists say that the main thing for the state order is to be long-term. Here is a report by Dmitriy Ivanov.

[Yuriy Gutov, deputy director-general of the Chkalov aircraft-building works] Somebody is making shutters [Russ: stvorki], somebody is making a wing. You see, the wing is not finished.

[Correspondent] The Su-34 fighter, which is being assembled in a workshop of the Chkalov works, is the first one to be delivered to the Russian Air Force. The aircraft builders have started working on the long-awaited state order for new front-line bombers. A year ago trial models of the fighter were sent to military airfields and after hundreds of hours of air tests no-one had any doubts about the qualities of the super-aircraft - this is how designers describe it.

[Yuriy Gutov] The confidence of the designers, the confidence of our potential buyers, i.e. the military, and of course our confidence. This is a good machine. State tests have proved this.

[Correspondent] Aircraft builders are not very talkative about the Su-34. Their replies to many questions are short - the information is classified. They call the fighter a multipurpose aircraft. It can fire missiles at the enemy's ground targets and is also efficient in an air combat.

[Viktor Izotov, assembler] It combines so many clever things. This is a high technologies achievement.

[Correspondent] About 40 specialists are working on the aircraft in the assembly shop. Each has his own area of responsibility. When the air frame is ready, they will start installing computer equipment, including satellite navigation, a unique communications system and a powerful radar, which makes the Su-34 undetectable for the enemy.

[Aleksandr Bobryshev, director-general of the Chkalov works] At this stage, our limits are probably five aircraft a year.

[Correspondent] The 6,000-strong team is ready for complicated and painstaking work. It is important for the aircraft builders that the state order for new military bombers is long-term. This will allow the works to work steadily and the army to replace its aircraft. The Su-34 is designed to replace its predecessor, the third-generation Su-24, in front-line aviation subunits.

The aircraft builders are planning to deliver the first Su-34 M fighter to the Russian army by the end of the year.

Dmitriy Ivanov, Oleg Bondarev, Aleksandr Ganov for Vesti from Novosibirsk.




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#82 Mensagem por VICTOR » Sáb Mar 26, 2005 12:32 pm

AS ASAS FRANCESAS DA SUKHOI

"As nossas relações com as empresas
francesas desenvolvem-se de forma bastante positiva" -
declarou o director-geral da "holding"


Sukhoi, Mikhail Pogossian,

em entrevista ao observador da RIA "Novosti".

Viktor Litovkin,
observador político da RIA "Novosti"

Na próxima exposição internacional em Hannover, a
Sukhoi estará representada não pelos famosos caças
Su-30 e suas versões, mas pelo avião civil RRJ-95
(Russian Regional Jet). A Rússia desenvolve esse
projeto em conjunto com a França. A aviónica do RRJ-95
é produzida pela empresa francesa Thales, o motor é
fabricado pela companhia francesa Snecma e pela firma
russa Saturn, os sistemas de comando pelas Liebherr
alemã e Voskhod russa, os sistemas de ar condicionado
estão a cargo também da Liebherr e os trens de pouso
pela Messier Dowty francesa, o sistema de combustível
é fornecido pela Intertechnique, o sistema eléctrico
pela Hamilton Sundstrand, do interior da cabina
encarregou-se a B/E Aerospace, as unidades de potência
auxiliares(APU) estão a cargo da Honeywell e da Saliut
russa, as poltronas da tripulação são desenvolvidas
pela Ipeco...

Como vemos, a "contribuição francesa" para o RRJ-95 é
muito vasta. E este grupo de companhias está longe de
ser casual. Os dirigentes da "holding" Sukhoi
procuraram empresas com reputação nos respectivos
sectores da indústria aeronáutica que fossem seus
parceiros na realização do programa de construção de
aviões civis capazes de entrar no mercado mundial.
Ora, a Sukhoi terá bastante concorrentes na classe de
aviões regionais, da qual faz parte a família do RRJ.
Podemos citar o avião russo Tu-334, o russo-ucraniano
An-148, o Embraer brasileiro, o Bombardier canadense e
até o ARJ chinês...

Nem todos estes aviões estão prontos a voar, nem todos
efetuaram os testes de certificação, nem todos gozam
do apoio do Estado, o qual, aliás, foi concedido ao
projecto da Sukhoi. No entanto, a concorrência é
concorrência. Portanto, o concorrente pode ser vencido
não só graças às características técnicas superiores
do avião, a sua economia e conforto para os
passageiros, mas também mediante o apoio por parte dos
maiores produtores de equipamentos aeronáuticos. Por
isso, era necessário despertar neles o interesse
comercial pelo êxito deste avião - consideravam os
dirigentes da "holding". E a Sukhoi soube suscitar
este interesse, inclusive da parte da França.

