FAB Compra 9 ( nove ) F-5 E/F por US$24,000,000.00
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- Carlos Lima
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Luís, vou te responder no modo Degan, um milhão de quotes ahaehae
Segundo a Jane's, a FAB queria ter 80 F-5M, mas parece que não vai ser mais assim. Já é tarde demais, a dez anos atrás seria até uma boa, hoje não, é melhor esperar um FX.
Caso o FX tivesse vingado e tal, falar sobre seus 200 caças não seriam lá muito longe da realidade. O previsto era uns 150 mesmo. Mesmo assim, hoje seriam 78 FX, 24 LIFT e sem contar os 99 A-29, que podem cumprir certas funções de ataque: são 201 aviões de ataque! Uma força de respeito, não acha? (desde que estejam bem armados e tal).
Eu inventei a história dos 4 GDA. Na minha opinião, seria o ideal!
As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
Os dois novos GDAs seriam em Manaus e outro em São Gabriel da Cachoeira, salvo engano. Eu não acho que seria uma boa. Se for para ser só um GDA, Manaus é melhor, fica no centro e protege boa parte da Amazônia. Se for dois GDAs, acho que um em Boa Vista e outro em Porto Velho seria melhor. Mas essa é a minha opinião.
Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
Luís Henrique escreveu:ah é, não compramos os F-5 mas o FAB queria comprar.
Segundo a Jane's, a FAB queria ter 80 F-5M, mas parece que não vai ser mais assim. Já é tarde demais, a dez anos atrás seria até uma boa, hoje não, é melhor esperar um FX.
Sei que exagerei nos 200 caças, mas fiz isso pensando em uma FAB para 2020 - 2025. Até lá creio que ja teremos passado França e Inglaterra e seremos uma das 5 maiores economias do mundo pelo método PPP.
Ou estaremos no mesmo patamar que estas duas potencias europeias. Por isso 200 aeronaves não é tanto assim.
Agora, sobre o FX ser de 120 aeronaves e ter recuado para 78 aronaves + 24 lift, ai eu ja vejo com bons olhos. Não é uma redução tão grande e eu não esperava mesmo que fossem 120 caças NOVOS.
78 + 24 = 102 - ja da um bom caldo.
To fechado contigo Bolovo. Eu como você, sei que essa aquisição ja estaria de bom tamanho.
Caso o FX tivesse vingado e tal, falar sobre seus 200 caças não seriam lá muito longe da realidade. O previsto era uns 150 mesmo. Mesmo assim, hoje seriam 78 FX, 24 LIFT e sem contar os 99 A-29, que podem cumprir certas funções de ataque: são 201 aviões de ataque! Uma força de respeito, não acha? (desde que estejam bem armados e tal).
Esse negócio de 4 GDA com 19,5 caças em cada um esta certo?
Eu inventei a história dos 4 GDA. Na minha opinião, seria o ideal!
As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
A intenção da FAB não era a criação de 2 GDA´s na Amazônia em vez de apenas 1 em Manaus?
Não seria melhor 5 GDA´s, 2 no norte?
Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
Os dois novos GDAs seriam em Manaus e outro em São Gabriel da Cachoeira, salvo engano. Eu não acho que seria uma boa. Se for para ser só um GDA, Manaus é melhor, fica no centro e protege boa parte da Amazônia. Se for dois GDAs, acho que um em Boa Vista e outro em Porto Velho seria melhor. Mas essa é a minha opinião.
Bom, de qualquer forma outro problema seria o esquadrão lift no nordeste ja que temos apenas 3 células de F-5 biplace.
A modificação seria interessante ou vamos comprar + F-5 de quem?
Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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- Luís Henrique
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As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
Bolovo, pra que 18 aeronaves de spare sendo que todas serao aeronaves novas
Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
Os dois novos GDAs seriam em Manaus e outro em São Gabriel da Cachoeira, salvo engano. Eu não acho que seria uma boa. Se for para ser só um GDA, Manaus é melhor, fica no centro e protege boa parte da Amazônia. Se for dois GDAs, acho que um em Boa Vista e outro em Porto Velho seria melhor. Mas essa é a minha opinião.
Acho que 5 GDA's sendo o primeiro com 18 aeronaves e os demais com 15 aeronaves cada.
O gasto seria apenas na preparacao de 1 base a mais ja que o numero de aeronaves seria o mesmo.
Creio que Manaus ficaria fora mesmo. Duas cidades, uma mais ao norte e outra mais ao sul, como Boa Vista e Porto Velho.
Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
Nao acho uma boa ideia. Se tivessemos pelo menos os 9 biplace que teriamos com a aquisicao saudita, ai sim.
