Submarino Classe Tupi : Iniciada a modernização

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#46 Mensagem por talharim » Sáb Fev 26, 2005 11:06 am

Que seria ótimo a aquisiçao de 5 subs numa tacada só para a MB seria...

Mas esses valores estao muito estranhos........

Acredito que o autor tenha errado no valor,porque nao dá para comprar 5 subs novos e também se for a compra de tecnologia o valor é muito elevado............

Precisamos de alguma nota oficial da MB para tirar uma conclusao.

OBS:A visita do Dirceu no arsenal da MB no ano passado para acompanhar a construçao do Tikuna parece estar dando efeito........dizem que o rapaz ficou fascinado com a tecnologia empregada e prometeu + investimentos nessa área.....................A MB tá com um padrinho forte.......!




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#47 Mensagem por Sniper » Sáb Fev 26, 2005 11:35 am

JLRC escreveu:
Sniper escreveu:Mas quais seriam os submarinos passíveis a esta compra? :?:

Os amigos Europeus devem estar mais bem informados... :D

Abraços!


Amigo Sniper

Se os submarinos vão ser comprados à França, só poderão ser Scorpene, provavelmente idênticos aos chilenos, sem AIP, não acredito que possam ser Agosta. Digo isto por causa do preço. Lembro que os 2 submarinos portugueses, encomendados à Alemanha, com sistema AIP, vão custar 750 milhões de euros, cerca de 1 020 milhões de dólares. O Scorpene não foi comprado por ser mais caro e menos evoluído que o U-214/U-209 P. Agora 5 por 800 milhões, não podem ter muitos equipamentos. Mesmo assim julgo que a notícia não é correcta pois o valor é muito baixo.
Um abraço


Valeu cara!

Em se tratando de assuntos de defesa a imprenssa Brasileira não pode ser evada muito a sério... :lol:

Abraços!




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#48 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Fev 26, 2005 12:19 pm

O autor da nota é o Ancelmo Gois. Ele é um colunista extremamente bem informado e com diversos contatos dentro do governo. Não é um especialista da área, portanto você tem que filtrar as informações. A informação que conta é: o Lula pode fechar um negócio com a Alemanha para a compra de submarinos. A quantidade e o valor a gente tem que esperar.




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#49 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Fev 26, 2005 6:54 pm

Lauro Melo escreveu:Ancelmo Gois

Submarinos

Lula vai aproveitar um encontro com Jacques Chirac e o chanceler alemão Gerard Schöeder, em julho, na França, para negociar a compra de cinco submarinos.

A Marinha já iniciou negociações com os fornecedores alemães e franceses. É negócio de uns US$ 800 milhões.


Primeiro,


O Brasil não está interessado em comprar novos Submarinos... A prioridade da MB nessa área é completar o Tikuna, iniciar o SMB-10 e partir o quanto antes para o SNB!

Fora isso, pelos valores apresentados, parecem ser navios de Segunda Mão...




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#50 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Fev 26, 2005 6:57 pm

talharim escreveu:Que seria ótimo a aquisiçao de 5 subs numa tacada só para a MB seria...


Na minha opinião, seria péssimo...


Comprar subs agora, seria o Tiro de Misericórdia no ProgSub da MB, que já investiu mais de US$ 2 Bi nesse negócio, entre a construção dos Tupis, e o desenvolvimento da Propulsão Nuclear...




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#51 Mensagem por Alcantara » Sáb Fev 26, 2005 10:25 pm

Mas, FinkenHeinle, nada impede que este novo contrato siga o mesmo modelo do anterior que resultou na construção dos IKL-209-1400 aqui no Brasil e que nos permitiu desenvolver uma versão aprimorada. Seria até natural pois entre nós e os alemães já haveria uma experiência anterior em transferência de tecnologia. Vai me dizer que você não gostaria que eles nos transferisse a tecnologia AIP de um U-212 ou U-214? :lol:

.U-212
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.U-214
Imagem



Acho que, se realmente este projeto se realizar (e não se tornar um F-X sub aquático :wink: ), isso pode trazer grandes benefícios para o desenvolvimento nacional.


Abraços!




