Portugal:Navio Polivalente Logistico
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Blz pessoal,
Na minha opinião, a MB deveria ter pelo menos 3 embarcações para apoiar o CFN. Uma embarcação que me agrada muito seria a classe francesa Foudre. Essa classe e bastante versátil, podendo levar em uma missão de transporte mais de 150 veículos (22 AMX-30, 44 AMX-10 RC, caminhões, veículos de transporte de tropas, etc), possui um hospital de 500 m2 com 41 leitos, laboratório, entre outros. Sem contar que essa embarcação poderia ser também útil no apoio logístico da esquadra (combustível aéreo em tambores, armamentos, alimentos, água potável, etc).
Classe Foudre (França)
Deslocamento máximo: 12.000 toneladas
Dimensões: 168 x 23,5 x 5.2 metros
Propulsão: 2 motores a diesel
Velocidade máxima: 21 nos
Tripulação: 210 homens
Aviação : Hangar para 4 helicópteros do porte do Cougar ou 2 Super Frelon, e deck com capacidade para operação de 3 helicópteros simultaneamente (2 no deck principal e um no deck traseiro). Pode embarcar até 7 Cougar.
Tropas: 470 homens
Carga: 1.880 toneladas
Armamento:
- 2 lançadores Simbad (Mistral)
- 1 injetor de 40 mm (antiaéreo e superfície)
- 4 injetores 12.7 mm
Falou!!!
Na minha opinião, a MB deveria ter pelo menos 3 embarcações para apoiar o CFN. Uma embarcação que me agrada muito seria a classe francesa Foudre. Essa classe e bastante versátil, podendo levar em uma missão de transporte mais de 150 veículos (22 AMX-30, 44 AMX-10 RC, caminhões, veículos de transporte de tropas, etc), possui um hospital de 500 m2 com 41 leitos, laboratório, entre outros. Sem contar que essa embarcação poderia ser também útil no apoio logístico da esquadra (combustível aéreo em tambores, armamentos, alimentos, água potável, etc).
Classe Foudre (França)
Deslocamento máximo: 12.000 toneladas
Dimensões: 168 x 23,5 x 5.2 metros
Propulsão: 2 motores a diesel
Velocidade máxima: 21 nos
Tripulação: 210 homens
Aviação : Hangar para 4 helicópteros do porte do Cougar ou 2 Super Frelon, e deck com capacidade para operação de 3 helicópteros simultaneamente (2 no deck principal e um no deck traseiro). Pode embarcar até 7 Cougar.
Tropas: 470 homens
Carga: 1.880 toneladas
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- 2 lançadores Simbad (Mistral)
- 1 injetor de 40 mm (antiaéreo e superfície)
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Guilherme de Almeida
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Blz talharim
Na verdade são 7 helicópteros, 5 AS332F1 Super Puma (1987) e 2 AS532F1 Cougar (1994).
Pelo que eu sei o governo arcou com as despesas (combustível) e a Varig cedeu o avião. Então é um empréstimo ou uma parceria, e não um aluguel! Na minha opinião foi uma atitude legal do governo e da Varig!
Falou!!!
Helicopteros organicos nossos fuzileiros ja possuem,sao 14 Super Puma que poderiam operar a partir desses LPDs.
Na verdade são 7 helicópteros, 5 AS332F1 Super Puma (1987) e 2 AS532F1 Cougar (1994).
Tiveram que alugar um DC-10 da Varig porque nao temos avioes capazes na nossa Força Aerea.
Pelo que eu sei o governo arcou com as despesas (combustível) e a Varig cedeu o avião. Então é um empréstimo ou uma parceria, e não um aluguel! Na minha opinião foi uma atitude legal do governo e da Varig!
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Blz Sniper
Na primeira viagem já foi mandado uma aeronave da FAB, o KC-137.
Até poderia, porem é muita carga que será mandada para a Ásia (até agora 240 toneladas arrecadadas!), com isso seria preciso varias viagens. Então é melhor mandar uma aeronave com maior capacidade (o DC-10 ou até mesmo o KC-137).
