O Haiti que se vire

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#46 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 26, 2004 6:22 pm

Olá Zero,

ZeRo4 escreveu:1. O Brasil só entrou nessa pq tinha promessas de apoio internacional. Apoio esse que até hoje não apareceu, foram mandados apenas alguns poucos soldades de outras nacionalidades apenas para dizer que "O Brasil não está sozinho..."

O problema não é apoio militar. Em questão de segurança, o Haiti está relativamente controlado! Claro que mais tropas seriam bem-vindas, mas essa não é a questão-chave! Ocorre que não é uma intervenção militar que trará de volta as instituições democráticas. Se não ocorrer um esforço nesse sentido, tão logo as tropas saiam do Haiti o país entra em convulsão social, advinda principalmente da anarquia instalada!

ZeRo4 escreveu:2. Concordo também com o Spets, só o POVO Haitiano pode mudar o Haiti. É evidente que ajuda internacional é bem vinda, mas nem os EUA, muito menos o Brasil vão fazer que isso aconteça sem a "vontade" do povo Haitiano.

Não basta nenhum e nem outro. É necessário ambos: apoio internacional e vontade haitiana. Apenas um deles não á capaz de resolver o problema!

ZeRo4 escreveu:4. 1.200 homens, entre EB e MB dariam um BOM caudo no combate a marginalidade em SP e Principalmente no RJ. Primeiro temos que resolver grande parte dos problemas DOMÉSTICOS, para depois ajudar os outros... O RJ, hoje em dia, sofre e muito q com a falta de fiscalização nas fronteiras e na baia de guanabara, locais por onde passam diversos armamentos, desde os mais banais como AK-47 e G3... até armas tidas como "raridades", como Glock 18, As Val, FN P90 e etc.

Discordo veementemente! O problema do Rio não é único no Brasil. Lá ele está pior, mas os problemas são nacionais e estruturais! As Polícias (outra coisa contraproducente: duas polícias) são mal equipadas, corruptas, administradas e distribuídas; a justiça é lenta e corrupta; a lesgislação é de 1940; a ATITUDE é de perdedor! São uam série de fatores que desembocam nesse problema! E o EB não é capaz de resolver a questão, apenas se ela se tornar insolvente, e ainda assim de forma pontual!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#47 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 26, 2004 6:26 pm

ZeRo4 escreveu:Sniper e Spets,

No RJ se encontram muitas raridades, só não tem RPG-7 por aqui pq não é de interesse dos traficantes explodirem viaturas policiais, apesar da quantidade de AT-4 descartadas que são encontradas por aqui.

Então como tu pode dizer que estamos em guerra, se os bandidos não tem interesse em estourar viaturas?!

Pelo que eu sei, quando existe uma situação de guerra, ambos os lados atacam o inimigo.

Os traficantes não, quanto mais sossego eles tiverem, mais dinheiro eles ganham! Entendeu?!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#48 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 26, 2004 6:27 pm

ZeRo4 escreveu:Olha Vinicius, sem querer ser chato e criar polêmica... mas não concordo.
Isso é apenas um nome "mais bonito" para função de polícia. Já que praticamente a função que o EB exerce no Haiti é sim de polícia. Não foi correndo atrás da bandidagem que o SD Brasileiro foi ferido no Haiti ?! Fora que os mesmos motivos que fazem a presença Brasileira ser requesitada no Haiti, também se passam aqui no RJ e nem por isso eu vejo o mesmo empenho do Presidente Lula em enviar tropas ou ajuda federal apra nosso estado.

Não!! Lá a situação é totalmente diferente do que ocorre no Rio! Se tu não consegue perceber isto, então é cego!!!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#49 Mensagem por rodrigo » Sex Nov 26, 2004 6:36 pm

A situação no Haiti só não está pior porque os rebeldes não tem dinheiro para comprar armas. Senão a cobra já tinha fumado há muito tempo.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#50 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 26, 2004 6:38 pm

Olá Zero,

ZeRo4 escreveu:Acabei de ver uma reportagem na Band agora, de tropas Brasileiras trocando tiros no Haiti, em um local que muito se assemelha as "nossas" favelas. Então pra mim, o que o EB faz no Haiti é função de polícia... afinal de contas o que faz a Polícia ?! Patrulhamento... a função principal de um exército é combater igualmente outro exército e isso não esta acontecendo no Haiti.

