F-5 Tiger III Chileno Vs. F-5 BR - Qual é o melhor?
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Lauro, não sei que testes foram esses, não sei qual é a fonte do SSAA.
Sobre os PODs, não sou tão cético assim. Acredito que, se ainda não foram, estão para serem comprados. Mas já estão anunciados.
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Vinicius Pimenta
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- Everson Garcia
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Olá SPECTRAL tudo blz
Ola amigo tudo certo!!!, bom vamos ao assunto, companheiro na minha profissão
Já estou acostumado com contradições, na maioria das vezes os meliantes são burros e sempre acabam se ferrando ao se contradizerem e são presos por isso , ou seja notei varias contradições em sua mensagem, vamos lá:
1-Na missão em que os MiG-21 operavam ( intercepção) essas desvantagens não eram aparentes. E os americanos tinham muitos multiplicadores de forças,os mais importantes dos quais talvez o número e a experiência.
R: Ora, ora, vc sem querer me deu razão, veja os MIGs-21 são amplamentes superiores aos F-4 , mas foram derrubados em grande numero, ou seja o MIG-29 pode ser derrubado com tranqüilidade pelos F-5BR, amigo não cola isso de que os americanos estavam em maior numero, tens que se informar amigo. Veja exemplo:
Na revista ASAS de GUERRA n#1, O coronel ROBIN OLDS criou a operação BOLO( WOLFPACK STRIKES, Olds sabia que se os vitnamitas soubessem que os F-4 estivessem no ar , os migs evitariam o combate com os F-4, então OLDS montou um plano, se a wolfpack conseguisse fazer-se passar por uma formação de bombardeiros, em vez de caças, poderia atrair os migs para o combate. Os Phantom teriam que atuar em menor numero para atrair o maior numero possível de migs-21 para o combate, voavam a uma velocidade e altitude típicas dos F-105, cada F-4 C estava equipado com casulos de ECM ultilizado pelos THUNDERCHIEF, de modo que aparecessem nos radares norte-vietnamitas como bombardeiros. Os migs morderam a isca e que se viu foi os amplamentes manobráveis MIGS caírem diante do pouco manobrável phanton . Os migs sobreviventes fugiram , neste dia os phanton havia derrubados setes dos mais poderosos caças vietnamitas. Como pode ver os F-5 em mãos de bem treinados caçadores pode ter sucesso frente o MIG-29.
Outro exemplo: revista FORÇA ÁEREA numero 1 pag.63
ATENÇÃO esse exercício ocorreu antes da modernização dos F-5 chilenos!!!!
Durante o exercício BLUE SKYES realizado em setembro de 1988, o grupo n#7, voando em dez de seus F-5E, defendeu-se de ataque perpetrados pela CARRIER AIR WING 17,operando do porta aviões USS INDEPENDENCE . Após dois dias de intensos combates aéreos contra aeronaves F-14 e FA-18C, os pilotos do grupo 7 já haviam colecionados 56 vitorias contra apenas 16 derrotas, isso dez anos antes de sua modernização. Os resultados surpreenderam os americanos e também os chilenos , levando-se em conta as diferenças tecnológicas entre as respectivas forças.
Ou seja novamente o poderoso e moderno F-5 BR poderia pulverizar o MIG-29 e M-2000 peruanos. ISSO é fato.
2-Frente ao mirage com um comportamento aerodinâmico muito semelhante, se não melhor.
R: MAIS uma contradição , vejamos o Mirage não possue e numca possui um comportamento aerodianmico melhor que o mi-21, o mirage tem limitaçòes suas asas deltas são seu calcanhar de Aquiles, em uma curva fechada numca conseguiria aconpanhar um mig-21 , suas asas deltas o fazem perder energia e velocidade ficando em apuros contra o Mig-21, as vitórias israelenses com os mirages contra os Migs novamente da razão a mim ou seja os F-5BR nas mãos dos pilotos brasileiros podem pulverizar os MIG-29 dos mal treinados peruanos.
