Cancelamento FX e o FX-B ( F-16 A / B )

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#91 Mensagem por Lauro Melo » Ter Fev 22, 2005 12:25 pm

http://www.defesanet.com.br/fx/istoesoberaniaI/

Isto É

Diplomacia I - Diplomacia II
A armadilha Americana Uma proposta
americana de vender 16 caças F-16 usados ao
País esconde ofensiva para
recuperar para os EUA o mercado bélico brasileiro

Cláudio Camargo e Eduardo Hollanda

O governo brasileiro decidiu deixar morrer a licitação para a compra dos novos caças supersônicos que substituirão os velhos Mirage III baseados em Anápolis (GO), no chamado projeto F-X. Com isso, a Força Aérea Brasileira (FAB) terá a missão de selecionar os melhores aviões fabricados no mundo para escolher um vencedor, sem licitação. Se por um lado essa decisão tem o mérito de tirar pressões internacionais desnecessárias sobre o País, por outro persiste o grave problema da obsolescência dos Mirage III, que deverão ser retirados do serviço ativo neste ano, por problemas logísticos e operacionais. O impasse abriu espaço para que os americanos, cujo caça F-16 estava fora de cogitação, voltassem à carga, desta vez com uma proposta insidiosa para restabelecer a primazia da venda de material bélico americano ao Brasil. A ex-embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, atualmente consultora internacional, confidenciou que os EUA estão incomodados com o fato de virem perdendo sistematicamente espaço na venda de equipamento militar para o Brasil, especialmente aeronaves para a FAB. Assim, para reverter essa situação, foi feito ao longo dos últimos meses um acordo sigiloso entre algumas empresas brasileiras e americanas, através de suas representações no Brasil, visando à elaboração de uma proposta de venda de equipamento americano para a FAB.

Essa proposta sugere a compra de 16 caças F-16 usados tipo MLU, montados sob licença na Holanda pela ex-Fokker, ao preço de US$ 12 milhões cada um, totalizando US$ 192 milhões. Esses F-16 usados teriam a vantagem de poder entrar em operação num curto espaço de tempo, além de terem ainda uma vida útil de cerca de 20 anos. A proposta foi apresentada pela Lockheed do Brasil, através de seus representantes no País - coincidentemente, dois oficiais da reserva da FAB; pela Power Pack do Brasil, que tem interesse na manutenção dos motores Pratt & Whitney, que equipam essa versão do F-16; e pela VEM-Varig Engenharia e Manutenção. A proposta tem o apoio do Comando Geral de Apoio da FAB, o COMGAP e teria a vantagem de parecer a melhor solução para o impasse, pois o Brasil não precisaria gastar a quantia de US$ 800 milhões do projeto F-X.

Uma comitiva da Lockheed Martin esteve no Brasil no final do ano passado e ratificou a proposta de venda dos caças fabricados na Holanda como estratégia para, no futuro, negociar mais exemplares novos dos F-16 para outros esquadrões da FAB. Foi sugerida a integração do sistema de armas do F-16, a ser feita pela Lockheed, com mísseis brasileiros MAA-1 e americanos, como forma de estimular a venda dos caças. Mas os códigos-fonte permanecerão em segredo. Para evitar ferir profundamente os brios nacionalistas, o plano contempla a possibilidade de parceria da Embraer com a Lockheed Martin. Só esqueceram de avisar a Embraer, que não tem o menor interesse na parceria.

Além de não transferir tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira, a compra de caças F-16 - usados ou novos - traria uma dor de cabeça adicional para os pilotos da FAB e para a defesa do espaço aéreo brasileiro: os americanos certamente não vão entregar os mísseis inteligentes ar-ar AIM-120 Amraam que acompanham esse tipo de aeronave. Veja-se o exemplo do Chile, que há alguns anos comprou dez F-16 com esses mísseis ao custo de US$ 700 milhões e ficou a ver navios. Os EUA alegaram que esse tipo de armamento era ofensivo e sua venda deveria ser restringida, caso contrário poderia incentivar uma corrida armamentista no Cone Sul. O resultado é que os chilenos, depois de provar que pagaram por eles, finalmente obtiveram os Amraam. Mas estes deverão ficar armazenados nos EUA e somente poderão ser liberados com autorização do Congresso americano.

Novos concorrentes - Enquanto isso, o governo brasileiro refaz as regras para a compra dos aviões. A Embraer terá que ser parceira obrigatória do escolhido, qualquer que seja sua procedência. Além dos conhecidos JAS-39 Gripen, do consórcio anglo-sueco BAe/Saab e do russo Sukhoi Su-35, o que chama atenção na lista de caças cobiçados pela FAB são os novos candidatos na passarela: o francês Rafale, também fabricado pela Dassault, que substituiria o Mirage 2000-5Br, o europeu Eurofighter e o novo jato dos EUA, o JSF (Joint Strike Fighter), substituto do F-16 e do F-18.

