Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#46 Mensagem por pt » Qui Jan 13, 2005 11:52 pm

Acho que estivemos a escrever ao mesmo tempo :mrgreen:




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#47 Mensagem por Paisano » Qui Jan 13, 2005 11:59 pm

PT e JLRC, agradeço aos dois pela explicação. :P




Editado pela última vez por Paisano em Sáb Jan 15, 2005 3:19 pm, em um total de 1 vez.
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Re: A F.A.P. e a Protecção Civil

#48 Mensagem por Paisano » Sex Jan 14, 2005 12:08 am

Raul Neto escreveu:Imagem
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Portugal pretende comprar esses helicópteros para combater incêndios?




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Rui Elias Maltez
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#49 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jan 14, 2005 9:16 am

Quanto às pequenas biografias das personagens citadas, o Papatango e o JLRC acabaram por ser complementares.

Acrescentarei apenas que a organização de que Otelo foi acusado de ser o mentor se chamava FP-25 de Abril, actuou no início dos anos 80.

Nunca se esclareceu comprovadamente as suas ligações a esse grupo.

De resto Otelo nunca teve o beneplácito do PCP, já que a 25 de Novenbro, Otelo ao abandonar o posto de comando do COPCON, argumentando que estava "cansado e que ia para casa para dormir" acabou na prática para deixar as mãos livres aos Comandos do Jaime Neves para que repusessem a ordem, e evitando a guerra civil eminente.

O PCP nunca lhe perdou, e os GDUP's da extrema esquerda, até já estavam a distruibuir armas aos civis para que "defendessem a Revolução"
____________________

Quanto aos carros blindados do Brigadeirio Junqueira dos Reis fiel ao regime, acho que eram M-47, anteriores aos actuais M-60, e ele enfrentou 2 blindados na Rua do Arsenal e dois na Rua da Ribeira das Naus.

Sujeitou-se a ser fuzilado, mas rezam as crónicas que as tripulações dos blindados não obedeceram à voz do brigadeiro para que abatessem o insurrecto Salgueiro Maia, e acabaram mesmo por deter o Brigadeiro.

Já antes, a ainda de madrugada, uma coluna de Infantaria 7, na Ajuda, inicialmente fiel ao regime, acabou por se passar para os revoltosos, em pleno Terreiro do Paço.

O Cap. Salgueiro Maia, foi o homem de campo na Revolução, mas como o Marcelo Caetano (PM do antigo regime) não se queria render a um oficial subalterno, o MFA foi buscar o Gen. Spínola para que Marcelo lhe transferisse o poder "como medo de que o poder caísse na rua".

Como curiosidade para os colegas brasileiros, Marcelo Caetano e o Presidente deposto, Alm. Américo Thomaz acabaram por ser transferidos inicialmente para a Madeira, e depois, para o exílio, exactamente no Brasil.
___________________________

Vasco Gonçalves foi chefe de 3 governos, mas o que mais se notabilizou foi o 5ª Governo Provisório, e aquele em que o PCP esteve mais próximo de dominar a sociedade e o poder politico e militar.

Contou no seio das Forças Armadas com a oposição do chamado "Grupo dos 9" que estava mais próximo do PS e de outras forças não marxistas, e esse conflito interno no seio das FA's acabou por degenerar no 25 de Novembro de 75.
_______________________________

Durante todo este tempo, acrescentarei apenas que a Setembro de 74 Spínola acabou por ser deposto (ou demitiu-se) e posteriormente apareceu ligado a grupos de extrema-direita, e foi substituido pelo Gen. Costa Gomes, herói da guerra de Angola, e que conseguiu com muita habilidade "pacificar" militarmente o território.

O Gen. Costa Gomes situou a sua linha de actuação mais à esquerda mas também ficou cohecido como "o rolha", já que dando-se a bem com todos, nunca ia "ao fundo".

____________________________________

Agora que já meti a minha colherada, e quanto à proposta do Raul Neto, acho que está prevista, ao encontro aliás do que já em tempos tinhamos preconizado, a entrega de alguns dos SA PUMA da FAP à Protecção Civil, quando forem substituídos pelos EH-101 para efeitos SAR e combate a incêndios.

Julgo que seria pena desmantelar esses aparelhos, já que para missões dessa natureza, desde que com boa manutenção, poderão ainda dar para mais uns anos.

A operação será do SNBPC, mas os pilotos poderão ser numa primeira fase da FAP em requisição, mediante protocolo a celebrar entre o Min da Defesa e o da Administração Interna.

Quanto ao Sikorsky de que o Raul aqui colocu umas fotos, são helis polivalentes pesados, para combate a incêndios e transporte de grandes cargas, muito usados nos EUA e que de que foram vendidos 3 ou 4 à Austrália em 2000, aquando dos grandes incêndios que assolaram a região de Sidney.

