ZeRo4 escreveu:Acabei de ver uma reportagem na Band agora, de tropas Brasileiras trocando tiros no Haiti, em um local que muito se assemelha as "nossas" favelas. Então pra mim, o que o EB faz no Haiti é função de polícia... afinal de contas o que faz a Polícia ?! Patrulhamento... a função principal de um exército é combater igualmente outro exército e isso não esta acontecendo no Haiti.
FinkenHeinle escreveu:Tudo bem. Mas apenas o "ambiente", ou TO, era semelhante. Lá se combatem insurgentes! Aqui se combate a bandidagem! O que é totlamente diferente! Aqui os bandidos querem é sossego para faturar! Lá os insurgentes querem é provocar confusão e desordem!
Olha Finken, Insurgente por "Insurgente" os do RJ também são, afinal a definição de "Insurgente" no dicionário é "Rebelde", e aqui no Rio temos muitos "rebeldes". Sobre o que os bandidos querem... bem estou inclinado a mudar de opinião! Quem quer sossego não faz "Segunda Sem Lei", quem quer sossego não ataca o Palácio do Governo, quem quer sossego não ataca o Bondinho do Pão de Açucar e por último, quem quer sossego não sai de dentro da favela pra caçar policial no asfalto...
ZeRo4 escreveu:Será ?! Acho que a diferença mor nesta questão é que o Haiti tem muito mais pobreza que o RJ. Em termos de violência ?! Diria que o RJ é tão pior, ou que nescessita do EB tanto quanto.
FinkenHeinle escreveu:Mas não seja ridículo, Zero! As diferenças são tão profundas quanto os Aparados da Serra!!!
Não estou discutindo "diferenças" no GERAL, estou discutindo a questão "Violência" ou "Criminalidade" e neste assunto creio que o RJ está sim, bastante semelhante ao Haiti... veja BEM não estou considerando "desordem" como fator, mas você terá de concordar comigo que algumas coisas acontecem no RJ (i.e cabeças degoladas de traficantes rivais em estações do metrô, corpos de traficantes sem cabeça pendurado numa passarela sob uma via expressa e etc) são bem piores do que acontece no Haiti.
ZeRo4 escreveu:Será ?! Ou por culpa do nosso Presidente que admite que Soldados Brasileiros troquem tiro em favelas Haitianas, mas não permite que Soldados Brasileiros troquem tiros em favelas Brasileiras ?!
FinkenHeinle escreveu:Graças à Deus que o Lula não permite que o EB entre nas favelas!!
Nas Carioccas né ?! Pq nas Haitianas ele permite... O duro é saber que um SD Brasileiro pode morrer defendendo o povo Haitiano mas não pode morrer defendendo os Cariocas.
FinkenHeinle escreveu:Como eu já falei, o problema da violência é estrutural, e missões pontuais não resolvem o problema, apenas passariam a impressão de que "algo está sendo feito", o que seria totalmente equivocado!
Em algum momento eu falei que acabaria com o problema ?! Sempre deixei explícito nos meus textos que...
A CURTO PRAZO é claro que se essas pequenas soluções se acomodarem, com o tempo tudo voltaria a ser como antes.
ZeRo4 escreveu:São situações extremamente diferentes das do RJ! Em nenhum desses estados vemos bandidos empunhando fuzis, lança-rojões, granadas, metralhadoras de apoio geral. Em nenhum destes estados vemos bandidos fazendo falsas blitz, caçando policiais, assaltando quartéis das forças armadas e etc.
FinkenHeinle escreveu:Bem como a situação do Rio é BEM diferente daquela vista no Haiti!
Eu nunca comparei a "situação" do Rio com a do Haiti, o que eu comparei foi a Violência Carioca e a Violência Haitiana, pelo que eu VEJO nos jornais a Carioca não está a dever muito não.
ZeRo4 escreveu:Definitivamente eles não fazem, pois se fizesse o RJ não estaria na "guerra narco-civil" que está.
FinkenHeinle escreveu:Hahahahaha... Acabou de ser criado um novo termo!!! A "guerra-narco-civil". Zero, sugiro que você passe algum tempo estudando as principais guerras civis da história, para depois sim falar alguma coisa sobre tal assunto!
Bem não sei se você entendeu o sentido da "invenção" (acredito que não). Fica evidente que não estamos em guerra civil, pois nenhum grupo tenta tomar o poder! Mas estamos numa GUERRA sim que parece interminável.
FinkenHeinle escreveu:Só falta dizer que os traficantes são uma guerrilha marxista que pretende instalar no país uma ditadura comunista! Hahahaha
Com certeza não. Mas se tu conhecesse pessoas relacionadas ao tráfico de drogas, com certeza diria que eles já leram algum livro sobre Karl Marx
ZeRo4 escreveu:Com certeza, mas a parcela do gov. federal também é grande ao não perceber que o RJ se trata de um caso "especial".
FinkenHeinle escreveu:Sim, é uma situação muito especial. Mas ela, repito, não se resolve com o EB, que só seria efetivo para controlar uma situação que saia do controle, o que não é o caso! O Rio não está em estado de insolvência como está o Haiti! E repito, só se resolve o problema da violência resolvendo questões estruturais!
Bem, a situação JÁ está fora do controle... e mais uma vez, não estou comparando o Rio ao Haiti.