Mais um capítulo da novela "Projeto FX"

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Slip Junior
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#31 Mensagem por Slip Junior » Seg Dez 13, 2004 7:49 pm

Lauro Melo escreveu:Blz Slip,
O que eu tenho esta ai !
Paquistão não Receberá o JAS Gripen
08-JUL 04 -ISLAMABAD -
Um revés para o Presidente Pervez Musharraf, que visitou a Suécia de 04 a 07Jul04, o governo sueco anunciou que não venderá o JAS Gripen e ainda decide se o radar Erieye é arma ou não. A notícia foi muito comemorada em Nova Delhi
Autoridades suecas afirmaram que a Suécia não estava considerando a venda de nenhum equipamento militar ao Paquistão. Também foi informado que o governo sueco iria decidir, se os radares Ericsson Erieye, que são desejados pelo Paquistão podem ser considerados uma classe de armamento.
Na partida para o tour na Europa o Pauistão anunciou a compra de 50 aviões Mirage III da Líbia. Os aviões estavam parados devido o embargo imposto à Líbia pela Europa e Estados Unidos a equipamentos sofisticados e de uso militar.
Nota: O radar Erieye é a base do R99A produzido pela Embraer. Há uma acirrada competição pela provável compra pela Força Aérea da Índia de 120 aviões de caça para substituir os MIG-21 mais antigos. O contrato já teria sido decidido a favor do Mirage 2000-5Mk2, porém atraso de dois anos na assinatura do contrato, tem possibilitado a oferta do: JAS39 GripenC/D, MIG 29 e com grande força nesse ano o F16C/D ou até o block 60.

Obrigado, Lauro. Você podia especificar a fonte dessa notícia? Não sei a quanto andam as negociações envolvendo o fornecimento dos Saab 2000 equipados com o Erieye, mas já li notícias afirmando que uma dessas aeronaves foi enviada para o Paquistão onde esta foi submetida à vários testes.

Abraços
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#32 Mensagem por talharim » Seg Dez 13, 2004 8:59 pm

A questao de tudo isso e que a India condicionou a compra de 120 caças F-16 dos EUA a proibiçao da venda dos Gripen para o Paquistao.............

Os EUA atenderam prontamente off-corse!

Ja com relaçao ao Erieye talvez saia mesmo.........por premio de consolo para o Paquistao que vem sendo um cao de guarda fiel do Tio Sam,e tbm venham junto alguns F-16 novos para recompor a frota da PAF..........
"I would rather have a German division in front of me than a French

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#33 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 14, 2004 7:43 pm

Pô, cês tão de onda comigo, né? Se o Su-35 derruba o F-15C é por que é velho,mas se outro derruba é por que é bom, assim não dá, nem derrubando o "melhor" caça ocidental o cara merece ser o FX? :?
A oferta dos Su-27SM continham sim alguma transferência tecnológica, talvez nem tanto quanto no FX, mas se não me falha a memória é algo sobre participar do futuro caça russo(PAK ?) mais licença para produção dos mísseis.
Como bem disse o colega, alguma adaptação é o preço a pagar para se ter o ,de longe, melhor caça ofertado no FX. Como já foi dito aqui e em "N" publicações, qualquer dos escolhidos demandará adptações de várias ordens, talvez o caso russo requeira um pouco mais de trabalho,mas digo e repito que não é impeditivo para um país como o nosso. A única causa do Su-35 não vencer essa concorrência é POLÍTICA, nada mais . O gripen com certeza é um ótimo avião, mas seria ideal para substituir os F-5 e AMX, fora o fato de ter embutido a sombra da caneta mericana, seja para embargos, seja para vetos.
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#34 Mensagem por FinkenHeinle » Ter Dez 14, 2004 11:20 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô, cês tão de onda comigo, né? Se o Su-35 derruba o F-15C é por que é velho,mas se outro derruba é por que é bom, assim não dá, nem derrubando o "melhor" caça ocidental o cara merece ser o FX? :?
A oferta dos Su-27SM continham sim alguma transferência tecnológica, talvez nem tanto quanto no FX, mas se não me falha a memória é algo sobre participar do futuro caça russo(PAK ?) mais licença para produção dos mísseis.
Como bem disse o colega, alguma adaptação é o preço a pagar para se ter o ,de longe, melhor caça ofertado no FX. Como já foi dito aqui e em "N" publicações, qualquer dos escolhidos demandará adptações de várias ordens, talvez o caso russo requeira um pouco mais de trabalho,mas digo e repito que não é impeditivo para um país como o nosso. A única causa do Su-35 não vencer essa concorrência é POLÍTICA, nada mais . O gripen com certeza é um ótimo avião, mas seria ideal para substituir os F-5 e AMX, fora o fato de ter embutido a sombra da caneta mericana, seja para embargos, seja para vetos.


