Type 23 para o Brasil?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Type 23 para o Brasil?

#1 Mensagem por Sniper » Ter Fev 08, 2005 8:52 pm

Bem com o recente anúncio da retirada de 3 fragatas type 23 da Royal Navy de operação, surge a possibilidade da compra destas por parte do Brasil.

Na minha opiniãoa compra ja pode estar sendo realizada "por baixo dos panos" junto com a compra de alguns EH-101 para substituir os SH-3. Recentemente a F299 "Lancaster" esteve no Brasil, mas preciamente no Rio, para mostrar o EH-101 para a MB e também prticipar da operação "PASSEX". Quem sabe durante a visita ja não se iniciaram as negociações para a compra de ambos? :lol: :D

Vou postar uma notíci da Época : 11/2003

Navios estrangeiros visitam o Rio de Janeiro

O porto do Rio de Janeiro, que há alguns dias foi visitado por um contratorpedeiro e uma fragata da U. S. Navy, receberá nessa semana (13/11) três navios espanhóis e um britânico. A Marinha da Espanha está enviando a fragatas F101 “Álvaro de Bazan” (da classe F100, que entrou em serviço em 2002) e F75 “Extramadura” (da classe “Baleares”), além do navio-tanque “Patiño”. A Royal Navy está trazendo ao Brasil a fragata F229 “Lancaster” (Type 23), na qual estará embarcado um helicóptero Agusta Westland EH101 Merlin da Fleet Air Arm. Tanto os navios espanhóis como o britânico realizarão exercícios com a Marinha do Brasil (“Passex”). O Merlin é um dos candidatos à substituição do SH-3 na MB, juntamente com o Eurocopter Cougar e o Sikorsky Seahawk, e os britânicos aproveitarão para demonstrá-lo para a Marinha e para a FAB. A ”Álvaro de Bazan” é a mais moderna unidade de escolta da marinha espanhola, e seu armamento consta de oito mísseis anti-superfície RGM-84F Harpoon 1D, 32 mísseis antiaéreos Standard SM-2 e 64 ESSM (armazenados em 48 células do sistema de lançamento vertical Mk.41), um canhão Mk.45 de 127mm/54, um sistema de defesa antiaérea de curto alcance Meroka de 20mm, dois canhões de 20mm, quatro tubos lança-torpedos de 324mm; além disso, opera um helicóptero SH-60B Seahawk.

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Ao lado A Fragata Type 23 HMS Lancaster, da Royal Navy chegará ao Rio de Janeiro nos próximos dias, trazendo a bordo um helicóptero EH101 Merlin, que será demosntrado à Marinha do Brasil (Foto: Royal Navy)


Type 23 Frigates


Powerful and versatile with the capability to operate anywhere in the world, the type 23 frigate is the mainstay of the modern surface fleet. The 16 Type 23 frigates form 50% of the total frigate/destroyer force in the Royal Navy. Originally designed for the principal task of anti-submarine warfare, they have evolved into powerful and versatile multi purpose ships with the capability to operate anywhere in the world. The effectiveness of these ships is enhanced by their stealth design, which reduces their radar signature significantly. In addition to the war fighting roles described above, the ship is trained to conduct a wide range of other tasks. These include embargo operations using boarding teams inserted from the ship's boats or helicopter, disaster relief work and surveillance operations.

Type 23 Duke Class Frigates

Ship Name/ Pennant No.

Norfolk/ F230 - Northumberland/ F238
Argyll/ F231 - Richmond /F239
Marlborough/ F233 - Somerset /F82
Lancaster/ F229 - Grafton /F80
Iron Duke /F234 - Sutherland /F81
Monmouth /F235 - Kent /F78
Montrose/ F236 - Portland /F79
Westminster/ F237 - St Albans /F83


Type 23 Statistics

Displacement: 4,900 tonnes

Length: 133m / 436ft

Beam: 16.1m / 52.9ft

Complement: 185

Armament: 2 x Quad Harpoon Missile launchers
Vertical Launch Sea Wolf anti-missile system 4.5in (114mm)
MK 8 gun
2 x 30mm Close range guns
2 x Magazine launched anti submarine torpedo tubes
NATO Seagnat and DLF3 Decoy Launchers