Sera que existe alguma chance de utilizarmos os M2000C como lift
Teriamos como adquirir um numer maior de biplaces no segundo lote, mas acho que eh uma aeronave cara demais para lift.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Luís Henrique escreveu:As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
Bolovo, pra que 18 aeronaves de spare sendo que todas serao aeronaves novas
Porque a FAB já prevê isso.
Não serão todas as aeronaves que voarão, algumas vão ficar encostadas, querendo ou não.
Luís Henrique escreveu:Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
...
Acho que 5 GDA's sendo o primeiro com 18 aeronaves e os demais com 15 aeronaves cada.
O gasto seria apenas na preparacao de 1 base a mais ja que o numero de aeronaves seria o mesmo.
Creio que Manaus ficaria fora mesmo. Duas cidades, uma mais ao norte e outra mais ao sul, como Boa Vista e Porto Velho.
O problema tá nesse "apenas".
Montar uma base aérea para caças é a coisa mais cara do planeta para a FAB. Tem que montar o hangar, a estrutura, o paiol, fazer a logística, blá blá blá. Isso leva mais dinheiro do que os aviões que ficariam por lá. Por isso a FAB pretende fechar uma porrada de bases aéreas, como Fortaleza.
Só em Manaus já estaria de bom tamanho, estaria protegendo a região mais populosa e rica da região. Hoje, NÃO tem como a FAB enfiar dois GDAs lá na Amazônia.
Luís Henrique escreveu:Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
Nao acho uma boa ideia. Se tivessemos pelo menos os 9 biplace que teriamos com a aquisicao saudita, ai sim.
Sera que existe alguma chance de utilizarmos os M2000C como lift
Teriamos como adquirir um numer maior de biplaces no segundo lote, mas acho que eh uma aeronave cara demais para lift.
Bizarramente caro e seria bizarramente estranho, um cadete que saiu do Super Tucano aprender a pilotar jato num Mirage 2000, acho que é um pouco avançado demais em performance. Tem que ser algo mais "leve".
Eu só peguei a ídeia de F-5 como LIFT (que o túlio sugeriu) pois seriam aeronaves já dominadas por nós, baratas e com boas prestaciones para tal função de treinamento primário/caça secundário. Isso em 2015/20, quando eles seriam substituídos e no lugar de manda-los para o lixo, eu mandaria alguns para Natal.
Mas se for para ter alguma aeronave nova, tem um monte de opções no mercado, como o M-346/YAK-130, que por acaso eu gosto muito.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Bolovo escreveu:Luís Henrique escreveu:As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
Bolovo, pra que 18 aeronaves de spare sendo que todas serao aeronaves novas
Porque a FAB já prevê isso.
Não serão todas as aeronaves que voarão, algumas vão ficar encostadas, querendo ou não.Luís Henrique escreveu:Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
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Acho que 5 GDA's sendo o primeiro com 18 aeronaves e os demais com 15 aeronaves cada.
O gasto seria apenas na preparacao de 1 base a mais ja que o numero de aeronaves seria o mesmo.
Creio que Manaus ficaria fora mesmo. Duas cidades, uma mais ao norte e outra mais ao sul, como Boa Vista e Porto Velho.
O problema tá nesse "apenas".
Montar uma base aérea para caças é a coisa mais cara do planeta para a FAB. Tem que montar o hangar, a estrutura, o paiol, fazer a logística, blá blá blá. Isso leva mais dinheiro do que os aviões que ficariam por lá. Por isso a FAB pretende fechar uma porrada de bases aéreas, como Fortaleza.
Só em Manaus já estaria de bom tamanho, estaria protegendo a região mais populosa e rica da região. Hoje, NÃO tem como a FAB enfiar dois GDAs lá na Amazônia.Luís Henrique escreveu:Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
Nao acho uma boa ideia. Se tivessemos pelo menos os 9 biplace que teriamos com a aquisicao saudita, ai sim.
Sera que existe alguma chance de utilizarmos os M2000C como lift
Teriamos como adquirir um numer maior de biplaces no segundo lote, mas acho que eh uma aeronave cara demais para lift.
Bizarramente caro e seria bizarramente estranho, um cadete que saiu do Super Tucano aprender a pilotar jato num Mirage 2000, acho que é um pouco avançado demais em performance. Tem que ser algo mais "leve".
Eu só peguei a ídeia de F-5 como LIFT (que o túlio sugeriu) pois seriam aeronaves já dominadas por nós, baratas e com boas prestaciones para tal função de treinamento primário/caça secundário. Isso em 2015/20, quando eles seriam substituídos e no lugar de manda-los para o lixo, eu mandaria alguns para Natal.
