Os Spruance do IRÃO
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2767 vezes
- Agradeceram: 2448 vezes
Os Spruance do IRÃO
Se calhar muitos não sabem, mas ainda nos tempos do XÁ DO IRÃO, REZA PAHLEVI, a então Armada Imperial Iraniana encomendou aos EUA a construção de 4 Spruances MODIFICADOS (DDG ao invés de DD).
Como entretanto em 1979 se deu o derrube do Xá e a subida ao poder do Khomeini, a US Navy ficou com os 4 Navios, que formaram a Classe "KIDD"
Ship's Name Hull Number
KIDD DDG 993 (IINS KOUROUSH)
CALLAGHAN DDG 994 (IINS DARYUSH)
SCOTT DDG 995 (IINS NADER)
CHANDLER DDG 996 (IINS ANDUSHIRVAN)
Falava-se há uns tempos que TAIWAN estaria a tentar comprar os 4 navios, mas actualmente não sei da situação deles...
Como entretanto em 1979 se deu o derrube do Xá e a subida ao poder do Khomeini, a US Navy ficou com os 4 Navios, que formaram a Classe "KIDD"
Ship's Name Hull Number
KIDD DDG 993 (IINS KOUROUSH)
CALLAGHAN DDG 994 (IINS DARYUSH)
SCOTT DDG 995 (IINS NADER)
CHANDLER DDG 996 (IINS ANDUSHIRVAN)
Falava-se há uns tempos que TAIWAN estaria a tentar comprar os 4 navios, mas actualmente não sei da situação deles...
Triste sina ter nascido português
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
P-44:
Mas não foi você que criou um tópico para se falar desta classe de navios, dos Spruance?
Em qualquer caso, por quantoo é que os EUA venderiam um ou mais navios desta sub-classe Kidd?
Já se sabe que dadas as relações especiais com Taiwan, é do interesse dos EUA terem esse país bem armado, e que tem maior importância estratégica para eles que Portugal.
Ou seria um negócio do tipo OHP?
É que eu no tópico das Spruance, coloquei à consideração da galera umas questões sobre a relevância ou não de Porugal poder, teoricamente, vir a operar 2 unidades dessas.
Peço-lhe que me responda a isso, ou aqui, ou no tópico das Spruance.
Obrigado.
Mas não foi você que criou um tópico para se falar desta classe de navios, dos Spruance?
Em qualquer caso, por quantoo é que os EUA venderiam um ou mais navios desta sub-classe Kidd?
Já se sabe que dadas as relações especiais com Taiwan, é do interesse dos EUA terem esse país bem armado, e que tem maior importância estratégica para eles que Portugal.
Ou seria um negócio do tipo OHP?
É que eu no tópico das Spruance, coloquei à consideração da galera umas questões sobre a relevância ou não de Porugal poder, teoricamente, vir a operar 2 unidades dessas.
Peço-lhe que me responda a isso, ou aqui, ou no tópico das Spruance.
Obrigado.
- P44
- Sênior
Rui,
Apenas coloquei este tópico porque esta classe não é bem uma SPRUANCE, mas uma SPRUANCE UPGRADE...Tanto que a própria US NAVY os considerava uma classe á parte...
Tb achei que era interessante o facto se calhar desconhecido por muitos, de que o Irão esteve prestes a tornar-se a Armada mais Poderosa do Golfo Pérsico e mesmo uma das mais poderosas do Indico, se não tem existido o derrube do Xá...
Mas para falarmos dos Spruance "normais" façamo-lo no outro tópico.
Quanto ao negócio com Taiwan, eu sei que Taiwan estava a tentar adquirir DDGs AEGIS do tipo Arleigh Burke, mas a RP China não aceitaria tal coisa, e como os EUA não podem bater o pé á China devido ao imenso mercado que representa, estavam a tentar "impingir" (?) os Kidd a Taiwan... acho que era +- isto, posso estar errado...
Apenas coloquei este tópico porque esta classe não é bem uma SPRUANCE, mas uma SPRUANCE UPGRADE...Tanto que a própria US NAVY os considerava uma classe á parte...
Tb achei que era interessante o facto se calhar desconhecido por muitos, de que o Irão esteve prestes a tornar-se a Armada mais Poderosa do Golfo Pérsico e mesmo uma das mais poderosas do Indico, se não tem existido o derrube do Xá...
Mas para falarmos dos Spruance "normais" façamo-lo no outro tópico.