3-Pulverizou? Onde ? E quem pensa que os exercícios indicam sempre o que vai acontecer em combate engana-se ( os f-5 podiam interceptar com apenas 2 Sidewinders os F-16 e Mirage carregados de bombas a 100 km da sau base) A vedade é que falta ao F-5 potência e aerodinâmica para entrar num dogfight com um desses aparelhos*directamente*. Usando tácticas adequadas é possível, mas isso não significa que é o melhor...
O F-5/T-38 nas mãos de isntructores experientes também "abateu" muitas vezes o F-15 no final dos anos 70...
R: BOM outros companheiros foristas já colocaram inúmeros exemplos como e onde os F-5III chilenos se saíram bem em exercícios , os DASH com python-5 remediam com tranqüilidade a falta de potência do F-5BR. Ora então ao escrever que os F-5 derrubaram o poderoso F-15 em exercícios no final dos anos 70, vc novamente se contradiz e me da novamente razão pois os F-5 daquela época não tinha DASH ou mísseis ALL-spect e nem tinham capacidade BVR
4-Isto é, se quando chegar a hora de interceptar os aparelhos inimigos o F-5 não tiver que regressar a casa devido ao seu reduzido combustível, ou demorar uma eternidade a colocar-se no regime de voo ( altitude+ velocidade) do adversário.
R: Os F-5BR estariam apoiados pelos R-99A, ou seja podem se posicionar contra o inimigo da forma que ele quiser ou seja o inimigo seria destruído . Novamente vc deve se informar, na guerra das Malvinas os F-5 intercptaram os AVRO VULCAN a centenas de quilômetros do litoral carioca em velocidade supersônica. Revista FORÇA AÉREA n-1 pag40. Outro exemplo na revista força aérea n-5 pag 61 fala na intercptação de um Boeing 707 de espionagem eletrônica que foi detectado pelo SISDACTAII de Curitiba voando em montevideo em direção ao Rio Grande do Sul, mesmo sobre espaço aéreo Uruguaio o avião espião foi interpelado por três vezes pelos operadores de Curitiba, o SISDACTA aciona os pampas , o Boeing então já na fronteira gaúcha tenta fugir em velocidade máxima no traves da lagoa dos patos, tem que entrar em águas internacionais antes de ser intercptados, os F-5 acionam os PC já na decolagem e decolam de canoas, passam em velocidade supersônica sobre porto alegre e intercptam o Boeing espião americano antes deste entrar em águas intrenacionais!!!! Outro exemplo:
Revista Força aérea n-23 pag 60.
4 caças f-5E liderados pelo conhecidíssimo TEM-COL-AV Pontegy bateram o recorde mundial de permanência no ar com os F-5, nove horas e quarenta e cinco minutos de vôo , apoiados por apenas um único KC-130 hercules , os f-5 atacaram o pais de norte a sul com apenas cinco reabastecimentos aéreos, logicamente não irei escrever a matéria inteira, mas isso coloca por terra de maneira inquestionável as balelas que escrevem sobre o alcance do
f-5 , os Mig-29A, peruanos não possuem pobres de reabastecimento de vôo carregam apenas
4400Kg( usando-se um grande tanque ventral , o que limita a manobrabilidade para apenas 4gs) de combustível, dos quais 400 sào gastos apenas durante o táxi e a decolagem,se incluir aí um minuto de pos-combustào , sobram apenas 2500Kg de combustível ou seja um raio de combate efetivo de apenas 278 KM, relato do tenente coronel Manfred SKERIES comandante do então JG-73 unidade de MIG-29 A da luftwaffe.(matéria do super conhecido CLAUDIO LUCCHESI).Revista Aero magazine n-79
Só para efeito de comparação o MIG29SMT carrega 4775 kg de combustível sem tanques internos, o MIG-35(versão avançada do Mig-29) carrega 7775Kg de combustível internamente. Ou seja os limitados teriam dificuldades de intercptar o F-5BR sobre a selva!!!
5-Antes de encerrar, o que tem a ver os snipers com as aeronaves???
