Brasil - Tropas De Elite - Qual a melhor ?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Brasil - Tropas De Elite - Qual a melhor ?

Esta enquete foi concluída em Qua Jun 08, 2005 9:14 pm

1º BRIGADA PÁRA-QUEDISTAS - EB
1
3%
2º CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS - MB
2
7%
3º BRIGADAS DE SELVA - CIGS - EB
4
14%
4º GRUMEC - MB
12
41%
5º BRIGADA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS - EB
8
28%
6º PARA-SAR - FAB
2
7%
 
Total de votos: 29

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#31 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mar 03, 2005 1:31 am

Sniper escreveu:O amigo Zero 4 tem a manhã nesse negócio de forças políciais!

Ele poderia dar o seu parecer...! :D


Não sei se foi uma ironia, entretando responderei...

Primeiramente... não entendo de forças policiais! Entendo uma fração da PMERJ já que tenho vários amigos e familiares que se encontra dentro desta instituição a tempos... e vão desde SDs até Tenente-Coronéis.

Em termos de CBQ, eu sou "praticamente" obrigado a concordar com o resto do pessoal, e acho o BOPE a tropa de operações especiais mais bem preparada do Brasil, se bobear está entre as top 10 do mundo, isso pq além do treinamento intenso, eles vêem ação todos os dias, e como aquele evento na Rússia nos mostrou q... apesar de contribuir, treinamento é muito diferente da situação real.

Já em outras atribuições de uma tropa de operações especiais, tais como resgate, sniper e etc, acredito que o BOPE esteja no mesmo patamar (se bobear até mais baixo...) das outras tropas do país. O CORE (Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais) da PCERJ por exemplo, são mais cotados em resgates do que o BOPE, já que grande maioria dos seus integrantes são oriundos do Corpo de Bombeiros Militares/RJ... já na hora do tiroteio o CORE é constantemente chamado de "CORRE" :)




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Lucas SSBN
Avançado
Avançado
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Out 28, 2004 9:03 pm
Localização: Resende - RJ
Contato:

#32 Mensagem por Lucas SSBN » Qui Mar 03, 2005 1:37 pm

Vejo alguns aqui desqualificarem o EB, bem como as suas Forças Especiais. Saibam que não existe em nossas FA'S Forças Especiais mais bem preparada do que as que existem dentro do EB.
Como o 1º Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp), que é, sem dúvida, um modelo de eficácia operacional. Também pode ser considerado a Casa de todas as outras Forças Especiais.
O CIGS é considerado não pelo EB, mas pelo mundo modelo de doutrina em combate na selva. Um orgulho nacional.

O armamento utilizado :

Imbel (mod.M1911A1),
Taurus e Glock (mod. 17 e 21),
Submetralhadoras Heckler & Koch MP5 e SD com supressor de ruídos
Fuzil de assalto Pára-FAL de 7,62 mm.
Morteiros :
franceses Commando de 60 mm
Ingleses L16 de 81 mm
Metralhadora belga FN MAG calibre 7,62mm.
Anti-carro e contra posições fortificadas o lança-rojão AT4 de 84 mm
Canhão sem recuo Carl-Gustaf M3




"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#33 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mar 03, 2005 2:07 pm

ZeRo4 escreveu:Vinicius

Você viu a reportagem no Cidade Alerta de hj sobre o Grumec ?! Achei os caras realmente bem treinados... o negócio é doido! Só gostaria de ver algumas Mp5 em vez de UZIs! apesar de que Uzi é um antigo sonho de consumo (da época que eu era criança...).


Não vi!!! Queria ter visto. Mas eu também acho que eles são bem treinados. Sobre as MP5 X Uzi, o que foi dito é que eles utilizaram aquelas armas porque, como eles saem dos submarinos, mergulham com as armas e elas têm que ser resistentes a isso, inclusive atirando embaixo d'água. Confesso que sei pouco ou quase nada sobre armas, portanto não sei se isso é verdade. Até porque eles têm MP5 entre diversas outras armas, e julgo que não optariam pela Uzi se não fosse necessário.

