Mais um capítulo da novela "Projeto FX"

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

#46 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Dez 19, 2004 8:56 pm

Está claro que o colega não entendeu meu post, eu nunca duvidei de nenhuma capacidade do Su-35, logo eu, o super-fã. Quanto ao uso de uma Al-31 no F-5 acho que não dá pelo tamanho e peso, é um motor bem grande :D . Me parece que no F-20 foi usado um GE404(?).
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#47 Mensagem por Paisano » Sex Jan 07, 2005 2:26 am

Olá pessoal,

Segue abaixo trecho da coluna Fato do Dia, de 07/01/2005, do jornal Tribuna da Imprensa:

FAC, Força Aérea Capenga

Em matéria de segurança da Nação, o governo Lula é de um amadorismo irritante. Dia 31 venceu o prazo para a realização da concorrência de substituição dos Mirage que compõem a esquadrilha das bases aéreas de Anápolis e de Santa Cruz.

A importância desses caças pode ser medida pelo fato de que têm como função precípua defender a capital do País e o complexo nuclear de Angra dos Reis. Na linguagem da aviação de caça, são aparelhos de superioridade aérea: qualquer invasor do nosso espaço é recebido pelos Mirage, que, pela capacidade que têm, põem o pé na porta. Vão para arrebentar. Para se ter idéia, tal função é exercida, na Força Aérea dos Estados Unidos, pelos McDonnel-Douglas F-15, e na Marinha, pelos Grumman F-14 "Tomcat".

Só que os nossos Mirage hoje não passam de gloriosas peças de museu. Da concorrência arquivada por decurso de prazo participaram aviões inadequados, como os General Dynamics F-16 (que usariam turbinas mais fracas que as que ainda equipam os aparelhos da USAF) e os Saab Grippen, usados apenas pela Força Aérea da Suécia.

Propostas sérias mesmo foram as russas Sukhoi e Mikhoian-Gurevich (MiG) e a francesa Marcel Dassault (Mirage), únicas que ofereciam caças com enorme capacidade de vôo e arsenal de armas imenso e variado. Porém, somente os MiG e Sukhoi apresentam tecnologia de ponta, com a possibilidade ainda de trocar com o Brasil melhoramentos que tornariam a FAB a força aérea mais bem equipada do Hemisfério Sul, superando até mesmo a da Austrália.

O que vai acontecer agora é fácil prever. Como a Aeronáutica já disse que os Mirage só duram até o final do ano - os Northrop F-5, que formam as esquadrilhas de ataque ao solo, já deviam estar há anos no Campo dos Afonsos - , o governo vai resolver a questão de afogadilho. E aí, preparem-se: a possibilidade do improviso aumenta barbaramente. Como alugar os IAI Kfir israelenses, que não passam de Mirage melhorados, e igualmente pré-aposentados.

Defesa não pode ser tratada com amadorismo e preguiça. É de morrer de rir que os veneráveis McDonnel Douglas A-4, o "Ed Heinemman hot rod" dos tempos da Guerra do Vietnã, sejam os primeiros caças embarcados brasileiros. Tudo bem, foi herança do governo Fernando Henrique, mas este erro não pode ser repetido pelo de Lula. Sob pena de estarmos dando chance para que vejam nosso imenso e desprotegido território com olhos cada vez mais cobiçosos.
Renato Grilo
Avançado
Avançado
Agradeceram: 8 vezes

#48 Mensagem por Renato Grilo » Sex Jan 07, 2005 7:46 am

VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO!!!!!
NO DIA 6 DE JANEIRO O MINISTRO DA DEFESA FALOU QUE NESTE "RESTINHO" DE ANO A *FXNM VAI ACABAR.

TA BOM!!! HAHAHAAHAAH
JÁ ACREDITEI!!!

* FX novela mexicana!!!

Brasil vai comprar caças para a FAB

até final do ano

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo deverá resolver, até o final do ano, a questão da compra dos aviões-caça para a Força aérea Brasileira (FAB), para substituir os Mirage F-103, que ficam na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Embora muitos países façam compras dessa natureza sem licitação, a posição do Brasil é de adquiri-los dessa forma, explicou o ministro da Defesa e vice-presidente da República, José Alencar.