Editado pela última vez por Alcantara em Sáb Fev 26, 2005 11:17 pm, em um total de 1 vez.
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#52 Mensagem por fredom » Sáb Fev 26, 2005 10:45 pm

creio que se essa noticia for verdadeira, a compra se dará da seguinte forma: duas unidades produzinas na alemanha, e o repasse tecnologico para o Brasil estariam incluidos nesses 800 milhões. além disso o país se comprometeria a fabricar outras 3 unidades aqui no Brasil, obviamente com ajuda dos alemães, que dessa forma tambem ganhariam mais $$$. Pelo fato de o repasse tecnologico e a construção de 2 subs - dependendo do modelo - custarem um pouco mais caro que os 800 milhoes, porem se o governo assumir um compromisso de participação alema nas unidades que eventualmente forem produzidas aqui, este custo - 800 mi - esta dentro da realidade. O que voces acham?




Arthur
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#53 Mensagem por Arthur » Sáb Fev 26, 2005 10:50 pm

fredom escreveu:creio que se essa noticia for verdadeira, essa compra se dará da seguinte forma: duas unidades produzinas na alemanha e repasse tecnologico para o Brasil = 800 milhões, e país se comprometeria a fabricar outras 3 unidades aqui no Brasil obviamente com ajuda dos alemães que dessa forma tambem ganhariam mais $$$ por que obviamente que o repasse tecnologico e a a construção de 2 subs - dependendo do modelo - custaria um pouco mais caro que os 800 milhoes, porem se o governo assumi um compromisso de participaão alema nas unidades que eventualmente forem produzidas aqui este custo, esta dentro da realidade apresentada pelo artigo. O que voces acham?


Caro colega,

A Marinha não aceitaria essa condição, é inviável. O Brasil já têm capacidade para produzir aqui, p/ que gastar 800 mi p/ produzir dois sub. na Alemanha/França. Como disse antes acho que se esse contrato existir ele contempla tecnologias de sensores e armas para os futuros subs da MB, mas não projetos, pois esses o Brasil já desenvolve sozinho.

Até mais,

Arthur




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#54 Mensagem por fredom » Sáb Fev 26, 2005 11:15 pm

mas o brasil desenvolveu o projeto do tikuna, o SMB ainda esta em rascunhos e é exatamente onde entra esse contrato, não para o desenvolvimento de "novos" tupis/tikunas e sim dos SMB, desse modo a marinha ganharia muito tempo e talves até mesmo recursos, pois ela ganharia know-how, para construir subs de uma categoria superios aos tupis e mais proxima do SNB. Até mesmo porque todos samemos que a marinha uma hora ou outra, vai buscar parceiros para o desenvolvimento do SMB e eu particulamente creio que eles - finalmente- se anteciparam e estariam na frança/alemanha buscando essa parceria.




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#55 Mensagem por Alcantara » Sáb Fev 26, 2005 11:31 pm

Gente, não é por que "copiamos" um IKL-209-1400 e produzimos uma versão melhorada dele (com o auxílio dos alemães) que nos tornamos experts em projetos de submarinos. Que fique bem claro que não menospreso a capacidade do nosso povo de construir nada e muito menos, então, de que a Marinha não possa desenvolver o nosso submarino. Acontece que possivelmente apareceu uma oportunidade de se aprimorar esta capacidade. Se isso pode tornar nosso parque industrial e tecnológico mais forte, e consequentemente a nosso Marinha, por que não fazê-lo?

Até agora todos nós pensamos em navios novos. E se por acaso estiver sendo negociado uma nova tecnologia que nós ainda não dominamos ( e que pode ser usada em nossos novos projetos)?

Que tal isso:


Although the design was originally developed some years ago, HDW, together with other German companies, has now developed a series of modifications which, when retrofitted to existing boats, will enable them to extend their operational life to around 30 years.The first four submarines of this class, ordered 30 years ago for the Hellenic Navy, are being subjected to thorough modernisation, in particular the entire weapon system. Similar measures were taken in the early 90s for the two Venezuelan submarines.

Now that the new Type 212 and 214 submarines has been developed , naturally the Type 209 submarines would also benefit from new technologies that have been implemented for the first time. One of the main items of interest for other navies will be the air independent propulsion system using fuel cells
HDW and Siemens of Germany have already developed an AIP module which can be inserted into existing Type 209 submarines to considerably improve their effectiveness as underwater weapons platforms.
The proposal for installing AIP in an existing Type 209 submarine involves cutting the boat in half immediately aft of the control room and partially under the rear part of the sail. At this point a 6 m section is inserted containing the AIP system. This comprises an upper deck housing two fuel cell stacks developing 120 kW that are housed in a pressurised container. The stacks - which can be connected electrically either in series or parallel as required - are water cooled to absorb any heat given off during the chemical reaction in the cell.

