Os japoneses tirveram 40% do F-16 bloqueado, basta ler o post e como o FX fala em liberdade TOTAL, 40%não serve.
Levando o assunto do dinheiro para operar novas aeronaves para outras áreas e de uma maneira mais abrangente, não deveríamos estar hoje operando os R-99A/B e ALX, já que antes sequer existiam na força e a grana para operá-los é nova, como o número de outros vetores continua o mesmo ou até aumentou, conclui-se que existe mais verba na força, ou se está fazendo mágica, fora o fato de se estar voando mais como um todo. Portanto concluo que qualquer que seja o FX haverá sim verba para operá-lo satisfatóriamente, não concordo com este número fixo, até por que ele próprio já seria um limitador em si de participantes da concorrência, eliminado os caças pesados não pelo custo de aquisição, como foi o caso, mas pelo custo de operação. Porém o que se viu foi o Su-35 indo até o último minuto, concorrendo com caças bem menores e obviamente com custo operacional menor(?). Outra vez atendo-nos aos custos operacionais apenas o Flanker estaria automaticamente eliminado, assim como o Mirage e o F-16, todos mais caros de operar que o Gripen. Contra o Mirage pesa ainda o fato de seu motor estar bem aquém dos outros no que diz respeito à relação peso/potência/consumo.
Muito contrariamente ao que dizem alguns foristas li, disse, li e não chutei ou advinhei como eles pensam ou dizem pensar talvez até no intuito de me ofender(sem resultado:win:k), na revista S&D núm 71 artigo do sr. Alexandre Fontoura(segundo dito aqui fonte segura) uma tabela comparativa onde o Su-27SK tem um motor que em termos de desempenho global supera seus pares em praticamente todos os quesitos e estando aí incluído o gripen e seu GE/VOLVO, também no quesito alcance uma comparação bastante adequada mostra uma capacidade muito melhor em distância e armas levadas, aliás eu já citei esta tabela, falta levar em conta que o Flanker citado em tal tabela é o Su-27SK e não o muito melhor Su-35.Nesta mesma matéria este mesmo sr cita os bloqueios referentes a armas/cód fonte para o F-16 e cita nominalmente o AIM-120 e outras "cerejas", mas estranhamente estas armas estariam livres deste bloqueio quando acompanhadas do Gripen. Concluo que os americanos querem vender Gripen e não F-16, pois se o "seu" avião tem armas bloqueadas e o outro não tem está se aumentando as chances deste outro contra o seu próprio e esta não é a prática americana, visto que são por demais ciosos defensores de sua indústria.
Como maneira de contrapor meus supostos chutes, foi citado o sr. Jackson Flrores(?), este mesmo sr na RFA núm 13 no único artigo de tal revista sobre o Flanker, tece comentários com adjetivos tipo "puro sangue superlativo" ou ainda sobre os motores "extremamente robustos e singularmente amenos à manutenção" e outros elogios à máquina citada. Curiosamente este caça desapareceu desta publicação e de outras. Mas o que foi escrito eu não esqueci.
Para aqueles que se convenceram, foram convencidos, estão se convencendo ou qualquer outra coisa à respeito de quaisquer aeronaves concorrentes ao FX mais uma vez digo que exponho aqui a MINHA opinião e que respeito as suas, mas respeitar no meu entender tem um sentido bem diferente de chamar de maluco, xiita, sem noção e outras coisas que aqueles que discordam de mim e outros gostam de falar a meu/nosso respeito, certamente este não é o melhor exemplo de respeito à livre opinião e a prática democrática, como aqui vemos em um microcosmo representativo do Brasil coclui-se que ainda falta um pouco para estarmos realmente acostumados à democracia e liberdade de expressão, eu acho
PS: estou procurando o preço unitário dos motores dos FX's se alguém souber por favor poste aqui, valeu?.