Ao chegar, hoje à tarde, ao Ministério, José Alencar disse que o governo está atento à questão e deseja aparelhar a Força Aérea com a melhor tecnologia e a custo mais econômico. De acordo com Alencar, a substituição dos caça será decidida antes da desativação da frota de Mirage disponível, que está prevista para o final do ano.

A compra dos novos aviões-caça para a FAB teve licitação aberta até o dia 31 de dezembro, quando venceu o prazo do edital. A estimativa é de que o investimento com a compra dos novos aviões vá ficar em torno de US$ 700 milhões.

Imagem

Imagem

Interessante é que a reunião não constava da agenda do Senhor Presidente Luiz Inácio, como liberado pela comunicação do Palácio do Planalto.
Brasil Acima de Tudo
Carlos Mathias

#49 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 07, 2005 10:33 am

I'LL BE BACK!
alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#50 Mensagem por alex » Sex Jan 07, 2005 10:47 am

Só uma pequena historia: um conhecido meu do exercito foi enviado para uma missão de 30 dias para o Haiti , instalar equipamentos de telecomunicações e foi de 707 para lá.
O avião quebrou duas vezes e teve que esperar a peça chegar para chegar ao “ belo” Haiti.
Não importa se a FAB diz que o avião tem muita vida útil pela frente parece que a manutenção não esta dando conta do recado.....
Agora que o avião esta tendo mais ação com Haiti e Ásia (envio de medicamentos) a coisa pode ficar pior.

Enquanto esses idiotas do governo ficam brincando acho que esta á prioridade.
- Assinar o contrato de aquisição do FX
- Adquirir os mísseis BVR e armas inteligentes
- Reformar os 707(KC’s) ou adquirir novos tanqueiros
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#51 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Jan 07, 2005 11:45 am

E por acaso tem alguém surpreso?
Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#52 Mensagem por Paisano » Sex Jan 07, 2005 8:44 pm

Governo considera morta concorrência FX

Fonte: Tribuna da Imprensa

SÃO PAULO - O governo federal considera morta a concorrência FX, no valor de US$ 700 milhões, para compra de 12 caças de alta tecnologia, os substitutos dos velhos Mirage IIIE/BR em uso há 32 anos.

Esses aviões serão desativados no fim do ano, à zero hora de 31 de dezembro. O Ministério da Defesa analisa a possibilidade de fazer uma escolha direta, fora da licitação. Esse processo pode envolver aeronaves novas ou usadas e revitalizadas.

Temporariamente, as missões de defesa aérea serão entregues aos F5-BR Tigre modernizados pela Embraer, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP). Os primeiros 18, do lote completo de 46 unidades contratadas, serão entregues ao longo de 2005.

Depois dos procedimentos de atualização, o Tigre transforma-se em avançado jato de ataque, com alguma capacidade de interceptação. Iniciada em 1995, renovada várias vezes, a FX chegou ao fim à meia-noite de sexta-feira, véspera de Ano Novo, quando as propostas dos quatro últimos consórcios participantes e a oferta independente da RAC-MiG, com o caça russo MiG-29, perderam a validade sem que tivesse sido tomada nenhuma decisão.

Sem pressa

O vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, afirma achar que o fato de o processo ter caducado é favorável. "Agora, acabou a pressa e a pressão", disse essa semana a um oficial do comando da Aeronáutica. Alencar afirmou acreditar que o governo "poderá fazer um negócio melhor", se esperar um pouco mais e puder contemplar a aquisição de produtos da nova geração de supercaças que chega aos arsenais da Europa e dos EUA.

Não é tão simples. A começar pelo preço: a cotação estimada dos modernos Eurofighter, Rafale, F-35 e F-18S é de US$ 70 milhões. Ainda não há indicação de que esses equipamentos possam vir a ser exportados para nações de fora dos grandes pactos militares, como é o caso do Brasil.

A versão básica do F-18 Hornet, principal aeronave de ataque da Marinha americana, produzido pela Boeing, foi incluído na primeira fase da concorrência FX. Acabou desqualificado pelo preço elevado e complexidade de manutenção. O arranjo mais avançado custa o dobro. É só um desenvolvimento do projeto inicial, apresentado em 1974.

