Vinicius Pimenta escreveu:Mas os EUA não precisam de campanha terrestre para arrasar esses dois países. O problema não são as ADM? Então é simples: um ataque aéreo sem precedentes. Em seguida, algumas operações de Forças Especiais para missões específicas. Não precisam ir para um embate no chão. Até porque os soldados deles já estão no Iraque e no Afeganistão.
Discordo Vinicius!
Temos a prova no Iraque. Mesmo com o arraso que foi a campanha aérea, a operação "xhoque e pavor" foi até relativamente bem sucedida e so não o foi totalmete porque não conseguiu pegar o Sadam!
Mesmo assim após as forças regulares do Iraque estarem desmanteladas a resistência continua muito grande, e hoje EUA+Inglaterra devem ter +ou- uns 200K de tropas no Iraque e mesmo assim não contém os ataques!
Dizer que só uma guerra aérea seria o bastante contra qualquer país árabe para mim é algo impensável, pois por mais fraca que as forças regulares sejam eles ainda tem um fator mais forte do que as tropas regulares: O Terror! Chegam terroristas de todo mundo Islâmico para lutar na Jihad contrao Demônio americano!
Se formos comparar as perdass americanas na guerra convencional, e após ela com o combate de guerrilha e terroristas veremos que a segunda deu muito mais trabalho que a primeira. E a guerrilha é praticamente impossível de se combater com tomahawk, F-18, B-1,B-2... É só com a infantaria mesmo!
Abraços!