Tudo bem. Mas apenas o "ambiente", ou TO, era semelhante. Lá se combatem insurgentes! Aqui se combate a bandidagem! O que é totlamente diferente! Aqui os bandidos querem é sossego para faturar! Lá os insurgentes querem é provocar confusão e desordem!

ZeRo4 escreveu:Será ?! Acho que a diferença mor nesta questão é que o Haiti tem muito mais pobreza que o RJ. Em termos de violência ?! Diria que o RJ é tão pior, ou que nescessita do EB tanto quanto.

Mas não seja ridículo, Zero! As diferenças são tão profundas quanto os Aparados da Serra!!!

ZeRo4 escreveu:Será ?! Ou por culpa do nosso Presidente que admite que Soldados Brasileiros troquem tiro em favelas Haitianas, mas não permite que Soldados Brasileiros troquem tiros em favelas Brasileiras ?!

Graças à Deus que o Lula não permite que o EB entre nas favelas!!

Como eu já falei, o problema da violência é estrutural, e missões pontuais não resolvem o problema, apenas passariam a impressão de que "algo está sendo feito", o que seria totalmente equivocado!

ZeRo4 escreveu:São situações extremamente diferentes das do RJ! Em nenhum desses estados vemos bandidos empunhando fuzis, lança-rojões, granadas, metralhadoras de apoio geral. Em nenhum destes estados vemos bandidos fazendo falsas blitz, caçando policiais, assaltando quartéis das forças armadas e etc.

Bem como a situação do Rio é BEM diferente daquela vista no Haiti!

ZeRo4 escreveu:Definitivamente eles não fazem, pois se fizesse o RJ não estaria na "guerra narco-civil" que está.

Hahahahaha... Acabou de ser criado um novo termo!!! A "guerra-narco-civil". Zero, sugiro que você passe algum tempo estudando as principais guerras civis da história, para depois sim falar alguma coisa sobre tal assunto!

Só falta dizer que os traficantes são uma guerrilha marxista que pretende instalar no país uma ditadura comunista! Hahahaha

ZeRo4 escreveu:Com certeza, mas a parcela do gov. federal também é grande ao não perceber que o RJ se trata de um caso "especial".

Sim, é uma situação muito especial. Mas ela, repito, não se resolve com o EB, que só seria efetivo para controlar uma situação que saia do controle, o que não é o caso! O Rio não está em estado de insolvência como está o Haiti! E repito, só se resolve o problema da violência resolvendo questões estruturais!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#51 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 26, 2004 6:45 pm

ZeRo4 escreveu:Pra começar, se for pra discurir a "Carta Magna" desse país eu vou começar a RIR! a CF já foi atropelada por diversas vezes, é um tanto engraçado como as pessoas se referem a ela... me lembra até uma música dos paralamas: "Ninguém respeita a constituição... mas todos acreditam no futuro da nação..."

Continuando, O Haiti está em guerra civil ?! pois bem, ouso falar que o RJ está em guerra "narco-civil", só ontem morreram 12 pessoas na "guerra" Rocinha x Vidigal, e o RJ se arrasta já algum tempo numa guerra entre três facções rivais (C.V, A.D.A e T.C.P) fora as suas dissidências.

Não estou tentando comparar o Haiti ao Brasil, fica evidente que lá não existem ordem, mas falar que o papel que o EB estão cumprindo no Haiti não é de polícia ?! Dps você escreve que o EB está combatendo "insurgentes que se recusam a depor armas..." WELL, aqui no RJ existem vários insurgentes que também se recusam a depor armas e nem por isso vejo nosso presidente tentar dar uma solução parecida, não que eu ache ideal o EB enfrentar bandidos nas favelas, mas soa até como determinado preconceito.