Lucas SSBN escreveu:Vejo alguns aqui desqualificarem o EB, bem como as suas Forças Especiais. Saibam que não existe em nossas FA'S Forças Especiais mais bem preparada do que as que existem dentro do EB.
Como o 1º Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp), que é, sem dúvida, um modelo de eficácia operacional. Também pode ser considerado a Casa de todas as outras Forças Especiais.
O CIGS é considerado não pelo EB, mas pelo mundo modelo de doutrina em combate na selva. Um orgulho nacional.


Olha, Lucas, ninguém desqualificou as FEsp do EB. Muito pelo contrário, todos sabemos que são excelentes. Acontece que, como foi dito pelo Sgt Guerra, hoje pode ter havido uma certa fragmentação do 1º B F Esp com a criação da 1ª BDA Op Esp. Portanto, pode ser que levem algum tempo para nivelar todos os integrantes da BDA. Mas sem dúvida são exepcionais. Quanto ao CIGS, ninguém duvida que é muito bom.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#34 Mensagem por rodrigo » Qui Mar 03, 2005 2:33 pm

Quem votou no Para-sar pode contar alguma coisa sobre ele? Principalmente sobre operações especiais.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#35 Mensagem por Pablo Maica » Qui Mar 03, 2005 6:57 pm

Pessoal no tempo q eu servi na FAB eu conversei com muitos integrantes do SAR e do PARa-SAR e pelo q eu pude notar é que o treinamento e adestramento para se tornar um membro do PARA-SAR é praticamente todo voltado para a resistência fisica e psicologica e dar noções de atendimento médico a vitimas de sinistros, mas existe o curso de RESGATE EM COMBATE, este curso sim é voltado inteiramente para taticas de combate e operações especias e seria equivalente a o curso de Forças Especiais do EB, para fazer este curso o canditado deve ser membro do SAR ou PARA-SAR, mas nem todos os membros do SAR e PARA-SAR possuem este curso, vcs podem reconhecer alguem q fez este curso por uma insignia usada nas mangas do uniforme, com uma ave tendo sob cada uma das asas um raio e sobrevoando o globo com a escrita C-SARe embaixo RESGATE EM COMBATE.



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#36 Mensagem por rodrigo » Qui Mar 03, 2005 9:35 pm

Boa Pablo. Alguma informação sobre armamento?




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Mensagens: 418
Registrado em: Seg Mar 01, 2004 11:56 am
Contato:

#37 Mensagem por Mateus Dias » Qui Mar 03, 2005 9:38 pm

Passei ontem, bem em frente ao quartel da Brigada de Operações Especiais do EB em Goiania. Três coisas me chamaram a atenção:

1- A completa reforma que sofreu o prédio. Já conhecia o quartel em questão antes de ser sede da Brigada. Além de reformado, o quartel ganhou pelo menos mais dois prédios novos.

2- A bonita pintura de um dragão vermelho em um desses prédios novos. Não reconheci. Alguém sabe algo a respeito?

3- O quartel fica em uma avenida, que termina em uma rodovia. No percurso dessa avenida, havia vários "Rambos" correndo. Os integrantes da Brigada estão sem dúvida bem preparados físicamentel.




Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

#38 Mensagem por MILEO » Qui Mar 03, 2005 9:53 pm

Pablo Maica escreveu:Pessoal no tempo q eu servi na FAB eu conversei com muitos integrantes do SAR e do PARa-SAR e pelo q eu pude notar é que o treinamento e adestramento para se tornar um membro do PARA-SAR é praticamente todo voltado para a resistência fisica e psicologica e dar noções de atendimento médico a vitimas de sinistros, mas existe o curso de RESGATE EM COMBATE, este curso sim é voltado inteiramente para taticas de combate e operações especias e seria equivalente a o curso de Forças Especiais do EB, para fazer este curso o canditado deve ser membro do SAR ou PARA-SAR, mas nem todos os membros do SAR e PARA-SAR possuem este curso, vcs podem reconhecer alguem q fez este curso por uma insignia usada nas mangas do uniforme, com uma ave tendo sob cada uma das asas um raio e sobrevoando o globo com a escrita C-SARe embaixo RESGATE EM COMBATE.



