Cerveja !

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#31 Mensagem por Guerra » Qui Fev 22, 2007 12:59 pm

alexandre lemos escreveu:
Mas ainda sinto saudades do velho Chopp da Antartica de Joinville, que não era pasteurizado ...

E também sinto saudades da Antartica Pilsen de Joinville (rótulo verde), que era uma tremenda cerveja.

Os mais velhos entenderão minha tristeza.

Mas a diferença do chopp para a cerveja é que ele não pasteurizado, não é isso?
Minha esposa tem uma prima que mestre-cervejeira, segundo ela, essas cervejas exclusivas de cidades acabaram porque hoje o processo é uniforme. Antigamente a agua de uma região influenciava no sabor da cerveja, com a tecnicas de tratamento de agua que existem hoje em dia isso acabou. É possivel tirar agua até do mar e fabricar uma cerveja de primeira qualidade.

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#32 Mensagem por Guerra » Qui Fev 22, 2007 1:02 pm

Skyway escreveu: Poderiam ser algo como refresco de cerveja, ou refresco alcoolico.

Alguém já experimentou aquelas cervejas caseiras que vendem no sul? Algumas são sem alcool (argh...veneno!!), tem um sabor adocicado e são vendidas como refrigenrante.

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2755 vezes
Agradeceram: 2437 vezes

#33 Mensagem por P44 » Qui Fev 22, 2007 1:07 pm

Agora em Portugal tb existe a "Sagres Chopp", como é isso? é feita com Cerveja+ Gasosa?
(usaram a Ivete Sangallo para patrociná-la)

Em termos populares á mistura Cerveja+ Gasosa (7Up por exemplo) se chama "Panaché"....ou "pinochet" para os amigos :mrgreen: 8-]

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#34 Mensagem por pafuncio » Qui Fev 22, 2007 2:31 pm

SGT GUERRA escreveu:
alexandre lemos escreveu:
Mas ainda sinto saudades do velho Chopp da Antartica de Joinville, que não era pasteurizado ...

E também sinto saudades da Antartica Pilsen de Joinville (rótulo verde), que era uma tremenda cerveja.

Os mais velhos entenderão minha tristeza.

Mas a diferença do chopp para a cerveja é que ele não pasteurizado, não é isso?
Minha esposa tem uma prima que mestre-cervejeira, segundo ela, essas cervejas exclusivas de cidades acabaram porque hoje o processo é uniforme. Antigamente a agua de uma região influenciava no sabor da cerveja, com a tecnicas de tratamento de agua que existem hoje em dia isso acabou. É possivel tirar agua até do mar e fabricar uma cerveja de primeira qualidade.

1) A lenda que ouvi falar é que o único chopp de grande circulação que não era pasteurizado era o da Antarctica de Joinville, tanto que durava muito pouco. Chegava a ser cremoso ... :cry: :cry: :cry: :cry:

Os outros, das marcas grandes, ouvi falar que eram todos pasteurizados.

2) Quanto à qualidade da água, acredito que ainda seja um fator importante.

O whisky legítimo depende muito do velho Rio Spey, por exemplo ....

E ouvi umas lendas, de uma tremenda cerveja (colombiana ???) sul-americana, marca Águila, que seria sensacional, inclusive pela extrema qualidade da água que seria usada em sua fabricação. Águila, nunca a encontrei ...

3) Ei, aproveitando o gancho: várias shows serão feitos, pelo Brasil afora. A raça gosta de cerveja. A legião de amarelões aqui do DB bem que poderia honrar as cuecas e pedir um alvará da patroa para a realização, enfim, do encontro.

Já há um certo consenso: bom papo e apreço à cerveja. Inclui no pacote um baita show de rock (que é o gênero dominante aqui) e todos seríamos felizes, de preferência em uma praça conhecida pela beleza das mulheres.

Afinal, ninguém é de ferro.

Sorry, mas a cerveja tem muito a ver com o nosso frustrado (e frustrante) encontro DB yellow men ...

Abraços ressaquentos, alexandre.

PS - Ei, Hader, mandaste bem. :wink:

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#35 Mensagem por Pasquale Catozzo » Qui Fev 22, 2007 2:36 pm

Hader escreveu:... made in brazil minha lista é:

1- Eisenbahn (pilsen, dunkel, kölsh e ale)....

Não entendo por que esse nome pra uma cerveja??
8-]
Vamo tomar uma "Ferrovia"?

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#36 Mensagem por pafuncio » Qui Fev 22, 2007 2:38 pm

Pasquale Catozzo escreveu:
Hader escreveu:... made in brazil minha lista é:

1- Eisenbahn (pilsen, dunkel, kölsh e ale)....

