O Soldado de infantaria do Exército Brasileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#46 Mensagem por Sniper » Sáb Fev 26, 2005 12:22 pm

Mateus Dias escreveu:
O exercito não é a força que comemora mais veemente a Revolução de 64?
Não é a força que justificar o encarceramento de um padre nu e suas torturas? o Assassinato de Vladimir Herzog?

E daí?? Qual o problema nisso Alex ?? A primeira questão tem que ser comemorada mesmo. Nos salvaram de virar um Cuba gigante.
As outras duas questões, os personagens mereceram seu destino.
Não é a força que um general idiota falou: " o soldado brasileiro é invencível na selva"

Vc não acha que um comandante tem que elevar a moral de sua tropa ?? Vc queria que ele dissesse: " Soldado brasileiro tem medo de cobra".

Vc já serviu Alex???

Quer dizer então que o amigo é a favor da tortura e do assassinato de "inocentes"?

Francamente... :evil:

Imagem
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#47 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Fev 26, 2005 12:24 pm

Nossa, isso não tem desculpa. É simplesmente ridículo caso o professor esteja com razão.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceram: 419 vezes

#48 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Fev 26, 2005 12:36 pm

Adquirir os Land Rover foi cagada, não adquirir os M4 eu até entendo uma vez que jipes não devem ficar na linha de frente e um jipe com blindagem composta deve ser muito caro.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Contato:

#49 Mensagem por Mateus Dias » Sáb Fev 26, 2005 1:02 pm

Quer dizer então que o amigo é a favor da tortura e do assassinato de "inocentes"?

Francamente...

Sniper, eles não eram inocentes de nada. Estavam combatento do lado errado, perderam. Ninguém que se envolveu com luta armada naquela época era inocente.

Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Mateus Dias
Avançado
Avançado
Contato:

Re: Explicando

#50 Mensagem por Mateus Dias » Sáb Fev 26, 2005 1:11 pm

FCarvalho escreveu:Olá Vinicius,

Como eu disse, essa história sobre o Cmmdo M4 me foi comentada pelo professor Estefane Bastos; em e-mail enviado a ele, eu perguntava sobre a situaçao do projeto daquele veículo, que julgo, seria a evoluçao natural para substituir os nossos Willys, mas para minha surpresa, o prof. disse-me que o EB chegou a "dar uma olhada" no protótipo e, pelo fato do mesmo utilizar tecnologias em diversos tipos de blindagens compostas, aproveitando-se de vários materiais e, sua nacionalizaçao estar por volta dos 75%, motor,sistemas de suspensao e freios, acho eu, seriam importados, o EB nao se interessou pelo mesmo, por estar "acima das condiçoes de uso do EB".

É isso mesmo Arthur, se eu entendi bem, o EB é o único exército no mundo que rejeita novos projetos da industria nacional por se achar incapaz de lidar com as novas tecnologias neles incorporadas. Ou seja, o EB tem medo/aversao a novas tecnologias. Essa idéia, por exemplo, acabou por refletir-se na prática como uma limitante ao desenvolvimento e uso nao só de novas tecnologias em nossos meios militares, como inibe a própria industria e a melhoria da capacidade combativa do próprio EB.

Desta maneira, os responsáveis pelo projeto, estariam negociando com uma empresa israelense a venda do mesmo, simplismente porque no Brasil, qualquer coisa muito diferente de um Willys, ou que não seja nele baseado, é complicado demais para as forças armadas.

Eu nem acharia isso estranho, mas incompetência ou burrice explicita mesmo por parte do alto Comando do EB.

Mateus, eu entendi mal, ou vc defende mesmo tortura e assassinato de cidadãos brasileiros pelo Estado?

Abraços.

Mas que tecnologia tão avançada estaria sendo aplicada em um simples veiculo ?? Não entendo. O EB já lida com materiais muito mais sofisticados que um simples jipe novo. Realmente não vejo onde estaria aplicada uma tecnologia avançada num jipe. Pode ser que o EB o considerou frágil, ou que não tenha recursos para bancar a construção em larga escala, como o fabricante deve estar querendo. Mas considerá-lo avançado demais não é compativel com uma força que está modernizando sua frota de helicopteros por exemplo.

Quanto a indagação da morte de cidadaos brasileiros, só defendo a execução de agentes da baderna, da bandidagem, da subverção etc etc.

Vai falar que vc não queria ter o Grennhaug ( nunca sei como se escreve o nome do porco) nas mãos um dia ??? Ou o Stedile ??? É meu sonho de consumo.

