Submarino Tikuna
Moderador: Conselho de Moderação
- Allysson Vieira
- Intermediário
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Submarino Tikuna
Olá, pessoal!
Alguém sabe como está a construção do Tikuna? Ele será incorporado em 2005? Ou antes? Alguém tem idéia do valor de um Tupi?
Afinal de contas, quantos submarinos seriam necessários para fazer uma proteção do nosso litoral?
Abraços,
Allysson
Alguém sabe como está a construção do Tikuna? Ele será incorporado em 2005? Ou antes? Alguém tem idéia do valor de um Tupi?
Afinal de contas, quantos submarinos seriam necessários para fazer uma proteção do nosso litoral?
Abraços,
Allysson
Re: Submarino Tikuna
Allysson o Tikuna deve ficar pronto em 2006
A proteção do nosso litoral é feita pela por varias classe de navios sendo os Submarinos um dos principais pela sua ocultação.
A proteção do nosso litoral é feita pela por varias classe de navios sendo os Submarinos um dos principais pela sua ocultação.
Submarinista
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Blz Allysson,
O Tikuna pode ficar pronto em 2004, 2005 ou 2006. O mais provável é que seja entre o final de 2005 e início de 2006. Vai depender principalmente dos recursos disponíveis (leia-se $$$).
Eu não tenho a menor noção de quanto custa um Tupi. Vou chutar uns 200 milhões de dólares.
Aí depende. Defender de quem? Para nos defendermos de qualquer país vizinho acho que os 5 Tupis já serão até suficientes. Agora, para uma defesa efetiva, contra algum país mais forte, eu diria que os 5 Tupis, mais uns 10 SMB-10 e pelo menos 3 SNA (submarino nuclear) seriam o mínimo aceitável.
O Tikuna pode ficar pronto em 2004, 2005 ou 2006. O mais provável é que seja entre o final de 2005 e início de 2006. Vai depender principalmente dos recursos disponíveis (leia-se $$$).
Eu não tenho a menor noção de quanto custa um Tupi. Vou chutar uns 200 milhões de dólares.
Aí depende. Defender de quem? Para nos defendermos de qualquer país vizinho acho que os 5 Tupis já serão até suficientes. Agora, para uma defesa efetiva, contra algum país mais forte, eu diria que os 5 Tupis, mais uns 10 SMB-10 e pelo menos 3 SNA (submarino nuclear) seriam o mínimo aceitável.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Blz Pessoal,
Concordo com você Vinicius, sobre o valor dos Submarinos classe IKL-209/1400. Inclusive tem no site http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br o custo unitário (US$ 200 milhões) estimado do submarinos da MB e o custo total de projeto (US$ 1 Bilhão). Confio nesses valores, pois já li em vários site e ate mesmo em revistas o custo de algumas classes de submarino do mesmo padrão da classe IKL-209/1400.
Sobre a quantidade de submarinos na MB, eu tenho uma opinião um pouco diferenciada(quantidade) em relação ao Vinicius, acho que 4 Tupi, 1 Tikuna, 4 SMB-10 e 3 SNA já seria o suficiente para o Brasil possuir um bom potencial. Em longo prazo (2030) acho que a MB poderia possuir 6 Submarinos convencionais do porte do SMB-10 (com aproximadamente 2.500 toneladas) e 6 Submarinos Nuclear. Acho que se a MB construir um numero superior 12 a 14 submarinos pode acabar diminuindo os recursos de outras áreas não menos importante, como por exemplo uma possível construção do substituto do A-12 São Paulo, uma melhor capacitação anfíbia (que por sinal hoje e extremamente limitada), aquisição de aeronaves como por exemplo helicópteros de combate naval e de ataque, entre outros.
De qualquer forma a proposta do Vinicius e muito boa, já que o submarino e uma das melhores armas existente.
Ate mais.......................................................................................
Fox
Concordo com você Vinicius, sobre o valor dos Submarinos classe IKL-209/1400. Inclusive tem no site http://www.infomarmb.hpg.ig.com.br o custo unitário (US$ 200 milhões) estimado do submarinos da MB e o custo total de projeto (US$ 1 Bilhão). Confio nesses valores, pois já li em vários site e ate mesmo em revistas o custo de algumas classes de submarino do mesmo padrão da classe IKL-209/1400.
Sobre a quantidade de submarinos na MB, eu tenho uma opinião um pouco diferenciada(quantidade) em relação ao Vinicius, acho que 4 Tupi, 1 Tikuna, 4 SMB-10 e 3 SNA já seria o suficiente para o Brasil possuir um bom potencial. Em longo prazo (2030) acho que a MB poderia possuir 6 Submarinos convencionais do porte do SMB-10 (com aproximadamente 2.500 toneladas) e 6 Submarinos Nuclear. Acho que se a MB construir um numero superior 12 a 14 submarinos pode acabar diminuindo os recursos de outras áreas não menos importante, como por exemplo uma possível construção do substituto do A-12 São Paulo, uma melhor capacitação anfíbia (que por sinal hoje e extremamente limitada), aquisição de aeronaves como por exemplo helicópteros de combate naval e de ataque, entre outros.
De qualquer forma a proposta do Vinicius e muito boa, já que o submarino e uma das melhores armas existente.
Ate mais.......................................................................................
