talharim escreveu:Vou tentar me ater apenas a um hipotético conflito entre China e Japao,um conflito convencional no qual o Japao estaria sofrendo algum tipo de agressao militar contra seu território.
Nesse cenário temos que salientar a distancia entre os 2 países.Shangai na China e Tóquio no Japao sao 1700 KM,a distancia entre Hong Kong e Tóquio é a mesma...........
É pra isso que servem os aviões REVO
talharim escreveu:Mais da metade da força aérea chinesa nao teria condiçoes (alcance) para chegar em teritório japones,o restante precisaria de reabastecimento em voo (com exceçao dos obsoletos bombardeiros chineses) e os Sukhoi teriam que voar com grande quantidade de combustível para a perna de volta,o que lhes daria uma grande perda já conhecida de manobrabilidade e nessas condiçoes ficariam em clara desvantagem contra os F-15 Japoneses e até mesmo os F-2.Nesse conflito um PA chines faria muita diferença mas como a PLAN nao tem intençoes de pelo menos nos próximos 10 anos adquirir um nao pode ser levado em conta.
Qual o problema de depender de REVO para alcançar o território Japonês ?! na minha opinião nenhum... Até que ponta essa perda de manobrabilidade dos Su realmente conta ?! como os combates de hoje são decididos na arena BVR eu acho que manobrabilidade passou a ser requesito secundário! veja o F/A-22.
talharim escreveu:Nao estou contando com o apoio de reabastecimento em voo em aguas internacionais para a viaçao chinesa simplesmente porque poderiam ser facilmente destruídos pelos japoneses............Apesar de considerar uma certa vantagem naval chinesa sobre a japonesa até a PLAN conseguir domínio naval poderia levar meses e com certeza com pesadas perdas...........
Será que os REVOs chineses escoltados por um par de Su-30MKK seriam alvos fáceis para a aviação Japonesa ?! Duvido... e é pra isso que servem as escoltas
talharim escreveu:A vantagem já nao é tao clara assim concorda?
Nessa hipotética guerra, acredito que nenhum dos dois lados tenha uma suposta vantagem, porém acho que se essa "houver", ela pende pro lado Chinês, até pq a China apresenta um futuro de crescimento militar maior que o Japão.
[quote="talharim"]Nessas condiçoes um conflito poderia durar meses até anos sem um vencedor,os 2 países tem dezenas de bilhoes de dólares para queimar em armamentos,os 2 possuem uma poderosa indústria bélica,o Japao com certeza receberia auxílio indireto (material militar) americano é até mesmo algum apoio sul coreano...................[quote="talharim"]
100%
[quote="talharim"]Seria um conflito sem vencedores.................as forças sao muito equilibradas...........talvez daqui a uns 10 anos a China leve alguma vantagem............[quote="talharim"]
De acordo...