Mateus Dias
BRASIL ACIMA DE TUDO !!!
Arthur
Sênior
Sênior

Re: Explicando

#51 Mensagem por Arthur » Sáb Fev 26, 2005 4:35 pm

Mateus Dias escreveu:
Quanto a indagação da morte de cidadaos brasileiros, só defendo a execução de agentes da baderna, da bandidagem, da subverção etc etc.

Te pergunto uma coisa? Nesse seu sistema o que define alguém como agente da baderna, da bandidagem e da subversão? Meia dúzia de oficiais do EB? Você? Você não acha pretencioso demais achar que um bucado de pessoas têm direito a matar e torturar quem eles acham subversivos? Seriam essas pessoas deuses, gênios, todos poderosos capazes de dizer o que é certo e o que é errado, quem merece viver e morrer? Ou seja, se você é um jornalista que escreve o que acha certo(ex: Herzog) mas o que você acha vai contra do que uns caras acham, eles ganham direito de te matar e te torturar simplesmente porque como eles são do EB eles estão certos? Te coloca no lugar de um desses caras que morreram pelas mãos da repressão....... Pensa se alguém aqui do fórum por te considerar subversivo, por não concordar com você ganhasse direito de te prender, te torturar p/ saber quem pensa como vc e para te matar? Seria legal, não?

Arthur

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#52 Mensagem por rodrigo » Sáb Fev 26, 2005 8:46 pm

Não é a força que justificar o encarceramento de um padre nu e suas torturas? o Assassinato de Vladimir Herzog?
Esses dois episódios foram usados recentemente em uma tentativa de desmoralização do EB. Depois de muito debate e insinuações da imprensa, ficou claro que se tratava de manipulação de informação, depois que ABIN revelou que se tratava de uma padre tarado que estava ´´catequisando`` uma freira, e foi capturado no ato, por suas participações em movimentos de esquerda. O jornalista Vladimir Herzog foi a única vítima não-combatente do governo militar, mas não combatente não significa não-atuante. Para efeito de comparação, as ditaduras chilena e argentina mataram centenas de não-combatentes, a ditadura cubana continua com sua política sanguinária até os dias de hoje, inclusive com a recente execução de pessoas que tentavam fugir da ilha em um barco roubado. Apesar de lamentável, o episódio Herzog é único, e só serve de munição para os esquerdistas que gostam de aparecer, e que nunca conseguiram explicar como é que um governo militar linha dura, no maior e mais populoso país da América do Sul, nunca promoveu nenhuma chacina.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#53 Mensagem por rodrigo » Sáb Fev 26, 2005 8:55 pm

Te pergunto uma coisa? Nesse seu sistema o que define alguém como agente da baderna, da bandidagem e da subversão? Meia dúzia de oficiais do EB? Você? Você não acha pretencioso demais achar que um bucado de pessoas têm direito a matar e torturar quem eles acham subversivos? Seriam essas pessoas deuses, gênios, todos poderosos capazes de dizer o que é certo e o que é errado, quem merece viver e morrer? Ou seja, se você é um jornalista que escreve o que acha certo(ex: Herzog) mas o que você acha vai contra do que uns caras acham, eles ganham direito de te matar e te torturar simplesmente porque como eles são do EB eles estão certos? Te coloca no lugar de um desses caras que morreram pelas mãos da repressão....... Pensa se alguém aqui do fórum por te considerar subversivo, por não concordar com você ganhasse direito de te prender, te torturar p/ saber quem pensa como vc e para te matar? Seria legal, não?
Que ingenuidade! Naquele momento da história do Brasil existiam posições claras de opções políticas. Aqueles que se optaram pelo confronto com o governo, foram enfrentados. Assim como na Argentina, Chile, Cuba, Irã, Coréia do Norte. A China promoveu o massacre da praça da paz celestial, onde matou centenas de pessoas que exigiam mais liberdade no país, e isso em 1989!

Portanto Arthur, em todo governo não-democrático há risco em se envolver em atividades que contrariem o poder constituído, e todos que morreram nas mãos dos torturadores e cia sabiam dos riscos e os assumiram, na tentativa de impor o que eles consideravam certo.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Arthur
Sênior
Sênior

#54 Mensagem por Arthur » Sáb Fev 26, 2005 10:44 pm

rodrigo escreveu:Portanto Arthur, em todo governo não-democrático há risco em se envolver em atividades que contrariem o poder constituído, e todos que morreram nas mãos dos torturadores e cia sabiam dos riscos e os assumiram, na tentativa de impor o que eles consideravam certo.

Aí que tá Rodrigo,

Pra mim, se um governo não é democrático ele perdeu a razão. Nenhuma ditadura tá certa, primeiramente porque suas ações são expressão da visão de poucos e depois porque ditaduras não aceitam opiniões alheias.

