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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Slip Junior
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#106 Mensagem por Slip Junior » Sex Jan 07, 2005 10:03 am

Pessoal, eu acho que a declaração do deputado petista não foi de todo equivocada apenas, talvez, mal formulada.

Acho que o que estava criticando foi o fato de se ter aberto uma licitação pública como quem compra giz branco para uma escola, o que deixou o processo ainda mais vulnerável à ação dos lobistas e deu espaço pra muita gente ignorante na área botar o bedelho.

Decisões militares devem ser tomadas por comandantes militares e, somente então, entregues à autoridades civis para apreciação e formulação de itens pendentes, se necessário.

Abraços




Carlos Mathias

#107 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 07, 2005 10:31 am

Slip, o que eu quis dizer por argumentação ridícula foi quando se fala de barreira linguística, por exemplo, como se a EMBRAER não fisesse negócios com a China. Todos nós temos argumentos favoráveis aos nossos "eleitos" e não vejo como esta argumentação "ridícula" poderia convencer algum dos nossos foristas, por exemplo. Já disse e digo outra vez, acho o Gripen um excelente caça tático, mas para o GDA precisaríamos de um caça preferencialmente pesado , e o único da concorrência é o Su-35.
Que o assunto está morto depende do ponto de vista pois se partirmos para a compra direta teremos mais material para o "bate-boca", daí haja dedo e teclado. :D




Ronaldo
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#108 Mensagem por Ronaldo » Sex Jan 07, 2005 4:52 pm

Slip Junior escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Pois é, este tipo de argumentação ridícula ainda continua aparecendo na mídia e convencendo muito "especialista".

Pois é, Mathias, mas muito pior do que estar convencendo "especialistas", é que essa "argumentação ridícula" convenceu o Comando da Aeronáutica que é favoravel à escolha de uma outra aeronave que, por acaso, não é o Su-35 e que todos nós, acredito eu, sabemos qual é... :wink: :lol: Realmente é uma pena que o governo brasileiro não soube entregar a concorrência nas mãos do COMAER.

Mas já não seria hora de deixar esse assunto F-X no seu devido lugar (um freezer bem grande!) por algum tempo agora que ele está oficialmente morto e esperar uma nova indicativa clara do governo ou da própria Força Aérea Brasileira para sabermos exatamente como será dado o novo processo de escolha (e quais serão as aeronaves analisadas) das novas aeronaves do 1o GDA?

Abraços




Apesar do COMAER assim como outros departamentos da FAB, em princípio, serem os mais capacitados a definir o que a FAB precisa, o SU35 daria a ela capacidade de missões de longo alcance sem REVO(aeronaves de REVO primeiro alvo em conflito real, segundo Rudnei Cunha) com maior poder de fogo. Bem, a julgar por como a FAB idealizou o FX a 10 anos, é de se desconfiar que existam membros com a mesma competência desses políticos ignorantes. A FAB deve ter sua parcela de culpa sim,por essa situação lamentável em que se encontra, e não acho que o que ela escolher é o melhor para o país. Isso é bastante questionável.




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#109 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jan 07, 2005 5:04 pm

Discordo, Ronaldo. A FAB fez a parte dela. E só não fez mais porque não tem o poder de decidir. Diante do valor do negócio, o governo tomou para ele a decisão. Deu no que deu. Pela FAB isso já teria sido decidido há muito tempo. O que impediu tudo foi a fraqueza dos governos (Lula e FHC) e da sacanagem da Embraer quando resolveu impor um produto ao invés de se manter neutra.




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#110 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jan 07, 2005 5:37 pm

Slip Junior escreveu:Pessoal, eu acho que a declaração do deputado petista não foi de todo equivocada apenas, talvez, mal formulada.

Acho que o que estava criticando foi o fato de se ter aberto uma licitação pública como quem compra giz branco para uma escola, o que deixou o processo ainda mais vulnerável à ação dos lobistas e deu espaço pra muita gente ignorante na área botar o bedelho.

