VALE DE BEKAA - LÍBANO - 1982
" Os aviões da IDF/AF que tiveram melhor desempenho na Batalha do Vale de Bekaa foram os F-16s e os McDonnell F-15 Eagles, que deixaram a Força Aérea da Síria em apuros. Muitos Mikoyan-Gurevich MiG-21 ''Fishbeds" e MiG-23 "Floggers" sofreram danos graves ou foram abatidos. (Segundo a IDF/AF, 22 aviões sírios foram derrubados e 7 danificados, contra nenhuma perda.)
Em outros violentos combates, os israelenses reivindicaram 28 aparelhos derrubados, incluindo 3 helicópteros.
Isto custou ao país mais 18 aviões (pelas contas de Israel), antes de ser combinado um cessar-fogo intermitente.
supremacia de Israel sobre a Força Aérea síria era absoluta, sendo suas vitórias devidas, em parte, à perícia dos pilotos de caça que dispararam os canhões e mísseis. Mas o elemento chave do sucesso foi o polivalente Sistema de Direção de Batalhas Aéreas de Israel, que incluiu radares aerotransportados, aviões de reconhecimento e RPVs baseados em terra. Com total conhecimento da situação e do campo de batalha, a IDF/AF pôde planejar suas operações de modo a produzirem efeito máximo, ao mesmo tempo que impediam qualquer oposição.
Somente 7% das vitórias israelenses foram conseguidas por canhões (sendo essa porcentagem bastante alta nas condições dadas), sendo muitas das restantes atribuídas a mísseis ar-ar de curto alcance AIM-9L Sidewinders, a Rafael Shafrir 2s construídos em Israel, e provavelmente aos novos Rafael Python 3s. Alguns mísseis ar-ar Raytheon AIM-7 Sparrows guiados por radar também foram lançados na Batalha do Vale de Bekaa, mas isso foi feito sempre dentro do alcance visual, depois que o avião lançador esgotava suas armas IR. "
"
A vitória sobre as baterias de mísseis foi esmagadora, mas a batalha aérea que se seguiu - na qual a IDF/AF abateu
um número impressionante de caças inimigos (os F-15 receberam o crédito por 34 vitórias, os F-16 por 49 e um caça
inimigo foi abatido por um F-4E) - foi realizada sem uma única perda. "
"Quase completamente cega, a organização de defesa aérea da Síria estava agora pronta para o golpe de misericórdia dos 40 Phantoms, Skyhawks e IAI Kfirs, que usaram Mavericks teleguiados, cachos de bombas e bombas guiadas Rockwell GBU-15s para destroçar as posições dos mísseis. "
MÍSSEIS TERRA-AR SÍRIOS
http://www.tropaselite.hpg.ig.com.br/OP ... _BEKAA.htm