Fox
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- LEO
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Contato:
Além da quantidade de submarinos necessaria para fazer a segurança dos mares depende de onde os submarinos ficariam situados (homeport). Do que adiantaria ter mais de 10 submarinos na frota, sendo que todos ficam em apenas um "homeport"?
Acho que 4 tupi, 2 Tikuna, 5 SMB-10 e bem mais pra frente uns 3 SNA (14 submarinos) que ficassem divididos em pelo menos tres "homeports", poderia defender melhor os nossos mares do que esses mesmos 14 em único porto.
-----
O custo unitário do Tupi, pode ser considerado "em conta" pela qualidade e talvez pelo preço. Um Los Angeles, por exemplo custa US$900 milhoes a unidade, quase o preço de 5 Tupis.
A MB deveria e acho que já está pensando em investir na principal arma pode ter para defender seus mares, o submarino, visto o Tikuna e mais tarde os SMB-10 e mais tarde o SNA.
Acho que 4 tupi, 2 Tikuna, 5 SMB-10 e bem mais pra frente uns 3 SNA (14 submarinos) que ficassem divididos em pelo menos tres "homeports", poderia defender melhor os nossos mares do que esses mesmos 14 em único porto.
-----
O custo unitário do Tupi, pode ser considerado "em conta" pela qualidade e talvez pelo preço. Um Los Angeles, por exemplo custa US$900 milhoes a unidade, quase o preço de 5 Tupis.
A MB deveria e acho que já está pensando em investir na principal arma pode ter para defender seus mares, o submarino, visto o Tikuna e mais tarde os SMB-10 e mais tarde o SNA.
- LEO
- Sênior
- Contato:
O custo unitário do Tupi, pode ser considerado "em conta" pela qualidade e talvez pelo preço. Um Los Angeles, por exemplo custa US$900 milhoes a unidade, quase o preço de 5 Tupis
Esqueci de falar que o Los Angeles é nuclear é bem maior do que o Tupi. Mas de qualquer jeito, o Tupi tem um preço relativamente baixo e é um submarino muito bom para sua função.
LEO
- Super Flanker
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
...
O tamanho do submarino, pode contar na sua qualidade?
Alguém tem fotos de nossos submarinos lançando torpedo?
Falows.
Alguém tem fotos de nossos submarinos lançando torpedo?
Falows.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
- LEO
- Sênior
- Contato:
O tamanho do submarino, pode contar na sua qualidade?
Quanto maior for o submarino, com mais equipamentos e armas ele pode ser equipado, né?
Alguém tem fotos de nossos submarinos lançando torpedo
Dos nossos submarinos (MB), é bem dificil, mas tem fotos de outras marinhas na qual subs lançam misseis cruise ou misseis anti-navio, aí vai:
Serviu?
- Super Flanker
- Sênior
...
Valew LEO...
Mas, um Tupi é muito mais ágil que um Los Angeles, não?
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
- Super Flanker
- Sênior
...
- LEO
- Sênior
- Contato:
Acho que não, o Los Angeles é nuclear e o Tupi é convencional (Diesel-Eletrico).
O Los Angeles alcança mais de 30 milhas por conta de sua propulsão. Enquanto um Tupi alcança no máximo 22 milhas.
Portanto, acho que mesmo sendo maior que o Tupi, o Los Angeles chega a ser mais agil por conta de ser nuclear.
Mas também, o Los Angeles é um submarino de ataque, enquanto o Tupi é um submarino costeiro mais voltado para defesa.
Então, o Los Angeles teria de ser bem mais rápido e agil por conta de sua função de ataque.
- LEO
- Sênior
- Contato:
SuFla,
A imagem que voce quis postar não abre nem por link ou por , então, vou passar os links pra quem quiser ver a imagem:
http://veiculosmilitares.vilabol.uol.co ... arinha.htm
E clique na imagem do Tupi no fim da página.
Abraços
A imagem que voce quis postar não abre nem por link ou por , então, vou passar os links pra quem quiser ver a imagem:
http://veiculosmilitares.vilabol.uol.co ... arinha.htm
E clique na imagem do Tupi no fim da página.
Abraços
- Super Flanker
- Sênior
....
Blz LEO....
Está foto do S-31 é montagem ou é uma foto verdadeira mesmo?
Só mais uma pergunta...o Tikuna vai pode usa missíl Anti-navio? Os subamarinos que ja estão na ativa, eles vão sofrer alguma modernização? O que vai muda nessa modernização?
Falows.
Só mais uma pergunta...o Tikuna vai pode usa missíl Anti-navio? Os subamarinos que ja estão na ativa, eles vão sofrer alguma modernização? O que vai muda nessa modernização?
Falows.
- LEO
- Sênior
- Contato:
Essa foto do Tupi lançando Torpedo é um desenho (nem bem um desenho, mas dá pra entender que não é verdadeiro e sim uma "obra de arte", né?)
Só mais uma pergunta...o Tikuna vai pode usa missíl Anti-navio?
Acho que ele poderá lançar o SM-39 Exocet, versão lançado por submarinos do Exocet.
Os subamarinos que ja estão na ativa, eles vão sofrer alguma modernização
Provavelmente não, pelo menos a MB não pretende isso. E também, o Tupi é novo ainda, a primeira unidade foi ao mar em 1989.
Abraços