Slip Junior escreveu:Errado. A Mikoyan-Gurevich também, muito provavelmente, será parceira do projeto assim como a indústria indiana.
A MiG participa do programa, mas sob o comando da Sukhoi. A Sukhoi é o contratante principal e é dela que sairá o esboço final. A Índia já avisou que só irá participar do PAK se a aeronave vier a atender suas necessidades.
Slip Junior escreveu:Colega, eu acho que o pecado aqui quem está cometendo é você em afirmar algo que acredita ser verdade em um momento aonde existem inúmeras incertezas sobre esse projeto. Prefiro reportar todas propostas e deixar que cada um forme a sua opinião baseada no foi publicado até o momento. Álias, se reparar direito, comentei na minha mensagem que a configuração que considero mais provável para o PAK-FA era o do baseado em S-37 com asas convencionais.
O projeto PAK quanto a sua configuração é uma incerteza, entretanto a única certeza é de que não terá qualquer semelhança com o S-37 ou com o MiG 144, apesar deste dois modelos terem concorrido para serem um novo caça para a Força Aérea Soviética.
Há vários anos definiu-se que o MiG 144 e o S-37 seriam apenas demonstradores de tecnologia que poderiam vir a ser adotadas no PAK. A Força Aérea Russa já determinou que o PAK não terá qualquer semelhança com estes demonstradores de tecnologia.
Slip Junior escreveu:O MiG-2000, na verdade, é o Vityaz 2000.
Veja a imagem abaixo. São configurações de asa similares, mas aeronaves basicamente diferentes. O mais importante é que o que você vê não é o PAK, mas esboços fantasiosos feitos por pessoas que expeculam sobre o que será o PAK. Como você mesmo pode conferir nenhum destes esboços lembra o S-37 e sim mais similares ao F-22 e F-35 o que de fato deve ocorrer.
Slip Junior escreveu:As notícias mais recentes apontam que o PAK-FA será realmente uma evolução do projeto baseado em um Berkut com asas convencionais que está sendo chamado de T-50.
O PAK não terá qualquer semelhança com o S-37, não será baseado nele. Será uma aeronave totalmente nova.
Slip Junior escreveu:Essa aposta também é feita por Piotr Butowski, um dos maiores especialistas em aviação russa da atualidade.
Este senhor coloca muita pouca fé na capacidade tecnológica russa.
Slip Junior escreveu:Engraçado, pois eu acho a encomenda de 2 modelos de helicópteros de combate (Ka-50 e Mi-28) um grande desperdicio de dinheiro.
Decidiu-se optar pelo Mi-28 como helo comum de ataque e subsituto do Mi-24 porque a Mil foi esperta e oferece no pacote de modernização dos Mi-24 o mesmo motor, rotor e sistemas embarcados do Mi-28. O Exército Russo logo percebeu a vantagem logística disto, mas decidiu não matar o Ka-50 que apresenta maior potencial de exportação.
Slip Junior escreveu:O próprio PAK-FA pode ser visto como algo fruto de uma falta de visão dos russos uma vez que o mesmo está sendo concebido ao mesmo tempo em que a maioria das outras nações desenvolvidas trabalham para ter UCAV's quando o PAK-FA estiver entrando em serviço. Alguns exemplos: Alenia Iron Bird; BAe Proteus, Archandel e Avenger; Dassault Petit Duc, Moyen Duc e Grand Duc; EADS UCAV, e; Saab SHARC e Filur.
A falta de visão é sua. O PAK antes de mais nada é um produto de exportação. Clientes russos na África, Oriente Médio e Ásia não terão condições de operar UCAVs tão cedo, para tal você precisaria de ter controle total sobre o sistema GPS que pode ser jameado pelos EUA e uma grande infra-estrutura de comunicações que talvez somente a Índia e a China possam bancar ainda assim com grandes limitações. Estes países não querem confiar sua defesa a uma frota de máquinas e preferem o elementos humano nos controles pois é uma certeza do cumprimento da missão.
UCAVs estão sendo desenvolvidos na Rússia pela Yakovlev que já fabrica uma linha de UAVs que são usados em larga escala da Chechênia.
Slip Junior escreveu:O projeto do S-55 não parou por ali e hoje tem uma configuração proposta bastante diferente daquela que eu mesmo postei.
O projeto do S-55 morreu na prancheta porque não há viabilidade econômica para seu desenvolvimento. Há não ser que alguém banque os custos de desenvolvimento ela não passará de um belo mockup e no máximo um modelo da Revell.