R: Simples os satélites sino-brasileiros CEBERS-1 e 2 , dão ao Brazil e CHINA uma capacidade de espionar que nenhum país latino americano tem ou squer possuirá a curto prazo, ou seja com os satélites CEBERS, R-99 A e R-99 B o JSTARS brasileiro, fica virtualmente impossível para os todos os M-2000 e Mig-29 peruanos se esconderem dos snipers brasileiros, já os peruanos por não possuírem tal aparato tecnológico não teria como localizar as aeronaves brasileiras, portanto sem chances para seus snipers!!!
Ou seja com os CBERS, R-99A e R-99 B os F-5BR reinarão absolutos na América latina.
abraços
nota: a carga bélica do MIG-29A 3000kg , semelhante ao f-5E.
Bibliografia- AsAs de GUERRA, revista FORÇA AEREA, Aero magazine.
Ola amigo tudo certo!!!, bom vamos ao assunto, companheiro na minha profissão
Já estou acostumado com contradições, na maioria das vezes os meliantes são burros e sempre acabam se ferrando ao se contradizerem e são presos por isso , ou seja notei varias contradições em sua mensagem, vamos lá:
1-Na missão em que os MiG-21 operavam ( intercepção) essas desvantagens não eram aparentes. E os americanos tinham muitos multiplicadores de forças,os mais importantes dos quais talvez o número e a experiência.
R: Ora, ora, vc sem querer me deu razão, veja os MIGs-21 são amplamentes superiores aos F-4 , mas foram derrubados em grande numero, ou seja o MIG-29 pode ser derrubado com tranqüilidade pelos F-5BR, amigo não cola isso de que os americanos estavam em maior numero, tens que se informar amigo. Veja exemplo:
Na revista ASAS de GUERRA n#1, O coronel ROBIN OLDS criou a operação BOLO( WOLFPACK STRIKES, Olds sabia que se os vitnamitas soubessem que os F-4 estivessem no ar , os migs evitariam o combate com os F-4, então OLDS montou um plano, se a wolfpack conseguisse fazer-se passar por uma formação de bombardeiros, em vez de caças, poderia atrair os migs para o combate. Os Phantom teriam que atuar em menor numero para atrair o maior numero possível de migs-21 para o combate, voavam a uma velocidade e altitude típicas dos F-105, cada F-4 C estava equipado com casulos de ECM ultilizado pelos THUNDERCHIEF, de modo que aparecessem nos radares norte-vietnamitas como bombardeiros. Os migs morderam a isca e que se viu foi os amplamentes manobráveis MIGS caírem diante do pouco manobrável phanton . Os migs sobreviventes fugiram , neste dia os phanton havia derrubados setes dos mais poderosos caças vietnamitas. Como pode ver os F-5 em mãos de bem treinados caçadores pode ter sucesso frente o MIG-29.
Outro exemplo: revista FORÇA ÁEREA numero 1 pag.63
ATENÇÃO esse exercício ocorreu antes da modernização dos F-5 chilenos!!!!
Durante o exercício BLUE SKYES realizado em setembro de 1988, o grupo n#7, voando em dez de seus F-5E, defendeu-se de ataque perpetrados pela CARRIER AIR WING 17,operando do porta aviões USS INDEPENDENCE . Após dois dias de intensos combates aéreos contra aeronaves F-14 e FA-18C, os pilotos do grupo 7 já haviam colecionados 56 vitorias contra apenas 16 derrotas, isso dez anos antes de sua modernização. Os resultados surpreenderam os americanos e também os chilenos , levando-se em conta as diferenças tecnológicas entre as respectivas forças.
Ou seja novamente o poderoso e moderno F-5 BR poderia pulverizar o MIG-29 e M-2000 peruanos. ISSO é fato.
2-Frente ao mirage com um comportamento aerodinâmico muito semelhante, se não melhor.
R: MAIS uma contradição , vejamos o Mirage não possue e numca possui um comportamento aerodianmico melhor que o mi-21, o mirage tem limitaçòes suas asas deltas são seu calcanhar de Aquiles, em uma curva fechada numca conseguiria aconpanhar um mig-21 , suas asas deltas o fazem perder energia e velocidade ficando em apuros contra o Mig-21, as vitórias israelenses com os mirages contra os Migs novamente da razão a mim ou seja os F-5BR nas mãos dos pilotos brasileiros podem pulverizar os MIG-29 dos mal treinados peruanos.
