Fuzileiro Naval

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Fuzileiro Naval

#1 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 27, 2003 1:24 pm

Fala pessoal...blz?
Ae Naval...seja Bem-Vindo...ja que você foi fuzileiro como você acha que estão os Fuzileiros Navais, eles estariam preparados para qualquer inventualidade? Você acha que nossos equipamentos são modernos?
Na minha opinião...os equipamentos estão muito bons...só acho que deveria ter melhores blindados...
O que você acha disto?

Falows.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#2 Mensagem por Naval » Dom Jul 27, 2003 2:10 pm

Valeu Flanker. Eu tb acho os equipamentos individuais ótimos.
O M16 foi adotado pelo corpo quando eu já estava saindo de baixa, porém cheguei a fazer curso de tiro com ele. Pra mim o FAL era mais preciso e robusto, o M16 parece de plástico :lol: Lembro que uma vez numa manobra dragão um caminhão reo passou em cima do cano do FAL e pasmem não aconteceu nada com ele, é claro que o soldado responsável foi punido por relaxamento com armamento, se fosse o M16 acho q a história seria outra. Mas como os Navais são uma tropa de ação rápida a doutrina prega que seja leve e letal e o M16 se encaixa melhor nesses parâmetros o FAL era pesadão e com o tempo fustigava o combatente, se bem que indivudualmente eu não achava. A única vantagem que acho do M16 é que ele é mais leve e tem um dispositivo para carregar o armamento em silêncio sem denunciar a posição ao inimigo. A metralhadora MINIMI 5.56mm é ótima, bem mais leve que a MAG 7.62mm molezinha levar em marcha. Acho que em geral estamos bem em equipamentos. Só não dá pra comparar com os marines. Certa vez numa manobra conjunta na ilha de marambaia fiquei impressionado com os equipamentos deles, eles não usam botas de couro como nós, usam uma bota que parece tênis de tão confortável que é, tipo lona impermeável, os cantis deles tb tem um reservatório acho que de nitrogênio que quando balançam a água fica fresca igual á eles :lol: e a gente bebendo água quente com maior sol. Tb são grandes e fortes, e a gente bem mais magro porém em nada devendo em qualidade á eles. já que tamanho não é documento e são pesadões. Não tem a mesma disposição que nossa infantaria pois a deles é toda motorizada e quando tem que percorrer longos percursos ficam na M...
Acho que numa sustentação de combate eles não aguentam sem sua HIGH TECNOLOGY deu pra notar isso nos exercícios conjuntos. Sem contar a ração deles parece um banquete de tão farta. Quanto aos blindados não acho perfeito mas são os mais adequados no momento, na minha época era o Cascavel e M113 fora os CLANFS. Esse blindado austríaco novo é bem mais um caça tanque do que um carro de combate tem que fugir de combates com outros tanques pois sua blindagem é muito fraquinha, priorizou-se a agilidade que é o que o CFN quer. Tem tb o incoviniente do transporte nas EDCGS e EDVMS no assaulto anfíbio. Mas foi uma escolha acertada do comando, melhor do que nenhuma cobertura contra blindados no desembarque e com o tempo melhora compra-se outro modelo melhor, enquanto isso vai empregando doutrina.
Abraço. 8)

Editado pela última vez por Naval em Dom Jul 16, 2006 1:50 am, em um total de 1 vez.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Super Flanker
Sênior
Sênior

..

#3 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 27, 2003 2:22 pm

Valew Naval pelas suas informações.
O que você acha destes novos equipamentos dos fuzileiros:
-Misseís antiaéreos Mistral
-Anti-carro RBS 56 Bill
-Novos carros de lagarta anfibio
-Caminhões leves Mercedes-Bens Unimog

E em relação a fuzileiros navais de outros países da América do sul...você ja feiz alguma operação conjunta com eles? O achou deles?

Abraços.

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Super Flanker
Sênior
Sênior

...

#4 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 27, 2003 2:37 pm

Ah...e em relação aos Óculos de visão noturna? Claro que foi ótimo para os fuzileiros, mas o equipamento é bom??...moderno?

Falows.

