Fragata F 833 "Van Nes" em Lisboa (FEV 2007)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

Fragata F 833 "Van Nes" em Lisboa (FEV 2007)

#1 Mensagem por Charlie Golf » Qui Mar 01, 2007 9:18 am

No princípio do mês passado, a fragata "Van Nes", da Marinha Real Holandesa, esteve alguns dias em Lisboa. A notícia chegou até a ser veiculada por alguns orgãos de comunicação social, para além da sua divulgação no site da Armada.

MARINHA PORTUGUESA - Notícias

Fragata holandesa, futuro navio da Marinha, está em Portugal
2007-02-06

Chegou hoje a Portugal a fragata holandesa "Van Nes", da classe Karel Doorman, um dos dois navios adquiridos pelo Estado Português no âmbito da Lei de Programação Militar que entrará ao serviço da Marinha no final de 2008, estando previsto que a segunda fragata da mesma classe chegue a Portugal seis meses depois.

A entrada ao serviço das duas fragatas da Classe "Karel Doorman" constituirá uma importante etapa no reforço da Esquadra para a prossecução da missão da Marinha em prol da defesa dos interesses nacionais. Estes navios com características multipropósito vêm substituir as fragatas da classe "João Belo", que integram a Esquadra portuguesa há cerca de 40 anos. Os navios agora adquiridos, nomeadamente a "Van Nes", dispõe de uma tecnologia moderna de automatizações de sistema, exigindo menores guarnições mas com a garantia de um aumento da produtividade e operacionalidade.

O investimento feito representa um estímulo e um valor acrescentado para a Esquadra, para a Marinha e para o País, permitindo uma economia de meios e de escala. Refira-se que a fragata "Van Nes" é actualmente comandado pelo Comandante Sillevis Smith e vai estar em Lisboa até ao dia 10 de Fevereiro.

:arrow: http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... andesa.htm

No dia 9 de Fevereiro, aproveitando uma ida a Lisboa, desloquei-me à zona portuária de Santa Apolónia onde se encontrava atracada a F 833 "Van Nes". Pela sequência de imagens poderão facilmente aperceber-se de que este vaso de guerra não estava disponível ao público em geral.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esta última imagem mostra três simpáticas marinheiras holandesas que vinham a chegar ao navio no preciso momento em que eu estava de partida e se mostraram disponíveis para serem fotografadas pela objectiva da minha fraquinha máquina digital HP Photosmart M517. Espero que as vossas críticas sejam, acima de tudo, de índole constructiva. :mrgreen: :wink:

Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#2 Mensagem por chm0d » Qui Mar 01, 2007 10:07 am

Otimas fotos...

Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#3 Mensagem por Naval » Qui Mar 01, 2007 10:13 am

Realmente, ótimas fotos!

Pergunta de leigo. O que são estas ''tubeiras'' localizadas à bombordo do navio na terceira foto??

Abraços.

Editado pela última vez por Naval em Sex Mar 02, 2007 9:21 pm, em um total de 1 vez.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2910 vezes
Agradeceram: 2580 vezes

#4 Mensagem por P44 » Qui Mar 01, 2007 10:18 am

Naval escreveu:Realmente, ótimas fotos!

Pergunta de leigo. O que são estas ''tubeiras'' localizadas à boroeste do navio na terceira foto??
Abraços.

São os VLS dos Misseis Sea-Sparrow (Lançadores Verticais)

Amigo Charlie:

Tens a certeza que não existe nada acerca da reportagem feita a bordo da Van Nes e que passou na TV ? (RTP, SIC , TVI)?

*Turn on the news and eat their lies*
Naval
Sênior
Sênior
Agradeceu: 156 vezes
Agradeceram: 43 vezes

#5 Mensagem por Naval » Qui Mar 01, 2007 10:21 am

Valeu P44!!

"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
P44
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por P44 » Qui Mar 01, 2007 10:33 am

soultrain
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por soultrain » Qui Mar 01, 2007 12:02 pm

Porque é que há uma fotografia com gajas junto com as do VLS.... VLS VLS, vamos ter VLS hummmm VLS.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Agradeceram: 9 vezes

#8 Mensagem por luis F. Silva » Qui Mar 01, 2007 1:16 pm

Soultrain escreveu:
Porque é que há uma fotografia com gajas junto com as do VLS.... VLS VLS, vamos ter VLS hummmm VLS.

Parecem gajas não é? Na realidade são três "canhões" de arremesso comprados à Holanda.
8-]

cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
antoninho
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes

#9 Mensagem por antoninho » Qui Mar 01, 2007 9:04 pm

luis F. Silva, cuidado com problemas do trafico de "canhões" de arremesso...,não queremos a ONU a meter aqui o bedelho......mas caraças, metam a fragata no estaleiro o mais depressa possível, senão ainda aparece aqui um mouro de Madrid a falar de tintas.....