A longo prazo também fica de certa forma evidente que o EB patrulhando ruas e/ou favelas não resolverá problema algum, mas devido ao contingente atual da PMERJ e da PCERJ, o EB poderia dar uma grande mão patrulhando as principais vias expressas e alguns lugares considerados de extremo perigo, aliviando assim a polícia carioca para fazer com que esta tenha efetivos mais fortes para realizar incursões em favelas.

Zero, este post seu está risível!!!

Você pode rir da Carta Magna, mas para mim, ela é a lei que rege este país. Se ela foi ou não atropelada, isso não pode servir de justificativa para fazer de novo. Veja, "um erro não justifica outro".

Ninguém respeita?! EU respeito! Se tu não faz o mesmo, paciência! Mas eu respeito ela, e exijo o seu cumprimento, não importanto se outros já desrespeitaram a mesma!

Insurgentes no Rio?! Tu só pode estar me gozando, né?! No Rio não existe "insurgentes". Existem bandidos, e eu nunca vi um bandido "depor armas"! Como eu falei, os bandidos mais querem é sossego! E isso não é uma prática comum de grupos insurgentes! De tal forma que o Lula está corretíssimo em não meter o EB nessa situação!

Eu discordo veementemente do uso do EB para patrulhar o Rio, salvo em situações emergenciais! Se isso se tornar praxe, não há porque então não transformar o EB em uma polícia! Repito, Exército não é polícia. Exército faz trabalho de Exército, Polícia faz o de Polícia.

Se tu julga o efetivo policial pequeno, então defenda a sua ampliação, mas não uma solução esdrúxula como a que tu defendes!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#52 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 26, 2004 6:55 pm

Olá Zero!

ZeRo4 escreveu:O que eu vejo na TV e Internet é sempre a mesma coisa. Soldados patrulhando ruas, vielas, becos, montando blitz nas ruas. Isso pra mim é "função de polícia". Mas eu só quero saber, pq o EB pode patrulhar e montar blitz nas ruas do Haiti, mas não podem patrulhar e montar blitz nas ruas do Rio de Janeiro.

Se tu não consegue compreender que as situações são completamente antagônicas, então a discussão acaba aqui!

ZeRo4 escreveu:Policial ?! Tem certeza ?! tem lugar aki no RJ que a polícia simplesmente não entra! Já estamos em "guerra civil" há muito tempo, o problema é que muitos não querem enxergar.

Não. Tu é que não quer enxergar que o EB não é solução para a segurança! E repito, estude um pouco mais sobre guerras civis! Encontrará coisas interessantíssimas!

ZeRo4 escreveu:A Culpa do Gov. Federal é não ceder as FAs para o que realmente nós precisamos. Pra servir de fantoche não precisamos, já temos bastante PMs na operação "visibilimorte".

Não, esse é o grande acerto! O grande erro é não fazer nada para mudar a segurança pública!!!

ZeRo4 escreveu:Suposições... você ouviu de minhar parte alguma incitação para passarmos por cima da Constituição? Nem vai ouvir... ainda mais de um estudante de Direito. Mas tenho que admitir que me provoca risos o jeito que algumas pessoas falam da constituição, parece que nunca foi violada, quando na verdade vemos diariamente ela ser rasgada... então fica a dúvida.

Não, mas se tu não defende, então acabou a discussão, pois é Inconstitucional aplicar as tropas do EB nesse tipo de missão!

ZeRo4 escreveu:Bem o que é Guerra Civil para você ?! Morrem mais pessoas em um mês no RJ, do que em muitas Guerras mundo afora.

O que é guerra civil para ti?!

Pois morrem um número gigantesco em acidentes de trânsito, e nunca vi ninguém sugerir ao EB ajudar a Polícia Rodoviária Federal/Estadual!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#53 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 26, 2004 6:56 pm

ZeRo4 escreveu:Missão do EB no Haiti.