Um abraço e t+ :D



Seguinte, o ESA (Esquadrão de Salvamento Aereo - Cujos membros são conhecidos como "pastores") em sua função de C-SAR, forma seu componentes em varias areas, inclusive em Operações Especias e Açoes de Comando, estes ministrado pelo 1º BFEsp.
Quanto ao armamento, se não me engano eles utilizam o Fuzil Sig 552 e suas variantes.


Abraços




Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#39 Mensagem por nemesis » Qui Mar 03, 2005 11:31 pm

numa foto da rfa, tem um jovem do para-sar com uma insigna escrita demolição no ombro, alguem explica isso ae




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#40 Mensagem por Pablo Maica » Qui Mar 03, 2005 11:36 pm

Rodrigo pelas informações que eu obtive, o armamento usado pelo pessoal do PARA-SAR e C-SAR assim como o MILEO citou é o Fizil SIG 552 principalmente os de coronha rebativel, o HK 33, eles tbm receberam o AGLC da Imbel e a pistola PT 92 AF, mas tambem podem ser usadas as sub metralhadoras MT-12 da Taurus e carabinas M-14.



Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#41 Mensagem por ZeRo4 » Sex Mar 04, 2005 1:34 am

ZeRo4 escreveu:Vinicius

Você viu a reportagem no Cidade Alerta de hj sobre o Grumec ?! Achei os caras realmente bem treinados... o negócio é doido! Só gostaria de ver algumas Mp5 em vez de UZIs! apesar de que Uzi é um antigo sonho de consumo (da época que eu era criança...).


Vinicius Pimenta escreveu:Não vi!!! Queria ter visto. Mas eu também acho que eles são bem treinados. Sobre as MP5 X Uzi, o que foi dito é que eles utilizaram aquelas armas porque, como eles saem dos submarinos, mergulham com as armas e elas têm que ser resistentes a isso, inclusive atirando embaixo d'água. Confesso que sei pouco ou quase nada sobre armas, portanto não sei se isso é verdade. Até porque eles têm MP5 entre diversas outras armas, e julgo que não optariam pela Uzi se não fosse necessário.


Bem se deseja assistir, essa reportagem provavelmente será reprisada no Cidade Alerta de Sábado.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

#42 Mensagem por MILEO » Sex Mar 04, 2005 2:19 pm

nemesis escreveu:numa foto da rfa, tem um jovem do para-sar com uma insigna escrita demolição no ombro, alguem explica isso ae


Nemesis, eu tb tenho essa RFA, é nesta reportagem mostra exatamente oque eu falei num post acima, que alem alem das missões SAR e C-SAR, eles tambem são aptos e realizar missões de ações de comando e operações especiais, cujo as quais tb esta incluida a especialização em demolições.




Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#43 Mensagem por nemesis » Sáb Mar 05, 2005 3:47 am

penso ser o para-sar a força mais bem preparada por causa do seu equipamento, os fuzis sig 552 me agradam muito..... mais depois das letras do parça pablo maica que serviu na fab fico sem opinião, pois seu treinamento não é tãããão especializado assim, e como explicar o tal do "carinha" das demolições?




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#44 Mensagem por Sniper » Sáb Mar 05, 2005 10:51 am

ZeRo4 escreveu:
Sniper escreveu:O amigo Zero 4 tem a manhã nesse negócio de forças políciais!

Ele poderia dar o seu parecer...! :D


Não sei se foi uma ironia, entretando responderei...



Absolutamente!

De forma alguma amigo zero, disse apenas por que o amigo ja demonstrou um grande conhecimento sobre o armamento, principalmente da PMRJ e PCRJ em outros tópicos! :D

Abraços!




Imagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#45 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Mar 05, 2005 12:28 pm

penso ser o para-sar a força mais bem preparada por causa do seu equipamento, os fuzis sig 552 me agradam muito..... mais depois das letras do parça pablo maica que serviu na fab fico sem opinião, pois seu treinamento não é tãããão especializado assim, e como explicar o tal do "carinha" das demolições


Nemesis, o armamento não quer dizer muita coisa. Bem equipado não significa bem preparado. Todas as outras possuem todas as armas necessárias para cada missão. O treinamento do Para-SAR é sim excelente. E demolições não é por que ele é pedreiro não!! Ele é especializado em preparar explosivos para destruir bases, pontes, equipamentos, enfim, demolições.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder