Tucanos para Chaves

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#106 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 24, 2005 12:28 am

Concordo absolutamente com o Carlos!! Pera aí gente, vocês estão chegando longe demais! Primeiro a Venezuela não nos paga, depois nós fazemos no mínimo vista grossa numa possível aventura venezuelana na Guiana?? Que isso?

Tenho certeza absoluta que o Brasil não ficaria inerte. Mesmo que o governo do PT simpatize com o Chávez, por questões estratégicas como a busca pela liderança e unidade na América Latina, o Brasil mediaria a situação. Creio que não deixaria nem o conflito começar. Claro, a menos que a Venezuela faça um ataque surpresa. Mas se fizer, com certeza Brasil + EUA + Inglaterra + ONU condenariam as ações e fariam algo.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#107 Mensagem por Arthur » Qui Fev 24, 2005 8:21 am

Caros colegas,

Peraí pessoal! O contrato nem foi assinado e vocês já tão afirmando que o Brasil não vai receber........ O Chavez nem sequer pensou em invadir a Guiana (espero q ele não seja frequentador desse fórum) e vocês já tão imaginando a reação internacional........

Vamo com calma.

Até mais,

Arthur

Vinicius Pimenta escreveu:Concordo absolutamente com o Carlos!! Pera aí gente, vocês estão chegando longe demais! Primeiro a Venezuela não nos paga, depois nós fazemos no mínimo vista grossa numa possível aventura venezuelana na Guiana?? Que isso?

Tenho certeza absoluta que o Brasil não ficaria inerte. Mesmo que o governo do PT simpatize com o Chávez, por questões estratégicas como a busca pela liderança e unidade na América Latina, o Brasil mediaria a situação. Creio que não deixaria nem o conflito começar. Claro, a menos que a Venezuela faça um ataque surpresa. Mas se fizer, com certeza Brasil + EUA + Inglaterra + ONU condenariam as ações e fariam algo.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#108 Mensagem por helio » Qui Fev 24, 2005 8:24 am

Amigos

Quanto aos Avros
Me desculpem mas voces estão completamente equivocados. Os aviões estavam em perfeito estado de conservação, tinham pouquissimas horas voadas, muitissimo menos que os nossos F-5,Buffalo e Hercules. Possuiam um lote imenso de peças, e mais o avião possui peças abundantes na India aonde foi fabricado até o ano 2000 sob licença.
Quanto aos EMB-145, quero frisar que não constava nos planos da FAB, Tem sérias limitações para a maioria das pistas de pouso que a CAN opera. O que o BNDS fez foi simplesmente livrar dos aviões, sem ao menos tentar oferecer a mercado exterior . Nada como administrar pessimamente o dinheiro público. Aliás a FAB é uma "mãe" para receber micos goela abaixo. A VARIG uma vez empurrou DC-6(C-118) para a FAB, para amortizar uma dívida com o governo. A FAB além de ter um sério acidente em Manaus com o C-118 teve que doar ao Paraguai estas sucatas. Coisas de terceiro mundo.....

quanto ao Chile

A Argentina quase chegou a um confronto com o Chile várias vezes na década de 70 . Os F-86 baseados em Mendoza quase sempre estiveram em prontidão, e o canal de Beagle foi constantemente patrulhado por aviões e lanchas rápidas de ambos os lados. Reparem pelo mapa que para que um avião argentino chegue a Ushuaia(Terra do Fogo- lado Argentino) é necessário contornar o território chileno pelo Atlântico, e é la´que as disputas eram mais calorosas.Os Chilenos dos anos 60 para cá sempre possuiam equipamento de melhor qualidade(aviões) bem como pessoal melhor preparado.

quanto ao BNDS
Gostaria por favor que se informem melhor quanto aos credores do BNDS. Perguntem ao BNDS se em algum momento os paises latino-americanos(Paraguai,Bolivia,Colombia,etc..) honraram todos os pagamentos de blindados da ENGESA que foram financiados... Todos eles foram práticamente doados da mesma forma dos aviões para Chavez. Empréstimo?Só no papel!!!