3-Pulverizou? Onde ? E quem pensa que os exercícios indicam sempre o que vai acontecer em combate engana-se ( os f-5 podiam interceptar com apenas 2 Sidewinders os F-16 e Mirage carregados de bombas a 100 km da sau base) A vedade é que falta ao F-5 potência e aerodinâmica para entrar num dogfight com um desses aparelhos*directamente*. Usando tácticas adequadas é possível, mas isso não significa que é o melhor...
O F-5/T-38 nas mãos de isntructores experientes também "abateu" muitas vezes o F-15 no final dos anos 70...
R: BOM outros companheiros foristas já colocaram inúmeros exemplos como e onde os F-5III chilenos se saíram bem em exercícios , os DASH com python-5 remediam com tranqüilidade a falta de potência do F-5BR. Ora então ao escrever que os F-5 derrubaram o poderoso F-15 em exercícios no final dos anos 70, vc novamente se contradiz e me da novamente razão pois os F-5 daquela época não tinha DASH ou mísseis ALL-spect e nem tinham capacidade BVR
4-Isto é, se quando chegar a hora de interceptar os aparelhos inimigos o F-5 não tiver que regressar a casa devido ao seu reduzido combustível, ou demorar uma eternidade a colocar-se no regime de voo ( altitude+ velocidade) do adversário.
R: Os F-5BR estariam apoiados pelos R-99A, ou seja podem se posicionar contra o inimigo da forma que ele quiser ou seja o inimigo seria destruído . Novamente vc deve se informar, na guerra das Malvinas os F-5 intercptaram os AVRO VULCAN a centenas de quilômetros do litoral carioca em velocidade supersônica. Revista FORÇA AÉREA n-1 pag40. Outro exemplo na revista força aérea n-5 pag 61 fala na intercptação de um Boeing 707 de espionagem eletrônica que foi detectado pelo SISDACTAII de Curitiba voando em montevideo em direção ao Rio Grande do Sul, mesmo sobre espaço aéreo Uruguaio o avião espião foi interpelado por três vezes pelos operadores de Curitiba, o SISDACTA aciona os pampas , o Boeing então já na fronteira gaúcha tenta fugir em velocidade máxima no traves da lagoa dos patos, tem que entrar em águas internacionais antes de ser intercptados, os F-5 acionam os PC já na decolagem e decolam de canoas, passam em velocidade supersônica sobre porto alegre e intercptam o Boeing espião americano antes deste entrar em águas intrenacionais!!!! Outro exemplo:
Revista Força aérea n-23 pag 60.
4 caças f-5E liderados pelo conhecidíssimo TEM-COL-AV Pontegy bateram o recorde mundial de permanência no ar com os F-5, nove horas e quarenta e cinco minutos de vôo , apoiados por apenas um único KC-130 hercules , os f-5 atacaram o pais de norte a sul com apenas cinco reabastecimentos aéreos, logicamente não irei escrever a matéria inteira, mas isso coloca por terra de maneira inquestionável as balelas que escrevem sobre o alcance do
f-5 , os Mig-29A, peruanos não possuem pobres de reabastecimento de vôo carregam apenas
4400Kg( usando-se um grande tanque ventral , o que limita a manobrabilidade para apenas 4gs) de combustível, dos quais 400 sào gastos apenas durante o táxi e a decolagem,se incluir aí um minuto de pos-combustào , sobram apenas 2500Kg de combustível ou seja um raio de combate efetivo de apenas 278 KM, relato do tenente coronel Manfred SKERIES comandante do então JG-73 unidade de MIG-29 A da luftwaffe.(matéria do super conhecido CLAUDIO LUCCHESI).Revista Aero magazine n-79
Só para efeito de comparação o MIG29SMT carrega 4775 kg de combustível sem tanques internos, o MIG-35(versão avançada do Mig-29) carrega 7775Kg de combustível internamente. Ou seja os limitados teriam dificuldades de intercptar o F-5BR sobre a selva!!!
5-Antes de encerrar, o que tem a ver os snipers com as aeronaves???