Julgo que 2 ou 3 aparelhos desses, mais 5 PUMA poderiam dar jeito a Portugal, já que o que se gastaria agora na sua aquisição se pouparia no médio prazo nos alugueres a preços altíssimos que todos os anos temos que fazer para combater os fogos.




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#50 Mensagem por P44 » Sex Jan 14, 2005 9:26 am

JLRC escreveu:uma pessoa que deve estar a arrancar os cabelos com desespero só de ouvir falar nestas pessoas. Quem será? :lol: :lol: :lol:


Graças a LENIN; MARX e FIDEL, que é só uma!!!!!!!!!!!! [022] :mrgreen:




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#51 Mensagem por JLRC » Sáb Jan 15, 2005 11:48 am

Video do 1º EH-101 Português a voar

http://www.emfa.pt/destaques/eh101/eh101.WMV




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A "3ª Idade" dos SA-330 «Puma»

#52 Mensagem por Raul Neto » Sáb Jan 15, 2005 3:15 pm

    Cumprimentos a todos,


    Efectivamente tal como o colega Rui Elias escreveu, os SA-330 «Puma» vão mesmo ser usados pelo Serviço Nacional de Bombeiros e de Protecção Civil (S.N.B.P.C.), aqui fica a notícia:

    1ª MÃO: Helicópteros com mais de 30 anos cedidos à Protecção Civil. Mas só vão apagar incêndios no Verão de 2006. Pumas começam hoje a ser substituídos por novos aparelhos que custam 350 milhões

    Os helicópteros Puma da Força Aérea vão ser cedidos ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) para combater os incêndios. Os aparelhos só deverão começar a apagar fogos lá para 2006, uma vez que a Força Aérea só os vai dispensar em Outubro do próximo ano.

    O ministro da Defesa, Paulo Portas, deslocou-se esta quarta-feira a uma fábrica nos arredores de Milão, Itália, para receber o primeiro dos doze helicópteros que vão substituir os PUMA da Força Aérea, os EH 101. No entanto, segundo avançou ao PortugalDiário fonte da Força Aérea, «só a partir do último trimestre de 2005 ou primeiro trimestre de 2006 é que [os Puma] serão cedidos à Protecção Civil».

    De acordo com a mesma fonte, o primeiro aparelho novo chega já em Janeiro de 2005 mas o último dos 12 helicópteros italianos deve chegar a Portugal só em Outubro do mesmo ano e, por esse motivo, só a partir dessa data poderão os velhos Puma ficar ao serviço do Ministério da Administração Interna.

    O PortugalDiário sabe que a Força Aérea já comunicou ao Ministério da Administração Interna, em reuniões recentes, que os Puma só poderão ser cedidos ao SNBPC depois de Outubro ou Novembro do próximo ano. Fica, no entanto, a dúvida sobre quem vai pilotar os aparelhos no combate aos fogos. Uma possibilidade é a Protecção Civil formar pilotos ou contratá-los a privados ¿ uma hipótese que pode sair cara.

    A Força Aérea, «em nome do interesse público», pode ainda assinar um protocolo com o SNBPC para «ajudar» na missão de apagar os fogos de Verão. Aliás, aquela corporação participou no combate aos incêndios até 1996. Segundo a mesma fonte, todas estas hipóteses estão ainda em análise. Além disso, os aparelhos terão que ser tecnicamente adaptados para esta nova tarefa.

    Actualmente há 10 helicópteros Puma operacionais no nosso país, 6 na Base Aérea do Montijo e 4 na Base das Lajes. Estes aparelhos são utilizados sobretudo para missões de busca e salvamento podendo, no entanto, ser empregues em transportes aerotácticos, apoio logístico, evacuações sanitárias e missões especiais. Possuem flutuadores de emergência, guinchos para suspensão de cargas ou recolha de náufragos e depósitos suplementares que, em caso de necessidade, lhes aumentam o alcance e a autonomia.

    Ao todo, Portugal vai adquirir 12 aparelhos novos que vão custar ao país 350 milhões de euros. Os EH 101 têm uma potência superior e maior raio de acção e têm, obviamente, a maior vantagem de todas: são novos. Os Puma têm mais de 30 anos. Foram usados na guerra do Ultramar, nomeadamente em Angola e Moçambique.


    Fonte de Consulta:

    Portugal Diário - http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=482871

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Contudo há um facto que não podemos deixar de ter presente:

    - O elevado número de horas de vôo acumulado por estas plataformas em missões de busca e salvamento sobre o Oceano Atlântico, sujeitando as suas células ao poder altamente corrosivo da salinidade, apesar da forma extremamente rigorosa com que a F.A.P. e as O.G.M.A. têm levado a cabo a sua operação/manutenção.