Olá Carlos,


Primeiro, é claro para mim que o Su-35 é melhor que o F-15C, por ser ele mais recente e detentor de tecnologias mais novas! Agora, se formos colocar o F-15K e o Su-35, em comparação no que diz respeito à eletrônica e aviônica, o F-15K simplesmente dá um banho! E, por isso, cada um pode vencer ao outro, não nas mesmas proporções!

Relativo à "transferência tecnológica" do Su-27SK, ela inexiste. O que existe é uma "Compensação Comercial", que na minha opinião, é teórica, já que a entrada do Brasil no programa do PAK não depende do F-X!
Atte.
André R. Finken Heinle

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#35 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 14, 2004 11:23 pm

A transferência não é relativa ao Su-27SM(não SK) em si, que é um caça "antigo". Seria algo relativo à mísseis e outras coisas.
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#36 Mensagem por Slip Junior » Qua Dez 15, 2004 1:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Pô, cês tão de onda comigo, né? Se o Su-35 derruba o F-15C é por que é velho,mas se outro derruba é por que é bom, assim não dá, nem derrubando o "melhor" caça ocidental o cara merece ser o FX? :?

Pô, Mathias, isso é ladainha de mal amado. :wink: :D Da onde você tirou essa?! O que eu disse vale para todos os concorrentes ao F-X e volto a repetir "Qualquer uma das aeronaves oferecidas no programa F-X é plenamente capaz de bater o F-15C desde que bem armada."

A oferta dos Su-27SM continham sim alguma transferência tecnológica, talvez nem tanto quanto no FX, mas se não me falha a memória é algo sobre participar do futuro caça russo(PAK ?) mais licença para produção dos mísseis.

Sinceramente, não me lembro de ter escutado isso em lugar algum.

Como bem disse o colega, alguma adaptação é o preço a pagar para se ter o ,de longe, melhor caça ofertado no FX. Como já foi dito aqui e em "N" publicações, qualquer dos escolhidos demandará adptações de várias ordens, talvez o caso russo requeira um pouco mais de trabalho,mas digo e repito que não é impeditivo para um país como o nosso.

Nunca disse que fosse um impedido, apenas um grande empecilho.

A única causa do Su-35 não vencer essa concorrência é POLÍTICA, nada mais . O gripen com certeza é um ótimo avião, mas seria ideal para substituir os F-5 e AMX, fora o fato de ter embutido a sombra da caneta mericana, seja para embargos, seja para vetos.

Esse assunto (Gripen x Flanker) para mim já está esgotado e, portanto, não discuto mais. Se alguém estiver interessado em tal comparação, basta ler os diversos tópicos antigos que abordam tal tema. :wink:

Abraços
Carlos Mathias

#37 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Dez 15, 2004 2:42 pm

Aha! Então você sucumbiu à irrefutável superioridade do Su-35 sobre todos os outros Fx não é?
Quanto a esse "qualquer um", desde que esse "qualquer um" possa executar manobras típicas de uma aeronave com TVC e tenha um HMD+R-73E ate´pode ser, mas eu duvido muito. [018]
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#38 Mensagem por Slip Junior » Qua Dez 15, 2004 3:23 pm

Carlos Mathias escreveu:Aha! Então você sucumbiu à irrefutável superioridade do Su-35 sobre todos os outros Fx não é?