Hélio




Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#109 Mensagem por Arthur » Qui Fev 24, 2005 9:51 am

helio escreveu:Amigos

quanto ao BNDS
Gostaria por favor que se informem melhor quanto aos credores do BNDS. Perguntem ao BNDS se em algum momento os paises latino-americanos(Paraguai,Bolivia,Colombia,etc..) honraram todos os pagamentos de blindados da ENGESA que foram financiados... Todos eles foram práticamente doados da mesma forma dos aviões para Chavez. Empréstimo?Só no papel!!!

Hélio


Caro Hélio,

Você só utiliza exemplos de operações antigas, das décadas de 70, 80 e início da década de 90. O BNDES mudou muito durante os governos do FHC e graças a deus demitiram o cara que queria que o banco voltasse a ser como antes (o Carlos Lessa). Hoje o BNDES é um banco de fomento, moderno, que dá lucros, grandes lucros. Ou seja, um banco que não se mete a servir de hospital de empresas nem de doador de recursos a outros países.

Veja o exemplo da Varig: se fosse na década de 80 o banco daria recursos a empresa mesmo sabendo que nada mudaria em sua gestão, que ela não pagaria e que ela voltaria a precisar desses recursos em alguns anos. Hoje é diferente. Nem o BNDES nem o governo vão liberar recursos para a reestruturação da Varig enquanto essa não apresentar um plano de reestruturação factível, que inclua demissões em massa e até mesmo a sessão do controle (ou de parte) da empresa para os credores e p/ outros investidores. Mas como a Fundação Ruben Berta que é dos empregados da empresa e controla a cia. não aceitam fazer isso o governo vai deixando a Varig agonizar. Se ela quebrar problema dos seus acionistas, que perderão a empresa e terão que enfrentar os problemas legais decorrentes da falência.

Até mais,

Arthur




Carlos Mathias

#110 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 24, 2005 10:58 am

Bem, como sou empregado da "maldita" VARIG vou me meter. Demissões em massa não resolvem o problema de GESTÃO de nenhuma empresa do mundo. A fundação foi uma ótima idéia do sr. Ruben Berta, que na época não imaginava que sua cria seria levada aos descalabros de hoje.
É um erro muito comum e primário dizer que a VARIG tem tantos empregados por avião e a outra(s) tem menos, apenas esquecem que um MD-11 precisa de 17 tripulantes, muito maior equipe de limpeza, maior pessoal de manutenção, estoque de peças, etc,etc... Isso para operar dentro dos limites legais e seguros, agora, no oba! oba!, aí vai de qualquer jeito. Um 737 precisa de 6 tripulantes e muito menos estrutura de apoio em terra, por exemplo pessoal de embarque, um(1) funcionário dá conta, mas para quase trezentos clientes um só seria loucura e uma zona total, portanto vejam que não é bem por aí.
Repararam que as concorrentes abandonaram o mercado internacional ou no mínimo reduziram muito suas operações deste tipo? Repararam que a TAM já começou operando para as rotas que são mais lucrativas assim como transbrasil e VASP? Aí dirão que basta largar estas rotas, mas existem contratos e compromissos que não podem ser quebrados ao sabor das crises.
Não sou favorável que se dê dinheiro a perder de vista prá ninguém, mas ao observarmos os países da Europa por exemplo veremos que existe um intenso apoio dos países as suas empresas de bandeira e cada país tem uma ou no máximo duas, o único mercado a comportar maior número são os EUA e mesmo assim o governo de lá DEU mais de US$20 bi as companhias por conta do 11/7, deu, não emprestou, e as falências continuam. O caso da VARIG é muito mais complexo do que a imprensa quer que pareça e uma simples degola de funcionários não seria suficiente para salvar a empresa, assim como simplesmente jogar dinheiro lá, é uma operação muito mais complexa que está ocorrendo, inclusive com a perda da gestão pela fundação. Agora, se o governo é assim tão cioso da correção e justiça, deveria pagar sua dívida de R$3bi com a VARIG e ainda faltam a Rio Sul e NORDESTE, ou seja, dois pesos duas medidas.
Por incrível que pareça, a VARIG é um retrato perfeito do Brasil.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#111 Mensagem por helio » Qui Fev 24, 2005 12:32 pm