O Engraçado é que a PMERJ faz a mesma coisa por aqui. Será que a PMERJ está descumprindo com as suas missões e realizando missões que não são de polícia ?! As únicas coisas que os diferem

De fato, o caro estudante de Direito esquece-se, mais uma vez, que é INCONSTITUCIONAL usar o EB em missões dessa natureza!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#54 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 26, 2004 7:08 pm

ZeRo4 escreveu:Não! Já vi eles entrarem no sistema de rádio da polícia ameaçando a Gov (na época Benedita...) quando esta visitava uma favela. Eles realmente não tomaram o poder por questões, digamos "ideológicas", pois querem vender drogas... mas já provavaram que podem a hora que bem entenderem realizar envestidas! Até o Palácio do Governo eles já fuzilaram... e JÁ controlam grande parte do RJ quer você queira admitir ou não :D

As razões pela qual eles ainda não rtomaram o poder são irrelevantes! O fato é que ainda não fizerem! Um dia, se é que ele vai chegar, os traficantes tentarem tomar o poder, então eu apoiarei totalmente a intervenção do EB, como instrumento da "manutenção da ordem constitucional"!! No momento, o Rio ainda possui as suas instituições democráticas e governamentais, de forma que ainda há como reverter a situação por meios ortodoxos!

ZeRo4 escreveu:Incompetência ?! Acho que tu ta completamente desinformado da situação atual do RJ! Tenta entrar no Complexo do Alemão depois das 7hrs da Noite...

Incompetência! Imcompetência para tomar a atitude e resolver problemas estruturais sem os quais nem EB nem o raio que o parta vai resolver nada!

ZeRo4 escreveu:Bom é Missão de Alguém... e olhando o quadro atual da Polícia Federal, o Gov. Federal já está cansado de saber que atualmente a PF não tem quadro para realizar este tipo de missão, logo isso deveria ficar a cargo do EB.

Então pregue o aumento e qualificação da PF!

ZeRo4 escreveu:Ta bom, vou te chamar pra fazer "ação policial" e "ação social", que são medidas paliativas, numa sexta-feira as 11hrs da noite, no Complexo do Alemão... onde normalmente nos fins de semana há 200 homens armados SOMENTE de fuzis... neste número nem estão incluídos os que estam armados apenas de pistola, que devem ser no mínimo o triplo.

Primeiro: Ninguém disse que não se deva agir com a Polícia nas favelas.

Segundo: Ação social não é paliativo.

Terceiro: De onde tu tira esses números? Da tua cabeça?

ZeRo4 escreveu:Pode não ser, mas no comportamento da Sociedade em geral o Beira-Mar tem mais poder do que a Governadora...

Meu Deus! Que exagero bizarro!

ZeRo4 escreveu:Está cumprindo muito mal ?! Pq ?! Na realidade a PMERJ e a PCERJ estão cumprindo tão bem a sua missão de combate ao tráfico de Droga que o mesmo está praticamente desarticulado... qnts líderes do primeiro e segundo escalão do tráfico foram presos e/ou mortos nos últimos meses ?! Só uma "pequena" listinha... GanGan, Sapinho, DJ, Tigrão, Mais Alto, Verdão, Savoy, Arafat, Skol, Noquinha, Facão. A tarefe está sendo tão bem cumprida que o primeiro problema do RJ deixou de ser o tráfico e agora passa a ser o temido "Bonde do 157".

Se a PM e a PC está fazendo bem o seu trabalho, que diabos tu tá defendendo a ação do EB?!

ZeRo4 escreveu:Falar é fácil... o difícil é entrar na Vila do João (ADA) de um lado, tendo vizinhos como Baixa do Sapateiro e Timbau (TCP) e a Nova Holanda (CV), criando o famoso "fogo cruzado". Meu irmão já tirou serviço com o pessoal do 22o BPM (Maré) no Fogo Cruzado... daqui a pouco eu posto um arquivo de áudio contendo mensagens dos traficantes ok ?!

Kra, o dia em que o trafico for mais forte do que a PM, então meu amigo, eu estou louco. Por diversas vezes, falta atituide, e compromisso político para apoiar as ações da polícia, não importando quantos corpos tenham que sair dentro do saco preto de cima das favelas!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
ZeRo4
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por ZeRo4 » Sex Nov 26, 2004 7:23 pm

Carai Finken... to rachando o bico aqui de tanto rir mané! Caralho foi uma pedreira atrás da outra :) de madrugada eu respondo tudo, pq agora eu to indo é namorar.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Contato:

#56 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Nov 26, 2004 7:29 pm

ZeRo4 escreveu:Carai Finken... to rachando o bico aqui de tanto rir mané! Caralho foi uma pedreira atrás da outra :) de madrugada eu respondo tudo, pq agora eu to indo é namorar.

