Airbus A380

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Airbus A380

#1 Mensagem por Diorgenes » Seg Jan 17, 2005 7:06 pm

Airbus prepara festa para lançar novo avião A380


LONDRES (Reuters) - Excesso de custos e brigas políticas serão deixadas de lado na próxima terça-feira na Airbus quando a fabricante de aviões mostrará seu poderoso A380, o maior já construído na história.

O presidente francês, Jacques Chirac, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, estão entre os mais de 5 mil convidados para ver em primeira mão o A380, a aposta de muitas companhias aéreas para dar nova forma à indústria.

Os clientes se comprometeram com quase US$ 40 bilhões para comprar o avião com capacidade para 555 passageiros, esperando redução nos custos operacionais e aumento dos lucros, que têm se reduzido desde 2001. A fabricante prevê demanda de 1.650 aviões na categoria do A380 pelos próximos 20 anos.

"É o primeiro avião radicalmente novo para uma geração", disse o porta-voz da companhia aérea britânica Virgin Atlantic, Paul Moore. A empresa já encomendou seis A380.

A Airbus organizará uma festa apesar do ambiente menos festivo por trás das celebrações. O presidente-executivo da empresa, Noel Forgeard, está saindo depois de fazer uma aposta pública de que se fornaria co-presidente da filial EADS, deixando dúvidas sobre quem estará à frente da Airbu.

O A380 também está causando dores de cabeça depois de extrapolar seu orçamento em 1,45 bilhão de euros (US$ 1,9 bilhão) e enfrenta problema com economia de custos.

O novo avião superará o 747-400 da rival Boeing, com capacidade para 416 passageiros, que reinou por quatro décadas como o maior avião do mercado. O avião da Airbus acomodará mais de 800 pessoas se as companhias aéreas utilizarem todos os lugares da classe econômica.

"O avião, que é enorme em qualquer medida, deve mudar a relação de forças no mercado", disse o analista do J.P. Morgan, Chris Avery.

O risco para a Airbus é que a empresa tem de cumprir as promessas feitas sobre o avião, que voará pela primeira vez em março e enfrenta um ano de testes. Dos mais de 200 clientes da Airbus, no entanto, apenas 14 se comprometeram com o A380.



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alguem sabe qual é o tamanho deste aviçao?




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#2 Mensagem por talharim » Seg Jan 17, 2005 7:39 pm

Mas se logo no inicio da produçao do A-380 acontecer alguma tragedia como a queda de um jumbo desses com 800 pessoas a bordo,é o fim da Airbus.................ninguem mais vai querer voar num armagedon desses...............espero que nunca aconteça mas.......... :twisted:

Eles tao apostando muito alto..........vamos ver no que dá :evil:




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

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#3 Mensagem por Diorgenes » Seg Jan 17, 2005 8:15 pm

Boeing desiste de concorrer com superavião da Airbus
Segunda, 17 de Janeiro de 2005, 18h39
Fonte: AFP






A fabricante americana de aviões Boeing optou por não lançar um aparelho para concorrer com o A380 da rival Airbus, o maior avião do mundo, cujas perspectivas considera limitadas a um mercado reduzido, para o qual se contenta com o 747, de quase quatro décadas.


Enquanto a Airbus apresentará o lançamento nesta terça-feira, em Toulouse, a Boeing considera as previsões de vendas da fabricante européia para o A380 muito otimistas. A Airbus espera vender 1.500 unidades do A380 nos próximos 20 anos, e calcula ainda que o novo modelo representará, a partir de 2008, entre 25% e 30% de suas vendas, o que equivale a 35 entregas por ano.

Segundo a Boeing, o mercado não é capaz de absorver mais de 320 aviões de mais de 500 assentos nos próximos 20 anos. O maior aparelho da fabricante americana é o 747-400, com capacidade para 416 passageiros.


Um dos problemas mais graves dos superaviões é que não existem aeroportos prontos para recebê-los. Hoje, apenas 50 poderiam autorizar o Airbus A380 a pousar, e mesmo assim com adaptações




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#4 Mensagem por fredom » Seg Jan 17, 2005 9:15 pm

O novo avião superará o 747-400 da rival Boeing, com capacidade para 416 passageiros, que reinou por quatro décadas como o maior avião do mercado.


o A-340 transporta uma quantidade maior de passageiros do que o o 747, ou seja mais um erro da imprensa.
:roll:




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#5 Mensagem por P44 » Ter Jan 18, 2005 9:09 am

talharim escreveu:Mas se logo no inicio da produçao do A-380 acontecer alguma tragedia como a queda de um jumbo desses com 800 pessoas a bordo,é o fim da Airbus.................ninguem mais vai querer voar num armagedon desses...............espero que nunca aconteça mas.......... :twisted:

Eles tao apostando muito alto..........vamos ver no que dá :evil:


por essa ordem de ideias também nunca se tinha construido o 747, o submarino, o TGV..etc etc..




