FAB fecha acordo com THALLES AIRBORNE SYSTEMS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#46 Mensagem por Morcego » Seg Fev 12, 2007 2:43 pm

luisdmrx escreveu:Sinceramente não acredito que a FAB vai colocar data-link nos mirages, ela ja tem o F-5 que hoje é o vetor principal, acredito que o FX ja esta ate definido e que é o Rafale. Pra que gastar dinheiro com modernização dos Mirages se o Rafale ja esta ai mostrando que tem tudo que um força aerea precisa, e logo logo vai aparecer o Meteor no mercado. Isso tudo ta mais parecendo que é so pra manter os M2000C no ar por um tempo até os primeiros Rafales aparecerem por aqui. E enquanto isso o F-5 vai ser o nosso FX-temporario e laboratorio de teste e aprendizado de novas doutrinas BVR, ate a chegada de um vetor BVR de corpo e alma.


Eu acho que vai ter é mais matusa, e eles vão botar datalink que é pra EMBRAER ganhar mais uma granina.




Carlos Mathias

#47 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Fev 12, 2007 2:47 pm

X 2. :?




PRick

#48 Mensagem por PRick » Seg Fev 12, 2007 2:47 pm

Degan escreveu:Amigos,

La electrónica (arquitectura y protocolos) usados en el Mirage 2.000C son cerradas.
Por muchos bancos de prueba y calibrazión que se compren, NO ES posible hacer NADA nuevo si Francia no entrega los códigos.
Olviden la idea de usar misiles BVR activos con los RDI....
La opción de usar Data Link en los Mirage 2.000C no es para nada clara, pues lo que indica la fábrica de las nuevas radios/Modem de la FAB es que si es "usable" en el M2k...pero no dice que es utilizable como Data Link...cosa que es dificil por tener arquitectura y protocolos NO estándar...


Eram cerrados, como demonstra os nossos contratos, e o acordo de salvaguardas de transferência de tecnologias. Só tem sentido a assinatura de um acordo deste tipo, se você está recebendo tecnologia repassada do fabricante. É o que está ocorrendo com o M-2000C, estamos recebendo informações sobre a caixa preta, mas não podemos repassá-las para terceiros, ao contrário de outros compradores de caças usados... :lol:

Agora, nada é cerrado, ou totalmente cerrado, porque o comprador pode alterar o avião por conta própria, como fizemos com os F-5. :wink:

[ ]´s




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#49 Mensagem por Morcego » Seg Fev 12, 2007 2:48 pm

Carlos Mathias escreveu:X 2. :?


Acredite eu não gosto disso, MAS EU acho que vai ser isso :cry:




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#50 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 12, 2007 2:50 pm

Degan escreveu: (...) La opción de usar Data Link en los Mirage 2.000C no es para nada clara, pues lo que indica la fábrica de las nuevas radios/Modem de la FAB es que si es "usable" en el M2k...pero no dice que es utilizable como Data Link... cosa que es dificil por tener arquitectura y protocolos NO estándar...


Você se engana, Degan.
Do site do fabricante:

General Information

The VHF/UHF Airborne Transceivers R&S M3AR are the product of decades of experience, especially in the design and development of airborne radio equipment and software defined radio technology. The R&S M3AR multiband, multimode, multirole communication system is designed to provide multimode UHF and VHF, AM and FM, and voice and data communications in normal or EPM (ECCM) mode with embedded COMSEC and TRANSEC.

The R&S M3AR transceivers are software based radios with preplanned product improvement (P3I) features, which allow upgrading to new developments in the network centric warfare (NCW) scenario simply by loading software.

The VHF/UHF Airborne Transceivers R&S M3AR are capable of establishing two-way communications links for voice and data for a wide range of fixed- and rotary-wing aircraft and unmanned aerial vehicles (UAV).

:arrow: http://www.rohde-schwarz.com/www/dev_center.nsf/frameset?OpenAgent&website=com&navig=/www/dev_center.nsf/html/nav,10,11,113&content=/www/dev_center.nsf/html/avionics_m3ar_general


E a R&S garante que o Mirage 2000 não só pode operar com o M-3AR, mas que este pode utilizar DOIS destes rádios. Veja abaixo.



Imagem


Agora, não me venha torcer as informações para dizer o contrário. Veja o site do fabricante.



Abraços!!! :wink:




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#51 Mensagem por Luís Henrique » Seg Fev 12, 2007 10:20 pm

Pra que gastar dinheiro com modernização dos Mirages se o Rafale ja esta ai mostrando que tem tudo que um força aerea precisa, e logo logo vai aparecer o Meteor no mercado. Isso tudo ta mais parecendo que é so pra manter os M2000C no ar por um tempo até os primeiros Rafales aparecerem por aqui. E enquanto isso o F-5 vai ser o nosso FX-temporario e laboratorio de teste e aprendizado de novas doutrinas BVR, ate a chegada de um vetor BVR de corpo e alma.


