Tendência
Especialistas consideram o novo avião, com suas enormes dimensões - sua envergadura é equivalente ao comprimento de um campo de futebol -, um triunfo do design e da engenharia.
Da ponta de uma asa até a outra, o avião mede 79,8 metros, enquanto seu comprimento chega a 73 metros.
A empresa diz que, com 240 toneladas de peso, o A380 será pelo menos 10 toneladas mais leve do que um Boeing 747, apesar de suas maiores dimensões.
Até o momento, 129 unidades do A380 já foram vendidas.
Mas há quem tenha dúvidas sobre o sucesso do novo modelo, que foi criado a partir do pressuposto adotado pela Airbus de que o futuro da aviação de longa distância indica para o predomínio de vôos para grandes aeroportos que vão funcionar como centros de redistribuição dos passageiros para seus destinos.
Uma outra possibilidade levantada por alguns analistas do mercado prevê que a maioria dos vôos vai ligar diretamente a origem e o destino final do passageiro por meio aeroportos menores - que não seriam capazes de receber um avião das dimensões do A380.
Mesmo que a previsão da Airbus se concretize, não há garantias de que o grande volume de dinheiro investido vá acabar sendo recuperado pela empresa.
Analistas também dizem que, ao invés de se tornar um gigantesco meio de transporte de luxo capaz de dar mais conforto a seus passageiros, o novo superjato pode ser usado para amontoar o maior número possível de pessoas dentro de um mesmo vôo, a fim de otimizar os custos para as empresas aéreas.
Subsídios
A grande presença de figuras políticas no lançamento da aeronave não é gratuita.
Afinal, sem o grande volume de ajuda concedida pelos governos europeus, o A380 provavelmente jamais teria saído do papel.
Boa parte dos US$ 12 bilhões foram empréstimos oficiais feitos em condições privilegiadas por órgãos e governos europeus.
Isto causou irritação na americana Boeing, a grande rival da airbus no mercado de aviões de passageiros de grande porte.
O governo americano ameaçou levar a União Européia à Organização Mundial do Comércio, sob acusação de que a empresa estaria recebendo subsídios ilegais.
Mas americanos e europeus acabaram concordando que o melhor é tentar resolver suas desavenças em conversas bilateriais.
Maior avião do mundo não tem onde pousar
Segunda, 17 de Janeiro de 2005, 13h48
Fonte: AFP
A Airbus lança nesta terça-feira um superavião que, por enquanto, não pode operar livremente. Apenas 50 aeroportos do mundo estariam capacitados para receber a aeronave, que tem capacidade para 555 pessoas e é o maior avião comercial já contruído. Ainda assim, os aeroportos terão de passar por adaptações.
Do ponto de vista técnico, o A380 será o maior avião comercial em serviço, com 73 metros comprimento, uma envergadura de 79,8 m, 24 m de altura, com 560 toneladas e uma autonomia de vôo de 14.800 quilômetros
Devido seu tamanho, a maior parte das peças foi transportada por rios e estradas, pois não cabiam nos tradicionais aviões de transporte.
Segundo o presidente da Airbus, Noel Forgeard, a concorrência criou uma "campanha de difamação" sobre a necessidade de grandes modificações nos aeroportos para que esta aeronave pudesse operar
Porém, a própria empresa afirma que o A380 não poderá aterrissar em qualquer aeroporto nem ter vôos para cidades pequenas.
Pelo menos duas empresas aéreas que encomendaram esta aeronave a Airbus pediram um atraso na entrega, pois temem problemas nos aeroportos.
Conforto
Ir a um salão para jogar cartas durante um vôo sobre o oceano Atlântico num grande avião com capacidade para 555 passageiros e tecnologia de última geração por um custo viável: este é o novo A380, com o qual a Airbus pretende revolucionar o mundo da aviação.
Viajar neste gigante dos céus, o mais recente lançamento da família Airbus, será uma experiência comparável a um grande cruzeiro no início do século XX.
Transportando cerca de 30% a mais que o número total de passageiros de seu principal competidor, o 747 da Boeing, seu custo operacional é 15% menor por pessoa, além de ter assentos mais largos e mais espaço entre as filas. A segurança é outro item de destaque na composição deste aparelho, já que a fuselagem conta com um material chamado Glare, que é mais resistente ao fogo, à decomposição e à corrosão que os materiais considerados tradicionais.
Com as luzes acesas, o A380 parece mais uma nave espacial do que um avião de passageiros.
Seu desenho interior se adaptará às demandas de cada companhia e cada aparelho poderá ter salas de ginástica, cassinos ou discotecas. A Airbus orientou sua campanha de marketing para o luxo e descreve a experiência de voar neste aparelho como uma forma sofisticada de viajar.
O primeiro vôo de passageiros do A380 será em 2006 e até o momento, a Airbus já tem assegurados 139 pedidos, procedentes de grandes companhias como Qantas, Singapore Airlines, Lufhtansa, Air France e Virgin