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#6 Mensagem por Diorgenes » Ter Jan 18, 2005 12:44 pm

Terça, 18 de janeiro de 2005, 11h56
Maior avião da história é apresentado na Europa

O A380, fabricado por um consórcio de empresas da França, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha foi apresentando com "pompa" nesta terça-feira em Toulouse, na França. O evento teve a presença dos governantes dos quatro países envolvidos na fabricação, além de mais de 5 mil convidados.
Estiveram presentes o presidente da França, Jacques Chirac, e dos chefes de governo da Espanha, Luis Rodríguez Zapatero, da Alemanha, Gehard Schroeder, e do Reino Unido, Tony Blair.

Em praticamente todo o tempo, o avião ficou coberto por um tecido preto. Antes da apresentação, houve uma apresentação em que foi mostrada parte da história da aviação.

A Airbus vem superando a Boeing há dois anos em termos de venda de aparelhos novos. Seu A380 quebra o monopólio dos Boeing 747 no mercado dos jumbos, e pode lhe conceder uma vantagem histórica em relação a seu maior concorrente, com capacidade para transportar 555 pessoas em três classes, em distâncias de 15.000 km e mais de 800 passageiros na configuração charter.

A construtora européia, dividida entre o consórcio europeu EADS (80%) e a British Aerospace (20%), destaca que a apresentação do A380 "simboliza o início de uma nova era".

O presidente da Airbus, Noël Forgeard, recém-promovido ao comando da EADS, reafirmou diversas vezes sua confiança no sucesso da aposta financeira do A380, para o desenvolvimento do qual foram necessários mais de 10 bilhões de euros.

Em uma entrevista ao jornal econômico francês La Tribune, Forgeard considerou que o ponto de equilíbrio financeiro, avaliado em 250 aparelhos vendidos a um preço que varia entre 263 e 286 milhões de dólares cada um, poderia ser alcançado "daqui a três anos".

Até agora, a Airbus registrou 139 encomendas firmes de seu A380, emitidas por 13 companhias aéreas. O grupo americano UPS anunciou há uma semana sua intenção de adquirir 10 aparelhos, e a construtura européia está esperando uma encomenda chinesa.

Segundo o jornal britânico Sunday Times, a China pretende encomendar cinco A380, e a companhia aérea Hong Kong Cathay Pacific poderia realizar uma encomenda similar
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#7 Mensagem por Diorgenes » Ter Jan 18, 2005 12:54 pm

Tendência

Especialistas consideram o novo avião, com suas enormes dimensões - sua envergadura é equivalente ao comprimento de um campo de futebol -, um triunfo do design e da engenharia.

Da ponta de uma asa até a outra, o avião mede 79,8 metros, enquanto seu comprimento chega a 73 metros.

A empresa diz que, com 240 toneladas de peso, o A380 será pelo menos 10 toneladas mais leve do que um Boeing 747, apesar de suas maiores dimensões.

Até o momento, 129 unidades do A380 já foram vendidas.

Mas há quem tenha dúvidas sobre o sucesso do novo modelo, que foi criado a partir do pressuposto adotado pela Airbus de que o futuro da aviação de longa distância indica para o predomínio de vôos para grandes aeroportos que vão funcionar como centros de redistribuição dos passageiros para seus destinos.

Uma outra possibilidade levantada por alguns analistas do mercado prevê que a maioria dos vôos vai ligar diretamente a origem e o destino final do passageiro por meio aeroportos menores - que não seriam capazes de receber um avião das dimensões do A380.

Mesmo que a previsão da Airbus se concretize, não há garantias de que o grande volume de dinheiro investido vá acabar sendo recuperado pela empresa.

Analistas também dizem que, ao invés de se tornar um gigantesco meio de transporte de luxo capaz de dar mais conforto a seus passageiros, o novo superjato pode ser usado para amontoar o maior número possível de pessoas dentro de um mesmo vôo, a fim de otimizar os custos para as empresas aéreas.

