Mais um capítulo da novela "Projeto FX"

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ronaldo
Intermediário
Intermediário

#166 Mensagem por Ronaldo » Sex Jan 21, 2005 11:17 am

Esse negócio de falta de dinheiro é PAPO FURADO, que dizer dos 4 bilhões de reais enterrados no SIVAM? Para essa operação, no mínimo duvidosa tem dinheiro? Não da para entender a FAB, comprar radares da RAYTHEON é mais importante que comprar caças para proteção do centro de poder federal e de nossa infra estrutura, essa história ta mal explicada.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#167 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jan 21, 2005 12:37 pm

O SIVAM é um grande projeto militar e civil para a proteção da Amazônia. O que adianta ter Su-35 voando na Amazônia sem cobertura radar? Nada. Uma coisa não tem nada a ver com outra. O SIVAM é prioridade acima do F-X.

Não creio que tenham sido enterrados não. Temos uma vasta rede de radares (agora temos praticamente 100% da cobertura radar do Brasil), estações de comunicação e controle, aeronaves como R-99A/B, ALX, entre outros equipamentos. Se você considera dinheiro "enterrado" e mal gasto...
Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Ronaldo
Intermediário
Intermediário

#168 Mensagem por Ronaldo » Sex Jan 21, 2005 12:44 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O SIVAM é um grande projeto militar e civil para a proteção da Amazônia. O que adianta ter Su-35 voando na Amazônia sem cobertura radar? Nada. Uma coisa não tem nada a ver com outra. O SIVAM é prioridade acima do F-X.

Não creio que tenham sido enterrados não. Temos uma vasta rede de radares (agora temos praticamente 100% da cobertura radar do Brasil), estações de comunicação e controle, aeronaves como R-99A/B, ALX, entre outros equipamentos. Se você considera dinheiro "enterrado" e mal gasto...

Exatamente! E os vetores que protejerão o espaço aéreo amazônico serão os ULTRAVANÇADOS caças de superioridade aérea TUCANO!!!(risos)

Tem dó, né. O que tem por tras dessa balela de avião a hélice protegendo espaço amazônico é uma coisa chamada PLANO COLÔMBIA de militarização do combate ao narcotráfico coisa que os EUA adoram.
Marcelo Reis Batista
Intermediário
Intermediário
Contato:

#169 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Sex Jan 21, 2005 12:57 pm

ronaldo francamente. nao tente distorce a discuçao com piadinhas, você sabe muito bem que o tucano e um avião de treinamento avançado com missao secundaria de interceptar aeronavez de baixo desempenho.
Superioridade aerea e com o FX ou qual quer outro avião que for colocado no lugar do FX
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#170 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jan 21, 2005 1:42 pm

Ronaldo, se você não sabe diferenciar as funções dos vetores e sistemas, sugiro que tente dar uma procurada em textos sobre esses assuntos. O ALX vai ter uma função e o F-X outra. A proteção do espaço aéreo amazônio nas tarefas de policiamento do espaço aéreo contra aviões de baixo desempenho será feita pelos A-29 Super Tucano, vulgo ALX. São aeronaves adequadas às necessidades. Contra aviões militares, temos nossos caças que estão passando por um processo de modernização e a compra de uma aeronave para substituir os Mirage III que tem que sair ainda este ano, sendo nova ou usada.

Tem dó, né. O que tem por tras dessa balela de avião a hélice protegendo espaço amazônico é uma coisa chamada PLANO COLÔMBIA de militarização do combate ao narcotráfico coisa que os EUA adoram.

Qual a sua sugestão:

1- Usar Su-35 contra aeronaves de baixo desempenho de traficantes?
2- Deixar as aeronaves passar sem serem perturbadas? Afinal, combater o tráfico de drogas, pra quê, né? :roll:
3- Utilizar o ALX que foi desenvolvido para essa missão?

Francamente...
Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#171 Mensagem por Plinio Jr » Sex Jan 21, 2005 7:18 pm

Não nos esqueçamos de uma coisa, na época eramos mais aliados do que nunca com os americanos, pois no golpe de 64 apoiaram os militares e enviaram até uma de suas frotas para o nosso litoral, mais hoje as coisas mudaram, não somos mais tão cordeirinhos dos EUA como antes, e com isso houve uma mudança de relacionamento, com maior enfase na parte tecnologica e belica, continuam nos fornecendo equipamentos, mais de certa forma, bastante obsoletos.