Quanto ao negócio com Taiwan, eu sei que Taiwan estava a tentar adquirir DDGs AEGIS do tipo Arleigh Burke, mas a RP China não aceitaria tal coisa, e como os EUA não podem bater o pé á China devido ao imenso mercado que representa, estavam a tentar "impingir" (?) os Kidd a Taiwan... acho que era +- isto, posso estar errado...
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
Muito me conta...
E Taiwan teria "massa" para comprar Arleigh Burke?
Eu continuo a achar que é um erro estratégico Taiwan estar a comprar ou receber muitas armas, mesmo sofisticadas, já que nunca poderá concorrer com a vizinha China Popular.
Este país só e 2002, aumentou o seu orçamento de defesa em 7%.
E um dia que Pequim que possua capacidade credivel de projecção, adeus Taiwan!
Ou se integra a bem ou a mal, e eu não acredito que os EUA comprem uma guerra com a China por causa de Taiwan.
Um dia, Taiwan acabará por se integrar na China Popular, e essa altura seria Pequim a ficar de posse de todo esse material americano.
E Taiwan teria "massa" para comprar Arleigh Burke?
Eu continuo a achar que é um erro estratégico Taiwan estar a comprar ou receber muitas armas, mesmo sofisticadas, já que nunca poderá concorrer com a vizinha China Popular.
Este país só e 2002, aumentou o seu orçamento de defesa em 7%.
E um dia que Pequim que possua capacidade credivel de projecção, adeus Taiwan!
Ou se integra a bem ou a mal, e eu não acredito que os EUA comprem uma guerra com a China por causa de Taiwan.
Um dia, Taiwan acabará por se integrar na China Popular, e essa altura seria Pequim a ficar de posse de todo esse material americano.
- P44
- Sênior
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
De facto seria uma grande ironia.
Para mais, porque por muito material que os EUA lhes vendam, nunca conseguirão competir com a China.
Porque os EUA têm muitas frentes e a China só tem aquela.
Quanto aos navios Kidd, segundo o PT, o outro tópico das Spruance, disse que as 4 Kidd já estão em Taiwan a serem modernizadas para que sejam entregues à marinha desse país, e acrescentou que Taiwan também possui fragatas La Fayette.
Você sabia disso?
Não sei se se recorda, mas uma vez escrevi que 3 La Faiette dariam uma grande classe à Marinha portuguesa, e que permitiria manter uma certa tradição de se comprar francês para a Marinha, na linha das Reviére
"Classe" nos dois sentidos da palavra.
Para mais, porque por muito material que os EUA lhes vendam, nunca conseguirão competir com a China.
Porque os EUA têm muitas frentes e a China só tem aquela.
Quanto aos navios Kidd, segundo o PT, o outro tópico das Spruance, disse que as 4 Kidd já estão em Taiwan a serem modernizadas para que sejam entregues à marinha desse país, e acrescentou que Taiwan também possui fragatas La Fayette.
Você sabia disso?
Não sei se se recorda, mas uma vez escrevi que 3 La Faiette dariam uma grande classe à Marinha portuguesa, e que permitiria manter uma certa tradição de se comprar francês para a Marinha, na linha das Reviére
"Classe" nos dois sentidos da palavra.
- P44
- Sênior
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
- P44
- Sênior
Confirma-se de facto o que o pt escreveu, os 4 Kidd foram já vendidos a Taiwan.
do Naval Vessel Registration:
(A informação é identica para os 4 navios da classe)
do Naval Vessel Registration:
CHANDLER (DDG 996)
(ex-DD 996)
GUIDED MISSILE DESTROYER
UIC: 21439
Class: DDG 993 Fleet:
Status: Disposed of through the Security Assistance Program (SAP), transferred, cash sale, ex-US fleet hull foreign military sale case number assigned Homeport:
Date status changed: 05/30/2003 Berth:
Maintenance Category:
Force: MARAD Type:
Builder: INGALLS SB INC MS
Delivery Date: 01/18/1982
Award Date: 03/23/1978 Age (since delivery) (At time of disposal): 21.3 years
Keel Date: 05/07/1979 Commission Date: 03/13/1982
Launch Date: 05/24/1980 Decommission Date: 09/23/1999
Age (since launch)(At time of disposal) 23.0 years Years from Commission to Decommission: 17.5
Stricken Date: 09/23/1999
Overall Length: 563 ft Waterline Length: 529 ft
Extreme Beam: 55 ft Waterline Beam: 55 ft
Maximum Navigational Draft: 33 ft Draft Limit: 23 ft
Light Displacement: 7396 tons Full Displacement: 9842 tons
Dead Weight: 2446 tons
Hull Material: Steel hull, aluminum superstructure.
