Luís Henrique escreveu:Tanto Su-35 como Rafale seria otimo.
A diferenca eh que receberiamos Su-35 a partir de 2009 enquanto que o Rafale viria a partir de 2011. Sem falar que poderiamos receber maiores quantidades de Su-35 por ano enquanto o Rafale deve vir mais a conta gotas.
Tipo, o Su-35 seria entregas iniciais de 2009 a 2011 e o Rafale seria de 2011 a 2016.
.
Já foi amplamente discutido sobre isso aqui no DB!
A capacidade indústrial Russa é no mínimo duvidosa tendo em vista as centenas de encomendas de Flankers ( Rússia, China, Índia, Venezuela ).
É sabido que para atender o prazo imposto pela Venezuela, foram repassados para a FAV alguns SU-30 que seríam para a China e estavam prticamente prontos.
Eu gostaria de saber quais sao as transferencias que cada um propoe. Mas pelo combustivel liquido que os russos oferecem para o futuro ICBM nacional
, digo, VLS
eu fico com a proposta dos russos.
Os Offsets Franceses são os mesmos do Mirage 2000BR, ou seja: Produção na Embraer, possível abertura de códigos fonte ( óbviamente dependendo da quantidade comprada ). etc...
Sobre modernizacao.
1) Sao todas aeronaves de quarta geracao.
2) O Rafale a Franca tera no maximo 300 unidades e poucos paises utilizam esta aeronave.
3) O Flanker, so a India tera 190 unidades, a China XXX, a Venezuela XX, etc, etc, etc., entao teremos centenas e centenas de flankers para serem modernizados no futuro. Muito provavelmente BEM MAIS flankers do que Rafales.
O Rafale entrou em operação a 3/4 anos, é um projeto novo e tem possibilidade de ser exportado ( e com certeza será ) para vários países ainda!
Não entendi muito bem a sua colocação sobre essa quantidade de Flankers e modernizações.
Por uma acaso você está propondo que eles um dia fossem modernizados no Brasil ?
Só em sonho, Índia e China enviando aviões para serem modernizados no Brasil...
4) os equipamentos do Pak-Fa inicial serao os mesmos do Su-35, entao ai ja da para ver que sao intercambiaveis. Ou seja, as modernizacoes feitas para o Pak servirao para o Su-35 tambem.
5) Pelo tamanho do Su-35, SOBRA espaco para novas modernizacoes.
O PAK-FA ao que tudo indica será um projeto totalmente novo, talvez por ter a mesma procedencia Russa possa haver sim uma pequena comunalidade em alguns ítens, mas isso não deve ser fator decisivo!
O Flanker é um projeto do início da década de 80 e entrou em operação ainda nos anos 80.
Já foram lançadas várias versões do Flanker e seu potencial já está bastante reduzido.
Já o Rafale foi projetado no final dos anos 80 e década de 90 entrando em operação nos a 3/4 anos atrás. Tem um potencial enorme.
Conclusao: Esse argumento nao vira. A familia flanker tem a grande vantagem neste quesito por possuir um numero de usuarios bem maior, numero de unidades maior, volume de dinheiro maior, espaco para novos equipamentos e melhorias BEM MAIOR e um caca de 5 geracao chegando que usara turbinas do mesmo tamanho, radar do mesmo tamanho, etc
Então vejamos:
O flanker tem uma assistência russa de péssima reputação!
A Rússia tem mais dinheiro que a França ?!
O Rafale tem ampla sustentabilidade financeira ao contrário da indústria Russa.
O tamanho do Flanker não quer dizer nada. Aliás, só serve para aumentar o RCS...
O Rafale supera o Flanker em todos os argumentos colocados por você!
Abraço![/quote]