No decurso da visita feita à França, em Dezembro do
ano passado, pelo primeiro-ministro Mikhail Fradkov e
das suas negociações com o governo francês, foi
declarado que os Governos dos dois países consideram
prioritário o projeto de criação de uma família de
aviões regionais russos (RRJ) equipados com motores
SaM146 elaborados pela empresa francesa Snecma em
conjunto com a russa Saturn. O Governo da Federação
Russa aprovou a decisão de apoiar este projecto tendo
previsto no orçamento de 2005 o financiamento sob a
forma de garantias estatais num montante de cerca de
100 milhões de dólares.

Além disso, o Governo da Rússia incluiu o projecto de
criação do motor SaM146 e do RRJ no programa especial
federal "Desenvolvimento da Aviação Civil para
2002-2015" e anunciou que em 2005 o programa RRJ será
financiado sob a forma de garantias estatais num
montante de 2,7 bilhões de rublos (cerca de 100
milhões de dólares). Esta promessa está sendo
cumprida.

Foi assinado um contrato sobre o fornecimento de 50
aviões à companhia de aviação Sibir, preparadas
ofertas comerciais às companhias de aviação UTAir(
França) e Pulkovskie Avialinii e, como se afirma na
"holding", acordos verbais sobre a venda de RRJ's
foram obtidos com a Air France, a Iberia e outras
companhias europeias.

Foram concluídos todos os trabalhos relacionados com a
elaboração do anteprojecto, a composição volumétrica
do aparelho, a escolha dos fornecedores de materiais e
equipamentos, a encomenda garantida dos primeiros 50
aviões e o início da sua certificação segundo as
normas russas e europeias. Foi aprovado também o plano
de criação do sistema de assistência pós-venda, de
formação de pessoal e de um completo serviço de
manutenção. A montagem do avião foi iniciada em duas
fábricas da Sukhoi, situadas nas cidades de
Komsomolsk-no-Amur e Novossibirsk.

As primeiras estruturas básicas dos aviões devem ser
montadas nestas empresas no primeiro trimestre de
2005, e no terceiro trimestre de 2006 o avião já deve
fazer o primeiro voo de ensaio - disse Mikhail
Pogossian em entrevista à RIA "Novosti".

"Iniciamos a produção dos aviões destinados às provas
- declarou-nos o director-geral da "holding" Sukhoi. -
Estou certo de que este programa tem todo o potencial
necessário para ser um grande progresso na indústria
aerospacial. É a primeira vez que um produtor nacional
oferece um produto que corresponde completamente aos
requisitos do mercado mundial e dispõe de um elevado
potencial de exportação. Contamos com o apoio dos
maiores países europeus, inclusive da França. Isso dá
à Rússia a singular possibilidade de ocupar fortes
posições no mercado mundial da aviação civil".

O avião de 95 lugares a ser exibido na exposição de
Hannover é realmente único do género. E o principal
não é apenas a grande economia dos seus motores e de
outros equipamentos de bordo mas também a distância de
voo de 3050 a 4485 quilómetros que o avião pode cobrir
sem reabastecimento. Para além do máximo conforto para
os passageiros, a aeronave concentra em si todo o
melhor que hoje existe na aviação mundial. Jean-Pierre
Cojean, director-geral do Departamento de Aviões Civis
da Snecma, declarou em conferência de imprensa, em
Moscou, que sob o ponto de vista técnico "este é o
melhor projecto na sua classe, tanto no que se refere
à capacidade de carga útil como à autonomia de voo".

O RRJ terá a melhor aviónica entre todos os aviões
desta classe. Como assinalou Cojean, esta será uma
variante modificada da aviónica que será instalada no
futuro avião civil A380, que será o maior do mundo.
"Além disso, o RRJ é equipado com um dos melhores
motores" - declarou o técnico francês.