Decisões militares devem ser tomadas por comandantes militares e, somente então, entregues à autoridades civis para apreciação e formulação de itens pendentes, se necessário.

Abraços


Olá Slip!


Eu creio que não! Já vi diversos Deputados ou militantes do PT defenderem a compra direta, sem nenhum tipo de concorrência!

Inclusive, alguns argumentavam que tínhamos a Embraer, que poderia projetar tal aeronave, o que nós, que conhecemos o meio, sabemos que é impossível!




Atte.
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#111 Mensagem por Fábio Nascimento » Sex Jan 07, 2005 5:41 pm

F-X is Dead - Long Life F-X

Nelson During



A data de, 10 de Novembro de 2003, marca a última reunião e troca de comunicados oficiais entre os representantes dos cinco ofertantes ao Programa F-X (Mirage 2000BR, Su-35, F-16C/D, MiG29 e Gripen), e algum membro do Governo Brasileiro. Inclui nestes contatos a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Força Aérea Brasileira e Ministério de Defesa.

Um período de 14 (quatorze) meses de um completo mutismo e atitudes diversionistas e pirotécnicas (vide Comissão Interministerial de Avaliação do Programa criada pelo ex-ministro Viegas).

Porém, se o tempo medido pela ampulheta do governo Luiz Inácio segue leis próprias e únicas, para os participantes industriais do Programa F-X os grãos de areia da ampulheta fluíram de maneira diferente. Para alguns foi rápido demais e para outros, gostariam que o tempo permanecesse parado.


O irrealismo do processo saiu da virtualidade e entrou na dura realidade da sobrevivência industrial e comercial. Em 2004 acelerou-se o processo de realinhamento da indústria de defesa e aeroespacial mundial: Rússia, Estados Unidos, China, França, Reino Unido, Suécia, Itália, Índia, Japão, etc., tiveram importantes alterações e definições tanto em programas como em arranjos industriais e alinhamentos estratégicos.

O que vimos no Brasil? Um irrealismo total ou a plena execução da política do avestruz. Pedimos a permissão a Nero Moura, por usar o símbolo do glorioso "Senta a Pua", nessa forma.

Quando o tempo da ampulheta dos grupos industriais esgotou-se e começaram a mover-se, e gerou reações inusitadas em Brasília. Os participantes existem e ainda de forma difusa mostraram sua existência, em dezembro passado. Alertados por uma conexão aérea, indevida, feita sob as luzes dos holofotes. Qual a forma de que o governo responde? Agora começa a sentir-se acuado. O F-X atinge a sua maturidade, assim como o governo Luiz Inácio, ao ter pela frente uma crise real, na qual não há mais aliados ideológicos ou boa-vontade. Há sim negócios e acordos: políticos, industrias e estratégicos.

Nesses quatorze meses a FAB emitiu três documentos, dois para reafirmar que é ela que encaminha a escolha (P-3BR e F-X) , e um longo documento publicado em revista de aviação, em Abril de 2004, definindo os princípios técnicos que norteiam a escolha do caça. Nos três documentos dá continuidade, ou estabelece, um diálogo autofágico.

Porém o tempo é inflexível e o imbróglio diplomático, que foi gerado ao longo destes anos, transcende a simples questões técnicas. Hoje, os exportadores de carne já sofrem represálias pelo embargo russo à falta de uma definição sobre o caso. Seguirão o mesmo caminho: França USA, Suécia, UK e Espanha(P3BR)? Lembrar que o Primeiro Ministro Zapatarero visitará oficialmente o Brasil em Janeiro (23-25). E em DAVOS ( JAN 29) estará o Jacques Chirac a postos, mais os seguintes Chefes de Estado, esperando uma oportunidades para apresentar as suas propostas: Tony Blair, Goran Persson, Thabo Mbeki, Guy Verhofstadt, Jan Peter Balkenende sem esquecer o "friend" George Bush.

