Veículos 4x4 no EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Veículos 4x4 no EB

#1 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 20, 2003 1:32 am

É sabido que o EB pretende adquirir sua nova família de blindados em alguns anos, porém eu gostaria de saber se seria interessante para o EB adquirir veículos leves tipo Hummer americano ou o Tigre russo para substituir os antigos Jeeps Toyota ou similares? Eu li que o EB vai adquirir um veículo chamado Trooler, produzido no Brasil, para fazer essa substituição. Porém pelas fotos da matéria eu percebi que ele é muito parecido com o Toyota. O EB precisaria de veículo similar ao Hummer e Tigre ou o Trooler já está de bom tamanho? :?: :?:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
mathaws

#2 Mensagem por mathaws » Qui Fev 20, 2003 11:17 am

Pelo q parece o Eb está estudando adoção dos veículos tipo Hummer ou Tigre, para blindade leves 4x4.

Os veículos Trooler estão sendo testados como veículos orgânicos, do dia-dia, de ligação.

É uma opção barata e adequada. São duas categorias distintas de 4x4

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#3 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 20, 2003 11:29 am

Acho que o Mathaws esta certo. O Troller (é assim que se escreve) é 4x4 leve e, acredito eu, não seja passivel de utilizar uma blindagem adequada para ser utilizada em um conflito. Tanto o Tigre quanto o Hummer são veículos muito mais capazes, porém muito mais caros. Logo a utilização do Troller como veículo de ligação seria bem mais racional, e além disso, a sua compra pelo EB forteleceria a industria nacional (mesmo que pouco, mas qualquer ajuda é bem-vinda) pois o Troller tem um indice de nacionalização de cerca de 60%.

Abraços

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Fev 20, 2003 12:53 pm

Sei, entendi. Então a função desempenhada pelo Troller é diferente da função do Hummer. Bom pensei que o EB usasse os jipes para fazer a função de um Hummer por falta de verbas.

Então cabe uma pergunta: seria possível o desenvolvimento nacional de algum veículo similar ao Hummer com um menor custo? Acho que não seria nenhum mistério para a indústria automotiva nacional desenvolver um veículo similar.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cabral
Avançado
Avançado
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#5 Mensagem por Cabral » Qui Fev 20, 2003 5:30 pm

Spetsnaz
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por Spetsnaz » Qui Fev 20, 2003 6:51 pm

Os Russos pro 4x4 colocaram o Gaz-3937 Vodnik na competição e para 8x8 o BTR-90

Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#7 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 20, 2003 7:09 pm

Alguém sabe se foi realmente aberto uma concorrência oficialmente e emitidos RFP's (Request for Proposal) para fabricantes ou não? Se sim, para quais fabricantes foram enviados os RFP's, quais já responderam e quais os modelos ofertados.

Abraços

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#8 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Fev 21, 2003 12:47 am

Eu acho que não foi emitido nenhum RFP oficial, mas as especulações já estão ocorrendo.

Recomendo essa matéria do site da revista Segurança & Defesa:

http://www.segurancaedefesa.com/blindados4x4.html

Sobre o Commando, ele realmente faz lembrar o Hummer, resta saber se tecnicamente ele é bom. Caso ele seja, me parece uma solução melhor do que comprar um veículo estrangeiro como o Hummer ou o Tigre.

Porém olhando bem pra ele se percebe que grande parte de sua estrutura possui uma angulação de 90º. Isto é ruim pois facilita a perfuração de projéteis. Eu acho que o ideal seria um veículo com uma angulação de talvez 20 ou 30º. O que acham?

Abraços!

Vinicius Pimenta

Everson Garcia

#9 Mensagem por Everson Garcia » Sáb Fev 22, 2003 2:56 am

Vinicius Pimenta escreveu:Eu acho que não foi emitido nenhum RFP oficial, mas as especulações já estão ocorrendo.

Recomendo essa matéria do site da revista Segurança & Defesa:

http://www.segurancaedefesa.com/blindados4x4.html

Sobre o Commando, ele realmente faz lembrar o Hummer, resta saber se tecnicamente ele é bom. Caso ele seja, me parece uma solução melhor do que comprar um veículo estrangeiro como o Hummer ou o Tigre.

Porém olhando bem pra ele se percebe que grande parte de sua estrutura possui uma angulação de 90º. Isto é ruim pois facilita a perfuração de projéteis. Eu acho que o ideal seria um veículo com uma angulação de talvez 20 ou 30º. O que acham?

Abraços!

Corrétissimo e apoiado!!!
30° teria mais chances de barrar projéteis balisticos.
Gostaria de ter um Tigre como viatura para patrulhar as ruas perigosas de SAMPA.

Abraços.

LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#10 Mensagem por LEO » Sáb Mar 08, 2003 4:57 pm

Não sei se o Commando M4 seria bom para se operar no exercito, já que sua blindagem só suporta tiros de fuzil. Eu acho que ele seria ideal para ser usado pelas policias por todo o Brasil.

Alguém sabe se o EB já fez testes com outros blindados, além do Centauro e do Puma, tem rumores que serão testados ainda blindados russos, suiços e outros que não me lembro... (e que não sei o nome :? )

Abraços

LEO

PFF
Novato
Novato

#11 Mensagem por PFF » Dom Mar 30, 2003 10:23 pm

O Exército busca, hoje em dia, aproximar cada vez mais a sua organização de paz para uma organização de guerra. Isso corta gastos e aumenta em muito a operacionalidade.

Vejam só: o EUA usam o Hummer para tudo. Não tem um jipinho pro dia-a-dia e o Hummer pra guerra.

O mesmo está acontecendo no Brasil.

Os BIL, por exemplo, não são dotados de viaturas. Na guerra, eles são aerotransportados, ou vão a pé ou por qualquer outro meio. Mas eles precisam das viaturas em tempo de paz para tudo: levar a tropa pro campo, realizar as tarefas do dia-dia, etc. Na guerra essas viaturas não seriam utilizadas.

O ideal seria uma viatura tipo o Hummer, mas a contenção de despesas deve fazer o EB optar pelo mais barato.

Quanto ao Hummer suportar apenas impactos de fuzil, temos que lembrar que ele não é um carro de combate. A vantagem está na velocidade e agilidade e não na proteção. Assim sendo a blindagem é até secundária. Quantos exércitos do mundo utilizam jipes blindados? Não estou dizendo veículos para a infantaria mecanizada; estou falando de jipes mesmo, para funções administrativas ou reconhecimentos.

[z],

Marcus Vinícius P. D. Piffer
mpiffer@uol.com.br
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Abr 03, 2003 11:36 am

Realmente isso faz muito sentido, Marcus.

Você acha que o Troller ou o Commando seriam boas opções para se tornarem os Hummer brasileiros para o EB ou você acha que era preferível desenvolver um outro veículo?

Vinicius Pimenta

LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#13 Mensagem por LEO » Sáb Abr 05, 2003 4:20 pm

A pergunta não foi pra mim, mas eu respondo do mesmo jeito :roll:

Já que o Commando M-4 está pronto, não custaria nada o EB dar uma testada, com informaçoes que ele pode atingir até 140 km/h seria interessante até de escolta, reconhecmento e poderia até guardar uma area.

No site do Commando, diz ele sairia por R$65 mil sem armamento e parte eletronica, isso sairia por conta do comprador, quanto sairia uma .50 e alguns componentes eletronicos? Vamos ver saindo por R$70 ou 75 mil, esse preço seria bom para esse tipo de veiculo? Isso sem contar a manuntenção da frota, quanto maior, maior o gasto.

Acho que esse tipo de material seria util para as tres forças, porque poderia levar de soldados e suprimentos em maior velocidade, e também como defesa de ponto tanto no ar quanto na terra, porque um soldado poderia ser transportado rapidamente para uma area com um Igla ou semelhante e serviria até como veiculo de reconhecimento.

Resta saber se é viavel para as FA's, principalmente para o EB, porque lembrando que a força usa caminhoes que também podem levar soldados, suprimentos em maior numero, cabe ao EB e as outras forças decidirem isso...

Abraços

LEO

PFF
Novato
Novato

#14 Mensagem por PFF » Sáb Abr 05, 2003 8:01 pm

Só pra controle, o 4x4 já está escolhido. É o Land Rover 110.

[z],

Marcus Vinícius P. D. Piffer
mpiffer@uol.com.br
SLuiz
Novato
Novato
Contato:

#15 Mensagem por SLuiz » Dom Abr 06, 2003 5:09 pm

Achei boa a escolha do Exército, os veículos Land Rover são caros mas altamente duráveis. Eu ainda vejo jipes Engesa em ótimas condições, imagine os Land Rover daqui a 20 anos, vão estar ótimos ainda.

Não sei se veículos de fibra de vidro como o Troller sejam adequados para a função militar, carros de metal quando batem amassam e depois vc chega com um martelo e concerta, os de fibra quebram e pra reparar haja trabalho...

Alguém tem o link da tal matéria que fala do teste do Troller pelo Exército?

Lembrando, jipes não são blindados. Mas há outra concorrência que visa adquir veículos blindados leve com várias versões diferentes para empregos distintos. São veículos maiores. Tem uma matéria do site http://www.segurancaedefesa.com

Sérgio Luiz
Responder