Fernando Teles escreveu:Marino, boa tarde.
Tenho lido várias colocações a respeito do "mergulho de proa" que a corveta, pelos comentários, costuma fazer.
Sinceramente ainda não consegui ver em fotos, vídeo o tal mergulho.
O mergulho existe ou é apenas um comentário sem fundamento?
O que vejo é uma proa baixa, sem "saída de água", que não "corta água", tendo como resultado um "bigode" que parece que vai engolir a proa.
A MB esta esperando o resultado da prova de navegação da Barroso para atualizar a corveta, ou realmente vai ficar como esta?
Obrigado pela atenção.
Caro Fernando
Existem muitas "lendas urbanas" sobre as Corvetas.
No fórum Alide eu e outro forista, o Subnauta, escrevemos muito sobre os alegados problemas das Corvetas.
Eu já estive em mar 8 com uma delas, em que a violência do mar arrancou um escotilhão de proa e soltou o ferro de BB, que ficou portando por 8 quartéis de amarra. Substituimos o escotilhão, içamos o ferro e continuamos fazer o que todos os outros navios, muito maiores vinham fazendo.
A Corveta é um navio de 1900 ton, contra mais de 4000 das Fragatas Niteroi. É um navio menor, de baixa silhueta, e por isso algumas fotos do mar passando por sua proa baixa. Mas nada que impeça a plena utilização da classe em mar alto, como mostrei acima. É um navio feito todo de aço, sem alumínio, armado com os mesmos exocet MM-40 que as fragatas, com o mesmo Lynx, com torpedos e Sea Skua, fazendo o mesmo que um navio muito maior.
É um navio aguerrido, tendo já atravessado o Atlântico para Moçambique, Angola, Caribe, Portugal, França e Chile.
A única deficiência em relação as Fragatas MODERNIZADAS é a ausência de um míssil AA.
Também é muito mais econômico.
As Inhaúma não terão seu projeto alterado. Já existe uma perspectiva de modernização quanto a instalação do Siconta, o mesmo das Fragatas.
O posteado na alide é bem mais completo do que escrevi aqui. Passe os olhos por lá e não acredite que a MB, ou seus Oficiais e Praças, se arriscariam em um navio, que de acordo com o que já li, pode afundar a qualquer momento.
Um abraço
Marino
PS: aqui a direção do debate feito na Alide:
http://www.alide.com.br/wforum/viewtopi ... sc&start=0