Mas se for para ter alguma aeronave nova, tem um monte de opções no mercado, como o M-346/YAK-130, que por acaso eu gosto muito.
Bolovo! A FAB já tem quase uma definição sobre um lift tapa buraco digamos assim, o projeto está pronto, só falta anunciar....
Grande abraço
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Bolovo escreveu:Luís Henrique escreveu:As 78 aeronaves da FAB, já contam com as aeronaves para spare, ou seja, EU ACHO, que seriam umas 60 aeronaves voando, com o resto parado dando peças aos outros e podendo ser recolocadas na ativa numa situação de guerra.
Bolovo, pra que 18 aeronaves de spare sendo que todas serao aeronaves novas
Porque a FAB já prevê isso.
Não serão todas as aeronaves que voarão, algumas vão ficar encostadas, querendo ou não.Luís Henrique escreveu:Sim, claro que seria, mas acho bem difícil, a grana tá curta. Para as circunstâncias atuais, só o fato de aparecer um esquadrão de caças MODERNOS por lá, já um avanço muito grande. Sem contar os Super Tucanos em Boa Vista, Porto Velho, Campo Grande e São Gabriel da Cachoeira (ainda a ser ativado).
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Acho que 5 GDA's sendo o primeiro com 18 aeronaves e os demais com 15 aeronaves cada.
O gasto seria apenas na preparacao de 1 base a mais ja que o numero de aeronaves seria o mesmo.
Creio que Manaus ficaria fora mesmo. Duas cidades, uma mais ao norte e outra mais ao sul, como Boa Vista e Porto Velho.
O problema tá nesse "apenas".
Montar uma base aérea para caças é a coisa mais cara do planeta para a FAB. Tem que montar o hangar, a estrutura, o paiol, fazer a logística, blá blá blá. Isso leva mais dinheiro do que os aviões que ficariam por lá. Por isso a FAB pretende fechar uma porrada de bases aéreas, como Fortaleza.
Só em Manaus já estaria de bom tamanho, estaria protegendo a região mais populosa e rica da região. Hoje, NÃO tem como a FAB enfiar dois GDAs lá na Amazônia.Luís Henrique escreveu:Acho que os F-5, até os monoplaces, serviriam bem como LIFTs. Para arranjar alguns, tem os F-5s suiços, os melhores em operação hoje.
Nao acho uma boa ideia. Se tivessemos pelo menos os 9 biplace que teriamos com a aquisicao saudita, ai sim.
Sera que existe alguma chance de utilizarmos os M2000C como lift
Teriamos como adquirir um numer maior de biplaces no segundo lote, mas acho que eh uma aeronave cara demais para lift.
Bizarramente caro e seria bizarramente estranho, um cadete que saiu do Super Tucano aprender a pilotar jato num Mirage 2000, acho que é um pouco avançado demais em performance. Tem que ser algo mais "leve".
Eu só peguei a ídeia de F-5 como LIFT (que o túlio sugeriu) pois seriam aeronaves já dominadas por nós, baratas e com boas prestaciones para tal função de treinamento primário/caça secundário. Isso em 2015/20, quando eles seriam substituídos e no lugar de manda-los para o lixo, eu mandaria alguns para Natal.
Mas se for para ter alguma aeronave nova, tem um monte de opções no mercado, como o M-346/YAK-130, que por acaso eu gosto muito.
Bolovo! A FAB já tem quase uma definição sobre um lift tapa buraco digamos assim, o projeto está pronto, só falta anunciar....
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juarez castro escreveu:Bolovo! A FAB já tem quase uma definição sobre um lift tapa buraco digamos assim, o projeto está pronto, só falta anunciar....
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Acho que sei qual que é esse lift tapa buraco, Juarez.
Mas os F-5M e outras opções, eu digo como opção definitiva, 2015 e além, não como tapa buraco!
Abraços!
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Bolovo escreveu:juarez castro escreveu:Bolovo! A FAB já tem quase uma definição sobre um lift tapa buraco digamos assim, o projeto está pronto, só falta anunciar....
Grande abraço
Acho que sei qual que é esse lift tapa buraco, Juarez.
Mas os F-5M e outras opções, eu digo como opção definitiva, 2015 e além, não como tapa buraco!
Abraços!
Tchê! eu também achava isto, mas depois começaram a chegar os novinhos dos 3°s para solar o F 5 dó deu m....., definitivamente não dá para vir de um Tucanão(ALX) direto para um F 5...velocidade final, stoll e outros probemais mais....
Grande abraço
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Será que podemos ter algumas dicas, tipo:
O LIFT tapa buraco seria...
... uma aeronave já utilizada por nós modernizada?
... um 'derivado' de uma aeronave utilizada por nós?