Doze caças não sustentam uma indústria, mas na guerra global e sem quartel pela sobrevivência industrial e tecnológica TUDO influi na balança.



http://www.defesanet.com.br/dn/07JAN05.htm




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#112 Mensagem por Slip Junior » Sáb Jan 08, 2005 12:39 am

Ronaldo escreveu:Bem, a julgar por como a FAB idealizou o FX a 10 anos, é de se desconfiar que existam membros com a mesma competência desses políticos ignorantes. A FAB deve ter sua parcela de culpa sim,por essa situação lamentável em que se encontra, (...)

Ronaldo, primeiramente, concordo que a FAB tem sua culpa na transformação do F-X em uma novela mexicana (só com final não muito feliz) e essa culpa está no fato dos comandantes dessa força terem resolvido tornar a aquisição dos novos caças uma licitação pública tão vulneravel à ação dos lobistas.

e não acho que o que ela escolher é o melhor para o país. Isso é bastante questionável.

Nesse caso quem você acha que deveria escolher? Fazemos um plecibito?

Abraços




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#113 Mensagem por Slip Junior » Sáb Jan 08, 2005 12:43 am

Carlos Mathias escreveu:Slip, o que eu quis dizer por argumentação ridícula foi quando se fala de barreira linguística, por exemplo, como se a EMBRAER não fisesse negócios com a China. Todos nós temos argumentos favoráveis aos nossos "eleitos" e não vejo como esta argumentação "ridícula" poderia convencer algum dos nossos foristas, por exemplo.

Agora, sim. Nesse ponto eu concordo absolutamente com você. Afinal de contas, o meu "protegido" também "fala" uma lingua um tanto estranha. :wink: :D

Que o assunto está morto depende do ponto de vista pois se partirmos para a compra direta teremos mais material para o "bate-boca", daí haja dedo e teclado. :D

Pode ficar tranquilo que quando esse momento chegar, eu vou estar preparado para recomeçar o tiroteio. :wink:

Abraço




Carlos Mathias

#114 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 08, 2005 1:30 am

Nada que meus argumentos irrefutáveis e incontestáveis sobre a indiscutível superioridade do Su-35 sobre o aeromodelo(Gripen) não consiga tirar da sua cabeça, você pode parar de defender o indefensável,a cocorrência já acabou, aperte a minha mão e vamos tomar uma cerva(você, por que eu não bebo) e falar das maravilhosas características do Su-35 e sua magnanimidade no ar.




Visitante

#115 Mensagem por Visitante » Sáb Jan 08, 2005 4:22 am

Carlos Mathias escreveu:Nada que meus argumentos irrefutáveis e incontestáveis sobre a indiscutível superioridade do Su-35 sobre o aeromodelo(Gripen) não consiga tirar da sua cabeça, você pode parar de defender o indefensável,a cocorrência já acabou, aperte a minha mão e vamos tomar uma cerva(você, por que eu não bebo) e falar das maravilhosas características do Su-35 e sua magnanimidade no ar.

Pois é! O gripen não passa de um avião de papel! Apesar de não encaixar na Fab, o que é necessário de dois turbinas, e que faca uma distancia equivalente de Manaus até Brasilia sem revo!
Apesar do COMAER assim como outros departamentos da FAB, em princípio, serem os mais capacitados a definir o que a FAB precisa, o SU35 daria a ela capacidade de missões de longo alcance sem REVO(aeronaves de REVO primeiro alvo em conflito real, segundo Rudnei Cunha) com maior poder de fogo. Bem, a julgar por como a FAB idealizou o FX a 10 anos, é de se desconfiar que existam membros com a mesma competência desses políticos ignorantes.

Esse é un dos requisitos mais importantes da Fab...
vamos tomar uma cerva(você, por que eu não bebo)

Eu também não tomo! Afinal das contas vc não está sozinho aí!
Todos nós temos argumentos favoráveis aos nossos "eleitos" e não vejo como esta argumentação "ridícula" poderia convencer algum dos nossos foristas, por exemplo. Já disse e digo outra vez, acho o Gripen um excelente caça tático, mas para o GDA precisaríamos de um caça preferencialmente pesado , e o único da concorrência é o Su-35.