P44
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por P44 » Sex Mar 02, 2007 6:31 am

antoninho escreveu:luis F. Silva, cuidado com problemas do trafico de "canhões" de arremesso...,não queremos a ONU a meter aqui o bedelho......mas caraças, metam a fragata no estaleiro o mais depressa possível, senão ainda aparece aqui um mouro de Madrid a falar de tintas.....

Agora a sério....

Se calhar os holandeses vão deixá-la andar com a pintura até ás últimas, e depois será pintada no mundialmente famoso "verde-vómito" :mrgreen:

Veja a F827, quando saiu para o estaleiro a reboque parecia um casco horrivel e agora até cintila no seu cinzento-belga F930 8-] 8-]

Imagem
Imagem

Charlie Golf
Sênior
Sênior
Contato:

#11 Mensagem por Charlie Golf » Sex Mar 02, 2007 9:20 am

Ainda bem que todos gostaram. :)

E, claro, já sabia que iriam gostar dos "canhões de arremesso" holandeses. :twisted:

Ficou muito bonita a KD belga. O que eu adorava que a Marinha Portuguesa adoptasse o estilo USN, quer em pintura, quer na numeração em contra-sombreado. :roll: 8-]

Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
P44
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por P44 » Sex Mar 02, 2007 10:46 am

Charlie Golf escreveu:

Ficou muito bonita a KD belga. O que eu adorava que a Marinha Portuguesa adoptasse o estilo USN, quer em pintura, quer na numeração em contra-sombreado. :roll: 8-]

8-] Eu também....*wishfull thinking*

Mas depois quem é que conseguia ver o numero :? :?:

CG, leste a MP do outro dia em relação aos numerais? :wink:

Charlie Golf
Sênior
Sênior
Contato:

#13 Mensagem por Charlie Golf » Sex Mar 02, 2007 1:00 pm

Li, com certeza. :wink:

Então F 333 e F 334 farão mais sentido. 8-]

Já agora, Pê velho, como ou onde se pode saber que numerais estão atribuídos e/ou disponíveis para as Marinhas NATO? :?

Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
P44
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por P44 » Seg Mar 05, 2007 10:57 am

Charlie Golf escreveu:Li, com certeza. :wink:

Então F 333 e F 334 farão mais sentido. 8-]

Já agora, Pê velho, como ou onde se pode saber que numerais estão atribuídos e/ou disponíveis para as Marinhas NATO? :?

:oops: Num xê.....Cê Velho....

Eu só soube que a MP só ia até F489, pois na altura da vinda das VdG, pensava eu nos meus inocentes verdes anos :mrgreen: que seguiriam a sequencia F490-F491-F492, pois o u´ltimo número até então era F489...

Depois vim a descobrir que os Turcos (Tinham de ser os Turcos :twisted: ) é que eram os "donos" da numeração F490 para a frente...

O que eu sei é baseado na experiencia do que vi desde que a MP passou a integrar a NATO...

Já existiram outros navios com numerais F331 e F332 p. ex.

O Afonso de Albuquerque afundado na india era o F470, o gémeo Bartolomeu Dias o F471, por aí adiante.

Existiu uma VdG com numeral F478:
Imagem

a Númeração F33x vai de F330 a F335 (a Pero Escobar), pelo menos...

E a F47x de F470 a F479(?)

e a F48x de F480 a F489

Não sei porque é que na altura das JC saltaram números
F471-F475-F476-F477---> F484-F485

(os F472, 473 e 474 eram as Pereira da Silva, estariam ainda em operação na altura as Fragatas F478 e F479? )

Existe alguma "norma" para que um numeral volte a ser utilizado? Não sei...

O Luis F. Silva deu aqui o palpite F470, F471 (para isso é necessário que a F471 seja abatida entretanto)

Fazia lógica o F333 e F334, em seguimento da numeração das VdG

Ou então F478 e F479????

Mas TU! TU! Que és unha com carne com o Almirantado 8-] , não puderás saber mais em concreto , que eu, um reles mortal civil? :wink:

Charlie Golf
Sênior
Sênior
Contato:

#15 Mensagem por Charlie Golf » Ter Mar 06, 2007 6:02 am

Adepto do PSV Eindhoven escreveu:Mas TU! TU! Que és unha com carne com o Almirantado 8-] , não puderás saber mais em concreto , que eu, um reles mortal civil? :wink:

Não digas disparates, não digas disparates. Agora confesso que quando o vento sopra de sul consigo captar muitas interferências áudio por aqui. :mrgreen:

Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
Responder