Não entendo por que esse nome pra uma cerveja??
8-]
Vamo tomar uma "Ferrovia"?

Tem a ver com o nível da ressaca ...

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#37 Mensagem por Alcantara » Qui Fev 22, 2007 3:45 pm

Bem, eu tenho bebido (esse negocio de ter tomado é boiolice! :lol: ) na maioria das vezes chopp escuro. Se não me engano, o Rio de Janeiro é onde mais se bebe chopp no Brasil, muito provavelmente devido ao clima daqui.

Ontem experimentei um novo da Ambev, o Brahma Black. É bom. Quando o garçom trouxe a tulipa (esta em formato um tanto diferente, com a boca bem aberta) cheia de espuma e com um dedo de chopp no fundo, ele já veio sorrindo (deve ter visto a cara de espanto que eu e a minha esposa fizemos). Quando chegou na mesa, ele disse: "Não se preocupem não, é assim mesmo. Conforme vai passanto o tempo, o chopp vai subindo". Cara, e não é que subiu mesmo? Ficaram só dois dedinhos de espuma :lol: Até essa espuma era boa, cremosa. Muito bom mesmo.

Já no campo da cerveja mesmo, as que eu mais gostei foram Boehmia (Weiss e Schwartz, esta, a melhor de todas, pra mim) e Skol, sendo que esta, pelo que tenho visto, varia muito de qualidade de um estado para outro. Aqui no Rio é boa, mas por exemplo, em São Paulo dizem que não. Não experimentei ainda.

Outra que eu gostei muito foi a Quilmes, argentina. Achei melhor do que a Skol que temos aqui no Rio de Janeiro (e olha que aqui a Skol é boa!). Outra coisa que gostei na Quilmes é que ela vem em garrafas de 1 litro ou de 3/4 de litro. :lol:

Abraços!!! :wink:

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#38 Mensagem por Alcantara » Qui Fev 22, 2007 4:13 pm

Momento informativo...

A palavra chope vem do alemão chopp, que significa uma medida de volume. Equivale a 300 ml. Com o tempo, a palavra se tornou o nome da bebida. Portanto, uma das regras para saber se você está consumindo chope em um lugar que respeita sua sede, o copo tem de ser de 330ml, 300 de chope e 30 de espuma

De acordo com a ACNIelsen, atualmente o Chopp da Brahma representa 41,9% de participação de mercado em São Paulo, 86,3% no Rio de Janeiro e 59,8% em todo o Brasil.
(Jornal do Commercio, 19/05/2006)

Cerveja tem maior consumo em 10 anos no País
Publicado em 21.01.2007, às 21h49

Se existe um setor do País que não conheceu crise em 2006 nem reclamou de juros ou câmbio desvalorizado esta é a indústria cervejeira. O segmento comemora o melhor resultado em uma década, com crescimento no faturamento em torno de 10% no ano passado.

O Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja) acredita que o número final ficará na casa dos R$ 21 bilhões em vendas de uma das bebidas mais apreciadas no país.

Apenas em produção, houve incremento de 8,5%, chegando aos 9,8 bilhões de litros, o que reforçou o Brasil na quarta posição no ranking dos maiores produtores mundiais. O país só é superado pela China (29 bilhões de litros), Estados Unidos (24 bilhões de litros) e Alemanha (11 bilhões de litros), mas ultrapassou a Rússia, que produz 9,4 bilhões de litros.

O brasileiro também aumentou o consumo da bebida em pelo menos três litros por pessoa, em média, no ano. Em 2005, o consumo per capita era de 49 litros anuais e no último ano foi para 52,5 litros. No entanto, neste quesito o país perde feio até para os vizinhos da América Latina. O consumo per capita de cerveja na Venezuela, por exemplo, é de 70 litros por ano.

Quem encabeça a lista dos maiores apreciadores da bebida fermentada são os tchecos, com 170 litros anuais. No país, a cerveja é vista como complemento alimentar até de crianças, o que faz o consumo ser bem maior do que no restante do mundo. Na seqüência, vêm os irlandeses, com 150 litros por pessoa no ano, e os alemães, com 130 litros anuais por cidadão.

Para o Sindicerv, alguns fatores foram importantes para o crescimento do setor em 2006, como a Copa do Mundo e o aumento da renda do trabalhador. “Nosso consumidor está na classe C e D (maiores beneficiados pelo aumento do salário mínimo) – e com freqüência de consumo maior do que a média. O ano em si foi proveitoso, pois tivemos um excelente verão, sem muita chuva, já que o brasileiro toma cerveja fora de casa e em grupo. E o calendário foi muito bom, com feriados prolongados, temperaturas agradáveis, dinheiro no bolso e boa oferta de produtos”, afirma Marcos Mesquita, superintendente da entidade.