O programa do avião regional russo é orçado em 600
milhões de dólares e o futuro volume de vendas em mais
de 10 bilhões de dólares. As necessidades do mercado
internacional nestas aeronaves de passageiros de
pequeno porte, relativamente baratas e extremamente
cómodas na exploração é estimada para os próximos
vinte anos em quase 5.500 unidades. Só nos próximos
anos, a partir de 2007, altura em que o RRJ deverá ser
produzido em série, serão necessários 300 aparelhos
para os países da Comunidade de Estados Independentes
e mais de 400 para os países da Europa, América do
Norte e Sudeste Asiático. A Sukhoi espera facturar com
a exportação destes aparelhos praticamente o mesmo que
aufere com a venda dos seus aviões militares, ou seja,
mais de 1,5 bilhão de dólares anualmente.

Como diz Mikhail Pogossian, a Sukhoi já investiu 70
milhões de dólares na criação do RRJ. E dentro em
breve tenciona não só compensar as suas despesas mas
também começar a obter lucros. Não se pode excluir que
nos próximos anos a "holding", contando com o apoio de
empresas franceses, europeias e americanas, obtenha no
mercado o mesmo êxito que os caças desta famosa marca
russa.




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#83 Mensagem por talharim » Qua Mai 04, 2005 5:42 pm

Malásia anuncia a compra de 18 caças SU-30MKM para substituir a remanescente frota de caças F-5 ainda em uso na sua força aérea.

Valor do contrato: U$$ 900 milhoes,entregas entre 2006 e 2007.

A Real Força Aérea Malaia possui um frota bem eclética,com Migs 29,F-18s e agora SU-30.E ainda pretendem adquirir mais células de caças F-18 em breve.

Outra concorrencia importante é a compra de aeronaves AEWC.A Embraer é a franca favorita para venda dos seus jatos EMB-145 AEWC montados com o radar Erieye sueco.

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#84 Mensagem por talharim » Qua Mai 04, 2005 6:07 pm

China compra bombardeiros das "reservas" russas......

A China adquiriu recentemente alguns bombardeiros TU-95 e TU-22M3 das reservas russas......

Ainda nao se sabe a quantidade de aeronaves adquiridas nem os valores envolvidos.

Por serem aeronaves consideradas obsoletas para uma guerra moderna poderiam apenas serem usados para lançamento de mísseis cruise e alguma capacidade de ataque nuclear se receberem as devidas modernizaçoes........

Um TU-95RT escoltado por um English Electric Lightning




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TU-22M3
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#85 Mensagem por talharim » Qua Mai 04, 2005 6:14 pm

Falha minha :oops:

TU-22M3
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#86 Mensagem por nemesis » Qua Mai 04, 2005 10:49 pm

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talharin, vc sabe dizer quando aconteceu isso?




sempre em busca da batida perfeita
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#87 Mensagem por talharim » Qui Mai 05, 2005 9:39 am

Nao sei nao Nemo :?

Aqui vai o Link de onde tirei a notícia e as fotos:

http://www.mosnews.com/money/2005/01/13/chinabombers.shtml

Devem existir milhares de interceptaçoes relatadas feitas por caças da OTAN contra os Bear soviéticos na época da Guerra Fria.

Os Bears eram usados para tarefas de "Reconhecimento" dentro do espaço aéreo Americano e Europa Ocidental,

Geraram belas imagens para ficar na história.




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#88 Mensagem por talharim » Qua Mai 11, 2005 11:39 am

Angola se arma com frota renovada de MiGs

Caças, ao custo de US$ 4 milhões a unidade, garantirão segurança de campos de petróleo e minas de diamante

Roberto Godoy

Um ícone da indústria aeronáutica da extinta União Soviética, o caça MiG-21, vai garantir a segurança do espaço aéreo de Angola em versão de tecnologia atualizada. A configuração modernizada do supersônico produzido há cerca de 30 anos está sendo desenvolvida especialmente para a aviação militar do governo de Luanda pela agência fabricante russa, a Mikoyan-Gurevich. O custo de cada unidade revitalizada é estimado em US$ 4 milhões. Os MiG-21 serão responsáveis pela defesa de alvos estratégicos como a capital, Luanda, os campos de exploração de petróleo, as centrais geradoras de energia, as minas de diamante e as jazidas de metais preciosos. O governo do presidente José Eduardo Santos está iniciando a execução de um abrangente programa de renovação da estrutura das Forças Armadas.

Um sistema digital integrado, para navegação e combate, será instalado a bordo permitindo que pelo menos 12 jatos tenham a capacidade expandida para disparo de mísseis ar-ar de médio alcance, e para o lançamento de bombas dirigidas por laser. O MiG-21 entrou em operação em 1967 e foi largamente usado pelo Vietnã do Norte. Virtualmente todos os países alinhados com a ex-URSS receberam lotes dessa aeronave que pode voar a 2.300 km/hora e tem alcance de 1,6 mil quilômetros com dois tanques extras. O armamento inclui um canhão de 23 mm e mais 6 toneladas de cargas de ataque.