R: Simples os satélites sino-brasileiros CEBERS-1 e 2 , dão ao Brazil e CHINA uma capacidade de espionar que nenhum país latino americano tem ou squer possuirá a curto prazo, ou seja com os satélites CEBERS, R-99 A e R-99 B o JSTARS brasileiro, fica virtualmente impossível para os todos os M-2000 e Mig-29 peruanos se esconderem dos snipers brasileiros, já os peruanos por não possuírem tal aparato tecnológico não teria como localizar as aeronaves brasileiras, portanto sem chances para seus snipers!!!
Ou seja com os CBERS, R-99A e R-99 B os F-5BR reinarão absolutos na América latina.
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BRASIL ACIMA de TUDO
- Fábio Nascimento
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FinkenHeinle escreveu:Sniper escreveu:Tô pra conhecer umcara mais cético que vc Finken! huahauhuahauhua!
Abraços!
Sniper, Sniper...
Nada à ver. Apenas lhes informei que os POD's que a RFA anunciou que a FAB havia comprado não foram, efetivamente, comprados.
Acontece que eu não sou cético, sou realista. A MB demora 9 anos para concluir um submarino. O Congresso leva mais de 10 anos para votar a Lei de Falências, a Reforma Tributária, etc... O Piranha demorou 22 anos para ficar pronto.
Bom, esse é o histórico de nossas FFAA. Bom, agora quero ver se alguém aqui tem coragem para me chamar de cético.
Concordo plenamente cara! So tava zoando !
Abraços!
- rodrigo
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Tem certeza que é possível levar o EXOCET no F-5? Se possível, qual seria a autonomia sem reabastecimento?E Caro rodrigo, talvez o F-5BR poderia levar o Exocet na estação ventral, sendo esta a única com capacidade de levar um armamento tão pesado como o Exocet, porem o AMX pode leva-los tanto nas estações externas e internas das asas.
O AMX consegue levar o EXOCET nas estações externas?
A falta de armas antinavio, na minha opinião, é o problema mais grave de armamento na FAB. Hoje, teríamos que atacar navios da mesma forma que os argentinos fizeram há 23 anos atrás, nas Malvinas.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
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- Lauro Melo
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rodrigo escreveu:Tem certeza que é possível levar o EXOCET no F-5? Se possível, qual seria a autonomia sem reabastecimento?E Caro rodrigo, talvez o F-5BR poderia levar o Exocet na estação ventral, sendo esta a única com capacidade de levar um armamento tão pesado como o Exocet, porem o AMX pode leva-los tanto nas estações externas e internas das asas.
O AMX consegue levar o EXOCET nas estações externas?
A falta de armas antinavio, na minha opinião, é o problema mais grave de armamento na FAB. Hoje, teríamos que atacar navios da mesma forma que os argentinos fizeram há 23 anos atrás, nas Malvinas.
Fala Grande Rodrigo,
O que eu já pude ler é que o AMX tem capacidade de levar 1 Exocet e que até mesmo os A-4 de outros países acho que os da Nova Zelândia podem ser armados com um míssil anti-navio.
Agora sobre o F-5 BR eu não sei. Mas creio que se um A-4 pode levar um míssil anti-navio o F-5 BR também possa.
Mas alguns dos especialista do Fórum podem dizer melhor.
Sobre os A-4 estes podem ser armados podem ser aramados com o Harpoon.
Mais Informações :
http://www.skyhawk.org
********************************
Lembrando que tanto A-4 como o AMX tem tido êxito em ataques navais em treinamento. Mesmo sendo este como a 23 anos atrás.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Já estou acostumado com contradições, na maioria das vezes os meliantes são burros e sempre acabam se ferrando ao se contradizerem e são presos por isso ,
MIGs-21 são amplamentes superiores aos F-4 ,
Como ? Haverá muita gente que discorde com esta afirmação, mas acho que não é tópico para aqui. O MiG-21 era um interceptor de ponto, o F-4 um caça multirole, logo tinham missões bem defensivas. Se quer comparar o MiG-21 com alguma coisa, então será com o Mirage III ou o F-104.