Number of Propellers: 2
Propulsion Type: Gas Turbines
Accommodations: Officers: 20 Enlisted: 318
Custodian: TAIWAN Ships Program Manager:
Planning Yard:
No changes to this information were reported since 11/08/2004
(A informação é identica para os 4 navios da classe)
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Contato:
4 Kidd (Sprunace), para Taiwan?
Nao há dúvida de que a China terá que continuar a aumentar os seus orçamentos de defesa.
Par Taiwan, 4 sucedâneos das Spruance, e para Portugal, 2 ou eventualmenete 3 OHP.
Que grande diferença com que os EUA olham para os seus aliados.
Dirão alguns:
Para que Portugal precisaria de 2 ou 4 Spruance?
Resposta:
Para que o Chile precisaria disso, ou Marrocos?
No nosso caso apenas para que o crescente desiquilíbrio estratégico peninsular não se acentue ainda mais.
Eu tenho uma ideia sobre isto:
Primeiro as plataformas, ainda que relativamente desarmadas.
Depois, com o tempo, irmos equipando as plataformas com sistemas de armas defensivos e ofensivos capazes e que correspondam aos padrões das guerras modernas.
No grande pode ser colocado muito, no pequeno, não.
Daí a necessidade de nos dotarmos com 2 plataformas do tamanho e deslocamento correspondente ao que se considera um Destrioer/Cruzador
E sempre seria um modo de Portugal aumentar cabalmente a sua capacidade oceânica.
Ou 5 fragatas e dois cruzadores/destrioeres, ou 7 fragatas.
O mímimo dos mínimos.
Nao há dúvida de que a China terá que continuar a aumentar os seus orçamentos de defesa.
Par Taiwan, 4 sucedâneos das Spruance, e para Portugal, 2 ou eventualmenete 3 OHP.
Que grande diferença com que os EUA olham para os seus aliados.
Dirão alguns:
Para que Portugal precisaria de 2 ou 4 Spruance?
Resposta:
Para que o Chile precisaria disso, ou Marrocos?
No nosso caso apenas para que o crescente desiquilíbrio estratégico peninsular não se acentue ainda mais.
Eu tenho uma ideia sobre isto:
Primeiro as plataformas, ainda que relativamente desarmadas.
Depois, com o tempo, irmos equipando as plataformas com sistemas de armas defensivos e ofensivos capazes e que correspondam aos padrões das guerras modernas.
No grande pode ser colocado muito, no pequeno, não.
Daí a necessidade de nos dotarmos com 2 plataformas do tamanho e deslocamento correspondente ao que se considera um Destrioer/Cruzador
E sempre seria um modo de Portugal aumentar cabalmente a sua capacidade oceânica.
Ou 5 fragatas e dois cruzadores/destrioeres, ou 7 fragatas.
O mímimo dos mínimos.
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Re: Os Spruance do IRÃO
Não sabia q as Kidd's eram Spruance's modificadas encomendadas pelo Xá do Irã. Foram realmente passadas para Taiwan P44? Cóf, cóf, cóf... Desculpe, é a poeira do tópico ...
- Centurião
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Eu ainda lembro quando perguntados da ida das fragatas ao Oriente Médio os americanos disseram: "Nunca IRÃO!"P44 escreveu:Os Spruance do IRÃO
Ou será que foi: "Nunca, Irão!"
PS: Sim, é fim de semana e eu bebi algumas...
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
Sei que estas belonaves foram incorporadas à Marinha Americana sobre protestos, não os queriam. Achavam eles, inconvenientes, sabe-se lá por que. Foram oferecidos então a meio mundo, mas ninguém os quis, inclusive a nós, que como os outros, recusamos.
Agora, tempo ido e no fim da vida operacional, Taiwan os compra. Muito bom, melhor do que virar alvo.
Agora, tempo ido e no fim da vida operacional, Taiwan os compra. Muito bom, melhor do que virar alvo.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
-
- Avançado
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 3 vezes
Eu me lembro de ouvir uma história que o custo anual de um DD classe Spruance(incluído aí combustível e manutenção) era mais ou menos um quarto do custo anual do São PauloIlya Ehrenburg escreveu:Sei que estas belonaves foram incorporadas à Marinha Americana sobre protestos, não os queriam. Achavam eles, inconvenientes, sabe-se lá por que. Foram oferecidos então a meio mundo, mas ninguém os quis, inclusive a nós, que como os outros, recusamos.