Olá Zero!!

Hehehe, fico no aguardo!

E bom proveito!

Atte.
André R. Finken Heinle

Thomas Sowell
ZeRo4
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Nov 27, 2004 12:36 am

ZeRo4 escreveu:1. O Brasil só entrou nessa pq tinha promessas de apoio internacional. Apoio esse que até hoje não apareceu, foram mandados apenas alguns poucos soldades de outras nacionalidades apenas para dizer que "O Brasil não está sozinho..."

FinkenHeinle escreveu:O problema não é apoio militar. Em questão de segurança, o Haiti está relativamente controlado! Claro que mais tropas seriam bem-vindas, mas essa não é a questão-chave! Ocorre que não é uma intervenção militar que trará de volta as instituições democráticas. Se não ocorrer um esforço nesse sentido, tão logo as tropas saiam do Haiti o país entra em convulsão social, advinda principalmente da anarquia instalada!

Tão controlado que 11 Argentinos foram deixados de cuecas. Fora que sempre que se fala em Haiti, se fala de mais envio de contingente, a algum tempo atrás já se falava no "fiasco Brasileiro".

ZeRo4 escreveu:2. Concordo também com o Spets, só o POVO Haitiano pode mudar o Haiti. É evidente que ajuda internacional é bem vinda, mas nem os EUA, muito menos o Brasil vão fazer que isso aconteça sem a "vontade" do povo Haitiano.

FinkenHeinle escreveu:Não basta nenhum e nem outro. É necessário ambos: apoio internacional e vontade haitiana. Apenas um deles não á capaz de resolver o problema!

É claro Finken, mas não adianta NÓS queremos, e o povo haitiano ficar em cima do muro. A chamada é deles, se não fica igual tratamento de drogado! Ele só para na clínica de reabilitação quando ELE quer, e não quando os parentes querem.

ZeRo4 escreveu:4. 1.200 homens, entre EB e MB dariam um BOM caudo no combate a marginalidade em SP e Principalmente no RJ. Primeiro temos que resolver grande parte dos problemas DOMÉSTICOS, para depois ajudar os outros... O RJ, hoje em dia, sofre e muito q com a falta de fiscalização nas fronteiras e na baia de guanabara, locais por onde passam diversos armamentos, desde os mais banais como AK-47 e G3... até armas tidas como "raridades", como Glock 18, As Val, FN P90 e etc.

FinkenHeinle escreveu:Discordo veementemente! O problema do Rio não é único no Brasil. Lá ele está pior, mas os problemas são nacionais e estruturais! As Polícias (outra coisa contraproducente: duas polícias) são mal equipadas, corruptas, administradas e distribuídas; a justiça é lenta e corrupta; a lesgislação é de 1940; a ATITUDE é de perdedor! São uam série de fatores que desembocam nesse problema! E o EB não é capaz de resolver a questão, apenas se ela se tornar insolvente, e ainda assim de forma pontual!

Bem, só no RJ eu vejo:

1. Bandidos armados de Fuzis, Metralhadoras, Granadas e Lança-Rojões.

2. Só no RJ a Polícia não entra em determinadas localidades depois de 7hrs da noite.

3. Só no RJ existe Falsa Blitz.

4. Só no RJ se rouba material das Forças Armadas em QUARTÉIS.

5. Só no RJ são encontrados copos esquartejados e sem cabeça.

6. Só no RJ PMs fazendo patrulhamento e/ou Blitz são fuzilados

7. Só no RJ A Farda dos PMs não é lavada em casa.

Isso pra mim é único. Se tu apresentar outra unidade da federação que apresente ao menos UM
desses aspectos eu mudo minha opinião. Sobre a Polícia, tanto Militar quanto Civil, pela situação e com o que eles tem na mão eu arriscaria a dizer que é a "melhor" polícia do Brasil em termos de "custo-benefício".