O C-130 Hercules pode levar 16.327 kg de carga (36.000 libras ).
Falou!!!
Será que desta ez vai ser em um avião da FAB?
Na primeira viagem já foi mandado uma aeronave da FAB, o KC-137.
Aliás os C-130 poderiam fazer esta função?
Até poderia, porem é muita carga que será mandada para a Ásia (até agora 240 toneladas arrecadadas!), com isso seria preciso varias viagens. Então é melhor mandar uma aeronave com maior capacidade (o DC-10 ou até mesmo o KC-137).
quanto de carga eles poderiam levar?
O C-130 Hercules pode levar 16.327 kg de carga (36.000 libras ).
Falou!!!
Editado pela última vez por Fox em Qui Jan 06, 2005 7:48 pm, em um total de 2 vezes.
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Sniper escreveu:A respeito desta embarcação da classe Foudre, pela sua descrição ela se encaixaria como uma luva na MB! Tipo um navio Multi Role! Muito interessante para marinhas Quebradas$$ Como a MB!
Realmente! Mas cá entre nós, com as condições que temos hoje, as Cearas e o Mattoso Maia já são um Luxo! Acho que a MB dificilmente terá condições de adquirir uma embarcação nova (cheirando a leito, como diria um amigo meu!) para o CFN! Infelizmente!
Falou!!!
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Fox escreveu:Sniper escreveu:A respeito desta embarcação da classe Foudre, pela sua descrição ela se encaixaria como uma luva na MB! Tipo um navio Multi Role! Muito interessante para marinhas Quebradas$$ Como a MB!
Realmente! Mas cá entre nós, com as condições que temos hoje, as Cearas e o Mattoso Maia já são um Luxo! Acho que a MB dificilmente terá condições de adquirir uma embarcação nova (cheirando a leito, como diria um amigo meu!) para o CFN! Infelizmente!
Falou!!!
A realidade é implacável amigo! hehehe! Mas esta Foudre tem quanto tempo ainda de serviço na Marinha francesa? Quem sabe poderiamos pegá-las de 2ª mão?!
Abraços!
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Pelos dados conhecidos, o barco português, deve ter entre 16.000 e 18.000 tonn. de deslocamento máximo.
O objectivo é que seja capaz de transportar uma força de 800 homens, carros do tipo PANDUR dos Fuzileiros Navais, e, também, veículos pesados que possam ser desembarcados.
O navio tem pouco a ver com a classe Galicia dos espanhois (será maior, mais comprido e mais largo).
Além disso, os Galicia são praticamente desarmados, e segundo a especificação o naivo português terá alguma capacidade para defender-se.
Por isso, o dinheiro previsto para o custo do projecto Português NAVPOL é de 160 milhões de Euros, se não me engano. Terá uma tripulação de 146, um pequeno hospital com cerca de 20 camas, e um centro de comando e controlo, para 22 militares. Ao contrário dos Galicia, o NAVPOL poderá ser utilizado como navio almirante (onde está o comando da esquadra).
Eu acho que ainda vamos ter algumas surpresas quanto á configuração do NAVPOL.
Cumprimentos
O objectivo é que seja capaz de transportar uma força de 800 homens, carros do tipo PANDUR dos Fuzileiros Navais, e, também, veículos pesados que possam ser desembarcados.
O navio tem pouco a ver com a classe Galicia dos espanhois (será maior, mais comprido e mais largo).
Além disso, os Galicia são praticamente desarmados, e segundo a especificação o naivo português terá alguma capacidade para defender-se.
Por isso, o dinheiro previsto para o custo do projecto Português NAVPOL é de 160 milhões de Euros, se não me engano. Terá uma tripulação de 146, um pequeno hospital com cerca de 20 camas, e um centro de comando e controlo, para 22 militares. Ao contrário dos Galicia, o NAVPOL poderá ser utilizado como navio almirante (onde está o comando da esquadra).
Eu acho que ainda vamos ter algumas surpresas quanto á configuração do NAVPOL.