Subsídios

A grande presença de figuras políticas no lançamento da aeronave não é gratuita.

Afinal, sem o grande volume de ajuda concedida pelos governos europeus, o A380 provavelmente jamais teria saído do papel.

Boa parte dos US$ 12 bilhões foram empréstimos oficiais feitos em condições privilegiadas por órgãos e governos europeus.

Isto causou irritação na americana Boeing, a grande rival da airbus no mercado de aviões de passageiros de grande porte.

O governo americano ameaçou levar a União Européia à Organização Mundial do Comércio, sob acusação de que a empresa estaria recebendo subsídios ilegais.

Mas americanos e europeus acabaram concordando que o melhor é tentar resolver suas desavenças em conversas bilateriais.
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Maior avião do mundo não tem onde pousar
Segunda, 17 de Janeiro de 2005, 13h48
Fonte: AFP

A Airbus lança nesta terça-feira um superavião que, por enquanto, não pode operar livremente. Apenas 50 aeroportos do mundo estariam capacitados para receber a aeronave, que tem capacidade para 555 pessoas e é o maior avião comercial já contruído. Ainda assim, os aeroportos terão de passar por adaptações.
Do ponto de vista técnico, o A380 será o maior avião comercial em serviço, com 73 metros comprimento, uma envergadura de 79,8 m, 24 m de altura, com 560 toneladas e uma autonomia de vôo de 14.800 quilômetros
Devido seu tamanho, a maior parte das peças foi transportada por rios e estradas, pois não cabiam nos tradicionais aviões de transporte.

Segundo o presidente da Airbus, Noel Forgeard, a concorrência criou uma "campanha de difamação" sobre a necessidade de grandes modificações nos aeroportos para que esta aeronave pudesse operar
Porém, a própria empresa afirma que o A380 não poderá aterrissar em qualquer aeroporto nem ter vôos para cidades pequenas.

Pelo menos duas empresas aéreas que encomendaram esta aeronave a Airbus pediram um atraso na entrega, pois temem problemas nos aeroportos.

Conforto
Ir a um salão para jogar cartas durante um vôo sobre o oceano Atlântico num grande avião com capacidade para 555 passageiros e tecnologia de última geração por um custo viável: este é o novo A380, com o qual a Airbus pretende revolucionar o mundo da aviação.


Viajar neste gigante dos céus, o mais recente lançamento da família Airbus, será uma experiência comparável a um grande cruzeiro no início do século XX.

Transportando cerca de 30% a mais que o número total de passageiros de seu principal competidor, o 747 da Boeing, seu custo operacional é 15% menor por pessoa, além de ter assentos mais largos e mais espaço entre as filas. A segurança é outro item de destaque na composição deste aparelho, já que a fuselagem conta com um material chamado Glare, que é mais resistente ao fogo, à decomposição e à corrosão que os materiais considerados tradicionais.

Com as luzes acesas, o A380 parece mais uma nave espacial do que um avião de passageiros.

Seu desenho interior se adaptará às demandas de cada companhia e cada aparelho poderá ter salas de ginástica, cassinos ou discotecas. A Airbus orientou sua campanha de marketing para o luxo e descreve a experiência de voar neste aparelho como uma forma sofisticada de viajar.

O primeiro vôo de passageiros do A380 será em 2006 e até o momento, a Airbus já tem assegurados 139 pedidos, procedentes de grandes companhias como Qantas, Singapore Airlines, Lufhtansa, Air France e Virgin
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#8 Mensagem por P44 » Ter Jan 18, 2005 12:56 pm

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http://www.airbus.com/product/a380_backgrounder.asp

The A380 Family starts from a baseline passenger aircraft with a capacity of 555 passengers in three classes over a range of up to 8,000 nm./14,800 km. Larger and longer range members of the family are anticipated in the basic design concept.

While offering all the advantages of a completely new design, the A380 will extend the unique benefits of Airbus family commonality into the very large aircraft sector. Thanks to the same cockpit layout, procedures and handling characteristics through fly-by-wire, pilots will be able to transition to the A380 from other Airbus aircraft with only minor additional training.

The A380 can be powered by Trent 900 engines from Rolls-Royce or GP7200 engines from The Engine Alliance (a joint venture between General Electric and Pratt & Whitney).