O Rafale entra na briga com grandes chances por uma razão simples: a queda no preço. Na licitação original, a Dassault preferiu oferecer o testado mas menos moderno Mirage 2000-5 porque o preço previsto do Rafale era muito alto - em torno de US$ 100 milhões a unidade. Mas o quadro mudou. A Dassault fechou um contrato de venda de 100 Rafale para a Força Aérea Francesa, o que barateia o custo de produção de novas unidades. Mas não é só o preço que coloca o Rafale na frente. Um dos fatores é a sociedade entre os franceses e a Embraer, facilitando a transferência de tecnologia, quesito indispensável para a empresa brasileira continuar ocupando espaço no mercado internacional.
Águia sem garras: os EUA excluem os mísseis inteligentes dos F-16; agora, o Brasil já está de olho no novo caça francês Rafale (à dir.)

Defsanet

Recomendamos a leitura dos tópicos Diplomacia I e II, publicados na edição 1845, de Isto É.

Diplomacia I http://www.defesanet.com.br/fx/istoesoberaniaI
Diplomacia II http://www.defesanet.com.br/fx/istoesoberaniaII

Referente a visita do Presidente Luis Inácio à Venezuela:
Brasil - Brasil-Venezuela De Roupa Errada Links para outros artigos
http://www.defesanet.com.br/dn/18FEV05.htm

We Shoot Dow Migs-- 02 Dezembro 2004
http://www.defesanet.com.br/fx/mtmig/




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#92 Mensagem por Sniper » Ter Fev 22, 2005 2:49 pm

Se a Dassalt oderecer o Rafale, sou mais rafale... Mas um EF-2000 não seria má idéia.... :lol:




Imagem
Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#93 Mensagem por fredom » Ter Fev 22, 2005 6:59 pm

ja venho dizendo isto desde que o FX morreu: quem vem para o Brasil é o rafal.

se o contrato vai ser assinado este ano ou em 2006-menos provavel por causa das eleições - ou apartir de 2007 eu não sei, mas que o rafale vem ele vem.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#94 Mensagem por Brasileiro » Ter Fev 22, 2005 9:39 pm

ja venho dizendo isto desde que o FX morreu: quem vem para o Brasil é o rafal.

se o contrato vai ser assinado este ano ou em 2006-menos provavel por causa das eleições - ou apartir de 2007 eu não sei, mas que o rafale vem ele vem.


Cara, vc não sabe o quanto estou torcendo para que isso ocorra, nesse caso estaríamos com um dos melhores caças do mundo. Quem sabe até 2007, o preço do Rafale não caia, mas acho que vai cair sim. 8)
Mas de um jeito ou de outro teremos que comprar um avião de transição, que pode ser um Mirage, um F-16, etc. Mesmo que seja alugado.


abraços




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#95 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Fev 22, 2005 9:39 pm

fredom escreveu:ja venho dizendo isto desde que o FX morreu: quem vem para o Brasil é o rafal.

se o contrato vai ser assinado este ano ou em 2006-menos provavel por causa das eleições - ou apartir de 2007 eu não sei, mas que o rafale vem ele vem.


Pssss, sai dessa, abre uma Skol...


Eu pergunto: De onde a FAB vai tirar recursos para comprar Rafale ou Eurofighter?! Será que vem no saco do Bom Velhinho?!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#96 Mensagem por César » Qua Fev 23, 2005 1:18 am

Olha, SE o nosso GDA não passar a ser composto por caças F-5Br por força das circunstâncias, tenho quase toda a certeza que o que vamos conseguir será uns F-16MLU, e olhe lá..... O nosso governo e a nossa sociedade não estão nem aí para a nossa defesa.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#97 Mensagem por Alcantara » Qua Fev 23, 2005 1:51 am

Também acho que não estão nem aí para a defesa do país. Agora, que o
Rafale seria ideal para o Brasil, não tenho dúvidas. A FAB teria um caça de primeira linha e abriria-se uma ótima janela de oportunidade para que o Rafale fosse adotado também como o CDF da frota, sem nenhum custo adicional com preparação da plataforma, já que ele já foi operado a bordo do Foch. Seria uma ótima oportunidade de padronização de um dos equipamentos de defesa mais caros, com um bonus, digamos assim, de se poder negociar um valor mais baixo por cada unidade, já que se adquiriria uma quantitidade maior deles. Fora o benefício de se poder treinar as tripulações de forma unificada, linha logística, etc.

Abraços!!!




Arthur
Sênior
Sênior
Mensagens: 887
Registrado em: Seg Fev 21, 2005 9:34 am

#98 Mensagem por Arthur » Qua Fev 23, 2005 8:51 am

Caros colegas,

Em minha primeira msg nesse fórum (participava do asas de guerra) gostaria de dizer que que o Rafale é ideal ele é, mas não adianta comprar uma super máquina de guerra para uma força que acaba de sair da idade da pedra como a nossa, tendo feito sua primeira transmissão datalink somente no ano passado.

Em minha opinião para comprar mesmo o Rafale tem de se fazer dentro de um plano grande de reestruturação da FAB (como previa o plano fênix, quando ele foi concebido). Aí sim teríamos um verdadeiro upgrade na nossa força aérea.