A prescrição das ofertas favorece a opção por modelos usados aos quais seja possível agregar tecnologia de expansão da eficiência. O comando da Aeronáutica tem o oferecimento de 10 caças Kfir C-10, de Israel, por US$ 80 milhões a US$ 90 milhões pelo arrendamento por três anos.

O Kfir é derivado do Mirage IIIE/Br. Uma minuta de aprovação foi divulgada em julho de 2002. O grupo Lockheed-Martin propõe a versão A do F-16 Falcon. O lote abrange 18 supersônicos dos anos 80. O custo é de US$ 90 milhões e implica compra definitiva.
Paisano
Sênior
Sênior
Contato:

#53 Mensagem por Paisano » Sex Jan 07, 2005 9:35 pm

Decisão de compra dos caças para a FAB deveria ser imediata, diz pesquisador da Unicamp

DEFESANET

São Paulo - A decisão sobre a compra dos aviões-caça para a Força Aérea Brasileira (FAB), para substituir os Mirage F-5, não deveria ser retardada, na opinião do pesquisador Geraldo Cavagnari, fundador e membro do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp.

"É uma temeridade deixar aberto o espaço aéreo nacional. É uma questão que já deveria ter sido resolvida há muito mais tempo e estão atrasando mais um ano. Teríamos que resolver o problema o mais breve possível, porque não podemos manter o espaço aéreo com a precariedade de meios para defendê-lo ou para vigiá-lo", observou.

O ministro da Defesa, José Alencar, disse hoje que a questão deverá ser resolvida até o final do ano, quando se encerrará o ciclo de vida dos atuais Mirage utilizados para patrulhar o espaço aéreo. A necessidade de modernizar a FAB foi identificada pela Aeronáutica em 1995. No governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi aberta licitação para a compra de 12 aviões supersônicos, interrompida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo dia de seu governo, e retomada em outubro de 2003.

Em dezembro do ano passado, venceu o prazo das propostas apresentadas por russos, norte-americanos, suecos, ingleses e os franceses, que entraram na concorrência como parceiros da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O presidente Lula tem a opção de adquirir as aeronaves sem licitação, uma vez que se trata de questão de interesse nacional, mas o ministro da Defesa negou esta possibilidade.

Segundo Cavagnari, a inexistência de ameaça não justifica a negligência com a defesa do espaço aéreo nacional, mas trata-se de uma questão estratégica para o país. "No campo da defesa não se trabalha com essa hipótese de ameaça. Trabalha-se sempre com a pior hipótese: saber que você pode ser surpreendido com uma ação indesejada", observou.

E acrescentou: "Atualmente, o único espaço aéreo que tem condições de interceptar aeronaves estranhas que se introduzam é a Amazônia, mas são aeronaves para transporte de material de narcotráfico, contrabando e outros. O Supertucano, o avião de interceptação do espaço aéreo amazônico, é fabricado por nós. Então, as nossas condições de defesa neste espaço aéreo estão prontas. O que falta é a proteção do espaço aéreo mais importante do território nacional, nas áreas onde estão a base econômica e o centro político do país."

Cavagnari lembrou ainda a demora entre a concretização do negócio e a entrega dos aviões: "Nesse espaço de tempo, o país fica com uma defesa aérea precária." E disse não acreditar que questões técnicas estejam atrapalhando a aquisição das aeronaves. "Deve haver uma pressão política muito violenta sobre o governo brasileiro, principalmente dos Estados Unidos, que compraram aeronaves nossas, da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica)", analisou.

Outras formas de pressão, segundo o pesquisador, podem estar ligadas ao fato de o Brasil ter sido prejudicado nas cotas de importação de carne bovina pela Rússia. "Fomos preteridos e isso é uma maneira de pressionar. De um certo modo, pode ser que esteja sendo dado um recado nesse sentido: se vocês querem que eu compre carne bovina, têm que comprar nossos aviões", observou.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#54 Mensagem por talharim » Sex Jan 07, 2005 10:11 pm

Vixe,que confusao!

Um monte de artigos,cada um dizendo uma coisa totalmente diferente!

Um diz que vao comprar Kfir,outro diz que vai ficar como está,outro diz que o FX vai voltar :roll:

Para mim sao todas materias pagas!

