Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Sideshow
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por Sideshow » Qui Mar 01, 2007 10:26 pm
Bolovo escreveu:Sniper escreveu:Bolovo escreveu:Sniper escreveu:Bolovo escreveu:Até onde que eu me lembre, a FAB não adotou os MAA-1 nos A-29, sim homologou e tal, mas não vai usa-los, por não fazer muito sentido (derrubar avião do tráfico com míssil?!)...
Existem dezenas de fotos dos A-29 operando nos 3º com o A-29...
Como assim não adotou ?
Creio que os 3º tenham alguns Piranha estocados...
Abraços!
Uai. O AMX nunca usou um míssil na ponta das asas desde 1989.
Os 3ºGAv usam as .50 para missões ar-ar.
Ok, ma eles treinam e estão capacitados a ultilizar o Piranha!
Existem dezenas de fotos dos A-29 operando com Piranha!
Abraço!
Aquelas fotos não são de operações reais.
Não tem UM MAA-1 sequer num dos estoques dos 3ºGAv. Porque simplesmente é bizarro usar um míssil de 70 mil reais para derrubar um alvo (normalmente Cessnas) que poderia ser derrubado com uns 20 tiros de metralhadora!
Bolovo uma das funções dos ALX é anti-heli, então eu acho que a FAB ainda vai comprar um lote de MAA-1/B para os ALX.
Essa foto é linda.
-
Sniper
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 7 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Sniper » Qui Mar 01, 2007 10:26 pm
Bolovo escreveu:Sniper escreveu:Bolovo escreveu:Sniper escreveu:Bolovo escreveu:Até onde que eu me lembre, a FAB não adotou os MAA-1 nos A-29, sim homologou e tal, mas não vai usa-los, por não fazer muito sentido (derrubar avião do tráfico com míssil?!)...
Existem dezenas de fotos dos A-29 operando nos 3º com o A-29...
Como assim não adotou ?
Creio que os 3º tenham alguns Piranha estocados...
Abraços!
Uai. O AMX nunca usou um míssil na ponta das asas desde 1989.
Os 3ºGAv usam as .50 para missões ar-ar.
Ok, ma eles treinam e estão capacitados a ultilizar o Piranha!
Existem dezenas de fotos dos A-29 operando com Piranha!
Abraço!
Aquelas fotos não são de operações reais.
Não tem UM MAA-1 sequer num dos estoques dos 3ºGAv. Porque simplesmente é bizarro usar um míssil de 70 mil reais para derrubar um alvo (normalmente Cessnas) que poderia ser derrubado com uns 20 tiros de metralhadora!
Ok Bolovo! Concordo inteiramente contigo!
É no mínimo inusitado usar um míssil para derrubar um bimotor... Mas isso não impede que o esquadrão tenha Piranhas no seu estoque!
Veja várias fotos dos A-29 armados com o Piranha:
http://www.fab.mil.br/aeronaves/FOTOS_ANV/A-29_SUPER-TUCANO/Album.swf
Abraços!
-
Sideshow
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por Sideshow » Qui Mar 01, 2007 10:30 pm
Bolovo escreveu:Marino escreveu:Bolovo
Eu li que o uso dos MAA-1 nos Super Tucano seriam para ações anti-He.
O que sabe disso?
Acho difícil. Todo mundo sabe que o MAA-1 tá longe de ser super preciso e manobrável, e atingir um helicóptero voando baixo, que emite muito menos radiação infravermelha que um avião qualquer não parece ser lá muito fácil. Às vezes até os HEs se dão melhor, vide os Mi-24 e AH-1 na Guerra do Irã Iraque, que botavam até os F-4 Phantom pra correr.
Ah, aquele A-29 armado com MAA-1 que tem no site da Embraer e em outros lugares, eu já o vi voando por aqui. Meu irmão conhece o piloto de ensaio de vôo da Embraer que foi responsável em detectar os erros técnicos do avião, esqueci o nome do cara, mas ele é complicado, tem umas 6000 milhões de horas de vôo e salvo engano, o cara é civil, nunca foi milico.
Bolovo não me lembro qual numero daquela revista de FAB que falava que o Piranha foi homologado contra o UH-1 e T-27...
Sniper eu concordo com você, mas hoje a FAB não tem Piranha em estoque para os ALX
-
Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mensagem
por Bolovo » Qui Mar 01, 2007 10:31 pm
Acho que esse A-29 só está com com o MAA-1 só para posar pra foto. Se os F-5 mal tem os MAA-1, imagina os caras dos terceiros...
Na FAB, o armamento, não sei porque, é sempre deixado em segundo plano. Parece que agora vai ser diferente, mas custo a acreditar, vendo A-1 voando por mais de 15 anos sem uma bendita bomba a laser.
Eu sei que o MAA-1 pode ser lançado do A-29, é só colocar lá e pimba, lançar. Mas mesmo assim não faz sentido, o MAA-1 não é totalmente all-aspect (até onde eu sei), daí o A-29 teria que chegar no setor traseiro para locar, é complicado.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
Carcará
- Sênior
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Mensagem
por Carcará » Sex Mar 02, 2007 8:10 am
Bolovo escreveu:Acho que esse A-29 só está com com o MAA-1 só para posar pra foto. Se os F-5 mal tem os MAA-1, imagina os caras dos terceiros...
