Fragata "Stealth" Chinesa

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2674 vezes

Fragata "Stealth" Chinesa

#1 Mensagem por P44 » Sex Fev 04, 2005 9:10 am

fonte: Revista “Warships –International Fleet Review”, ed. Fev. 2005.

Fragata Stealth Chinesa, em acabamentos em Shangai
Imagem

*Turn on the news and eat their lies*
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 04, 2005 9:31 am

Será este o futuro das plataformas navais, do tipo fragata?

India e China numa corrida aos armamentos?

A acompanhar.

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por P44 » Sex Fev 04, 2005 9:36 am

Não perca os próximos capitulos da novela... :twisted: :mrgreen:

Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#4 Mensagem por Barao Vermelho » Sex Fev 04, 2005 9:37 am

Excelente, umas 04 dessas, ficariam de bom tamanho na MB.

Que inveja desgraçada .......

Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#5 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 04, 2005 9:46 am

caro Barão Vermelho:

Em relação à Marinha portuguesa, eu já me contentava com 3 La Faiette para complementar as 3 Meko-200, e que pelo menos em duas delas houvesse um sistema defensivo AEGIS.

E que no futuro, qundo as velhas OHP forem abatidas, fossem substituidas por dois destroieres, mesmo que usados.

O nosso actual estado da marinha oceânica não augura nada de bom para um horizonte de 15 anos.

Imagem
Barao Vermelho
Avançado
Avançado

#6 Mensagem por Barao Vermelho » Sex Fev 04, 2005 4:41 pm

Caro Amigo Rui,
sinceramente para mim é uma surpresa essa crise na marinha Portuguesa, visto que eu imaginava uma condição financeira bem melhor que a nossa aqui no Brasil.
Pelo que noto constantemente em suas colocações a situação ai também é delicada, que pena, pois historicamente a Marinha Portuguesa , possui um passado de glorias tal qual as marinhas mais famosas do mundo como Espanha, França e Inglaterra, que pena mesmo, faço votos por dias melhores.

Um grande abraço.... [009]

Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Morcego » Sex Fev 04, 2005 10:12 pm

Rui Elias Maltez escreveu:caro Barão Vermelho:

Em relação à Marinha portuguesa, eu já me contentava com 3 La Faiette para complementar as 3 Meko-200, e que pelo menos em duas delas houvesse um sistema defensivo AEGIS.

E que no futuro, qundo as velhas OHP forem abatidas, fossem substituidas por dois destroieres, mesmo que usados.

O nosso actual estado da marinha oceânica não augura nada de bom para um horizonte de 15 anos.

vc teria ai dados precisos de toda a frota portuguesa?? quantos e quais meios dispõe hoje ela???

JLRC
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por JLRC » Sex Fev 04, 2005 10:46 pm

morcego escreveu:
vc teria ai dados precisos de toda a frota portuguesa?? quantos e quais meios dispõe hoje ela???

Vá lá Rui, desenrasque-se, responda ao morcego (atenção que este é morcego, não morcegão :lol: ). Senão lerpa as bejecas. Nós depois corrigimos o que estiver mal. Já agora, indique o que está previsto/em construção, incluindo os tais submarinos que você não gosta, mas que tecnicamente, são/serão do que melhor há em todo o mundo. Vamos lá a ver o que aprendeu até agora. :lol: :lol: :lol:

P44
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por P44 » Dom Fev 06, 2005 9:56 am

morcego escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:caro Barão Vermelho:

Primo morcego... :wink:

Actualmente a frota portuguesa é composta por:

3 FF ASW Classe Vasco da Gama (tipo MEKO200)
2 FF Classe João Belo (semelhantes ás Cmdt riviere francesas dos anos 60)---a serem substituidas por 2 FFG AAW ex-US Navy (FFG-14 Sides e FFG-12 George Philip)
2 Subs Classe Daphné (anos 60)---a substitur por dois U209PN (tipo U214) em 2009-2010
4 Corvetas classe João Coutinho (downgraded para OPV)--a serem substituidas pelos novos OPVs NPO-2000)
3 Corvetas classe Baptista de Andrade(downgraded para OPV)--a serem substituidas pelos novos OPVs NPO-2000)
1 AOR (Bérrio) (ex-HMS Blue Rover)
4 patrulhas "coloniais" Cacine (a substituir pelos NPO-2000)
1 Navio-Escola Veleiro NE sagres
1 Lancha de Desembarque Grande
(em estudo , 1 NavPol-Navio Polivalente Logistico, semelhante á classe espanhola "Galicia"(L51))
...mais em http://www.marinha.pt

:wink: Saudações do [022] Português!!!!!