Carlos Mathias

Na verdade, toda esta situação da Varig, como voce mesmo afirmou é muito complexa. Com certeza, não é com demissões em massa é que vamos resolver a situação.
Entretanto não posso deixar de manifestar que uma das causas da situação delicada que a Varig se encontra, foi pela má administração e pelo fim do governo militar. Explico: A Varig foi a empresa aérea que mais se beneficiou durante o governo militar, ganhando concessões sem concorrencia. Se voce tiver a curiosidade de assistir o filme "o Aviador" do diretor Martin Scorcese( em cartaz atualmente) aonde conta de forma romanceada a biografia de Howard Hughes, vai ver no filme uma disputa acirrada entre a TWA e a Pan Am, aonde a Pan Am com o lobby de um senador americano tenta de todas as formas esmagar a TWA. Por incrivel que pareça aconteceu exatamenta a mesma coisa no Brasil. A Varig faliu ilegalmente a Panair do Brasil capitaneado pelo então deputado Herbert Levy. A "falencia" foi um ato totalitário e a Varig recebeu na bacia das almas não só os melhores aviões da Panair( DC-8) mas sua linha para Nova York e Lisboa. a Varig recebeu até de graça aviões ultra modernos, mas contratar algum funcionário da Panair nem pensar....
Durante o governo militar a Varig, possuia todo o monopolio de linhas internacionais( exceto cone-sul) (compare por favor com o filme que citei)e impedia que empresas internacionais como American,Delta,etc.. operassem no Brasil para concorrer com ele. Foi muito fácil ganhar dinheiro na época, e muito mais fácil engordar os paternalismos na Fundação Rubem Berta, pois dinheiro nunca faltava. Depois disto veio ainda mais um presente jogado no colo: A rede Tropical de Hotéis, construindo hotéis totalmente financiados pelo governo ( com 3 anos de carencia, juros ridículos) e por incrivel que pareça muitos ainda não quitados(Jõao Pessoa, Santarém e Manaus) e ainda hoje paga um aluguel ridículo do único hotel localizado dentro do Parque das Cataratas em Foz do Iguaçu( o Imóvel é do governo e o preço do aluguel não chega a R$10 mil ).
Se voce trabalha há tempos na Varig pergunte a um veterano por que a Varig empregava tantos militares aposentados da FAB , quer como comissário ou pessoal de terra?Na verdade era uma pequena paga pelas benesses concedidas.
Pergunte também por que o salário de um comissário senior ou até de um comandante é tão discrepante em relação a outras companhias aéreas(um comandante nos anos 90 ganhava R$41 mil reais)
Estre e outros exemplos de puro paternalismo empresarial, somadas a despesas altas ajudaram(e muito) a Varig estar nesta situação. alegam sempre, a crise internacional do setor, o atentado de 11/09 os quais com certeza ajudaram a ficar mais difíceis mais como descrevi o buraco é bem mais em baixo.

Um abraço


Hélio




Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#112 Mensagem por Arthur » Qui Fev 24, 2005 1:35 pm

Caro Carlos,

Não preciso nem responder sua colocação pois o Hélio já respondeu pra mim. Minha opinião é simples, se a empresa não é mais viável no contexto atual então ela deve falir, e não recorrer ao governo. Só falei em demissões pois no plano de reestruturação proposto pelo governo a Varig se contemplava a divisão da empresa em duas (numa ficaria a VEM, a operação das rotas internacionais e entre as grandes cidades e o Smiles e na outra o resto- Aerus, Rio-Sul, Tropical, etc) e a demissão de 7 mil funcionários (dos 16 mil). Para mim a melhor solução é deixar falir e montar outra ompanhia com os ativos que sobraram da massa falida (que nem se fez no caso da Swissair, hoje Swiss).