Eu sucumbi foi à sua persistência. :lol: Pô, colega, se eu fosse presidente da Sukhoy, já teria chamado você para trabalhar no departamento de vendas. :wink: :lol: Eu continuo firme com a minha posição de que o Gripen é (ou seria "foi"?) a melhor proposta para o F-X.

Quanto a esse "qualquer um", desde que esse "qualquer um" possa executar manobras típicas de uma aeronave com TVC e tenha um HMD+R-73E ate´pode ser, mas eu duvido muito. [018]

Para quê? Se for em um cenário WVR, basta ter uma aeronave mais manobrável que o F-15 (coisa que o Gripen, o Fighting Falcon, o Flanker, o Mirage 2000 e o Fulcrum são) e um míssil como o Python 4, o A-Darter ou o Iris-T; se for um confronto BVR, basta ter um bom radar (como qualquer os presente no JAS-39, Su-35, MiG-29, Mirage 2000-5 Mk2 e no F-16) e um míssil, como o Meteor, MICA, Derby, R-Darter, AMRAAM ou o Adder.

Abraços
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#39 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Dez 15, 2004 3:34 pm

Carlos Mathias escreveu:Aha! Então você sucumbiu à irrefutável superioridade do Su-35 sobre todos os outros Fx não é?
Quanto a esse "qualquer um", desde que esse "qualquer um" possa executar manobras típicas de uma aeronave com TVC e tenha um HMD+R-73E ate´pode ser, mas eu duvido muito.


Executar manobras típicas de uma aeronave com TVC (o que não é o caso do Su-35) e que tenha HMD + R-73E não é condição Sine qua non para vencer um combate aéreo.

Caso tu não saiba, o Su-35 não possui TVC. Quem tem é o Su-37 Terminator. O Su-35 PODE vir à ter, mas isso o tornará um pouco mais caro, com um custo/benefício bastante questionável. Veja, se considerarmos que a FAB não está interessada nesse custo/benefício, então o Gripen tem uma Taxa de Giro Estavel maior que a do Su-35! Já esse tem maior Taxa de Giro Instável que todos os outros!

Novamente, tu não pode simplesmente levar em consideração a plataforma e as armas, pois estas são uma fração mínima das variáveis de um combate aéreo!

Como eu já falei, e repito, o Su-35 é uma ótima aeronave, mas como seus concorrentes, tem vantagens e desvantagens! É preciso reconhecer isso!
Atte.
André R. Finken Heinle

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#40 Mensagem por Morcego » Qua Dez 15, 2004 5:03 pm

FinkenHeinle escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Aha! Então você sucumbiu à irrefutável superioridade do Su-35 sobre todos os outros Fx não é?
Quanto a esse "qualquer um", desde que esse "qualquer um" possa executar manobras típicas de uma aeronave com TVC e tenha um HMD+R-73E ate´pode ser, mas eu duvido muito.


Executar manobras típicas de uma aeronave com TVC (o que não é o caso do Su-35) e que tenha HMD + R-73E não é condição Sine qua non para vencer um combate aéreo.

Caso tu não saiba, o Su-35 não possui TVC. Quem tem é o Su-37 Terminator. O Su-35 PODE vir à ter, mas isso o tornará um pouco mais caro, com um custo/benefício bastante questionável. Veja, se considerarmos que a FAB não está interessada nesse custo/benefício, então o Gripen tem uma Taxa de Giro Estavel maior que a do Su-35! Já esse tem maior Taxa de Giro Instável que todos os outros!

Novamente, tu não pode simplesmente levar em consideração a plataforma e as armas, pois estas são uma fração mínima das variáveis de um combate aéreo!