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#10 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 07, 2005 11:21 am

caro Morcego:

O P-44 já disse tudo em relação ao actual dispositivo da Marinha portuguesa actual.

De notar apenas que as 2 OHP irão substituir as fragatas Reviére da classe João Belo e que os NPO-2000, que serão patrulhas oceânicos, em número de 12 unidades, substituirão as actuais corvetas das classes Baptista de Andrade e João Coutinho (como curiosidade estas são semelhantes às Descubierta espanholas).

Os submarinos alemães chegarão até ao final da década e substituirão os actuais dois Daphné (classe Albacora).

Apesar de eu não ser um entusiasta da opção pela arma submarina, dadas as necessidades que considero mais imediatas na nossa Armada, como referiu o colega JLRC, acho que serão submarinos que actualmente representam o "estado da arte" em termos de submarinos convencionais.

Como exemplo, refiro a sua capacidade para se manterem submersos por mais de 12 dias.

Imagem
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#11 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 07, 2005 11:39 am

Caro Barão Vermelho:

De facto eu tenho insistido nas minhas diversas intervenções sobre o estado actual das nossas FA's e não só da Marinha.

Mas isso é resultado de 30 anos de desinvestimento nas FA's.

Como saberá, em 1974, aqunado do fim da nossa guerra colonial, as nossas FA's estavam sobredimensionadas em homens e material, embora este fosse configurado para cenários de baixa intensidade.

Com o fim dessa guerra e dado o estado do país, subdesenvolvido para os padões europeus, deu-se prioridade a outras áreas da governação (e bem), como a Saúde, Educação, Habitação, Saneamento Básico, electrificação, e nos anos 90 numa rede de estradas e auto-estradas, alguma moderização dos caminhos de ferro, etc.

Isso levou a que as FA's fossem as sacrificadas, a ponto de os seus equipamentos se irem deteriorantdo, envelhecendo.

As excepções praticamente foram a aquisição das 3 Meko-200 no início dos anos 90 e das 2 esquadras de F-16 (40 aeronaves), e de alguns equipamenos para o Exército, como por exemplo a substituição dos blindados de lagartas M-47 pelos M-60.

Pouco mais foi feito.

Agora já se avança para a construção dos NPO-2000, da aquisição de cerca de 300 viaturas blindadas de rodas PANDUR para substituir os actuais, da construção para a Marinha de um NavPol, semelhante aos LPD mais modernos, adjudicou-se a construção de 2 sub's para substituir os actuais dos anos 60, prepara-se a compra de uma arma ligeira nova para os 3 ramos das FA's, etc.

Quando eu escrevo é para dizer que a quantidade e alguma qualidade ainda não são suficientes para o que se estabeleceu no contexto do Conceito Estratégico de Defesa Nacional discutido e aprovado em 2003, e de cujo contexto saiu a actual Lei de Programação Militar para os próximos anos.

Penso que para o tamhanho do país e para as suas obrigações no contexto europeu e da NATO, e para as tradições que deve manter, junto do mundo lusófono, o que está planeado é pouco e insuficiente.

Não esqueçamos que apesar de Portugal ter uma área pouco superior a 92.000 km. quadrados, tem á sua responsabilidade as ilhas, e o mar, cuja Zona Económica Exclusiva é das maiores da Europa, e que não tem meios aéreos e navais para a fiscalizar convinientemente.

Imagem
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Sniper » Seg Fev 07, 2005 12:26 pm

P44 escreveu:
Primo morcego... :wink:

Actualmente a frota portuguesa é composta por:

3 FF ASW Classe Vasco da Gama (tipo MEKO200)
2 FF Classe João Belo (semelhantes ás Cmdt riviere francesas dos anos 60)---a serem substituidas por 2 FFG AAW ex-US Navy (FFG-14 Sides e FFG-12 George Philip)
2 Subs Classe Daphné (anos 60)---a substitur por dois U209PN (tipo U214) em 2009-2010
4 Corvetas classe João Coutinho (downgraded para OPV)--a serem substituidas pelos novos OPVs NPO-2000)
3 Corvetas classe Baptista de Andrade(downgraded para OPV)--a serem substituidas pelos novos OPVs NPO-2000)
1 AOR (Bérrio) (ex-HMS Blue Rover)
4 patrulhas "coloniais" Cacine (a substituir pelos NPO-2000)
1 Navio-Escola Veleiro NE sagres
1 Lancha de Desembarque Grande
(em estudo , 1 NavPol-Navio Polivalente Logistico, semelhante á classe espanhola "Galicia"(L51))
...mais em http://www.marinha.pt

:wink: Saudações do [022] Português!!!!!