Cumprimentos
Sniper escreveu:A realidade é implacável amigo! hehehe! Mas esta Foudre tem quanto tempo ainda de serviço na Marinha francesa? Quem sabe poderiamos pegá-las de 2ª mão?!
Amigo, acho melhor você esperar sentado, porque a classe Foudre (2 unidades operacionais + 2 opções) tem pelo menos mais 20 anos de uso!
Falou!!!
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Fox escreveu:Sniper escreveu:A realidade é implacável amigo! hehehe! Mas esta Foudre tem quanto tempo ainda de serviço na Marinha francesa? Quem sabe poderiamos pegá-las de 2ª mão?!
Amigo, acho melhor você esperar sentado, porque a classe Foudre (2 unidades operacionais + 2 opções) tem pelo menos mais 20 anos de uso!
Falou!!!
Hehehe! Foi triste!
Abraços!
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Talharim:
Não desanime com o seu país, porque as ajudas ainda foram num avião da Varig. E julgo saber que outra remessa seguiu a bordo de um KC da FAB.
No nosso caso a primeira remessa foi a bordo de um velho quadrimotor Antonov a turbo-helice, alugado, e a segunda a bordo de um velho jacto de carga Tri-motor de uma empresa que nem se sabe qual, já que o avião nem tinha identificação.
A única coisa que se percebeu é que que foi milagre aquela coisa conseguir voar de Lisboa para Sumatra, na Indonésia.
Nem a TAP, a SATA ou a Air Luxor, que está sempre pronta para transportar GNR's para o Iraque foram fretadas desta vez.
Os C-130 portugueses ou brasileiros poderiam lá chegar, mas após várias escalas.
E ainda há pessoas que me criticam por achar que Portugal não tem aviões efectivamente estratégicos (e eu a dar-lhe com os 2 C-17) 8) .
______________________________
Quanto ao LPD francês que mostraram, creio, se a memória não me falha, que foi o que andou a pairar ao largo da Guiné-Bissau em 98, até que a chegada da Vasco da Gama e das duas corvetas, o fizeram zarpar para mais ao largo.
Creio que a presença dele lá foi para intimidar, mas dessa vez Portugal agiu com a rapidez necessária para impedir um vazio estratégico que França se preparava para ocupar.
Quanto ao navio em si, acho-o uma maravilha.
_____________________________
Quanto à intervenção do PT, desculpe-me ele, mas acho que sairá substancialmente mais caro.
Se fossem os 160 milhões, sairia mais barato que a compra dos aviões de transporte ligeiro, ou por outro lado um Sub dos que estão encomendados, daria para termos dois desses ou, como eu preconizo, um LPD mais um LHD e respectiva guarnição em homens e material.
E que falta faria agora para ajudar os países do Índico...
________________________________
Quanto ao P-44, também creio que o grande medo de Espanha possa ser uma mudança política no norte de África mas acho de igual modo que é um pouco desproporcional o esforço espanhol na Defesa, sendo, como nós um país da coesão e que recebe ajudas comunitárias, e que para além do mais é um país da NATO.
Como você referiu, não acha que um ou dois PA's, porque não sei se o que o vem aí substituirá o actual, mais dois LPD's, mais 6 F-100, com mísseis de cruzeiro, mais os 100 TAURUS, mais o up-grade das F-80 e ainda a vinda de Patriot é um pouco de mais?
Não desanime com o seu país, porque as ajudas ainda foram num avião da Varig. E julgo saber que outra remessa seguiu a bordo de um KC da FAB.
No nosso caso a primeira remessa foi a bordo de um velho quadrimotor Antonov a turbo-helice, alugado, e a segunda a bordo de um velho jacto de carga Tri-motor de uma empresa que nem se sabe qual, já que o avião nem tinha identificação.
A única coisa que se percebeu é que que foi milagre aquela coisa conseguir voar de Lisboa para Sumatra, na Indonésia.
Nem a TAP, a SATA ou a Air Luxor, que está sempre pronta para transportar GNR's para o Iraque foram fretadas desta vez.
Os C-130 portugueses ou brasileiros poderiam lá chegar, mas após várias escalas.