Até mais,

Arthur




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#99 Mensagem por Paisano » Qua Fev 23, 2005 9:48 am

Seja bem-vindo ao DB, Arthur. [009]




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#100 Mensagem por Alcantara » Qua Fev 23, 2005 11:24 am

Arthur, seja bem vindo :!:

Concordo com você e torço para que isto se realize, mas se comprar um equipamento já esta sendo uma novela, quanto mais re-estruturar toda uma Força... :oops: Sem contar re-estruturar as outras Forças... :shock: Mas para quem quer ter assento permanente no Conselho de Segurança é necessário realmente ter forças armadas muito mais bem equipadas do a nossas atualmente. Bem, de qualquer forma torço que isto se realize.

Abraços!




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#101 Mensagem por Sniper » Qua Fev 23, 2005 2:46 pm

Amigos creio que seja muito provável a compra do Rafale, or um motivo; EMBRAER! :D

O que impediu a compra do M-2000 5 Foi a recusa da FAB em um material de "segunda linha" , Mas agora duvido que a FAB não aceite os Rafale e também todos irão sair felizes: A Embraer Injetou 2,3 Milhões nas íltimas eleições presidenciais e parlamentares, ano que vem tem eleição de novo e com certeza o amigo Mula e os senhores deputados e senadores não iriam querer ficar sem este Patrocínio! :D

Emfim, todos sairiam felizes! 8)

Abraços!




Imagem
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#102 Mensagem por VICTOR » Qua Fev 23, 2005 2:54 pm

Nosso valoroso Braga, eu presumo. Seja muito bem-vindo! [009]




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Fábio Nascimento
Sênior
Sênior
Mensagens: 1849
Registrado em: Sex Nov 26, 2004 9:55 am
Localização: Salvador Ba
Agradeceram: 5 vezes
Contato:

#103 Mensagem por Fábio Nascimento » Qua Fev 23, 2005 3:36 pm

alguem tem algum dado sobre a futividade do rafale??
mesmo para um bi-turbina ele não é relativamente pequeno?
qual sua capacidade de carga?

pelo menos tenho certeza que ele deve ter uma ótimo integração com os mica , que todos sabem é um ótimo míssil




_______________________________________________.
Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#104 Mensagem por fredom » Qua Fev 23, 2005 3:44 pm

Amigos creio que seja muito provável a compra do Rafale, or um motivo; EMBRAER!


exatamente isso sniper, o RAFALE estava sendo oferecido por 100milhoes a unidade o que é totalmente proibitivo, mas como o proprio artigo diz houve uma redução no preço dele e quem sabe um acordo para a montagem dele pela embraer não faça a cabeça dos politicos que receberam $$$ da embraer.


aqui vai uma tabela postada pelo spectral em outro topico sobre a furtividade do rafale

F-15C/Su-27__+06.0db =6.0m^2
Typhoon______+00.5db =1.5m^2
Rafale_______+00.0db =1.0m^2
B-1B/F-18E___+00.0db =1.0m^2
LFI__________-20.0db =0.01m^2
F-35A/B/C____-30.0db =0.001m^2
F-117A_______-35.0db =0.0005m^2
F-22A/B-2A___-40.0db =0.0001m^2

Detection ranges;
1.)AN/AGP-77 operating in LPI mode
2.)AN/APG-63

Tyhpoon _______1.)138nm 2.)66nm
Rafale ________1.)125nm 2.)60nm
B-1B/F-18E ____1.)125nm 2.)60nm
F-15C/Su-27___ 1.)195nm 2.)94nm
F-117A ________1.)19nm 2.)9nm
F-22A/B-2A ____1.)13nm 2.)6nm
F-35A/B/C _____1.)22nm 2.)7nm
LFI ___________1.)40nm 2.)19nm




Carlos Mathias

#105 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 23, 2005 6:31 pm

Olha, acho muito, mas muito difícil mesmo que o preço do Rafale caia para um patamar aceitável para a FAB, o Ef-2000 que já tem um montão de encomendas fica nesta faixa dos US$100mi, então não vejo como mais uns, otimisticamente falando, 50 Rafa quebrariam este preço. Pra mim não tem jeito, se querem um caça de superiodade nato para o GDA, pelo preço e pelo PAK, eu penso que deveria ser um da família flanker. Eu sei que uma compra não seria automaticamente um passaporte para o PAK, mas talvez já iniciaríamos uma linha de logística vertical. Acho muito interessante o Su-33 na FAB e na MB, ou talvez o Mig-29M1/2, que pode ser entregue, sem custo adicional, com ou sem asas dobráveis e mais uma vez lembro, custa US$20mi novo e é um caça muito mais capaz que o F-5BR, fora o fato da inteira comunalidade das forças e linha logística e seria um caça para já, estanto apto a permanecer por aí por uns 20 anos pelo menos. Vão me apedrejar mais uma vez por citar material russo, mas para um país duro que quer alguma coisa de mais moderno e poderoso sem restrições, eles são a fonte. Lembrem-se que estou falando de aviões novos.




Responder