Mas pagas por quem?
"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Guilten
Intermediário
Intermediário

f-x

#55 Mensagem por Guilten » Sex Jan 07, 2005 10:50 pm

Pô Talharim, pagas por quem?? Não me diga que Vôce não sabia....
Nos bastidores do finado F-X atuam interesses violentíssimos em prol deste ou daquele vetor, vale tudo, tudo mesmo, nossa cara, nem imagino quanto Lobby deva estar rolando, muita gente graúda do Governo deve estar "chepando" com esse programa. Eta vidão bom......
Carlos Mathias

#56 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 08, 2005 1:34 am

E agora vai piorar por que tudo vai ficar por baixo do pano mesmo, aí é que os lobes(?) vão cair em cima. Haja "homem da mala" passeando em Brasília.
Visitante

#57 Mensagem por Visitante » Sáb Jan 08, 2005 3:35 am

talharim escreveu:Vixe,que confusao!

Um monte de artigos,cada um dizendo uma coisa totalmente diferente!

Um diz que vao comprar Kfir,outro diz que vai ficar como está,outro diz que o FX vai voltar :roll:

Para mim sao todas materias pagas!

Mas pagas por quem?

Quem pagou? Não sei...
Mas uma coisa eu sei e todos sabem! Os Euas não querem que nós tenhamos uma tecnologia russa e temem que possamos invadir lá, e seria o unico que impediria os americanos entrando na amazonia, já que entram todo dia...

Propostas sérias mesmo foram as russas Sukhoi e Mikhoian-Gurevich (MiG) e a francesa Marcel Dassault (Mirage), únicas que ofereciam caças com enorme capacidade de vôo e arsenal de armas imenso e variado. Porém, somente os MiG e Sukhoi apresentam tecnologia de ponta, com a possibilidade ainda de trocar com o Brasil melhoramentos que tornariam a FAB a força aérea mais bem equipada do Hemisfério Sul, superando até mesmo a da Austrália
.
Ah! Agora sim! Isso significa um verdadeiro fato em que os norte-americanos não querem que tenhamos um avião russo! Viram só?
Uma coisa que deveria colocar na cabeca do Lula: Não importa se vai prejudicar quem ou alguem só por causa de um avião grande e avancado!
Pô que cara mais burro! Acho que ele consulta os americanos se pode ou não comprar! :roll:
Que embaracoso! :?
Bom! Acho que deveriamos realmente marchar pro planalto e dar um susto no lula! Adivinha como!..... É isso mesmo como vc pensou! :twisted: :twisted:
:lol:
Aí, meu deus! Seria um tanto em que o Lula iria chamar a guarda nacional!
:lol: :lol:

Bom é só por hoje!

Até mais! :wink:
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#58 Mensagem por Slip Junior » Sáb Jan 08, 2005 5:27 am

Luis Aurélio escreveu:(...) Mas uma coisa eu sei e todos sabem! Os Euas não querem que nós tenhamos uma tecnologia russa e temem que possamos invadir lá (...)

... :roll:

(...) Bom é só por hoje!

Ufa! [091]

Abraços
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#59 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jan 08, 2005 9:38 am

Mas uma coisa eu sei e todos sabem! Os Euas não querem que nós tenhamos uma tecnologia russa e temem que possamos invadir lá, e seria o unico que impediria os americanos entrando na amazonia, já que entram todo dia...

:?: :?: :?:

A não escolha do Su-35 ou de qualquer outro vetor no FX (exceto Mirage 2000) deve-se a incompetência de nossos políticos e militares de alto escalão e não a pressão dos EUA por isto. Precisamos parar de ficar colocando culpa nos americanos por todas as cagadas que nossos políticos fazem por motivos que os interessam...
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#60 Mensagem por rodrigo » Sáb Jan 08, 2005 9:52 am

Os Euas não querem que nós tenhamos uma tecnologia russa e temem que possamos invadir lá, e seria o unico que impediria os americanos entrando na amazonia, já que entram todo dia

Opa, vamos invadir os EUA?!
Nem a Força Aérea Russa impediria os americanos de operar na Amazônia, muito menos um avião russo.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Trancado