Sensors: Type 1007 navigation radar
Type 996 air/surface surveillance radar
2 x Type 911 Sea Wolf tracking radars
UAT Electronic Surveillance System
Type 2050 active sonar

Aircraft: MK 8 Lynx helicopters:

Armament:

Sea Skua anti-ship missiles

Stingray anti-submarine torpedoes

Mk 11 depth charges

Machine guns

Propulsion: Turbines:

CODLAG (Combined Diesel and Gas) - 2 x

Rolls Royce Spey gas boost

Diesels:
4 x GEC-Alsthom Paxman Valenta

Electric:
2 x GEC motors

_________________________

Alguém sabe quais seriam desativadas? :roll:

Acho que o único ponto negativo fica para o Sea Wolf, pois estes irão ser desativados pela Royal Navy, sendo substituidos pelos Aster-15/30. Portanto será ainda mais difícil achar peças de reposição.

Será que o SeaWolf poderia ser substituido pela MB :?:

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Abraços!




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#2 Mensagem por Spectral » Ter Fev 08, 2005 9:15 pm

Alguém sabe quais seriam desativadas?

Acho que o único ponto negativo fica para o Sea Wolf, pois estes irão ser desativados pela Royal Navy, sendo substituidos pelos Aster-15/30. Portanto será ainda mais difícil achar peças de reposição.

Será que o SeaWolf poderia ser substituido pela MB


As 3 mais antigas em princípio. Uma delas há-de ser a Iron Duke, as outras não sei.

Quanto ao Sea Wolf, as outras Type 23 em princípio vão continuar com ele até ao fim da carreira, lá para 2020. Ainda é muito tempo. Se a MB pretender mesmo adquirir estes navios, então no futuro podia substituir os SeaWolf pelos Barak israelitas ou VL MICA franceses.

Não gosto muito da opção de comprar navios usados, mas estas Type 23 seriam uma bom negócio para o Brasil. Estão bastante actualizadas.

Abraços




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#3 Mensagem por talharim » Ter Fev 08, 2005 9:53 pm

É um belo navio essas Type 23.......

Se viessem pelo menos 2 unidades para substituir as Pará seria muito bom.

Seriam as maiores escoltas da nossa MB,com tonelagem de 4900T e 133mt de comprimento..................

Se conseguirmos manter em operaçao as 6 niterói modernizadas + as 4 Type 22 igualmente modernizadas e + pelo menos 2 Type 23 já estaria de bom tamanho para a nossa MB nessa década.Teríamos 12 escoltas de bom nível e a supremacia naval da AL estaria garantida...

Isso sem falar nos 5 subs + 5 fragatas leves..................+ o Sao Paulo se for tbm modernizado teríamos uma Marinha de respeito no contexto mundial.

Nao precisa de muita coisa para acontecer isso,só falta adquirir pelo menos 2 escoltas para substituir as Pará e modernizar o resto da frota.........

Estamos falando de quanto$$$$$$ ? U$$ 1 Bilhao ou um pouco mais se forem adquiridos mais helis e modernizados tbm os A-4?

É menos do que a FAB vai gastar no seu reequipamento e MUITO menos do que o EB deve gastar no seu reequipamento tbm........




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#4 Mensagem por Sniper » Ter Fev 08, 2005 9:55 pm

Spectral escreveu:
Alguém sabe quais seriam desativadas?

Acho que o único ponto negativo fica para o Sea Wolf, pois estes irão ser desativados pela Royal Navy, sendo substituidos pelos Aster-15/30. Portanto será ainda mais difícil achar peças de reposição.

Será que o SeaWolf poderia ser substituido pela MB


As 3 mais antigas em princípio. Uma delas há-de ser a Iron Duke, as outras não sei.

Quanto ao Sea Wolf, as outras Type 23 em princípio vão continuar com ele até ao fim da carreira, lá para 2020. Ainda é muito tempo. Se a MB pretender mesmo adquirir estes navios, então no futuro podia substituir os SeaWolf pelos Barak israelitas ou VL MICA franceses.