Que os caras sabiam dos riscos tenho certeza, mas o fato de eles terem tido a coragem de enfrentar esses riscos os torna, pelo menos para mim, mártires, já que eles lutaram pelos bens mais preciosos da sociedade ocidental que são a liberdade e democracia.

Arthur

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#55 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Fev 27, 2005 2:02 am

Arthur, se esses que você falou estivessem realmente lutando pela liberdade, tudo bem. Acontece que não é bem assim. A luta foi muito bem definida entre aqueles que não queriam o comunismo e os que defendiam as idéias da então URSS. Vale lembrar que a tomada do poder em 64 foi amplamente apoiada pela imprensa, igreja e sociedade. Só a partir do endurecimento do regime - AI-5 - é que mais gente passou a ser contra.

De qualquer maneira, não se engane. Aqueles que pegaram em armas para lutar, fizeram guerrilhas, atentados, roubos não queriam a liberdade, queriam o poder.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#56 Mensagem por Slip Junior » Dom Fev 27, 2005 8:55 am

Pessoal, concordo que a luta contra forças revolucionárias pelo EB não foi nenhum massacre de inocentes. Mas existiram sim muitos inocentes que foram torturados ou assassinados devido unicamente às suas convicções políticas. Nenhum não-combatente merece ser tratado como inimigo à menos que o mesmo esteja propangadeando a luta através das armas, não?! Muitos dos jovens desaparecidos eram apenas estudantes com um ideal político diferente do vigente na época.

Não estou querendo promover uma desmoralização do EB com essa mensagem. Estou apenas afirmando que o mesmo no período da ditadura foi usado por pessoas com interesses tão amplos por seu próprio poder que não relutaram em usar essa força armada como agente de uma ditadura que, como todas as outras, adotou métodos covardes para sustentá-la.

Abraços

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#57 Mensagem por Sniper » Dom Fev 27, 2005 10:22 am

Mateus Dias escreveu:

Francamente...

Sniper, eles não eram inocentes de nada. Estavam combatento do lado errado, perderam. Ninguém que se envolveu com luta armada naquela época era inocente.

Tudo bem cara, mas se eles eram "criminosos" ( eu acho que ir contra uma "idéia" não seja crime), que se tivesse um julgamento justo!

Imagem
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3338 vezes

Contrariedades

#58 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 27, 2005 11:02 am

Olá Mateus ,

Eu me fiz a mesma pergunta que você, e até a fiz ao professsor, mas infelizmente não obtive resposta até o presente momento.

E é nesta resposta que realmente encontra-se a contrariedade da situação. Como explicar que um exército como o brasileiro, que mal ou bem, está a desenvolver e, mesmo utilizar, tecnologias avançadas em termo de eletrônica e comunicações, bem mais complexas do que blindagens compostas, que é o caso do Commando M4, não o aprova por, aparentemente, não comportar o uso destas mesmas blindagens?

Quanto a questão de custos, o M4 estaria sendo cotado para venda, dependendo da versão e equipamentos, entre US$ 60/75 mil dólares. Bem abaixo, segundo seus fabricantes, dos modelos homólogos no mercado internacional, com o mesmo nível de equipamentos e blindagens. E se você observar, de frágil ele não tem nada, pelo contraáio, seu projeto e concepção, o tornam o melhor da categoria no mercado nacional, e com ótimas condições de concorrência no mercado internacional, obviamente se conseguisse impôr-se por aqui.

Ainda em tempo, estes valores muito bem podem ser melhorados com ganhos de escala de produção, caso o EB/CFN o encomendassem. Bastaria vontade politica do MD, diga-se decisão, do Vice-presidente da República José Alencar, e um pouco de sensatez por parte do alto cmmdo daqueles. Tanto EB, como o CFN dispôe de boa margem quantitativa a incorporar, facilitando os ganhos de escala; só no EB seriam pelo menos de 5 a 6 mil veículos, somente na versão simples, fora outras versões que estão planejadas.

Assim, vemos que por questão industrial e ecônomica sua produção não seria problema, mas tão simplismente política e orçamentária. Caso esse impeçilho fosse vencido, imagine as perspectivas financeiras de exportação somente no mercado sul-americano e africano.

Bem, dando uma de maluco beleza, que tal lançarmos uma campanha do tipo "Salvem o COMMDO M4"!!!

Abraços.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3338 vezes

#59 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 27, 2005 11:12 am

Carpe Diem
César
Sênior
Sênior
Contato:

#60 Mensagem por César » Dom Fev 27, 2005 12:17 pm

Fugindo um pouco do tópico, mas alguém tem como me passar o link daquele estudo feito no site da UFJF pelo Paulo Bastos e o Estefane Bastos sobre as forças blindadas na América do Sul?

Desde já agradeço.

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Responder