O governo de Angola também vai pagar à Ucrânia cerca de US$ 70 milhões pela modernização de 18 caças-bombardeiros MiG-23 Flogger (Chicoteador). É o primeiro contrato de reequipamento da defesa formalizado depois do fim, em 2002, da guerra civil de 28 anos. Na região, também a África do Sul está reaparelhando a Força Aérea por meio da compra de 28 avançados caças JAS-39 Gripen, suecos, de alta tecnologia. O primeiro será entregue em 2006 e o último em janeiro de 2012.

A Aviação de Angola revelou que serão substituídos os radares dos MiG-23, mais todo o sistema de navegação e de combate. O motor Tumanski, revisado, ganhará componentes destinados a expandir sua capacidade. A meta é permitir que os jatos permanecem em boas condições de até 2015.

Fabricados na extinta URSS, os supersônicos são remanescentes de um lote original de 32 aviões fornecidos nos anos 80 e 90, o período mais intenso da guerra interna. O Flogger é armado com um canhão de 23 mm e pode levar pouco mais de 2 toneladas de mísseis, bombas e foguetes. Voa a 2,5 mil km/hora. A cabine do piloto é blindada. Tem asas de geometria variável: enflechadas para alto desempenho, ou abertas nas missões a baixa altura.

Duas empresas do Brasil ofereceram serviços de revitalização de sistemas eletrônicos de bordo, mas perderam a encomenda. Ministério da Defesa angolano decidiu centralizar o serviço em um só contratado, optando pela Odessa Avia Rem Servis (OArS) que entregará em dezembro o primeiro MiG-23 revitalizado.

Na lista de serviços de recuperação, as forças do presidente Santos mantêm, à espera de recursos, blindados anfíbios para transporte de tropas Urutu EE-11 brasileiros, aviões Tucano Emb-312, da Embraer, jatos de ataque ao solo Su-25 Frogfoot, dezenas de tanques médios e blindados de reconhecimento armado de origem soviética.



Ai meu Deus!,agora até a Angola tem uma força aérea superior a nossa :(

Prefiriria ver a FAB adquirindo esses Mig-23 modernizados do que essas porcarias de M-2000C :evil:

Agora só falta o Tadjiquistao,a Suazilandia,as Ilhas Micronésia também passarem a FAB no quesito melhores avioes de caça... :? :evil: :(




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#89 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Mai 11, 2005 12:24 pm

Entre M2000C e Mig 23 eu fico com o Mirage...




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#90 Mensagem por Lauro Melo » Qua Mai 11, 2005 2:19 pm

talharim escreveu:Angola se arma com frota renovada de MiGs
Roberto Godoy
MiG-21
O custo de cada unidade revitalizada é estimado em US$ 4 milhões.
Um sistema digital integrado, para navegação e combate, será instalado a bordo permitindo que pelo menos 12 jatos tenham a capacidade expandida para disparo de mísseis ar-ar de médio alcance, e para o lançamento de bombas dirigidas por laser.
Esta aeronave que pode voar a 2.300 km/hora e tem alcance de 1,6 mil quilômetros com dois tanques extras. O armamento inclui um canhão de 23 mm e mais 6 toneladas de cargas de ataque.
O governo de Angola também vai pagar à Ucrânia cerca de US$ 70 milhões pela modernização de 18 caças-bombardeiros MiG-23 Flogger (Chicoteador).
Fabricados na extinta URSS, os supersônicos são remanescentes de um lote original de 32 aviões fornecidos nos anos 80 e 90, o período mais intenso da guerra interna.
*** jatos de ataque ao solo Su-25 Frogfoot


talharim,
Ai meu Deus!,agora até a Angola tem uma força aérea
superior a nossa :(
Prefiriria ver a FAB adquirindo esses Mig-23 modernizados do que essas porcarias de M-2000C :evil:
Agora só falta o Tadjiquistao,a Suazilandia,as Ilhas Micronésia também passarem a FAB no quesito melhores avioes de caça... :? :evil:


talharim,

Veja bem a notícia -

1 ) Modernização de 12 Mig-21

2 ) Modernização de 18 Mig-23

3 ) Su-25 não modernizados

Só 1 ( um ) detalhe os dados do Mig-21 estão errados.

Abraços,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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