Até mais,

Arthur




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#113 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 24, 2005 1:53 pm

Falando de Varig, sou absolutamente contra a falência da empresa. Pode ser feito o que quiser com ela, seja mudar de dono, reestruturar, o que for. Agora, politicamente a Varig sempre foi referência do Brasil no exterior e sempre foi reconhecida internacionalmente pela qualidade e segurança de vôo. Pode virar estatal, ou sei lá o quê, o nome Varig não acho que deva se perder, ainda mais num setor estratégico como o de trasporte aéreo.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#114 Mensagem por talharim » Qui Fev 24, 2005 5:04 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Concordo absolutamente com o Carlos!! Pera aí gente, vocês estão chegando longe demais! Primeiro a Venezuela não nos paga, depois nós fazemos no mínimo vista grossa numa possível aventura venezuelana na Guiana?? Que isso?


Mas se a gente ficar só falando nesse fórum de fatos atuais sobre as nossas FAs vamos ficar num marasmo desgraçado :cry:

Naum acontece nada de relevante nas nossas FAs desde a aquisiçao dos EMB-145 AEWC para a FAB,e isso já faz mais de 5 anos!




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#115 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 24, 2005 5:07 pm

Isso tudo bem. Mas praticamente afirmar isso que é o errado. Se quisessem conjecturar sobre "e SE...", até tudo bem, agora, afirmar acho que não é por aí.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#116 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 24, 2005 5:42 pm

Voltando a VARIG, tudo o que foi dito sobre o passado é verdade e é exatamente o que se quer fazer hoje com a "fusão" VARIG/TAM, mas se não foi justo naquela época e foi feito por estarmos numa ditadura, hoje me parece que o cenceito de justiça no Brasil andou um pouco mais prá frente, então estamos vendo esta luta para manter uma empresa de 70 anos operando e mantendo níveis internacionais de excelência operacional, e como nunca é demais citar, rigorosamente dentro da lei.
Deixar falir é bom na empresa dos outros, quando a pimenta arde no nosso aí a coisa muda de figura, ainda mais se levarmos em consideração o grau de especialização da mão de obra aeronáutica, fora o fato de serem 7000 famílias e que entre estes estarão principalmente os mais antigos na empresa, justamente os de melhor salário e experiência. No meu caso vai restar um táxi ou caminhão, por que já sou quase totalmente surdo de um ouvido justamente devido à profissão e aí imagine se a TAM ou GOL vai querer um cara com 39 anos e todo fudido se eles podem pegar a garotada de 20 e as garotinhas filezinho...
Houveram cagadas e mais cagadas na administração da empresa eu sei, mas o momento atual é bastante diferente, o que a VARIG quer é principalmente que se permita a ela um fôlego extra no pagamento de suas dívidas e ela poderá sem sombra de dúvida andar com as próprias pernas.
Sobre cocorrência de outras empresas extrangeiras sempre houve, na medida que ia um vôo nosso, vinha um deles, depois da abertura do mercado é que a coisa ficou feia por que vai um e vem vinte, como é o caso de Miami e concorrer com os americanos e suas empresas de mais de mil aviões não é exatamente o melhor exemplo de concorrência justa.
Sou absolutamente contra colocar o dinheiro que é nosso em qualquer furada da vida, mas existem muitos meios de se fazer um apoio à VARIG sem que isto implique necessariamente em calote. Isonomia tributária com as externas já seria muito bom, taxas de juros semelhantes também.
Meu pai sempre ma disse sobre Cuba: Você já viu alguém se enfiar numa jangada e atravessar o mar para fugir do paraíso? Pois bem , a VARIG sempre foi considerada a melhor empresa para se trabalhar, não pelos salários, mas por que você teria uma carreira, um futuro e talvez até seus filhos pudessem continuar na empresa, como é o caso de muitos lá.
Existe muita coisa por tráz do pano além de apenas deixar falir uma empresa.




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#117 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Fev 24, 2005 11:37 pm

talharim escreveu:(...) os Tucaninhos e AMX que estamos dando de graça para a Venezuela


É mesmo?!

Nem sabia que o Brasil iria doar seus A-1 e seus T-27... :roll: :roll: :roll:

Ademais, ninguém dá a mínima para a Guiana, e se a Venezuela invadisse lá, certamente sofreria pesados embargos econômicos e sanções políticas, mas nenhuma potência moveria uma palha para salvar a Guiana...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#118 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Fev 24, 2005 11:40 pm

helio escreveu:Me desculpem mas voces estão completamente equivocados. Os aviões estavam em perfeito estado de conservação, tinham pouquissimas horas voadas, muitissimo menos que os nossos F-5, Buffalo e Hercules.