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#9 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jan 18, 2005 1:58 pm

Não é para ser desmancha prazeres, mas um avião desses terá pouco mercado, à partida.

Qualquer companhia esperará para ver como se comporta, antes de fazer encomendas

Mas se a Airbus construir uma versão militar desse aparelho, lá se vão os Antonov e os Galaxy pró inferno :wink: .

Uma avião de projecção estratégica desse tamanho seria uma coisa boa para qualquer país.




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#10 Mensagem por Paisano » Ter Jan 18, 2005 11:00 pm

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#11 Mensagem por Spetsnaz » Ter Jan 18, 2005 11:17 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Não é para ser desmancha prazeres, mas um avião desses terá pouco mercado, à partida.

Qualquer companhia esperará para ver como se comporta, antes de fazer encomendas

Mas se a Airbus construir uma versão militar desse aparelho, lá se vão os Antonov e os Galaxy pró inferno :wink: .

Uma avião de projecção estratégica desse tamanho seria uma coisa boa para qualquer país.


Esse avião jamais vai conseguir substituir o An-124 ou o Galaxy, primeiro pq ele tem asa baixa ou seja.. não pousa em qualquer lugar pq entra detrito mais facilmente nas turbinas e segundo pq ele não tem rampa traseira de carga e nem frente que abre para carga...




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#12 Mensagem por P44 » Qua Jan 19, 2005 8:07 am

Rui Elias Maltez escreveu:Não é para ser desmancha prazeres, mas um avião desses terá pouco mercado, à partida.

Qualquer companhia esperará para ver como se comporta, antes de fazer encomendas

Mas se a Airbus construir uma versão militar desse aparelho, lá se vão os Antonov e os Galaxy pró inferno :wink: .

Uma avião de projecção estratégica desse tamanho seria uma coisa boa para qualquer país.


Não e´bem assim , Rui, já existem mais de CEM ENCOMENDAS...a 40 milhões de Euros cada um!!!!

(A primeira companhia a receber o A380 será a SINGAPORE AIRLINES)




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#13 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jan 19, 2005 11:53 am

Sim, dou o braço a torcer:

Soube ontem que as encomendas já vão para lá de 100 unidades.

Spetznaz:

Tem razão no que diz.

Mas com adaptações, poderia ser uma avião de projecção para tropas ou materiais (colocação da rampa trazeira), mas só podendo operar em pistas de aeroportos, pavimentados.

Aliás, com aquele peso, em terra batida ele desfazia-se todo.

Seria uma ideia a explorar.

Já viu o que seria colocar em 5 ou 8 horas 700 militares a milhares de km. de distância, com os respectivos equipamentos individuais?




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#14 Mensagem por Spetsnaz » Qua Jan 19, 2005 12:48 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Sim, dou o braço a torcer:

Soube ontem que as encomendas já vão para lá de 100 unidades.

Spetznaz:

Tem razão no que diz.

Mas com adaptações, poderia ser uma avião de projecção para tropas ou materiais (colocação da rampa trazeira), mas só podendo operar em pistas de aeroportos, pavimentados.

Aliás, com aquele peso, em terra batida ele desfazia-se todo.

Seria uma ideia a explorar.

Já viu o que seria colocar em 5 ou 8 horas 700 militares a milhares de km. de distância, com os respectivos equipamentos individuais?


Mais essas coisas o An-124/225 e Galaxy ja fazem




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Sobre todo.

#15 Mensagem por ferrol » Qua Jan 19, 2005 12:54 pm

Un saúdo a todos:
Non cabe dúbida de que o A-380 é un fito na historia aeronaútica mundial. O avión de pasaxeiros máis grande do mundo, todo un avance técnolóxico, feito entre 4 países, Francia, G.Bretaña, Alemania e España, é un avance espectacular nos ceos do século XXI. Contamina menos por pasaxeiro, evita escalas incómodas en terceiros países e da un novo pulo á loita con Boeing polo mercado internacional.

En principio serán as liñas aéreas asiáticas quenes mercarán este avión, desexosas de abarata-los custos por viaxeiro. Así, parece que hai xa 139 pedidos e 10 máis negociándose, estimando Airbus unhas ventas dentro de 15 anos de 1000 unidades.
http://elmundodinero.elmundo.es/mundodinero/2005/01/18/Noti200501181724.html

En canto ó tema militar de Airbus, estase desenrolando o A400M, con capacidade de sustituir con ventaxa ó veterano Hércules:
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Un saúdo.




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