Ora, ora, vc sem querer me deu razão, veja os MIGs-21 são amplamentes superiores aos F-4 , mas foram derrubados em grande numero, ou seja o MIG-29 pode ser derrubado com tranqüilidade pelos F-5BR, amigo não cola isso de que os americanos estavam em maior numero, tens que se informar amigo
Sinceramente não percebo o que vc quer dizer. Mas eu também me tinha expressado mal na altura, porque tinha pensado que se estava a referir ao MiG-21 ( que também não é grande peça a manobrar, como todos os deltas de 1ªgeração) As razões pelas quais os MiG-21 não "pulverizaram" os F-4 no Vietaname ou em Israel são muito vastas...
O coronel ROBIN OLDS criou a operação BOLO( WOLFPACK STRIKES, Olds sabia que se os vitnamitas soubessem que os F-4 estivessem no ar , os migs evitariam o combate com os F-4, então OLDS montou um plano, se a wolfpack conseguisse fazer-se passar por uma formação de bombardeiros, em vez de caças, poderia atrair os migs para o combate. Os Phantom teriam que atuar em menor numero para atrair o maior numero possível de migs-21 para o combate, voavam a uma velocidade e altitude típicas dos F-105, cada F-4 C estava equipado com casulos de ECM ultilizado pelos THUNDERCHIEF, de modo que aparecessem nos radares norte-vietnamitas como bombardeiros. Os migs morderam a isca e que se viu foi os amplamentes manobráveis MIGS caírem diante do pouco manobrável phanton . Os migs sobreviventes fugiram , neste dia os phanton havia derrubados setes dos mais poderosos caças vietnamitas. Como pode ver os F-5 em mãos de bem treinados caçadores pode ter sucesso frente o MIG-29.
Sin conheço bem a operação Bolo. Demonstrou que com inovação táctica podem-se grandes coisas, mas estávamos a discutir as qualidades dos aviões e não tácticas. A força aérea inimiga com MiG-29 também pode usar tácticas que resultem na dizimação dos F-5. Se formos por este caminho não chegamos a lado nenhum...
Já agora, depois dela, os vietnamitas não voltaram a cair no mesmo erro...
Durante o exercício BLUE SKYES realizado em setembro de 1988, o grupo n#7, voando em dez de seus F-5E, defendeu-se de ataque perpetrados pela CARRIER AIR WING 17,operando do porta aviões USS INDEPENDENCE . Após dois dias de intensos combates aéreos contra aeronaves F-14 e FA-18C, os pilotos do grupo 7 já haviam colecionados 56 vitorias contra apenas 16 derrotas, isso dez anos antes de sua modernização. Os resultados surpreenderam os americanos e também os chilenos , levando-se em conta as diferenças tecnológicas entre as respectivas forças.
Como já disse por aqui, julgar a perfomance de dois aviões por exercícios incorre em bastantes erros. Mas se o objectivo é "agitar a bandeirinha", então os exercícios são excelentes...
ente ao mirage com um comportamento aerodinâmico muito semelhante, se não melhor.
R: MAIS uma contradição , vejamos o Mirage não possue e numca possui um comportamento aerodianmico melhor que o mi-21, o mirage tem limitaçòes suas asas deltas são seu calcanhar de Aquiles, em uma curva fechada numca conseguiria aconpanhar um mig-21 , suas asas deltas o fazem perder energia e velocidade ficando em apuros contra o Mig-21,
Facto 1: o MiG-21 tem asas deltas. A sua perfomance é bastante comparável ao Mirage III
Facto 2: A configuração do Mirage 2000 é apenas superficialmente semelhante à do Mirage III. O seu comportamento é radicalmente diferente e melhor, devido a por exemplo, motores muito mais poderosos ou principalmente um controlo digital fly-by-wire, que permite tornar o aparelho naturalmente instável, e protanto muito mais manobrável ( como o F-16). Nem o MiG-29 nem muito menos um F-5 têm um sistema destes.
mal treinados peruanos.
Se são pior treinados do que os brasileiros então é mais uma vantagem para a FAB, mas estamos a discutir qual o melhor avião. Não duvido que como um todo a FAB seja muito mais eficaz que os seus vizinhos.