Aí mais uma vez repito a frase, só pra lembrar que é importante ressalvar a importancia estratégica do GDA!

Até mais! :wink:




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#116 Mensagem por Slip Junior » Sáb Jan 08, 2005 5:00 am

Carlos Mathias escreveu:Nada que meus argumentos irrefutáveis e incontestáveis sobre a indiscutível superioridade do Su-35 sobre o aeromodelo(Gripen) não consiga tirar da sua cabeça, você pode parar de defender o indefensável,a cocorrência já acabou, aperte a minha mão e vamos tomar uma cerva(você, por que eu não bebo) e falar das maravilhosas características do Su-35 e sua magnanimidade no ar.

:lol: :lol: Claro, Mathias. Por que não? :lol: :lol:

Mas, calma ai, essa aqui merece uma resposta...

Luis Aurélio escreveu:Pois é! O gripen não passa de um avião de papel! Apesar de não encaixar na Fab, o que é necessário de dois turbinas, e que faca uma distancia equivalente de Manaus até Brasilia sem revo!

Bom, nas fotos das revistas, realmente ele é de papel. Mas na Força Aérea Sueca (e, em breve, na Hungria, Africa do Sul e Republica Tcheca) ele é avião de aço... ou melhor, composite. :wink:

Além disso, em momento algum a Força Aérea Brasileira restringiu o processo à bimotores, caso contrário, Gripen, Fighting Falcon e Mirage 2000-5 Mk2 teriam sido desclassificados em fases preliminares da concorrência.

E mais uma informação: o Gripen possui um alcance de deslocamento (sem reabastecimento em vôo) superior à 3500 km, ou seja, muito mais que a distância entre Manaus e Brasília, ok? :wink:

Esse é un dos requisitos mais importantes da Fab...

Quem te disse isso? Se realizar missões de longo alcance fosse requisito mais importante, o próprio Comando da Aeronáutica não deveria ter no Gripen a sua primeira escolha, certo? :wink:

Pô, Luis Aurélio, não me leve a mal, mas vamos dar uma estudadinha melhor antes de escrever essas tranqueiras... Se continuar assim com essa história da carroçinha, vai acabar virando jornalista que se diz especialista em defesa e que fala sobre os novos "F-15C da US Navy". :wink:

Abraços




Carlos Mathias

#117 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 08, 2005 1:30 pm

Alcance de deslocamento como? Sem armas, trocentos tanques externos, voando lá no alto e com motor bem reduzido. Ah, e sem contar que esses alcances geralmente consideram a ejeção dos tanques após vazios para diminuir arrasto e esses tanques custam caro, quá! quá! quá! [018] [037] fraquíssimo.




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#118 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jan 08, 2005 1:49 pm

Carlos Mathias escreveu:Alcance de deslocamento como? Sem armas, trocentos tanques externos, voando lá no alto e com motor bem reduzido. Ah, e sem contar que esses alcances geralmente consideram a ejeção dos tanques após vazios para diminuir arrasto e esses tanques custam caro, quá! quá! quá! fraquíssimo.


Pera lá, Carlos,


Tu não acha que o Flanker faça Brasília-Manaus com as 8 Ton de armamentos, e sem nenhum tanque externo, né?!

Se tu achar isso, és muito ingênuo...




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Carlos Mathias

#119 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 08, 2005 5:42 pm

Finken, sem as 8ton sim, mas sem os tanques é claro, este caça não usa tanques externos, o Mig-29 é que usa um ventral. E tem mais, não duvido que possa fazer com pelo menos dois R-73E, he,he,he!




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#120 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Jan 08, 2005 7:05 pm

Carlos Mathias escreveu:Finken, sem as 8ton sim, mas sem os tanques é claro, este caça não usa tanques externos, o Mig-29 é que usa um ventral. E tem mais, não duvido que possa fazer com pelo menos dois R-73E, he,he,he!

Negativo, o Su-35 USA sim tanques externos!




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