... já está em serviço em alguma FA da Am. do Sul?
... de 2º mão?
... vem de um lugar que nunca foi forncedor de aeronaves para nós?
[]s
CB_Lima
O LIFT tapa buraco seria...
... uma aeronave já utilizada por nós modernizada?
... um 'derivado' de uma aeronave utilizada por nós?
... já está em serviço em alguma FA da Am. do Sul?
... de 2º mão?
... vem de um lugar que nunca foi forncedor de aeronaves para nós?
[]s
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CB_Lima = Carlos Lima
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juarez castro escreveu:Tchê! eu também achava isto, mas depois começaram a chegar os novinhos dos 3°s para solar o F 5 dó deu m....., definitivamente não dá para vir de um Tucanão(ALX) direto para um F 5...velocidade final, stoll e outros probemais mais....
Grande abraço
Entendo, mas ainda não entendo algumas coisas...
Porque na USAF um piloto sai do T-6 Texan II e vai direto para o F-5 (T-38) e tudo ocorre bem? Mesma coisa na Espanha, por exemplo...
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Bolovo escreveu:juarez castro escreveu:Tchê! eu também achava isto, mas depois começaram a chegar os novinhos dos 3°s para solar o F 5 dó deu m....., definitivamente não dá para vir de um Tucanão(ALX) direto para um F 5...velocidade final, stoll e outros probemais mais....
Grande abraço
Entendo, mas ainda não entendo algumas coisas...
Porque na USAF um piloto sai do T-6 Texan II e vai direto para o F-5 (T-38) e tudo ocorre bem? Mesma coisa na Espanha, por exemplo...
dua questões:
No caso do T 38 seu perfil de vôo é diferente dos nossos bicudos, mas bem diferente mesmo, ele arredonda muiiito mais fácil(lebra dos bravos?)
Segunda questão, eles voam o dobro ou mais do que nós nos turbo-helices , antes de vir para o treinador a reação.
Grande abraço
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juarez castro escreveu:Bolovo escreveu:juarez castro escreveu:Tchê! eu também achava isto, mas depois começaram a chegar os novinhos dos 3°s para solar o F 5 dó deu m....., definitivamente não dá para vir de um Tucanão(ALX) direto para um F 5...velocidade final, stoll e outros probemais mais....
Grande abraço
Entendo, mas ainda não entendo algumas coisas...
Porque na USAF um piloto sai do T-6 Texan II e vai direto para o F-5 (T-38) e tudo ocorre bem? Mesma coisa na Espanha, por exemplo...
dua questões:
No caso do T 38 seu perfil de vôo é diferente dos nossos bicudos, mas bem diferente mesmo, ele arredonda muiiito mais fácil(lebra dos bravos?)
Segunda questão, eles voam o dobro ou mais do que nós nos turbo-helices , antes de vir para o treinador a reação.
Grande abraço
Peraí... mesmo com os nossos novinhos servindo nos 3ºs, ainda assim um cadete nos EUA voa mais em turbo-hélice do que os nossos?
E uma outra questão, voar mais no turbo-hélice não traria mais "vícios" para o novinho antes do vôo à reação?
Com relação à Espanha, eles voam o C-101 antes do F-5 LIFT se não me engano, e sim, o F-5 deles é o Bravo (menos caça do que o FOX).
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- Bolovo
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juarez castro escreveu:Bolovo escreveu:juarez castro escreveu:Tchê! eu também achava isto, mas depois começaram a chegar os novinhos dos 3°s para solar o F 5 dó deu m....., definitivamente não dá para vir de um Tucanão(ALX) direto para um F 5...velocidade final, stoll e outros probemais mais....
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Entendo, mas ainda não entendo algumas coisas...
Porque na USAF um piloto sai do T-6 Texan II e vai direto para o F-5 (T-38) e tudo ocorre bem? Mesma coisa na Espanha, por exemplo...
dua questões:
No caso do T 38 seu perfil de vôo é diferente dos nossos bicudos, mas bem diferente mesmo, ele arredonda muiiito mais fácil(lebra dos bravos?)
Segunda questão, eles voam o dobro ou mais do que nós nos turbo-helices , antes de vir para o treinador a reação.
Grande abraço
É, faz sentido, a FAB voa muito pouco (e mal). Acho que o pessoal que vem dos ALX do 3ºGAv já vem com umas 300 horas, certo? Na USAF seria 600 ou +? Oloco...
E aqueles quatro (acho que são três agora) F-5B parados lá no PAMA-SP? Deveriam arranjar mais deles, moderniza-los e transforma-los em LIFTs. Ficaria num padrão igual aos T-38 americanos ou aos Bravos espanhóis.
Mas acho que seria inviável...
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