Como eu já falei, e repito, o Su-35 é uma ótima aeronave, mas como seus concorrentes, tem vantagens e desvantagens! É preciso reconhecer isso!


Pois é o Gripen pode pousar, recarregar e armar de uma simples rodovia , um simples posto avançado, coisa que o SU-35 não pode fazer, tudo bem ele cobre maiores distâncias, e logicamente, tem que voltar enormes distâncias para reabastecer, e nem por isso esse fator elimina ou pré-gabarita o GRIPEN ou o SU-35, sinceramente, acho (e ja postei isso aqui antes) que uma boa combinação seria ter os dois modelos, uma coisa é certa, ACREDITAR CEGAMENTE EM UM DELES NÃO É PRUDENTE.
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#41 Mensagem por Aces High » Qua Dez 15, 2004 6:36 pm

Morcego,
utilizar aviões dispersos em rodovias, não é uma qualidade de um ou outro modelo de avião e sim fruto da metodologia de uma FA. Dos aviões atuais, todos possuem esse tipo de capacidade que é efetuado a necessidade do cliente. Claro aviões tipo B-1, B-52, B-2, TU-95 e 160 jamais estarão em uma beira de estrada, mas hoje, as atividades de suprimento estão mais facilitadas e racionais e lembre-se que até mesmo os nossos F-5 já fizeram missões do tipo, assim sendo não é somente aviões de hoje que o tem esta caracteristica.
Detalhe: Será que NOSSAS ESTRADAS são habilitadas para tal?
Outra importante questão que seu custo de operação fica maior que se for centralizada, uma vez que vc precisará de mais equipamentos e maior nº de pessoal treinado para tal.

Obrigado
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#42 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Dez 15, 2004 7:19 pm

Detalhe: Será que NOSSAS ESTRADAS são habilitadas para tal?


Alguns trechos sim. Mas foi aprovado ou está em fase de projeto uma obrigação de que toda obra de construção, recuperação ou ampliação de rodovias (ou pelo menos nos locais julgados necessários) deverá prever trechos especialmente preparados para o pouso de aeronaves.
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#43 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Dez 16, 2004 1:15 am

As manobras podem não ser condição cine-não-sei-o-que para outros combates, mas neste caso dão uma grande vantagem, segundo os israelenses em treino com os f-18XF-16I, os F-16 deram de uns trinta a zero e TVC/ super-manobrabilidade são tão ruins que até mesmo o Gripen está desenvolvendo, mas operacional mesmo só os Flanker(Su-30MKI).
Operar de estradas e pistas mal preparadas, e aí quer dizer até mesmo esburacadas e talvez de terra batida, são condição básica de qualquer avião russo, aliás eu já vi um filme de até um F-5 decolando de uma pista de terra, portanto para um Flanker deve ser moleza. Além do que, de acordo com a doutrina russa, os caças devem operar perto do TO, daí esse negócio de estrada para eles é moleza, e olha que estou falando de estrada russa!
O su-35 não tinha TVC lá nos primórdios, agora é oferecido como opcional, inclusive para mais tarde, ou ainda uma AL-41 mais potente pois são todas intercambiáveis.
Como já disse, para o GDA Su-35, para as outras unidades pode ser o gripen .
Não defendo cegamente, eu tenho convicção, assim como os outros tem em defender o Gripen, normal numa democracia. Só não vale ficar debochando de quem discorda.
Alguém falou que carregar mais armas não é vantagem, então digamos que eu tenha três alvos para atacar, ou um grande, digamos que no primeiro caso eu lance duas no primeiro+ duas no segundo+ duas no terceiro, ou na seguinte suposição de um alvo grande, umas oito bombas de uma vez. Bem, será que um caça leve faz o mesmo numa mesma missão? Ah! E ainda sobram os mísseis BVR+WVR para uma patrulhinha. :D
PS: Não vale dizer que um alvo está no Rio e o outro em Manaus, se bem que talvez dê prá fazer com o Su-35.
Visitante