Inserting the AIP section does not result in major disruption to the submarine's existing layout and could be easily undertaken during a major overhaul or refurbishment of the boat
The potential for upgrading Type 209 boats around the world is considerable, and such an upgrade would considerably improve a boat's capabilities and extend its effective life (assuming that other systems on board are also brought up to date and the stress factors on the hull, due to the number and depth of dives it has undertaken, have not already adversely affected its life expectancy).


Imagem

(Fonte:http://users.otenet.gr/~kostast/209_gen.htm)

E o melhor de tudo, esse processo é plenamente dominado pela Marinha! E de fácil implementação durante os períodos de manutenção, já que tería-se que cortar o casco mesmo para fazer manutenção nas baterias...

Abraços!




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#56 Mensagem por fredom » Sáb Fev 26, 2005 11:55 pm

e talves ainda à impotese de se efetuar essa compra e sacrificar o SMB, partindo direto para o SNA.




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#57 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Fev 27, 2005 8:12 pm

Alcantara escreveu:Mas, FinkenHeinle, nada impede que este novo contrato siga o mesmo modelo do anterior que resultou na construção dos IKL-209-1400 aqui no Brasil e que nos permitiu desenvolver uma versão aprimorada. Seria até natural pois entre nós e os alemães já haveria uma experiência anterior em transferência de tecnologia. Vai me dizer que você não gostaria que eles nos transferisse a tecnologia AIP de um U-212 ou U-214? :lol:


Claro que o U-212 é uma grande máquina de guerra. Entretanto, eu reitero, a MB mal consegue tocar o SNB sozinha, e vai jogar pela janela US$ 800 Mi, que nem aqui e nem na China dão conta da compra de 5 Tupis (que custaram, na média, US$ 200 Mi), que dirá 5 U-212 + Transferência Tecnológica!

Claro que eu gostaria de ter a tecnologia do AIP, mas esta se consegue mais facilmente e de forma mais barata. A Suécia tem um sistema AIP que pode ser instalado em Kits em qualquer SSK, e portanto certamente seria mais barato comprar deles com transferência de tecnologia.

No mais, a MB não está interessada em novos SSK's (salvo o Tikuna e o SMB-10), pois ela quer mesmo é ir o mais rápido possível em direção ao SNB.

Como eu disse, um contrato como esse seria o Tiro de Misericórdia no SNB, e por isso eu me oponho totalmente à ele.




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#58 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Fev 27, 2005 8:14 pm

fredom escreveu:mas o brasil desenvolveu o projeto do tikuna, o SMB ainda esta em rascunhos e é exatamente onde entra esse contrato, não para o desenvolvimento de "novos" tupis/tikunas e sim dos SMB, desse modo a marinha ganharia muito tempo e talves até mesmo recursos, pois ela ganharia know-how, para construir subs de uma categoria superios aos tupis e mais proxima do SNB. Até mesmo porque todos samemos que a marinha uma hora ou outra, vai buscar parceiros para o desenvolvimento do SMB e eu particulamente creio que eles - finalmente- se anteciparam e estariam na frança/alemanha buscando essa parceria.


Aí sim seria proveitoso a MB contratar a HDW/IKL para apoio técnico no projeto do SMB-10! Agora, contratá-los para comprar mais 5 SSK's, isso seria o fim do ProgSub!!!




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#59 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Fev 27, 2005 8:16 pm

fredom escreveu:e talves ainda à impotese de se efetuar essa compra e sacrificar o SMB, partindo direto para o SNA.


O U-212 está longe de ser um SMB-10. O SMB-10 é o "Submarino Médio Brasileiro", e será a bancada de testes para um sub de casco maior, como deverá ser o SNB que será nuclear.

Dessa forma, o ganho tecnológico que o U-212 nos traria não seria suficiente para partir direto para o SNB!




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#60 Mensagem por Alcantara » Dom Fev 27, 2005 9:09 pm

E temos que levar em cosideração o seguinte, como já foi explanado, a Marinha vai necessitar de auxílio no desenvolvimento do SNB. No caso de construção naval com propulsão nuclear existem apenas dois países que podem nos ajudar, Rússia e França. A Alemanha tem notório saber na área de construção naval também, mas não constroi submarinos nucleares, então pode ser que os alemães nos ajudem com o projeto do casco e os franceses no projeto da propulsão. Não foi dito na notícia que o acordo era com os franceses e com os alemães? Talves o governo tenha pendido para o lado ocidental e decidido pelo auxílio destes dois países, o que de certa forma era natural e até previsível.




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