É mesmo?!


Kra, para com esse papo, os Avros eram mais velhos que Guaraná com Rolha...

Eles estavam "SÓ" massacrados...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#119 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Fev 24, 2005 11:48 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Falando de Varig, sou absolutamente contra a falência da empresa. Pode ser feito o que quiser com ela, seja mudar de dono, reestruturar, o que for. Agora, politicamente a Varig sempre foi referência do Brasil no exterior e sempre foi reconhecida internacionalmente pela qualidade e segurança de vôo. Pode virar estatal, ou sei lá o quê, o nome Varig não acho que deva se perder, ainda mais num setor estratégico como o de trasporte aéreo.


O pessoal pode falar que sou regionalista, orgulhoso, e tudo o mais... Mas, se for para dar a VARIG no colo da TAM, eu quero mais é que vá à falência...

Eu digo, e repito, a VARIG pode se reerguer com suas próprias forças, mas parece que o Gov. não quer isso...

No mais, respondendo ao Carlos, a demissão de uma boa parte dos funcionários da VARIG é, SIM< parte essencial de qualquer plano de reestruturação que venha à ser feito. Negar isso, só por ser funcionário da mesma...

Vejam o exemplo da Swiss. Em poucos meses o Gov. definiu, sobre bases TÉCNICAS, um plano de reestruturação, e ele começou à ser colocado em prática, sendo que o Gov. assumiu o compromisso de arcar com os ônus políticos de tal plano... E ele incluía DEMISSÕES de funcionários. Em todo o mundo, elas foram feitas. Será que a Varig irá nadar contra a maré?!

Na minha opinião, de quem vem estudando o "Caso Varig" à um bom tempo, o Plano de Reestruturação seria baseado nesses pontos-base:

- Encontro de Contas Varig/Gov. Federal. O Gov. deve à Varig assim como essa deve ao Gov. Faz-se um Encontro de Contas, cuja contrapartida da Varig seja implantar uma nova Gestão;

- Reestruturação das Rotas, Demissões, troca de lguns aviões caros de operar, como o MD-11 citado pelo Carlos, etc.;

- Então, com um Plano de Reestruturação da Varig em mãos, parte-se para um acordo com outros credores, como a Boeing, GE, etc.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#120 Mensagem por helio » Sex Fev 25, 2005 11:47 am

Finkenheinle

voce escreveu

É mesmo?!


Kra, para com esse papo, os Avros eram mais velhos que Guaraná com Rolha...

Eles estavam "SÓ" massacrados...

Meu comentário

Se o Avro é mais velho que guraná com rolha,quase TODA FAB também é pois saiba que os : Mirage,F-5E,Bandeirante,Buffalo,Hercules,HS125, Xingu,UH-1H,Jet Ranger,Puma,Boeing 707,Bandeirulha, a maioria dos Tucanos,Universal,Xavante,Regente,Blanik,Urupema,Ipanema,vieram ANTES do " velhinho" Avro 748 e todos continuam a dar um bom caldo!!!!


Quanto a VARIG

Quanto a ter dó da Varig em ser esmagado pela Gol ou TAm eu sinceramente não tenho, pois eu ví a Varig fazer a mesmíssima coisa esmagando empresas e causando desemprego: Cito casos como a Panair do Brasil, Real Aerovias,Cruzeiro do Sul.
Quanto a reestruturação, o maior impecilho está sendo a fundação Rubem Berta, pois ela é gerida por pelegos, e paternalistas como eles são , não vão querer abrir mão de um milimetro sequer das benesses que os funcionários possuem. Eles preferem até a demissão de parte dos funcionários contanto que as benesses continuem. A Varig já faz tempo teve que sacrificar boa parte do seu quadro, mas não cede estes beneficios.
O que vai acontecer? Do jeito que as coisas vão, vai ficar insustentável, e será difícil de sobreviver. O BNDS está colocando justamente a perda de mando da Fundação para poder disponibilizar um canal de emprestimo.

Hélio




Responder