R: BOM outros companheiros foristas já colocaram inúmeros exemplos como e onde os F-5III chilenos se saíram bem em exercícios , os DASH com python-5 remediam com tranqüilidade a falta de potência do F-5BR. Ora então ao escrever que os F-5 derrubaram o poderoso F-15 em exercícios no final dos anos 70, vc novamente se contradiz e me da novamente razão pois os F-5 daquela época não tinha DASH ou mísseis ALL-spect e nem tinham capacidade BVR
Já disse o que acho dos exercícios. E quanto aos F-5 vs F-15, foi apenas para mostrar que dentro de certas circunstâncias ( no caso a qualidade dos intructores nos F-5,as tácticas adoptadas e os erros dos F-15) qualquer aparelho pode abater outro...
s os F-5 intercptaram os AVRO VULCAN a centenas de quilômetros do litoral carioca em velocidade supersônica. Revista FORÇA AÉREA n-1 pag40. Outro exemplo na revista força aérea n-5 pag 61 fala na intercptação de um Boeing 707
Interceptar um Boeing ou um Vulcan não é o mesmo que interceptar um caça moderno em tempo útil...
4 caças f-5E liderados pelo conhecidíssimo TEM-COL-AV Pontegy bateram o recorde mundial de permanência no ar com os F-5, nove horas e quarenta e cinco minutos de vôo , apoiados por apenas um único KC-130 hercules , os f-5 atacaram o pais de norte a sul com apenas cinco reabastecimentos aéreos, logicamente não irei escrever a matéria inteira, mas isso coloca por terra de maneira inquestionável as balelas que escrevem sobre o alcance do
f-5 , os Mig-29A, peruanos não possuem pobres de reabastecimento de vôo carregam apenas
4400Kg( usando-se um grande tanque ventral , o que limita a manobrabilidade para apenas 4gs) de combustível, dos quais 400 sào gastos apenas durante o táxi e a decolagem,se incluir aí um minuto de pos-combustào , sobram apenas 2500Kg de combustível ou seja um raio de combate efetivo de apenas 278 KM, relato do tenente coronel Manfred SKERIES comandante do então JG-73 unidade de MIG-29 A da luftwaffe.(matéria do super conhecido CLAUDIO LUCCHESI).Revista Aero magazine n-79
Os problemas de alcance do MiG-29 são bem conhecidos. Mas já agora, qual é o raio de combate efectivo ( com armamento) de um F-5 apenas com combustível interno ? Olhe que não é muito diferente...
Ou seja com os CBERS, R-99A e R-99 B os F-5BR reinarão absolutos na América latina.
E eu concordo Como já disse acima, como um sistema integrado a FAB é claramente superior a todas as suas congéneres vizinhas. Agora, estavamos a discutir uma comparação individual e directa entre o F-5BR e outras aeronaves. Mais nada.
Portanto, acho que no fundo e na questão mais importante (a situação no geral) estamos de acordo.
Abraços
- Everson Garcia
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Spectral escreveu:Já estou acostumado com contradições, na maioria das vezes os meliantes são burros e sempre acabam se ferrando ao se contradizerem e são presos por isso ,
Olá Spectral, sou PM do Comando de Policiamento do Interior n-5, sede em Rio Preto, mas estou subordinado a uma companhia de 250 homens na cidade de Birigui região de Araçatuba, faz um ano que consegui minha transferência do inferno chamado grande São Paulo.
Se eu ficasse mais alguns anos ali , teria um ataque de nervos.
Abraços.
BRASIL ACIMA de TUDO
- rodrigo
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Em relação à interceptação do VULCAN inglês na guerra das Malvinas, não podemos esquecer que o avião inglês se dirigia ao RJ, desesperado para pousar, fato que facilitou muito a interceptação.