Naval
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Naval » Dom Jul 27, 2003 2:47 pm

Eu acho o Mistral razoável, eu li em algum lugar que tinha um país insatisfeito com a porcentagem de acertos que ele tinha conseguido numa demonstração se não me engano a Turquia me corrige se estiver errado, mas nos exercísios que presenciei na BiaArtAee eles acertavam todos os drones que colocavam no alto, então normal. O míssel Bill acho que já está operacional no corpo vi num artigo na revista ''o anfíbio'' que fizeram disparos no campo de provas da marambaia, bem que podia ser o nosso míssel nacional que já tá um tempão em desenvolvimento, tomara que agora que a mectron assumiu a gente consiga finalizar. O CFN precisa adquirir mais CLANFS o mais rápido possível porque no momento não consegue lançar no assaulto anfíbio 1 batalhão de infantaria completo, isso é perigoso pois pode comprometer a missão, acho que são muito bons menos sua blindagem que é fraquinha(Vc viu na guerra do Iraque) alguns destruídos pelos iraquianos) é casco de alumínio, o armamento dos que chegaram depois é melhor do que dos primeiros, estes só tinham a .50 os posteriores agora vem com lançador de granadas 40mm, eles tinham o incoviniente tb de ter um cheiro horrível de diesel dentro que ficava fod... de respirar junto com o resto da tropa(imagina 25 caras ali dentro) quanto aos unimogs eles tavam em testes quando eu saí, mas parecem ser bem modernos, tomara que sejam tão valentes e robustos quanto os reos 2/5ton e 5ton, eu te disse que tb era motorista, era super maneiro dirigir essas gracinhas nas manobras eheh me sentia o cara lá do alto eles são enormes e antigos mas muito bons, tomara que os unimogs sejam tão bons quanto. e quanto manobras com forças sul americanas infelizmente não fiz nenhuma só mesmo com os marines como tinha te falado, agora com o advento do mercosul deve aumentar bastante essas manobras tomara...

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
LEO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Contato:

#6 Mensagem por LEO » Dom Jul 27, 2003 3:02 pm

O que você pode perceber com esses exercicios com o USMC, eles são melhores treinados que nossos fuzileiros? Tem algum tipo de equipamento que nossos Fuzileiros não tem? O que pode perceber?

E, você já participou de alguma operação real no Corpo de Fuzileiros?

Abraços

LEO

Super Flanker
Sênior
Sênior

...

#7 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 27, 2003 3:04 pm

Valew pelas informações Naval....mais umas perguntas:
-O que você acha que falta nos nossos fuzileiros?
-Você ja feiz alguma operação com o EB, ou nunca ocorreu está operação?
-Você acha que seria uma boa os fuzileiros terem carros de combate pesado ou deveria ser os leves por causa do terreno?
-O que você acha dos navios de desembarque de doca....tropas...e talz?
-Qual o armamento usado pelos "Snipers" dos fuzileiros navais?

Falows.

Naval
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Naval » Dom Jul 27, 2003 3:42 pm

Aí LEO, o que eu notei nessas manobras com os USMC é que eles realmente tem um equipamento superior em relação ao nosso e num combate corpo á corpo fica difícil tb. Eles praticam muito esse tipo de luta. Porém eles são muito acomodados justamente por causa desse conforto que os equipamentos deles proporcionam. É uma tropa totalmente motorizada. Eles são muito fortes mas se depender da disposição perdem para nós que estamos acostumados com as dificuldades impostas pela falta de recursos, somos mais adaptados ás adversidades. Me lembro de marchas de 40km em terrenos super difíceis, montanhas, pântanos dificilmente eles passam por isso ou vão motorizados ou de Helicoptero, claro que isso é uma vantagem mas na falta destes eles ficam meios perdidos, eles tem toda uma infra estrutura logística pra isso não acontecer mas vc sabe guerra é guerra ás vezes não é a força que vence e sim o mais inteligente que sabe usar as fraquezas do seu inimigo. Em matéria de equipamentos eu diria que são superiores mas tb nem tanto assim, agora em relação ao material humano diria que somos muito capazes ou até mais, somos capazes de enfrentá-los de igual pra igual, o que mata é o apoio de fogo que eles tem, até mesmo caças. Devíamos ter um apoio de fogo melhor do que temos hoje Ex: AstrosII, não precisava ter caças nem dava pra isso.