#44 Mensagem por Visitante » Dom Dez 19, 2004 6:47 pm

Carlos Mathias escreveu:As manobras podem não ser condição cine-não-sei-o-que para outros combates, mas neste caso dão uma grande vantagem, segundo os israelenses em treino com os f-18XF-16I, os F-16 deram de uns trinta a zero e TVC/ super-manobrabilidade são tão ruins que até mesmo o Gripen está desenvolvendo, mas operacional mesmo só os Flanker(Su-30MKI).
Operar de estradas e pistas mal preparadas, e aí quer dizer até mesmo esburacadas e talvez de terra batida, são condição básica de qualquer avião russo, aliás eu já vi um filme de até um F-5 decolando de uma pista de terra, portanto para um Flanker deve ser moleza. Além do que, de acordo com a doutrina russa, os caças devem operar perto do TO, daí esse negócio de estrada para eles é moleza, e olha que estou falando de estrada russa!
O su-35 não tinha TVC lá nos primórdios, agora é oferecido como opcional, inclusive para mais tarde, ou ainda uma AL-41 mais potente pois são todas intercambiáveis.
Como já disse, para o GDA Su-35, para as outras unidades pode ser o gripen .
Não defendo cegamente, eu tenho convicção, assim como os outros tem em defender o Gripen, normal numa democracia. Só não vale ficar debochando de quem discorda.
Alguém falou que carregar mais armas não é vantagem, então digamos que eu tenha três alvos para atacar, ou um grande, digamos que no primeiro caso eu lance duas no primeiro+ duas no segundo+ duas no terceiro, ou na seguinte suposição de um alvo grande, umas oito bombas de uma vez. Bem, será que um caça leve faz o mesmo numa mesma missão? Ah! E ainda sobram os mísseis BVR+WVR para uma patrulhinha. :D
PS: Não vale dizer que um alvo está no Rio e o outro em Manaus, se bem que talvez dê prá fazer com o Su-35.


Quem disse em que um Su-35 não é capaz de fazer? O Su-35 foi feito para cumprir tarefas em mais de uma distância como essa: entre Manaus e Rio! Já que a Russia é enorme pra defender em uma distancia como essas fizeram um avião como este, afora não vai me dizer em que o TVC do Sukhoi é ruim! Inumeras testes já foram feitos incusive com o F15! E não deu certo por que travou o bocal da turbina, já o Af-35 não trava gracas ao certo conhecimento adquirido com Freestyle( acho que um YS-141, não me lembro qual é o certo...)
E se pudermos dar uma vista com estas turbinas no F-5 Aí nem prescisaria do Fx!! :shock:
Não é mentira não, mas não lembro da onde que li esta reportagem! Se eu achar esta reportagem comento com vocês!

Até mais! :wink:
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#45 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Dez 19, 2004 6:55 pm

Já que a Russia é enorme pra defender em uma distancia como essas fizeram um avião como este, afora não vai me dizer em que o TVC do Sukhoi é ruim!


Ruim não mas a sua utilidade é questionável. Até o F-22 teve a validade do TVC reestudado. Por mais que o caça seja manobrável, ele não pode ultrapassar os limites de +9G e -3G, pois essa é a capacidade humana. Não adianta o TVC aumentar a capacidade de manobra se a carga G pode aumentar, correndo o risco de apagar o piloto. Não digo que é ruim ou inútil, apenas que pode discutir a se a presença de TVC num caça é realmente ponto chave.

E se pudermos dar uma vista com estas turbinas no F-5 Aí nem prescisaria do Fx!!
Não é mentira não, mas não lembro da onde que li esta reportagem! Se eu achar esta reportagem comento com vocês!


Como é? Colocar a turbina do Su-35 num F-5? Menos, Luis, menos... :roll:
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