Alcantara escreveu:E temos que levar em cosideração o seguinte, como já foi explanado, a Marinha vai necessitar de auxílio no desenvolvimento do SNB. No caso de construção naval com propulsão nuclear existem apenas dois países que podem nos ajudar, Rússia e França. A Alemanha tem notório saber na área de construção naval também, mas não constroi submarinos nucleares, então pode ser que os alemães nos ajudem com o projeto do casco e os franceses no projeto da propulsão. Não foi dito na notícia que o acordo era com os franceses e com os alemães? Talves o governo tenha pendido para o lado ocidental e decidido pelo auxílio destes dois países, o que de certa forma era natural e até previsível.
Sem dúvida.
O Brasil deve buscar alguma parceria para prestar apoio técnico não só no SNB, mas também no SMB-10!
A sua lógica parece ser verdadeira, visto que Alemanha e França mantém largas parcerias no setor de Defesa, mesmo que elas não se estendam ao setor Naval.
Bom, ainda assim, a nota dizia claramente sobre a compra de 5 Submarinos por US$ 800 Mi. Claro, sendo leigos na área de Defesa, todo Jornalista pode errar. Contudo, com US$ 800 Mi é possível completar o desenvolvimento do SNB (principalmente em termos de propulsão) e talvez até mesmo construir uma primeira unidade!
Claro, ainda precisamos fazer a lição de casa com o Tikuna (que parece permanecer eternamente no estaleiro) e o futuro SMB-10, onde seriam consumidos mais algumas centenas de milhões de dólares!
Por isso, desconfio muito dessa reportagem, e se ela for seguida ao pé da letra, eu sou totalmente contrário à tal decisão!