Luís Henrique,
Ah, e os EUA não compraram nenhum F-16 block 60 e não irão comprar.
Ai pode-se dizer, mas eles compraram muitos F-16 de versões anteriores.
A Rússia também comprou muitos Su de versões anteriores.
Ai pode-se dizer, mas o Su-35 é outro avião, mas na realidade mudou o nome de Su-30 para Su-35, mas na verdade é a mesma plataforma, com algumas mudanças de estrutura e melhorias em geral, principalmente na aviônica.
O F-16 Block 60 é tão diferente do F-16 A como o Su-35 é diferente do Su-30
Algumas pessoas falam que o Su-35 não é provado em combate e que ninguém comprou, então é uma porcaria. Se fosse assim o F-16 block 60 também é uma porcaria, porque até agora não foi provado em combate....
Os EUA ainda não compraram mas, ele ja foi vendido, o que ainda não aconteceu com SU-35 :
LOCKHEED MARTIN ABRE ERA DO
F-16 AVANÇADO COM O PRIMEIRO VÔO
DO F-16 BLOCK 60
FORT WORTH, Texas (06 Dez. 2003) - O novo e mais avançado Lockheed Martin F-16 completou com sucesso seu primeiro vôo hoje.
O avião é o primeiro da série Block 60, a qual foi denominada F-16E/F. É o primeiro dos 80 aviões F-16E/F Block 60 produzidos para os Emirados Árabes Unidos (UAE) em um contrato assinado no início de 2000.
"O primeiro vôo do novo F-16E/F é um importante evento na longa história do F-16,"afirmou Dain M. Hancock, presidente da Lockheed Martin Aeronautics Company. " Com o Block 60, nós temos introduzido uma nova geração de capacidade que estabelece um novo padrão mundial para caças multirole."
A designação do avião, F-16E/F, é para identificar as alterações: estruturais, avionica e melhorias na propulsão nessa nova versão do Fighting Falcon. A última mudança de designação, o F-16C/D, foi introduzida com a versão Block 25, em 1984.
Após o takeoff, o piloto chefe da Lockheed Martin para o F-16E/F, Steve Barter colocou o F-16 em um perfil de vôo que incluiu a avaliação dos sistemas aviônicos de bordo e as características e performance de vôo. A duração do vôo foi de 50 minutos.
"Não foi um simples vôo," afirmou Barter. "Nós voamos e realizamos importantes testes e que faz desse vôo uma importante etapa. Não somente esse vôo foi importante historicamente, foi o primeiro võo do programa de testes."
"O primeiro vôo afirma nosso compromisso de produzir o " mais avançado do caça do mundo, que não pode ser comparado na sua combinação de velocidade , tecnologia e capacidade," afirmou John L. Bean, vice-presidente da Lockheed Martin para o programa F-16.
O F-16E/F é semelhante aos anteriores aviões F-16 no aspecto externo somente. Internamente, o Block 60 tem um cockpit totalmente novo, que introduz instrumentação totalmente digital e três displays coloridos medindo 5x7 polegadas. É impulsionado por uma turbina General Electric F110-GE-132, que produz 32,500 libras de empuxo( 14.740 kg de empuxe). Adicionalmente, o F-16E/F inclui um uma nova estrutura de aviônicos incluindo um revolucionariosistema de Guerra Eletrônica (Electronic Warfare -EW), o novo
APG-80 Agile Beam Radar (ABR) e um novo sistema Integrated FLIR Targeting System (IFTS), todos fornecidos pela Northrop Grumman.
As primeiras entregas dos aviões dos Emirado está prevista para abril de 2004.
O F-16 foi a esolha de 24 países. Mais de 4,000 aviões tem sido entregues e produzidos em cinco paises.. O programa F-16 alcançou a marca de 25 anos de produção contínua e forjou uma relação contínua de cooperação internacional . Centenas de novos aviões estão encomendados , e a produção é planejada ir além o ano de 2010. Extensos upgrades para todas as versões do F-16 estão sendo incorporadas para manter a frota totalmente apoiada ao longo da vida operacional.