Amigos portugas, vocês não acham o número de apenas 2 submarinos Daphne ( que irão ser substituidos como os amigos falaram pelo U209PN no estado da arte) Mas apenas 2 sub's é um numero um tanto deasado para a marinha portugusa que faz parte da OTAN!

E Também Apenas 1 reabastecedor (Não sei o seu estado de conservação! :D ) meparece mito defasado, como também apenas um navio de desembarque ( que mesmo sendo substituido por um mais moderno) , apenas um é muito pouco. :shock:

Qual é a opinião dos amigos? :D

Abraços

Imagem
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#13 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 07, 2005 12:54 pm

Caro Sniper:

As minhas dúvidas em relação à opção pela arma submarina prende-se exactamente pelo seu número:

2 Unidades! :oops:

Para termos 2 submarinos, mais valia não termos nenhum e investir antes em mais meios de superfície, como já defendi.

Embora não esteja para já descartada a hipótese de virmos a encomendar um terceiro submarino dessa classe, o que se aproxima do que eu acho que seria necessário para Portugal:

4 unidades.

Quanto ao reabastecedor de esquadra, eu também já escrevi que por mim se deveria preservar ao máximo o actual reabastecedor (o NRP Bérrio) para o triângulo Portugal/Açores/Madeira e para manobras, e adquirir um, mesmo que usado para maiores viagens e missões.

Quanto ao LPD planeado, esse será o suficiente para já (e esperemos que se torne realidade), embora eu já tenha também defendido que com o que se pouparia nos submarinos se pudesse pensar também num LHD com respectivos helicópteros ligados organicamente à Marinha, num nº de 4 a 5 EH-101 e 6 NH-90.

Com a verba do outro submarinio, compravam-se 2 fragatas novas, no mercado, cujas especificações pudessem ser estudadas, embora se pudessem na mesma aceitar a oferta das 2 OHP's.

Imagem
JLRC
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por JLRC » Seg Fev 07, 2005 1:53 pm

Sniper escreveu:Amigos portugas, vocês não acham o número de apenas 2 submarinos Daphne ( que irão ser substituidos como os amigos falaram pelo U209PN no estado da arte) Mas apenas 2 sub's é um numero um tanto deasado para a marinha portugusa que faz parte da OTAN!

E Também Apenas 1 reabastecedor (Não sei o seu estado de conservação! :D ) meparece mito defasado, como também apenas um navio de desembarque ( que mesmo sendo substituido por um mais moderno) , apenas um é muito pouco. :shock:

Qual é a opinião dos amigos? :D

Abraços

Amigo Sniper

É claro que o 2 submarinos é pouco, mas o que o p44 se esqueceu de dizer é que há uma opção para um 3º e que há boatos que vai ser encomendado. Actualmente só há 2 da classe Albacora (tipo Daphné) porque o 3º já foi desactivado e um 4º foi vendido ao Paquistão em 1975. Quanto ao LPD ou NAVPOL como por aqui é conhecido, é para já suficiente embora eu gostasse de o ver complementado por um LHA/LHD/LPH ou lá como o quizerem designar (porta-helicópteros de assalto). Actualmente não existe nada deste género, excepto uma barcaça de desembarque que data da guerra colonial.
Um abraço

PS: Então quando é que o amigo brasuca vem visitar os amigos portugas?

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Sniper » Seg Fev 07, 2005 7:19 pm

Está faltando "tempo $$$" amigos, estou mal da pernas, ma os amigos não perdem por esperar! :wink:

Bem quanto aos submarinos, acho uma arma fantastica, com um poder de dissuasão altíssimo!

Ainda mais para paísesde pequeno porte bélico, como Portugal e o Brasil.

No nosso caso por exemplo temos a classe Tupi, com 4 Subs + 1 em fase de conclusão. Não são nenhum U 209PN, mas também não é nenhum Daphne. :D

O Projeto do Sub nuclear também esta caminhando (devagar mas está :wink: )e os mais otimistas acreditam em um pronto em 2020.

Abraços!

Imagem
Responder