Não gosto muito da opção de comprar navios usados, mas estas Type 23 seriam uma bom negócio para o Brasil. Estão bastante actualizadas.

Abraços


Mas a princípio a compra destas fragatas deveria ser complementada por um projeto nacional, Baseado no conceito stealth ( algo como as lafayette francesas) a longo prazo: 2020 +ou-.

A respeito dos sea wolf se trata de uma plataforma muito antiga, que na minha opinião deveria ser substituida por algo mais moderno na MB!

O que os amigos acham :?:

Abraços!




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#5 Mensagem por Sniper » Ter Fev 08, 2005 9:58 pm

talharim escreveu:É um belo navio essas Type 23.......

Se viessem pelo menos 2 unidades para substituir as Pará seria muito bom.

Seriam as maiores escoltas da nossa MB,com tonelagem de 4900T e 133mt de comprimento..................

Se conseguirmos manter em operaçao as 6 niterói modernizadas + as 4 Type 22 igualmente modernizadas e + pelo menos 2 Type 23 já estaria de bom tamanho para a nossa MB nessa década.Teríamos 12 escoltas de bom nível e a supremacia naval da AL estaria garantida...

Isso sem falar nos 5 subs + 5 fragatas leves..................+ o Sao Paulo se for tbm modernizado teríamos uma Marinha de respeito no contexto mundial.

Nao precisa de muita coisa para acontecer isso,só falta adquirir pelo menos 2 escoltas para substituir as Pará e modernizar o resto da frota.........

Estamos falando de quanto$$$$$$ ? U$$ 1 Bilhao ou um pouco mais se forem adquiridos mais helis e modernizados tbm os A-4?

É menos do que a FAB vai gastar no seu reequipamento e MUITO menos do que o EB deve gastar no seu reequipamento tbm........


E para o futuro, um projeto Stealth nacional, como escrevi logo assima! :D

Seria realmente uma marinha de respeito, não so na AL mas em todo o hemisfério Sul! :wink:




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#6 Mensagem por talharim » Ter Fev 08, 2005 10:40 pm

Sniper escreveu:
E para o futuro, um projeto Stealth nacional, como escrevi logo assima!

Seria realmente uma marinha de respeito, não so na AL mas em todo o hemisfério Sul!


Com certeza estou de acordo!

Para agora uma compra de oportunidade com as Type 23 e pensando um pouco mais alto 2 Ticonderoga :D e modernizaçao da frota e para um futuro próximo um projeto nacional de fragatas stealth + o SMB...........

Competencia a nossa MB tem e muita!,com a falta de grana a nossa MB fez muito com a excelente modernizaçao da niterói e término do Tikuna e Barroso,entao quando chegar a vez da MB no seu reequipamento nós só podemos esperar boas notícias!




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Re: Type 23 para o Brasil?

#7 Mensagem por JLRC » Ter Fev 08, 2005 10:57 pm

Sniper escreveu:
Alguém sabe quais seriam desativadas? :roll:


As type 23 a serem vendidas são : F 230 Norfolk e F 233 Malborough (2005) e F 80 Grafton (2006).




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Re: Type 23 para o Brasil?

#8 Mensagem por Sniper » Ter Fev 08, 2005 10:58 pm

JLRC escreveu:
Sniper escreveu:
Alguém sabe quais seriam desativadas? :roll:


As type 23 a serem vendidas são : F 230 Norfolk e F 233 Malborough (2005) e F 80 Grafton (2006).


Valeu JLRC! :D




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#9 Mensagem por P44 » Seg Fev 14, 2005 9:12 am

:( A inveja que vou ter de vcs, caras, se conseguirem esses belos navios, quase novos!!!!!

E nós aqui, esperando e DESESPERANDO por 2 OHP do tempo do carqueija..... :x :evil:




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#10 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 14, 2005 10:56 am

Que os ingleses estão desejosos de vender essas unidades é um facto, e vêem no Brasil um potencial comprador.