Obsoletos pois nunca tivemos dinheiro para tentar comprar algo mais moderno...Era contra o F-16C no FX , mas eles nos ofereceram, alem do F/A-18E/F que saiu na primeira fase, claro que não existe transferencia de tecnologia, mas não deixaram de nos oferecer 02 vetores modernos.

Não é questão de aumento de verbas, e sim de direcionamento de verbas, simples o avião precisa de combustivel para voar no MINIMO X horas/ano, e a verba é destinada dentro do orçamento da fab, e pronto.

Continuamos na estaca zero Carlos, a curto e médio prazo nosso governo não deve aumentar ou distribuir verbas para nossas FA´s , nunca se esqueça do EB e MB que tbm possuem necessidades e o bolso que as paga é o mesmo que paga as da FAB.

e ela apitasse mesmo já teria batido de frente com os governos e politicos e teria exigido, como uma grande força que é, já teria conseguido decidir o vencedor, mais hoje nossas forças e nossos generais (brigadeiros) são bastante submissos e acomodados com certas regalias.

Vou ser sincero, até pouco tempo atrás pensava da mesma forma que vc, mas depois do desfecho que teve o programa, fica claro que o Lobby pró- Embraer é muito grande dentro do governo e do Congresso.

Qualquer que fosse o vencedor, não sendo a Embraer, sofreria uma série de críticas e obstaculos para que os contratos fossem assinados, iria gerar o mesmo impasse ou algo pior que o programa dos Orion.

O governo do PT já começa a trabalhar este ano pensando nas eleições do ano que vem, não acredito que os programas da pasta militar que estão em pauta sejam levados adiante até as eleições e com certeza o papo que estas verbas seram destinadas ao ¨fome zero¨ (meu deus ..quem acredita nisto) seram constantes.

A questão é muito simples, é ter dinheiro para tal, aki o povo confunde muito falta de dinheiro com veto político dos outros.

Será que o Brasil não tinha $$$ para comprar o canhoes M61 Vulcan dos A1, pense bem, se o povo é qué confuso, ou existem forças que não querem o nosso acesso a certas tecnologias e o desenvolvimento
.

A opção feita aki foi do Defa pois já equipava os Mirages de Anapolis e porque é um canhão muito mais eficaz para ataques ao solo, tanto que os pilotos italianos destas aeronaves elogiaram e muito a escolha brasileira.

Não sou contra aquisição de material russo ou de outras nacionalidades, sou a favor do Brasil, tem-se que ter os pés no chão e cair na realidade daquilo que podemos operar de momento e mais adiante, com uma melhora de nossa economia , poder dar passos maiores que os que foram dados até o momento.

Até agora ninguem me respondeu ao fato de termos nossos A-1 cuja boa parte da frota esta no solo e não voa por falta de dinheiro, uma aeronave pequena, de manutenção barata e imagine um Su-35, Rafale, Typhoon que são aeronaves complexas e de manutenção cara se não teriam o mesmo fim ??

Os americanos podem não querer nosso acesso a outras tecnologias, mas existem outros que o podem, podem ser franceses, suecos, alemães , sul-africanos e não somente os russos..
lelobh
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

Re:

#172 Mensagem por lelobh » Ter Set 08, 2009 12:05 am

fredom escreveu:o artigo fala mais ou menos o que eu tinha dito que ia acontecer e muitos duvidaram, segue as provas que eu já tinha previsto isso.
pensando, com mais calma, acho que o FX nao saiu por causa da embraer, que apoiou o sucatao, se a embraer tivesse entrado com o rafale ou su-35 concerteza esse assunto ja teria cido encerrado. minha opiniao e' de que o governo vai cancelar essa licitacao, nao ira comprar nenhum tampao, no maximo alguns F-5 pra suprirem a necessidades e escolher ou o rafale ou o ef-2000 em uma posterior concorrencia sem licitacao, seguindo os criterios expostos naquele artigo que foi postado aki no forum(entrevista com um brigadeiro) e que por isso o FX nunca sera concluido, anotem o que eu digo, quem viver vera' o rafale nas cores da FAB.
eu levantei a hipotese de rafale, exatamente por causa da embraer, haja visto que em uma escolha entre o rafale e ef-2000 a embraer novamente seria ajudada.
acho que seria uma desculpa para não fazer a compra do consorcio liderado pela embraer. pois como a licitação seria cancelada, a embraer poderia participar dessa nova compra sem ter que ficar atrelada ao mir-2000.

o que acham mais um pouco de treino eu chego perto de nostradamus :lol:
Me manda os números da sena por mp, por favor.
Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
Trancado