Claro, o Rafale esta ai, mas analise estes dois fatos:

1) o problema é dinheiro.
2) o M2000 vai operar na Força Aérea Francesa até 2025.

Então aliando estes dois fatos é plausivel crer que seja mais provavel um mix Rafale e M2000 do que apenas Rafales.

Sendo assim, uma modernização nos M2000 é bem interessante.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Carlos Mathias

#52 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Fev 12, 2007 10:31 pm

M2000 no lugar dos A-1. Ao invéz de investir na modernização dos A-1, eleva-se os Matusa para o padrão -5. Seria isso?




Sideshow
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#53 Mensagem por Sideshow » Seg Fev 12, 2007 10:41 pm

Carlos Mathias escreveu:M2000 no lugar dos A-1. Ao invéz de investir na modernização dos A-1, eleva-se os Matusa para o padrão -5. Seria isso?


A França tem mais 24 Mirage 2000C para vender.

Se o Rafale for o vencedor do F-X2 nos vamos receber mais 12 Mirage 2000C e podemos comprar os outro 12, ficando com 36 Mirage 2000C.

Com uma pequena modernização (Datalink e Armas) a FAB pode estocar/vender os AMX e usar os Mirage 2000C para ataque.




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#54 Mensagem por Alcantara » Seg Fev 12, 2007 10:46 pm

Sideshow escreveu:
Carlos Mathias escreveu:M2000 no lugar dos A-1. (...) Seria isso?

(...) Com uma pequena modernização (Datalink e Armas) a FAB pode estocar/vender os AMX e usar os Mirage 2000C para ataque.


Não creio muito nisso não. O radar RDI é especializado em interceptação, e não ataque.
Faria mais sentido substituir, mais tarde, os F-5's nos GAv pelos Mirage 2000, deixando o Rafales para o(s) GDA(s).




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#55 Mensagem por Plinio Jr » Seg Fev 12, 2007 10:52 pm

Sideshow escreveu:
Carlos Mathias escreveu:M2000 no lugar dos A-1. Ao invéz de investir na modernização dos A-1, eleva-se os Matusa para o padrão -5. Seria isso?


A França tem mais 24 Mirage 2000C para vender.

Se o Rafale for o vencedor do F-X2 nos vamos receber mais 12 Mirage 2000C e podemos comprar os outro 12, ficando com 36 Mirage 2000C.

Com uma pequena modernização (Datalink e Armas) a FAB pode estocar/vender os AMX e usar os Mirage 2000C para ataque.


Poderia modernizar os Mirage 2000s e torna-los aeronaves multifunção, isto traria enormes benefícios táticos e operacionais aos esquadrões que operam A-1s na FAB atualmente.

É uma boa possibilidade, embora acredite que o ideal seria adotar um vetor que venha substituir tanto A-1s quanto F-5s, homogenizando a frota e trazendo vantagens logisticas.




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#56 Mensagem por Degan » Ter Fev 13, 2007 10:15 am

Eram cerrados, como demonstra os nossos contratos, e o acordo de salvaguardas de transferência de tecnologias. Só tem sentido a assinatura de um acordo deste tipo, se você está recebendo tecnologia repassada do fabricante. É o que está ocorrendo com o M-2000C, estamos recebendo informações sobre a caixa preta, mas não podemos repassá-las para terceiros, ao contrário de outros compradores de caças usados...


PRick…linda especulación…pero esa salvaguardia es común a cualquier venta de SdA sofisticados, y la idea es que no puedes vender el SdA o parte de este sin permiso del fabricante.
Es lo que prohíbe a Venezuela vender sus F-16 sin permiso de USA….o lo que obligó a Holanda a solicitar autorización para la venta de los MLU a Chile…

Agora, nada é cerrado, ou totalmente cerrado, porque o comprador pode alterar o avião por conta própria, como fizemos com os F-5.


Pues eso no es así, el usuario puede modificar el avión siempre que el fabricante lo autorice…y la verdad es que al fabricante poco le importa un avión que no se construye desde hace tiempo como es el F-5.
Averigua cuantos aviones Mirage 2.000 tienen modernizaciones no francesas o cuantos F-16 tienen radares no americanos… :wink:

Você se engana, Degan.
Do site do fabricante:


Alcantara…¿y donde dice que eso es aplicable al Mirage 2.000C?, te recuerdo que la capacidad de comunicación del Data Link se logra no solo a través del Módem, el Data Link tiene que ser capaz de comunicarse con el bus de datos del avión y viceversa…y en este caso, el data bus no es estándar…
No existe ningún Mirage 2.000 de configuración anterior al “-5” con Data Link, así que terminemos de especular.