ZeRo4
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Nov 27, 2004 1:14 am

FinkenHeinle escreveu:
ZeRo4 escreveu:Sniper e Spets,

No RJ se encontram muitas raridades, só não tem RPG-7 por aqui pq não é de interesse dos traficantes explodirem viaturas policiais, apesar da quantidade de AT-4 descartadas que são encontradas por aqui.

Então como tu pode dizer que estamos em guerra, se os bandidos não tem interesse em estourar viaturas?!

Pelo que eu sei, quando existe uma situação de guerra, ambos os lados atacam o inimigo.

Os traficantes não, quanto mais sossego eles tiverem, mais dinheiro eles ganham! Entendeu?!

Bem Finken, depende... ATACAR viaturas eles atacam TODO dia! Realmente ainda não é "comum" explodirem viaturas policiais, mas creio que não está muito longe não... quem diria no passado que os bandidos teriam a quantidade de fuzil que tem hj ?! quem diria que os bandidos um dia fariam falsas blitz ?! então se continuar do jeito que está é questão de tempo. Se tu viu o filme Cidade de Deus vai perceber o que falo... no começo do filme os bandidos simplesmente corriam quando alguém gritava polícia, passado algum tempo começaram a impedir a polícia de entrar na favela e se o filme fosse feito até os dias de Hoje, mostraria traficantes SAINDO da favela para atacar policiais no asfalto.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#59 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Nov 27, 2004 1:16 am

ZeRo4 escreveu:Olha Vinicius, sem querer ser chato e criar polêmica... mas não concordo.
Isso é apenas um nome "mais bonito" para função de polícia. Já que praticamente a função que o EB exerce no Haiti é sim de polícia. Não foi correndo atrás da bandidagem que o SD Brasileiro foi ferido no Haiti ?! Fora que os mesmos motivos que fazem a presença Brasileira ser requesitada no Haiti, também se passam aqui no RJ e nem por isso eu vejo o mesmo empenho do Presidente Lula em enviar tropas ou ajuda federal apra nosso estado.

FinkenHeinle escreveu:Não!! Lá a situação é totalmente diferente do que ocorre no Rio! Se tu não consegue perceber isto, então é cego!!!

Consigo enxergar obviamente. O que eu não consigo entender é... para os Foristas o EB pode trocar tiros em favelas Haitianas e não é "Inconstitucional", mas trocar tiros em favelas Cariocas (não que eu apoie isso...) é Inconstitucional... vai saber. Veja bem, não estou questionando (apesar de não concordar...) com a missão que o Brasil cumpre no Haiti... o que estou questionando é: Pq os foristas não falam que também NÃO É função do EB trocar tiros em favelas Haitianas ?!

ZeRo4
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por ZeRo4 » Sáb Nov 27, 2004 1:27 am

ZeRo4 escreveu:Acabei de ver uma reportagem na Band agora, de tropas Brasileiras trocando tiros no Haiti, em um local que muito se assemelha as "nossas" favelas. Então pra mim, o que o EB faz no Haiti é função de polícia... afinal de contas o que faz a Polícia ?! Patrulhamento... a função principal de um exército é combater igualmente outro exército e isso não esta acontecendo no Haiti.

FinkenHeinle escreveu:Tudo bem. Mas apenas o "ambiente", ou TO, era semelhante. Lá se combatem insurgentes! Aqui se combate a bandidagem! O que é totlamente diferente! Aqui os bandidos querem é sossego para faturar! Lá os insurgentes querem é provocar confusão e desordem!

Olha Finken, Insurgente por "Insurgente" os do RJ também são, afinal a definição de "Insurgente" no dicionário é "Rebelde", e aqui no Rio temos muitos "rebeldes". Sobre o que os bandidos querem... bem estou inclinado a mudar de opinião! Quem quer sossego não faz "Segunda Sem Lei", quem quer sossego não ataca o Palácio do Governo, quem quer sossego não ataca o Bondinho do Pão de Açucar e por último, quem quer sossego não sai de dentro da favela pra caçar policial no asfalto...