E ainda há pessoas que me criticam por achar que Portugal não tem aviões efectivamente estratégicos (e eu a dar-lhe com os 2 C-17) 8) .
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Quanto ao LPD francês que mostraram, creio, se a memória não me falha, que foi o que andou a pairar ao largo da Guiné-Bissau em 98, até que a chegada da Vasco da Gama e das duas corvetas, o fizeram zarpar para mais ao largo.
Creio que a presença dele lá foi para intimidar, mas dessa vez Portugal agiu com a rapidez necessária para impedir um vazio estratégico que França se preparava para ocupar.
Quanto ao navio em si, acho-o uma maravilha.
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Quanto à intervenção do PT, desculpe-me ele, mas acho que sairá substancialmente mais caro.
Se fossem os 160 milhões, sairia mais barato que a compra dos aviões de transporte ligeiro, ou por outro lado um Sub dos que estão encomendados, daria para termos dois desses ou, como eu preconizo, um LPD mais um LHD e respectiva guarnição em homens e material.
E que falta faria agora para ajudar os países do Índico...
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Quanto ao P-44, também creio que o grande medo de Espanha possa ser uma mudança política no norte de África mas acho de igual modo que é um pouco desproporcional o esforço espanhol na Defesa, sendo, como nós um país da coesão e que recebe ajudas comunitárias, e que para além do mais é um país da NATO.
Como você referiu, não acha que um ou dois PA's, porque não sei se o que o vem aí substituirá o actual, mais dois LPD's, mais 6 F-100, com mísseis de cruzeiro, mais os 100 TAURUS, mais o up-grade das F-80 e ainda a vinda de Patriot é um pouco de mais?
Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Seg Jan 10, 2005 12:02 pm, em um total de 1 vez.
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correcção: o NavPol está considerado nos 50 programas do Ministério da Defesa, a 245 milhões de Euros.
De facto, conforme disse, não estava seguro do valor de €160 milhões. No entanto, acho que o NavPol acabará saindo mais barato que os €245.
Veremos quando acabarem os estudos que estão a ser feitos.
Como disse, acho que ainda vamos ter algumas surpresas.
Cumprimentos
De facto, conforme disse, não estava seguro do valor de €160 milhões. No entanto, acho que o NavPol acabará saindo mais barato que os €245.
Veremos quando acabarem os estudos que estão a ser feitos.
Como disse, acho que ainda vamos ter algumas surpresas.
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bem me parecia...
http://www.netmarine.net/bat/tcd/ouragan/index.htm
TCD Ouragan
Composante de la Force d'Action Navale, le Transport de Chalands de Débarquement (TCD) Ouragan a été mis sur cale, aux chantiers de la DCN à Brest, le 20 juin 1962. Il est lancé le 9 novembre 1963 et admis au service actif le 1er juin 1965.
Le TCD Ouragan est un transport d'assaut dont la mission est d'amener et de mettre en oeuvre en zone opérationnelle, à grande distance des bases de départ, des hélicoptères ( 2 Super Frelon ou 4 Super Puma ) et des chalands de débarquement chargés de personnel et de matériel ( blindés, ravitaillement, etc...). Un poste de commandement combiné, permet de diriger des opérations amphibies et heliportées. L'Ouragan peut transporter jusqu'à 470 passagers.
Basé à Brest de sa naissance au 1er septembre 1976, puis à Toulon jusqu'au 1er juillet 1980, puis à nouveau à Brest jusqu'au 22 septembre 1993, il est depuis basé à Toulon comme son sister-ship, le TCD Orage.
La ville marraine du TCD Ouragan est Clermont-Ferrand depuis le 14 décembre 1984, et, depuis 1989, une rue de Clermont-Ferrand porte le nom de "TCD Ouragan". Depuis le 29 août 1985, l'Ouragan arbore à sa proue le pavillon des FNFL.
A son retrait du service actif, prévu en 2006, l'Ouragan pourrait être vendu à la Marine Argentine.
http://www.netmarine.net/bat/tcd/ouragan/index.htm
TCD Ouragan
Composante de la Force d'Action Navale, le Transport de Chalands de Débarquement (TCD) Ouragan a été mis sur cale, aux chantiers de la DCN à Brest, le 20 juin 1962. Il est lancé le 9 novembre 1963 et admis au service actif le 1er juin 1965.