Na FAB, o armamento, não sei porque, é sempre deixado em segundo plano. Parece que agora vai ser diferente, mas custo a acreditar, vendo A-1 voando por mais de 15 anos sem uma bendita bomba a laser.
Eu sei que o MAA-1 pode ser lançado do A-29, é só colocar lá e pimba, lançar. Mas mesmo assim não faz sentido, o MAA-1 não é totalmente all-aspect (até onde eu sei), daí o A-29 teria que chegar no setor traseiro para locar, é complicado.
Posso estar enganado, mas penso que o MAA-1 é all-aspect, acredito que ele não seja off boresight.
-
Adriano
- Sênior
Mensagem
por Adriano » Sex Mar 02, 2007 8:53 am
Não sei se a própria Mectron (ou a FAB) tem certeza de que o MAA1 é all-aspect. Aliás, dá pra ser parcialmente all-aspect? Ou é ou não é.
Alguém sabe da impressão dos pilotos sobre o míssil?
Abraços!
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
-
Sniper
- Sênior
- Agradeceram: 7 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Sniper » Sex Mar 02, 2007 9:03 am
Carcará escreveu:Sniper escreveu:Outra configuração também é a de 2 Piranhas nos cabides externos e 2 tanques nos cabides internos ( sem nada no cabide ventral ).
Abraço!
Na FOTO 6 mostra um A-29B com 2 MAA-1 e 2 Tanques sub-alares e 1 ventral.
http://www.fab.mil.br/aeronaves/FOTOS_A ... /Album.swf
Sim, não havía percebido!
O difícil em algumas fotos é distinguir os tanques das metralhadoras nas asas...
Abraços!
-
Bolovo
- Sênior
Mensagem
por Bolovo » Sex Mar 02, 2007 2:27 pm
Carcará escreveu:Posso estar enganado, mas penso que o MAA-1 é all-aspect, acredito que ele não seja off boresight.
Não sei, só digo o que eu escuto falar por aqui. O que eu escuto é que ele é um all-aspect meia-boca, por causa do processador fraquinho, tanto que uma das melhorias no MAA-1B vai ser no sensor.
-
AMX
- Intermediário
Mensagem
por AMX » Sex Mar 02, 2007 4:35 pm
E se os ALX precisarem interceptar "jatinhos"? Os Piranha não seriam úteis? Voar atrás pra derrubar com metralhadora, não dá...
-
Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Mensagem
por Clermont » Sex Mar 02, 2007 7:36 pm
Curiosidade leiga do dia:
Como é que um turbohélice como esses A-29 se sai contra mísseis antiaéros leves, como o "Igla"? Teriam esses aviões alguma vantagem em relação a jatos? Imagino que jatos sejam mais quentes, pois tem turbinas (jatos tem turbinas, por isso, são jatos! Dãããã...), sendo assim, deveriam atrair mais esses mísseis de infantaria. Certo ou errado?
Aliás, a moderação devia criar um tópico em cada sala com o título:
"Todas as Perguntas Infantis Que Os Leigos Adoram Fazer".
-
Carcará
- Sênior
- Agradeceu: 52 vezes
- Agradeceram: 41 vezes
Mensagem
por Carcará » Seg Mar 05, 2007 11:49 am
Bolovo escreveu:Carcará escreveu:Posso estar enganado, mas penso que o MAA-1 é all-aspect, acredito que ele não seja off boresight.
Não sei, só digo o que eu escuto falar por aqui. O que eu escuto é que ele é um
all-aspect meia-boca, por causa do processador fraquinho, tanto que uma das melhorias no MAA-1B vai ser no sensor.
Aí eu faço a mesma pergunta do Adriano. Dá pra ser parcialmente all-aspect? Ou ele engaja o avião adversário em
todo aspecto de posicionamento (por trás, pelo lado, pela frente, por baixo, etc) – daí o termo, ou não!
No mais, já li aqui no fórum que o MAA-1 é similar ao AIM-9L, e o míssil americano é all-aspect!
Abraço,
-
Naval
- Sênior
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
Mensagem
por Naval » Ter Mar 06, 2007 10:05 pm
Pergunta pra galera q sabe tudo.
A FAB planeja ativar mais esquadrões de ALX na região norte??
Valeu.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
-
Bolovo
- Sênior
Mensagem
por Bolovo » Ter Mar 06, 2007 10:42 pm
Naval escreveu:Pergunta pra galera q sabe tudo.
Valeu.
Tudo indica que ainda vai ter um 4º/3ºGAv em São Gabriel da Cachoeira.
-
Naval
- Sênior
- Agradeceu: 156 vezes
- Agradeceram: 43 vezes
Mensagem
por Naval » Ter Mar 06, 2007 11:33 pm
Bolovo escreveu:Naval escreveu:Pergunta pra galera q sabe tudo.
Valeu.
Tudo indica que ainda vai ter um 4º/3ºGAv em São Gabriel da Cachoeira.
Bolovo, sabe se tem previsão pra isto??
Falou.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)