Grande Lauro,
Grande Lauro,
eu já vi uma foto de um AMX italiano com um EXOCET e um tanque de combustível na outra asa, para equilibrar. A minha dúvida é se o A-1 pode levar o míssel no cabide externo.O que eu já pude ler é que o AMX tem capacidade de levar 1 Exocet
O A-4 é bem mais alto, e o HARPOON é um míssel menor. Creio que o F-5 seja muito baixo para levar o EXOCET no cabide central.Agora sobre o F-5 BR eu não sei. Mas creio que se um A-4 pode levar um míssil anti-navio o F-5 BR também possa.
Esse é o problema, o nosso ataque continua o mesmo, já a defesa evoluiu muito.que tanto A-4 como o AMX tem tido êxito em ataques navais em treinamento. Mesmo sendo este como a 23 anos atrás.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
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- Lauro Melo
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Rodrigo,
Beleza Rodrigo,
Tudo tranqüilo meu amigo ?
Sendo justo com a Marinha, nos não estamos como a 23 anos atrás pois :
Nossos Sea King - SH- 3 A/B - Podem lançar os AM-39 EXOCET.
E nossos Super Lynx podem atacar com os Sea Skua.
Engraçado que os A-4 da MB ainda conseguirem sucessos em treinamento. Recentemente os AMX também foram muito bem.
Mas até agora ninguém informou se o F-5 BR pode levar o EXOCET ?
Abraços,
Grande Lauro,
Esse é o problema, o nosso ataque continua o mesmo, já a defesa evoluiu muito.
Beleza Rodrigo,
Tudo tranqüilo meu amigo ?
Sendo justo com a Marinha, nos não estamos como a 23 anos atrás pois :
Nossos Sea King - SH- 3 A/B - Podem lançar os AM-39 EXOCET.
E nossos Super Lynx podem atacar com os Sea Skua.
Engraçado que os A-4 da MB ainda conseguirem sucessos em treinamento. Recentemente os AMX também foram muito bem.
Mas até agora ninguém informou se o F-5 BR pode levar o EXOCET ?
Abraços,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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- Alitson
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Foto de um AMX italiano levando dois Exocets.
AMX com misseis MAR-1
AMX com bombas Opher
AMX com bombas GBU-16
AMX com casulo PDLCT, notar a posição so mesmo.
F-5 com casulo Caimam ECM no ventre da aeronave mais dois tanques de 1000L sob as asas.
Quanto ao F-5 se levarmos em conta o tamanho e o peso do Exocet este é de total aplicação ao F-5!!!!!!!!!!!
AMX com misseis MAR-1
AMX com bombas Opher
AMX com bombas GBU-16
AMX com casulo PDLCT, notar a posição so mesmo.
F-5 com casulo Caimam ECM no ventre da aeronave mais dois tanques de 1000L sob as asas.
Quanto ao F-5 se levarmos em conta o tamanho e o peso do Exocet este é de total aplicação ao F-5!!!!!!!!!!!
Editado pela última vez por Alitson em Sáb Mar 12, 2005 2:42 am, em um total de 1 vez.
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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- Fábio Nascimento
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- Barao Vermelho
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Salve Amigos,
concordo com o Marechal, acho besteira comprar o Etandart, já que isso só ocasionaria mais despesas, sem agregar muita coisa.
Acho que deveriamos sim, comprar mais A-4 moderniza-los e formar uma força aerea naval com cerca de 24 aeronaves operacionais de pronto emprego, modernizadas com o que tiver de melhor, semelhante ao que fez Israel nos seus A-4, tornando assim o São Paulo realmente operacional.
Agora se isso tambem for proibitivel com a capacidade financeira da MB, então só nos resta vender o São Paulo e tirar de cabeça a ideia de possuir um Nae.
Abraços...
concordo com o Marechal, acho besteira comprar o Etandart, já que isso só ocasionaria mais despesas, sem agregar muita coisa.
Acho que deveriamos sim, comprar mais A-4 moderniza-los e formar uma força aerea naval com cerca de 24 aeronaves operacionais de pronto emprego, modernizadas com o que tiver de melhor, semelhante ao que fez Israel nos seus A-4, tornando assim o São Paulo realmente operacional.
Agora se isso tambem for proibitivel com a capacidade financeira da MB, então só nos resta vender o São Paulo e tirar de cabeça a ideia de possuir um Nae.
Abraços...
Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!