ZeRo4 escreveu:Será ?! Acho que a diferença mor nesta questão é que o Haiti tem muito mais pobreza que o RJ. Em termos de violência ?! Diria que o RJ é tão pior, ou que nescessita do EB tanto quanto.

FinkenHeinle escreveu:Mas não seja ridículo, Zero! As diferenças são tão profundas quanto os Aparados da Serra!!!

Não estou discutindo "diferenças" no GERAL, estou discutindo a questão "Violência" ou "Criminalidade" e neste assunto creio que o RJ está sim, bastante semelhante ao Haiti... veja BEM não estou considerando "desordem" como fator, mas você terá de concordar comigo que algumas coisas acontecem no RJ (i.e cabeças degoladas de traficantes rivais em estações do metrô, corpos de traficantes sem cabeça pendurado numa passarela sob uma via expressa e etc) são bem piores do que acontece no Haiti.

ZeRo4 escreveu:Será ?! Ou por culpa do nosso Presidente que admite que Soldados Brasileiros troquem tiro em favelas Haitianas, mas não permite que Soldados Brasileiros troquem tiros em favelas Brasileiras ?!

FinkenHeinle escreveu:Graças à Deus que o Lula não permite que o EB entre nas favelas!!

Nas Carioccas né ?! Pq nas Haitianas ele permite... O duro é saber que um SD Brasileiro pode morrer defendendo o povo Haitiano mas não pode morrer defendendo os Cariocas.

FinkenHeinle escreveu:Como eu já falei, o problema da violência é estrutural, e missões pontuais não resolvem o problema, apenas passariam a impressão de que "algo está sendo feito", o que seria totalmente equivocado!

Em algum momento eu falei que acabaria com o problema ?! Sempre deixei explícito nos meus textos que... A CURTO PRAZO é claro que se essas pequenas soluções se acomodarem, com o tempo tudo voltaria a ser como antes.

ZeRo4 escreveu:São situações extremamente diferentes das do RJ! Em nenhum desses estados vemos bandidos empunhando fuzis, lança-rojões, granadas, metralhadoras de apoio geral. Em nenhum destes estados vemos bandidos fazendo falsas blitz, caçando policiais, assaltando quartéis das forças armadas e etc.

FinkenHeinle escreveu:Bem como a situação do Rio é BEM diferente daquela vista no Haiti!

Eu nunca comparei a "situação" do Rio com a do Haiti, o que eu comparei foi a Violência Carioca e a Violência Haitiana, pelo que eu VEJO nos jornais a Carioca não está a dever muito não.

ZeRo4 escreveu:Definitivamente eles não fazem, pois se fizesse o RJ não estaria na "guerra narco-civil" que está.

FinkenHeinle escreveu:Hahahahaha... Acabou de ser criado um novo termo!!! A "guerra-narco-civil". Zero, sugiro que você passe algum tempo estudando as principais guerras civis da história, para depois sim falar alguma coisa sobre tal assunto!

Bem não sei se você entendeu o sentido da "invenção" (acredito que não). Fica evidente que não estamos em guerra civil, pois nenhum grupo tenta tomar o poder! Mas estamos numa GUERRA sim que parece interminável.

FinkenHeinle escreveu:Só falta dizer que os traficantes são uma guerrilha marxista que pretende instalar no país uma ditadura comunista! Hahahaha

Com certeza não. Mas se tu conhecesse pessoas relacionadas ao tráfico de drogas, com certeza diria que eles já leram algum livro sobre Karl Marx

ZeRo4 escreveu:Com certeza, mas a parcela do gov. federal também é grande ao não perceber que o RJ se trata de um caso "especial".

FinkenHeinle escreveu:Sim, é uma situação muito especial. Mas ela, repito, não se resolve com o EB, que só seria efetivo para controlar uma situação que saia do controle, o que não é o caso! O Rio não está em estado de insolvência como está o Haiti! E repito, só se resolve o problema da violência resolvendo questões estruturais!

Bem, a situação JÁ está fora do controle... e mais uma vez, não estou comparando o Rio ao Haiti.

Editado pela última vez por ZeRo4 em Sáb Nov 27, 2004 2:20 am, em um total de 1 vez.

Responder