Olá P44
Só respondendo a sua pergunta, Lopismo seria um "movimento"(acho que nem pode ser chamado assim) que de certa forma "inocentava" o ditador do paraguai na época da Guerra do Paraguai, Solano Lopez. O que nós aprendemos nas nossas escolas(comigo não foi diferente) é que o paraguai era quase que um paraíso na época. Estava começando a se industrializar, não tinha analfabetos e era completamente independente economicamente da Inglaterra, ao contrário dos demais países da região.
Segundo esse "movimento", foi a Inglaterra que tinha interesse que a Guerra ocorresse para acabar com essa independência Paraguaia, financiando, portanto, a Triplice aliança(Brasil, Argentina e Uruguai) contra o mesmo para destruí-lo.
Essa corrente de pensamento diz que toda a culpa pela desgraça que acometeu o Paraguai foi da Inglaterra e da Triplice Aliança, e que Solano Lopez havia desenvolvido um trabalho exemplar no Paraguai. O que a obra mostrada pelo Victor diz é que o Paraguai era um país pobre e Agrícola, que Solano Lopes não era de maneira nenhuma esse doce de pessoa que alguns hoje acham. Que a Inglaterra se manteve neutra no conflito e quem o ocasionou foi o próprio Paraguai ao invadir o Brasil e a Argentina, com a intenção de criar o "grande paraguai", um país que se extenderia do Pacífico ao Atlântico. Portanto, não havia nada de caso pensado, por parte do Brasil, em começar a se degladiar com o seu vizinho.
Abraços
César