Já me falaram que para ter registro de colecionador de armas tenho que pagar R$ 300,00 por ano
Acho que nem o EB sabe atualmente quanto custa para se tirar um CR de colecionador. O padrão, até o final do ano passado, era R$ 300 para se tirar o CR, e R$50 na renovação anual. Cada guia de tráfego custa R$25, tem validade em todo o território nacional, e vigência por 1 ano. Com o CR de colecionador você pode ter qualquer tipo de arma, só que há uma progressão de tipo de CR, e a cada renovação se abre a possibilidade de se adquirir armas mais sofisticadas e de calibre mais forte. O CR de atirador não prevê limite de armas. O CR de atirador é uma pouco mais simples, mas os custos são os mesmos, e lhe dá direito a ter 12 armas, 4 delas em calibre proibido. Para maiores informações, procure a Federação de tiro do seu estado.
para ter porte de arma preciso pagar R$ 3.000,00 por ano
O porte de arma tem as seguintes exigências:
- necessidade comprovada de se portar a arma (trabalho, esporte...)
- aprovação em teste psicotécnico(aqui em Brasília: R$100)
- aprovação em teste de tiro promovido pela Polícia Federal
- arma resgistrada no SINARM (não pode ser de atirador ou colecionador) e em calibre permitido, revólver no máximo 38, e pistola no máximo 380.
- pagamento de uma taxa de R$ 1.000,00
O porte é emitido pela Polícia Federal, tem a validade territorial que eles escolherem (estadual, regional ou federal) e é válido por 3 anos. Para maiores informações, procure a Superintendência da PF no seu estado.
qual seria a melhor arma para comprar
Em 1º lugar, faça um curso de tiro(não precisa ter arma, eles alugam). Em 2º lugar, para comprar uma arma, você tem que ser maior de 25 anos, profissão definida, fazer o exame psicotécnico e de tiro(igual ao porte) e pagar R$ 300 pelo registro da arma.
A arma
Você quer um revólver ou uma pistola? O revólver é mais simples de se operar, a pistola possui capacidade de munição maior. Como eu havia dito antes, faça um curso de tiro, lá você verá os dois tipos de arma, e poderá fazer uma escolha melhor. Aproveite, no final desse ano está previsto o referendo sobre a proibição da venda de armas de fogo, e como o desarmamento está sendo patrocinado pela Rede Globo, ele tem 99% de chance de ser aprovado.
Um site para que você tenha idéia de preços das armas:
http://www.armas.com.br
Qualquer outra dúvida é só falar.