E a R&S garante que o Mirage 2000 não só pode operar com o M-3AR, mas que este pode utilizar DOIS destes rádios. Veja abaixo.


Amigo…en la fotografía aparece un lindo Mirage 2.000-5 con misiles MICA, el que por definición tiene Data Link para guía intermedia de los misiles, además, no se para qué el avión querría dos radios… :lol:

Agora, não me venha torcer as informações para dizer o contrário. Veja o site do fabricante.


El que “tuerce la información” es el que ve un Matusa donde hay un Mirage 2.000-5… :shock:




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#57 Mensagem por A-29 » Ter Fev 13, 2007 10:45 am

Degan escreveu:Alcantara…¿y donde dice que eso es aplicable al Mirage 2.000C?, te recuerdo que la capacidad de comunicación del Data Link se logra no solo a través del Módem, el Data Link tiene que ser capaz de comunicarse con el bus de datos del avión y viceversa…y en este caso, el data bus no es estándar…
No existe ningún Mirage 2.000 de configuración anterior al “-5” con Data Link, así que terminemos de especular.


Qual a interface de dados utilizada no M2000C? Ela não é compatível com os padrões ocidentais atuais?




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#58 Mensagem por luisdmrx » Ter Fev 13, 2007 11:32 am

Eu acho que a ideia da FAB é mudar os M2000C de base assim que o FX chegar, acredito que deve ser para uma base do norte, ficando o FX em Anapolis, mas se vai modificar o M2000C isso eu ja acho que não vai acontecer, e se acontecer tem que ser algo parecido com o que foi feito com o F-5. Agora uma pergunta será que a FAB tem a ideia de colocar um missil BVR no M2000C e qual seria o missil?




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#59 Mensagem por Alcantara » Ter Fev 13, 2007 11:56 am

Degan escreveu:
Você se engana, Degan.
Do site do fabricante:


Alcantara…¿y donde dice que eso es aplicable al Mirage 2.000C?, te recuerdo que la capacidad de comunicación del Data Link se logra no solo a través del Módem, el Data Link tiene que ser capaz de comunicarse con el bus de datos del avión y viceversa…y en este caso, el data bus no es estándar…
No existe ningún Mirage 2.000 de configuración anterior al “-5” con Data Link, así que terminemos de especular.


O data bus é mais fácil de solucionar do que você pensa. Funciona até com paralela e serial!

Retrofit solutions are available for replacing existing AN/ARC aircraft radio equipment. The compact design of the R&S M3AR with serial, parallel or MILBUS remote control interfaces simplify the integration into existing and new platforms. The versatility of the control units also adds to the high flexibility.

http://www.rohde-schwarz.com/www/dev_center.nsf/frameset?OpenAgent&website=com&navig=/www/dev_center.nsf/html/nav,10,11,113&content=/www/dev_center.nsf/html/avionics_m3ar_general






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#60 Mensagem por Degan » Ter Fev 13, 2007 12:37 pm

Qual a interface de dados utilizada no M2000C? Ela não é compatível com os padrões ocidentais atuais?


A-29, el protocolo de comunicación en uso en todos los aviones de USA y OTAN (Eurofighter), es el MIL-STD-1553.
Francia tiene su propio protocolo llamado DigiBus para el Mirage 2.000. Como eso trae muchas complicaciones (pues el avión queda propietario a sus propios sistemas), el Rafale ya trabaja con el MIL-STD-1553…. :wink:

O data bus é mais fácil de solucionar do que você pensa. Funciona até com paralela e serial!


Citação:
Retrofit solutions are available for replacing existing AN/ARC aircraft radio equipment. The compact design of the R&S M3AR with serial, parallel or MILBUS remote control interfaces simplify the integration into existing and new platforms. The versatility of the control units also adds to the high flexibility.

http://www.rohde-schwarz.com/www/dev_ce ... ar_general


Alcantara, no soy para nada experto en electrónica, pero lo que dice ahí es que las RADIOS R&S, que requieren un panel en el Cockpit, se pueden controlar por cables estándar paralelos o MILBUS…nada de protocolos en la red de comunicación interna…
Recuerda que el Data Link en sí no es la radio, es un sistema EXTERNO que reune información controlada de los parámetros del avión y los transmite por el MODEM de la radio…y viceversa…(EMBRAER desarrolla el de la FAB)
También dice que el protocolo estándar MIL-STD-1553 usa la red física MILBUS…




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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