Mas creio que se o Gov. brasileiro se demorar muito na resposta, ainda poderão ir para a algum país da orla do Pacífico. :wink:

Para a MB seria muito bom poderem vir a operar com 2 ou 3 unidades dessas, que passariam a estra na 1ª linha da MB, a para das Nitreroi depois de devidamente modernizadas, e o custo inicial até me consta que não é muito elevado.

Quanto a nós, que pena Portugal não querer, ou não poder comprar por exemplo 3 unidades destas para juntar às VdG, em vez de esperar pela caridade americana de nos oferecer duas velhas latas da classe Perry.

Mas é no que dá viver-se no país da "muita parra e pouca uva".

Quanto a projectos "stealth", julgo que não custa o Brasil ir pensando nisso, mas para já mais vale um pássaro na mão que outros a voar.




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#11 Mensagem por Lauro Melo » Qui Abr 07, 2005 10:55 am

Oferta de Tipo 23 pode ser recusada pelo Chile Royal Navy

Fragata HMS Grafton fotografada em março de 2004 no Oceano Índico. A Grafton é uma das três unidades Tipo 23 que estarão disponíveis em breve.
A possibilidade de a Marinha do Chile adquirir três fragatas britânicas Tipo 23 pode não se confirmar. Quando a Marinha da Grã Bretanha decidiu desativar algumas unidades da classe Tipo 23, prontamente alguns candidatos a compradores foram listados. No início do ano de 2004 especulou-se que Argentina, Brasil, Chile, Equador, Portugal e Tailândia poderiam ser futuros compradores. Dentre todos os listados acima, o Chile aparecia como preferencial, pois existia a possibilidade do mesmo adquirir, além da unidades usadas, mais algumas fragatas novas de projeto britânico e eventualmente construídas na Escócia. O Governo britânico fez uma proposta oficial de venda para três unidades desta classe (HMS Norfolk, HMS Marlborough e HMS Gafton) após as mesmas deixarem o serviço ativo em março de 2006. Porém, grande parte do orçamento da Marinha do Chile já está comprometido com o projeto de aquisição de submarinos Scorpene e com a incorporação das fragatas holandesas, deixando uma margem muito apertada para mais aquisições. Soma-se a isto a recente aquisição da FFG Almirante Williams, uma fragata da classe Tipo 22 - lote 2, mais nova e mais moderna que as adquiridas pela MB nos anos noventa. Até o momento não existe uma decisão final sobre o assunto e a proposta continua existindo.

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#12 Mensagem por P44 » Qui Abr 07, 2005 11:10 am

Oferta de Tipo 23 pode ser recusada pelo Chile


Gente fina é outra coisa!!!!

No início do ano de 2004 especulou-se que Argentina, Brasil, Chile, Equador, Portugal e Tailândia poderiam ser futuros compradores


:shock: :shock: :shock: :shock: :?: :?: :?: :?: :!: :shock:




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#13 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Abr 07, 2005 11:52 am

Como escrevi acima eu ficaria cheio de alegria se Portugal fosse um sério candidato a essas 3 Type-23 que serão desactivadas brevemente, e que pudesse assim passar a ter as 3 VdG, e as 3 Type-23, e ainda as duas baratas e velhas OHP.

Ou prescindisse destas, em último caso.

Mas como a cavalo dado não se olha o dente, que venham as OHP, mesmo que para poucos anos.

E gostaria muito que houvesse verba e vontade política deste Governo para abraçar essa disponibilidade britânica para vender as Type-23.

Infelizmente, Portugal acabará por seguir a linha do Chile.

Como a LPM está muito comprometida com os planos actuais, não há "cacau" para comprar 3 fragatas, sejam de que classe e tipo forem, para os próximos 10 anos.

Por isso, parece-me que essa notícia é algo especulativa.

Sem especulações, acredito que essa Type acabarão mesmo por ficar pelo Pacífico, a menos que o Alencar abrisse os cordões à bolsa e se apresasse a dar um sinal a Londres para as segurar.

Olhem que o Chile, às vezes, finge-se de pobrezinho. :wink:




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