Le TCD Ouragan est un transport d'assaut dont la mission est d'amener et de mettre en oeuvre en zone opérationnelle, à grande distance des bases de départ, des hélicoptères ( 2 Super Frelon ou 4 Super Puma ) et des chalands de débarquement chargés de personnel et de matériel ( blindés, ravitaillement, etc...). Un poste de commandement combiné, permet de diriger des opérations amphibies et heliportées. L'Ouragan peut transporter jusqu'à 470 passagers.
Basé à Brest de sa naissance au 1er septembre 1976, puis à Toulon jusqu'au 1er juillet 1980, puis à nouveau à Brest jusqu'au 22 septembre 1993, il est depuis basé à Toulon comme son sister-ship, le TCD Orage.
La ville marraine du TCD Ouragan est Clermont-Ferrand depuis le 14 décembre 1984, et, depuis 1989, une rue de Clermont-Ferrand porte le nom de "TCD Ouragan". Depuis le 29 août 1985, l'Ouragan arbore à sa proue le pavillon des FNFL.
A son retrait du service actif, prévu en 2006, l'Ouragan pourrait être vendu à la Marine Argentine.
Triste sina ter nascido português
- Vinicius Pimenta
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Desculpem por novamente falar algo que não representa o tema do tópico mas cabe um esclarecimento quanto a ajuda do Brasil à Ásia:
O Brasil acabou de sinalizar ontem que vai ampliar a ajuda humanitária às vítimas do Tsunami. O terceiro vôo de ajuda foi antecipado para hoje. Ontem o Presidente Lula se reuniu com os Comandantes Militares, o Ministro da Defesa e o comandante do Gabinete de Segurança Institucional para definir como o Brasil poderia ajudar. O Brasil deve enviar helicópteros e militares para a região. Resta saber qual será o tamanho da ajuda.
O Brasil acabou de sinalizar ontem que vai ampliar a ajuda humanitária às vítimas do Tsunami. O terceiro vôo de ajuda foi antecipado para hoje. Ontem o Presidente Lula se reuniu com os Comandantes Militares, o Ministro da Defesa e o comandante do Gabinete de Segurança Institucional para definir como o Brasil poderia ajudar. O Brasil deve enviar helicópteros e militares para a região. Resta saber qual será o tamanho da ajuda.
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Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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P-44:
Já se sabe que o navio é algo antigo, mas que ainda pode, desde que esteja estruturalmente bom ser de grande valia para quem queira ter um mínimo de capacidade de projecção.
Mas referir que após a sua desactivação pela Marinha Francesa, pode ser vendido à Argentina, é provocação ao pessoal do Brasil
_________________
PT:
A surpresa a que se refere, é "muitissimamemte" provavelmente a derrapagem em pelo menos 100% do custo previsto na LPM relativamente ao NavPol.
Porque como disse: Por esse custo, ou mesmo pelos 250 milhões, um "sub" dava para comprar um destes e mais um LHD.
Porque ao contrário do que você apontou, cada "sub" não ficará em 2009 a menos de 650/700 milhões cada.
E isso é um facto.
Já se sabe que o navio é algo antigo, mas que ainda pode, desde que esteja estruturalmente bom ser de grande valia para quem queira ter um mínimo de capacidade de projecção.
Mas referir que após a sua desactivação pela Marinha Francesa, pode ser vendido à Argentina, é provocação ao pessoal do Brasil
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PT:
A surpresa a que se refere, é "muitissimamemte" provavelmente a derrapagem em pelo menos 100% do custo previsto na LPM relativamente ao NavPol.
Porque como disse: Por esse custo, ou mesmo pelos 250 milhões, um "sub" dava para comprar um destes e mais um LHD.
Porque ao contrário do que você apontou, cada "sub" não ficará em 2009 a menos de 650/700 milhões cada.
E isso é um facto.