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Re: A "3ª Idade" dos SA-330 «Puma»

#53 Mensagem por Paisano » Sáb Jan 15, 2005 3:35 pm

Raul Neto escreveu:Contudo há um facto que não podemos deixar de ter presente:

- O elevado número de horas de vôo acumulado por estas plataformas em missões de busca e salvamento sobre o Oceano Atlântico, sujeitando as suas células ao poder altamente corrosivo da salinidade, apesar da forma extremamente rigorosa com que a F.A.P. e as O.G.M.A. têm levado a cabo a sua operação/manutenção.[/list]


A FAP não irá submeter esses helicópteros a um verificação geral, antes de entregá-los ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC)? :?




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#54 Mensagem por P44 » Sáb Jan 15, 2005 5:06 pm

Raul, boa noticia em relação aos PUMA :D

Já agora, este F-16B, é um já sujeito ao MLU :?:
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Manutenção

#55 Mensagem por Raul Neto » Sáb Jan 15, 2005 5:55 pm

    Estimado colega Paisano,


    O que está em causa não é a idoneidade das Instituições, mas sim o factor envelhecimento, acentuado pela acção hostil dos elementos da Natureza.

    Tal como nós estas máquinas também têm o seu período de existência, conhecido técnicamente por tempo de vida útil, e que está estimado em 30 anos (O 1º «Puma» tocou o solo Português em Outubro de 1969) .

    Tal como nós elas também não são eternas.

    Do contacto que eu travo regularmente com amigos que são técnicos de manutenção em aeronaves (T.M.A.), sei que o número de anomalias detectadas, assim como a dificuldade em resolve-las tende a aumentar exponencialmente com a idade.
    Tudo isto torna os ciclos de manutenção sistemáticamente mais dispendiosos, ao ponto de se tornarem mesmo inviáveis.

    Dou-lhe um exemplo práctico:

    - O aparecimento de fissuras em determinados pontos críticos da fuselagem (que é normalmente composta por alumínio aeronáutico), fissuras essas que muitas vezes nem sequer são detectadas a olho nu, mas sim através de outros processos como a visão por raios infravermelhos (penso que quase todos os colegas sabem como, e porque é que foram desactivados os "asas de Portugal" e a restante frota de aviões Cessna T-37C).

    Imagem

    Eu até estou de acordo com a solução encontrada, mas desde que a mesma seja de carácter provisório. O ideal, será conforme referi um número adicional de EH-101 para a F.A.P., e/ou de NH-90 para o G.A.L.E..

    Por outro lado, também não nos podemos esquecer que a "escola" de pessoal certificado para operar os «Puma» está a terminar, e muitos pilotos devido à sua idade já não irão ser aproveitados para os EH-101. É também incomportável do ponto de vista da gestão de recursos humanos continuar uma formação paralela no seio da F.A.P., penso que o que faz mais sentido será aproveitar esta última geração de pilotos e de mecânicos até se adquirir um número suplementar de hélis cujo(s) fabricante(s) acima mencionei.


    Fontes de consulta:

    Página oficial das O.G.M.A. - http://www.ogma.pt/

    Livro - "Os Aviões da Cruz de Cristo" do Engenheiro Mário Canongia Lopes.


    Melhores Cumprimentos,

    Raul Neto




Editado pela última vez por Raul Neto em Sáb Jan 15, 2005 7:14 pm, em um total de 2 vezes.
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MLU dos F-16

#56 Mensagem por Raul Neto » Sáb Jan 15, 2005 6:51 pm





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Re: Manutenção

#57 Mensagem por Paisano » Sáb Jan 15, 2005 7:33 pm

Ok Raul. :wink:




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Re: MLU dos F-16

#58 Mensagem por P44 » Seg Jan 17, 2005 10:07 am

Raul Neto escreveu:


Obrigado! :D

Já agora, até esta data, quantos F-16 tem a FAP já submetidos a MLU?

Cumprimentos.




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Sinceramente não sei, mas

#59 Mensagem por Raul Neto » Seg Jan 17, 2005 12:26 pm

    Estimado colega P44,


    Sinceramente não lhe sei responder à sua pergunta, mas talvez este link o possa ajudar:

    http://www.falcoes.org/servico.htm


    Melhores Cumprimentos,

    Raul Neto




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Re: MLU dos F-16

#60 Mensagem por André Carvalho » Seg Jan 17, 2005 1:02 pm

P44 escreveu:Já agora, até esta data, quantos F-16 tem a FAP já submetidos a MLU?


Até ao momento a FAP possui já modificados 2 F-16AM e 1 F-16BM.




Um abraço,

André Carvalho
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