Schnorchel - para o Walter e demais entendidos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Brigadeiro
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Schnorchel - para o Walter e demais entendidos

#1 Mensagem por Brigadeiro » Sex Fev 09, 2007 9:01 am

Estava lendo o livro "A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945" (R. de Belot, Ed. Record) e há um sub capítulo falando sobre o Schnorchel e suas vantagens/ desvantagens. Lendo a explanação sobre o equipamento eu me deparei com a seguinte informação:
"(...) O Schnorchel apresentava, no entanto, inconvenientes. (...) Para evitar a entrada d'água a boca do tubo tinha uma válvula automática que se fechava sempre que o aparelho fosse recoberto pelo mar ou quando a pofundidade de imersão do submarino variasse; o fechamento brusco da válvula provocava brutais variações de pressão no interior do submarino, penosas para a tripulação." (...)
(A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945, R. de Belot - Ed. Record, página 233)

A minha dúvida é o seguinte: qual é a diferença ou a variação de pressão que há dentro do submarino quando está submerso e quando está na superfície? É uma diferença muito grande? No caso, conta-se que eles sofriam muito com a variação de pressão devido ao fechamento da tal válvula do Schnorchel, essa diferença era realmente gritante a ponto dos tripulante sentirem fisicamente os seus efeitos? E nos submarinos atuais, há diferenças de pressão ou há maneiras "pressurizar" o sub como nos aviões de carreira (ou uma coisa não tem nada a ver com a outra)?

Obrigado pela atenção e até mais!

PS.: Ah, tem mais uma coisinha: Walter, você prometeu desde 2005 que escreveria sobre as Malvinas, Los Angeles x 671RTM e também sobre o affair em Madeira... Você disse que o tópico já estava sendo escrito e que "até domingo" estava pronto (isso em 2005)... Agora, qual domingo... :roll: :roll:




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Re: Schnorchel - para o Walter e demais entendidos

#2 Mensagem por WalterGaudério » Sex Fev 09, 2007 11:44 am

="Brigadeiro"]Estava lendo o livro "A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945" (R. de Belot, Ed. Record) e há um sub capítulo falando sobre o Schnorchel e suas vantagens/ desvantagens. Lendo a explanação sobre o equipamento eu me deparei com a seguinte informação:
"(...) O Schnorchel apresentava, no entanto, inconvenientes. (...) Para evitar a entrada d'água a boca do tubo tinha uma válvula automática que se fechava sempre que o aparelho fosse recoberto pelo mar ou quando a pofundidade de imersão do submarino variasse; o fechamento brusco da válvula provocava brutais variações de pressão no interior do submarino, penosas para a tripulação." (...)
(A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945, R. de Belot - Ed. Record, página 233)


Esse delta de pressão realmente existe e é bastante desconfortável para est´pa em um sub pela primeira vez.

A longo prazo existe(pode existir de fato) algum dano ao aparelho auditivo e até mesmo aos globos oculares devido a exposição continuada a tais codições.

Mas esse é um assunton que deve ser discutido com um médico especialista em medicina hiperbárica.

A minha dúvida é o seguinte: qual é a diferença ou a variação de pressão que há dentro do submarino quando está submerso e quando está na superfície? É uma diferença muito grande? No caso, conta-se que eles sofriam muito com a variação de pressão devido ao fechamento da tal válvula do Schnorchel, essa diferença era realmente gritante a ponto dos tripulante sentirem fisicamente os seus efeitos?



O Delta de pressão não é muito considerável. aliás não pode ser. Tanyo qto. possível ele é mantido hiperbaricamente amigável com a pressão da superfície.

Daí a nescessidade de se pressurizar os tubos de torpedo antes de qualquer lançamento.

O fechamento de suspiros do Snorkel é realmente um pouco desagradável, é uma sensação um pouco mais forte que aquela sentida qdo. se está em uma aeronave subindo para altitude de cruzeiro.


E nos submarinos atuais, há diferenças de pressão ou há maneiras "pressurizar" o sub como nos aviões de carreira (ou uma coisa não tem nada a ver com a outra)?


Isso já é feito á muito tempo. Eu servi em um Guppy III o S-15 Goiás e já era assim...

Obrigado pela atenção e até mais!

PS.: Ah, tem mais uma coisinha: Walter, você prometeu desde 2005 que escreveria sobre as Malvinas, Los Angeles x 671RTM e também sobre o affair em Madeira... Você disse que o tópico já estava sendo escrito e que "até domingo" estava pronto (isso em 2005)... Agora, qual domingo... :roll: :roll:


Não vou te enganar, achgo que essa dívida toda só mesmo lá pro meio do ano.

Devo não nego pago qdo.....

...ficar pronto.

sds

Walter




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Re: Schnorchel - para o Walter e demais entendidos

#3 Mensagem por Brigadeiro » Sex Fev 09, 2007 1:34 pm

Obrigado pelas informações... Mas aí veio mais dúvidas:

Quando o sub submerge, ele começa a perder pressão? Por onde sai tanto ar quando ele está lá no fundo? Pelo que eu li o submarino fica com uma pressão menor do que o atmosférico, tanto é que os tubos precisam ser pressurisados, nesse caso, como ele consegue perder essa parcela de ar?

Sobre o texto das Malvinas... hehehehe
Será num domingo de maio? Junho? Julho talvez... hehehehehe

Até mais!




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Re: Schnorchel - para o Walter e demais entendidos

#4 Mensagem por Brigadeiro » Seg Fev 26, 2007 11:30 am

Ninguém sabe?




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#5 Mensagem por soultrain » Seg Fev 26, 2007 1:54 pm

Brigadeiro,

O sub quando emerge aumenta a sua pressão interna, devido ao aumento de pressão no meio exterior. Digamos que diminui de tamanho e mantem o mesmo ar. Creio que existem mecanismos de controlo dessa pressão para haver mais conforto abordo, tal como no aviões, mas não conheço esses sistemas.

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