Na questão dos preços, o consumidor pode ficar contente. Segundo Mesquita, o aumento no valor da cerveja foi de apenas 2,5% em relação ao ano retrasado, abaixo da inflação. A estabilidade do dólar ajudou, uma vez que os preços do malte e da cevada – importados – não tiveram grandes oscilações.

MERCADO - A aposta em 2006 foi tanta que houve pelo menos cinco grandes lançamentos da indústria em produtos de linha, além dos sazonais. A Femsa assumiu a Kaiser em 2006 e trouxe ao país a marca mexicana Sol. Já a Ambev lançou a Skol Lemon, Puerto del Sol e o Chopp Brahma Black.

A maior parte das indústrias continua investindo pesado na cerveja pielsen, que têm a preferência de 95% dos consumidores. Outra característica do brasileiro é a preferência pela bebida em garrafas de 600 ml, que corresponde a 66% de tudo que é consumido, contra 28% em latas de alumínio e 3% em garrafas long neck.

No entanto, as empresas nacionais voltaram os olhos para um outro mercado no segmento: as cervejas premium. Em 2000, as bebidas de maior valor agregado representavam 2,3% do mercado. Já em 2006, passaram para 5,3%.

Um exemplo é o Grupo Schincariol, que adquiriu na última semana a Cervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão (SP). O objetivo é aumentar a participação no mercado como um todo, mas privilegiar a conquista de um novo produto em seu portfólio e ganhar espaço nas vendas da categoria de bebidas com alto valor agregado, já que a microcervejaria do interior paulista se dedicava inteiramente à produção de cervejas de alta fermentação.

Fonte: Diário do Grande ABC

http://jc.uol.com.br/2007/01/21/not_130107.php

hayes
Sênior
Sênior

#39 Mensagem por hayes » Qui Fev 22, 2007 4:38 pm

Esqueceram-se de uma: Kaiser Gold. Excelente cerveja premium. Consistente, dourada, ótima cerveja.

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#40 Mensagem por Einsamkeit » Qui Fev 22, 2007 4:45 pm

hayes escreveu:Esqueceram-se de uma: Kaiser Gold. Excelente cerveja premium. Consistente, dourada, ótima cerveja.

Ainda sou mais a Bavaria Premium, é boa e "Low-cost"

Tirando as estrangeiras e especiais

Fico entre Bohemia/Brahma Extra/Original, sao nitidamente superiores a Skol/Brahma/Antarctica

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6317 vezes
Agradeceram: 6667 vezes
Contato:

#41 Mensagem por Túlio » Qui Fev 22, 2007 4:55 pm

Pois amanhã, quando estiver assando, este tópico me inspirou a dar a mim mesmo um presentinho:

:arrow: VAI SER BUD, POWS!!!

hayes
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por hayes » Qui Fev 22, 2007 5:02 pm

Einsamkeit escreveu:
hayes escreveu:Esqueceram-se de uma: Kaiser Gold. Excelente cerveja premium. Consistente, dourada, ótima cerveja.

Fico entre Bohemia/Brahma Extra/Original, sao nitidamente superiores a Skol/Brahma/Antarctica

Você está coberto de razão, sr. Einsamkeit. A Bavaria Premium é uma excelente cerveja.

Eu sou da modesta opinião de que, no Brasil, estamos bem servidos, e que mesmo as cervejas consideradas de "baixa qualidade" são boas.

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#43 Mensagem por Sniper » Qui Fev 22, 2007 5:05 pm

hayes escreveu:
Einsamkeit escreveu:

Você está coberto de razão, sr. Einsamkeit. A Bavaria Premium é uma excelente cerveja.

Eu sou da modesta opinião de que, no Brasil, estamos bem servidos, e que mesmo as cervejas consideradas de "baixa qualidade" são boas.

Tem também as de baixíssima qualidade que além de ruins fazem um estrago no estômago: Cristal, Glacial, Nova Schin, etc... :lol:

Imagem
hayes
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por hayes » Qui Fev 22, 2007 5:06 pm

Sniper escreveu:Tem também as de baixíssima qualidade que além de ruins fazem um estrago no estômago: Cristal, Glacial, Nova Schin, etc... :lol:

E mesmo a Nova Schin tem um Chopp em Barril muito bom.

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#45 Mensagem por Sniper » Qui Fev 22, 2007 5:17 pm

hayes escreveu:
Sniper escreveu:Tem também as de baixíssima qualidade que além de ruins fazem um estrago no estômago: Cristal, Glacial, Nova Schin, etc... :lol:

E mesmo a Nova Schin tem um Chopp em Barril muito bom.

Ainda não tive a oportunidade de experimentar. Mas a cerveja é muito ruim... :D

Imagem
Responder