Naval
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Naval » Dom Jul 27, 2003 3:56 pm

Em relação a participação de operações reais. Pra nós todas as operações eram encaradas como sendo reais e levávamos isso muito á sério. Por exemplo todo anos Fazíamos a Operação Dragão que é o maior exercísio anfibio da marinha envolvendo inclusive a FAB e EB. Eram empregados todos os meios disponíveis com figurativo amigo e inimigo era muito real com munição real e sério. Por vezes aconteciam alguns acidentes individuais nessas manobras que não posso contar detalhes. A primeira missão que participei foi em Angola escoltando os comboios de suprimentos que iam abastecer as aldeias devastadas pelos guerrilheiros, nossa missão era proteger esse comboio de roubos desses guerrilheiros, por sorte nunca vieram nos encarar mas se necessário reagiríamos isso foi durante 3meses que fiquei lá. Foi aí que tive contato pela primeira vez com os OVN(Óculos de Visão Noturna) parecem que são de uma geração anterior mas funcionavam muito bem eles intensificavam a iluminação artificial e parecia de dia um inferno, só podíamos usar direto por 2horas depois descansávamos por 1h nesse rodízio, pois prejudicava nossas visões. Fora essas missões tinha vária outras em conjunto com o BTL ART FUZ NAV que depois eu mesmo fui movimentado para esta OM. E realmente Infantaria e artilharia se completam esta prestando apoio de fogo ao avanço daquela de dia ou á noite.

Super Flanker
Sênior
Sênior

...

#10 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 27, 2003 4:04 pm

Algumas fotos de equipamento dos fuzileiros:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Super Flanker
Sênior
Sênior

...

#11 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 27, 2003 4:11 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Super Flanker
Sênior
Sênior

...

#12 Mensagem por Super Flanker » Dom Jul 27, 2003 4:45 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ae Naval...você poderia responder minhas pergunrtas acima??

Falows.

LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#13 Mensagem por LEO » Dom Jul 27, 2003 5:10 pm

Você (Naval), tem uma ideia do número de misseis Mistral que o CFN tem? Os lançadores eu sei que são 12.

12 Mistral não é muito pouco para uma força como o CFN que tem 15,000 em seu contigente? Não seria ideal para a Força, que já usa o Mistral, pensar em comprar a versão do Mistral montada sobre um veiculo (que não me lembro o nome :mrgreen:)

O CFN pensava, fez alguma compra nessa area (MANPADS), ou pelo menos testou algum missil? Porque foi dito aqui no forum que o Corpo teria comprado misseis RBS-70.

Abraço

LEO

LEO
Sênior
Sênior
Contato:

#14 Mensagem por LEO » Dom Jul 27, 2003 5:27 pm

Lembrei quais são: SANTAL e ALBI

ALBI

Imagem

Naval
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por Naval » Dom Jul 27, 2003 6:41 pm

[Ae Naval...você poderia responder minhas pergunrtas acima??
quote]
Desculpe Super Flanker pensei ter respondido as perguntas. ficou faltando cara. :oops:
[-O que você acha que falta nos nossos fuzileiros?
-Você ja feiz alguma operação com o EB, ou nunca ocorreu está operação?
-Você acha que seria uma boa os fuzileiros terem carros de combate pesado ou deveria ser os leves por causa do terreno?
-O que você acha dos navios de desembarque de doca....tropas...e talz?
-Qual o armamento usado pelos "Snipers" dos fuzileiros navais?
quote]
Comprar mais Clanfs pra poder desembarcar pelo menos 1btl inf.
Comprar mais Helicópteros super puma pra desembarcar pelo menos 1cia inf, se bem que eu preferia outro helicóptero tipo black hawck.
Montar pelo menos 1 bateria de Astros no btl art p/ melhorar apoio de fogo.
Comprar mais unimogs pro btl log.
Equipamento individual por enquanto supre as necessidades não dá pra querer acompanhar os marines mas se der pra caprichar mais pois sendo uma tropa relativamente pequena de pronto emprego pode se investir mais nos seus soldados profissionais. Aliás é a tropa junto com pqdt que mais faz treinamentos isso é profissionalismo :shock:
Quanto aos Mbts prefiro os leves porém mais modernos que esses austríacos, os pesados deixa pro EB, por causa tb das EDCGS e EDVMS se bem que podem desembarcar depois no NDCC mais de qualquer maneira tb precisam desembarcar no assaulto por causa da ação de choque no inimigo.
Eu acho que NDDS funcionam muito bem apesar da idade, esses navios são enormes por dentro cabe coisa pra xuxu meu chapa, a gente chegava a jogar futebol dentro deles quando estávamos embarcados. podia melhorar sua defesa aérea, é muito arcaico aqueles canhões de 76mm.
Na operação Dragão o EB participa da manobra e tb embarcam nos Ntrts ás vezes. eheh essa parte é maneira porque eles tem pouca resistência ao mar passam a viagem ''mariados''.
Vou consultar minhas fontes quanto ao fuzil empregado pelos snipers do tonelero e depois te respondo, isso se alguém já tiver a resposta... Fui.

[/quote]

Responder